Copon Informativo janeiro 2014

727 views
642 views

Published on

Informativo Copom Janeiro 2014

Published in: Social Media
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
727
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
429
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Copon Informativo janeiro 2014

  1. 1. São Paulo, janeiro de 2014 – Nº. 23 – Ano 3 NESTA EDIÇÃO 1 OCORRÊNCIA DE DESTAQUE 5 QTC LEGAL 2 QUALIDADE DE VIDA 6 REFLEXÃO 3 COPOM EM FOCO 7 O NOVO COPOM 7 4 VISITAS 8 HOMENAGEM 1 OCORRÊNCIA DE DESTAQUE No dia 10 de dezembro de 2013, o Sd 104868-6 Alexandre Sampaio de Sobral, na função de Atendente de Emergência “190” da Seção de Atendimento, Controle e Videomonitoração “D” conduziu o atendimento de uma ocorrência de natureza “ auxílio a gestante em trabalho de parto”. Com excelente desempenho profissional, o Sd PM Sampaio ao receber a ligação da solicitante através do telefone emergencial “190” iniciou o procedimento operacional padrão a fim de que a gestante tivesse um trabalho de parto menos traumático, haja vista estarem fora de um ambiente hospitalar, sendo que até o momento da ligação nenhuma ambulância havia chegado ao local. Enquanto orientava o esposo e o cunhado da gestante sobre os procedimentos, o Sd PM Sobral cadastrou a ocorrência para o envio de uma viatura de radiopatrulhamento, a qual chegou ao local e conduziu a gestante e o recém-nascido ao pronto socorro “Bosque da Saúde”, onde foram atendidas e permaneceram em observação pela equipe médica. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  2. 2. Página 2 2 QUALIDADE DE VIDA MENU DO TRABALHO Seu trabalho toma um terço do seu dia. E esse tempo impacta o tamanho e a forma da sua barriga. Um estudo publicado no site americano Public Library of Science mostrou que quanto mais colegas gordos você tem, maior seu risco de ficar com sobrepeso. Isso porque é comum aderir aos maus hábitos de quem está ao redor. Além dos colegas, existem outras armadilhas durante o expediente, tais como permanecer horas sentado, ficar estressado, pular refeições, etc. Para tudo isso, há apenas uma solução. “Para manter um peso legal, basta equilibrar as calorias ingeridas e as gastas”, explica Fernanda Caldeira, nutricionista do Rio de Janeiro. “E, se a pessoa passa o dia inteiro sentada, logicamente ainda vai ter um gasto energético menor. Aí, é mais importante compensar controlando a alimentação e fazendo exercícios”, completa. O cálculo é o seguinte: se você trabalha sentado, gasta cerca de 140 calorias a menos por dia do que se trabalhasse em pé ou caminhando. Isso é cerca de 7% da ingestão diária indicada para um homem de 80 quilos Segue abaixo algumas dicas para ajudar a perder calorias: Faça musculação Malhar é essencial para queimar as calorias consumidas durante o dia. Uma boa estratégia para aumentar o gasto calórico diário, mesmo em repouso, é crescer a massa muscular. “Pessoas com mais massa magra também têm taxa metabólica mais alta. Isso porque o tecido muscular requer mais energia para funcionar do que o tecido adiposo”, explica Fernanda. Estacione longe! “Pare o carro algumas quadras distante da firma e caminhe até o trabalho. Lá, suba um ou dois andares pelas escadas em vez de pegar o elevador e, de vez em quando, caminhe enquanto atende o celular”, diz Fernanda. Gestos como esse parecem pequenos, mas podem, no fim das contas, queimar aquelas 140 calorias de que falamos no começo desta reportagem. FONTE: http://menshealth.abril.com.br/nutricao/saude/menu-do-trabalho/ “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  3. 3. Página 3 3 COPOM EM FOCO CURSO DE SIOPM WEB PARA POLICIAIS DO TRÂNSITO Policiais Militares pertencentes ao Comando de Policiamento de Trânsito frequentaram entre os dias 9 e 10 de dezembro de 2013 o curso de SIOPMWEB – encerramento de ocorrência. O curso foi ministrado pelos instrutores da Seção de Treinamento e Qualidade do COPOM/SP, e teve como principal objetivo orientar e padronizar o encerramento de BOPM (boletim eletrônico) da Corporação nos seus respectivos turnos de serviço. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  4. 4. Página 4 4 VISITAS RETROSPECTIVA 2013 Durante todo o ano de 2013, o COPOM/SP recebeu mais de 30 grupos de visitantes que vieram conhecer as instalações. Entre todas essas visitas, destacaram-se autoridades diplomáticas Internacionais, policiais de outros estados e países, alunos em formação, imprensa e até mesmo do Governador do Estado de São Paulo. Independente da finalidade da visita, tenha sido somente para conhecer as instalações, de caráter profissional ou tecnológico, todos os visitantes foram recepcionados à altura por profissionais dedicados deste Centro de Atendimento Emergencial. Para este ano vindouro, o COPOM/SP esclarece que continuará de portas abertas recebendo as visitas dos interessados e salienta que o agendamento deverá ocorrer pelo Setor de Assuntos Civis do CPC, através do email: cpcp5@policiamilitar.sp.gov.br “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  5. 5. Página 5 5 QTC LEGAL O QTC Legal é um programa criado no Comando de Policiamento da Capital com o objetivo de desenvolver no patrulheiro o pensamento reflexivo sobre a preservação da vida e da dignidade humana, que consiste em mensagens transmitidas via rede rádio de forma periódica no decorrer do serviço operacional. A frase abaixo foi divulgada no período de 15 a 31 de dezembro de 2013, concitando o policial militar a dispor de maior atenção a outras pessoas quando transitar nas vias públicas: “Senhores Patrulheiros, nos deslocamentos para o serviço ou para a sua residência, redobrem a atenção quanto a indivíduos, veículos ou motos que se aproximem, esteja sempre de posse dos equipamentos de segurança, mantenha sempre em dia a manutenção e limpeza do armamento”. 6 REFLEXÃO “O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível”. Max Weber Página 8 7 O NOVO COPOM Prossegue em ritmo acelerado as obras do NOVO COPOM/SP. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  6. 6. Página 6 8 HOMENAGEM RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE O Cb PM 127492-9 Henrique Lopes de Almeida, Controlador de rede rádio da Equipe “D” do COPOM/SP, foi homenageado em 10 de dezembro de 2013, por representantes da Caixa Econômica Federal, em razão de ter, no dia 31 de outubro do corrente ano, atuado de forma ímpar em ocorrência de vulto envolvendo funcionários de uma agência bancária na Zona Norte de São Paulo. Na data do fato, o Cb PM Henrique atuava como despachador da cabine do 9.º BPM/M e, em certo momento, recebeu a informação de que indivíduos fortemente armados se encontravam no interior da aludida agência mantendo a gerente e os funcionários como reféns. Prontamente, o Cb PM Henrique manteve as comunicações ordenadas na rede de rádio e transmitiu informações com riqueza de detalhes para que as viaturas de Radiopatrulhamento e de ROTA chegassem ao local com cautela, a fim de realizar o cerco no palco de operações, sendo certo que, após breve negociação, aconteceu a captura dos indivíduos, sem que nenhum disparo de arma de fogo fosse efetuado. Na solenidade, encontravam - se presentes os Oficiais da PMESP, Ten Cel PM Navarro e Cap PM Santos, ambos do 9.º BPM/M, Cap PM Okasaki, da Seção de Relações Públicas do CPA/M-3, além do Superintendente de Segurança e Treinamento das Agências da Caixa Econômica Federal, Sr. Edgard Vargas, que promoveu o tributo. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  7. 7. Página 7 EDITORIAL Edição: Cap PM Marcondes Revisão: 1º Ten PM Matsushita Redação: Sd PM Rafael COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL Rua Ribeiro de Lima, 140 – Bom Retiro 01122-000 – São Paulo - SP www.facebook.com/copom190 www.twitter.com/#!/copomsp “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”

×