Your SlideShare is downloading. ×
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Informativo Copom fevereiro 2014
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Informativo Copom fevereiro 2014

745

Published on

Informativo Copom Fevereiro 21014

Informativo Copom Fevereiro 21014

Published in: Social Media
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
745
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. São Paulo, fevereiro de 2014 – Nº. 24 – Ano 3 NESTA EDIÇÃO 1 OCORRÊNCIA DE DESTAQUE 5 QTC LEGAL 2 QUALIDADE DE VIDA 6 REFLEXÃO 3 COPOM EM FOCO 7 O NOVO COPOM 7 4 VISITAS 8 HOMENAGEM 1 OCORRÊNCIA DE DESTAQUE No dia 08 de janeiro de 2014, o Sd PM 132294-0 Valdinei José Lopes, na função de Atendente de Emergência “190” da Seção de Atendimento, Controle e Videomonitoração “B” cadastrou de forma profissional e eficiente a pré-ocorrência de “roubo em andamento à residência”, momento em que a solicitante informava que indivíduos estavam adentrando na casa de sua vizinha. Com excelente desempenho profissional, o Sd PM José Lopes ao receber a ligação da solicitante através do telefone emergencial “190” colheu dados suficientes e ricos em detalhes para que a viatura policial fosse acionada e pudesse constatar com exatidão o local da ocorrência, a fim de realizar o cerco aos indivíduos. Diante dos fatos, o despachador da cabine do 16ºBPM/M (Zona Oeste da Capital), Sd PM Francisco irradiou a ocorrência a toda rede rádio, sendo que as viaturas ao chegarem no local obtiveram êxito na abordagem e detenção de dois indivíduos que estavam dentro da residência, e após serem detidos, os infratores foram conduzidos ao 34ºDP, onde o delegado de plantão elaborou BOPC de flagrante delito de roubo e recolheu os indivíduos ao cárcere. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 2. Página 2 2 QUALIDADE DE VIDA VIVER PERTO DE ÁREAS VERDES AUMENTA SENSAÇÃO DE BEM ESTAR Os pesquisadores da Universidade de Exeter (Inglaterra) constataram que passar a morar em um local com áreas verdes gera um efeito positivo duradouro, enquanto que aumentos de salários ou promoções no trabalho, por exemplo, fornecem apenas efeitos positivos de curto prazo. Para os autores da pesquisa, os resultados mostram que o acesso a parques urbanos traz benefícios à saúde pública. Mathew White, do Centro Europeu para o Desenvolvimento e Saúde Humana da Universidade de Exeter, um dos autores da pesquisa, explicou que o estudo se baseia nas descobertas de um outro levantamento, que mostrou que as pessoas vivendo em áreas urbanas mais verdes tinham menos sinais de depressão e ansiedade. Ele diz que isso ocorre "por várias razões". "Por exemplo: as pessoas fazem todo tipo de coisas para ficarem mais felizes, elas lutam por uma promoção no trabalho, aumento de salário, até se casam. Mas o problema com todas estas coisas é que, depois de seis meses a um ano, elas voltam aos níveis originais de bem-estar. Então estas coisas não são sustentáveis, elas não nos fazem felizes no longo prazo", afirmou. "Há provas de que as pessoas dentro de uma área com espaços verdes são menos estressadas e, quando você é menos estressado, você toma decisões mais razoáveis e se comunica melhor", afirmou White. "Não vou falar que é uma poção mágica que cura todos os problemas do casamento, claro que não é, mas pode ser que (o fator do cenário) ajude a pender a balança na direção das decisões mais razoáveis e diálogos mais maduros." Com as crescentes provas de ligação entre espaços verdes nas cidades e o impacto na saúde pública, há também o crescente interesse das autoridades e governos pelo assunto, acrescentou o autor da pesquisa. FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/01/140113_espaco_verde_bem_estar_fn.shtml “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 3. Página 3 3 COPOM EM FOCO CURSO COMPLEMENTAR DE TREINAMENTO PARA OFICIAIS O COPOM/SP realizou no último mês de janeiro o curso do Programa Complementar de Treinamento para Oficiais do Comando de Policiamento da Capital. A finalidade do curso foi demonstrar para o alto comando desta unidade como são utilizadas as ferramentas inteligentes, com o intuito de auxiliar e aperfeiçoar os serviços prestados por este Centro de Operações. A busca pela melhoria contínua e o avanço das ferramentas tecnológicas, faz deste Centro uma referência no atendimento emergencial. Ao final do curso, os Oficiais agradeceram pela oportunidade que tiveram em aprimorar os conhecimentos técnicos, pois sabem da suma importância das ferramentas no trabalho desenvolvido com o efetivo sob seu comando. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 4. Página 4 EFETIVO DO COPOM REFORÇAM POLICIAMENTO O efetivo administrativo do COPOM/SP juntamente com todo efetivo do Comando de Policiamento da Capital reforçaram o policiamento no último dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, em diversos pontos do centro da capital paulista que comemorava os 460 anos do principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do sul. Ao todo, mais de 100 policiais militares propiciaram condições de segurança, realizando serviços de polícia ostensiva e preservação da ordem pública para toda população, que saíram de suas casas para aproveitar momentos de lazer e conhecer lugares históricos no centro da cidade. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 5. Página 5 CURSOS NO COPOM SÃO PAULO Pensando na valorização do policial militar com ênfase em atuar no Centro de Operações, o Comandante de Policiamento da Capital, baseado no planejamento educacional CCE/2014, torna público a todos os interessados que o COPOM/SP, através da Seção de Treinamento e Qualidade estará com vagas abertas, destinadas aos policiais interessados em realizar o Estágio de Especialização Profissional, conforme segue: TURMA DESTINADOS DATA EEP COPOM – Atendentes de Emergências II Cabos e Soldados 05MAI – 16MAI EEP COPOM – Atendentes de Emergências III Cabos e Soldados 04AGO - 15AGO EEP COPOM – Atendentes de Emergências IV Cabos e Soldados 06OUT - 17OUT EEP COPOM – Despachador I Cabos e Soldados 10MAR - 21MAR EEP COPOM – Despachador II Cabos e Soldados 26MAI - 06JUN EEP COPOM – Despachador III Cabos e Soldados 25AGO - 05SET EEP COPOM – Despachador IV Cabos e Soldados 27OUT – 07NOV EEP COPOM – Supervisor Sub Ten e Sargentos 31MAR – 11ABR EEP COPOM – Supervisor Sub Ten e Sargentos 15SET – 26SET Para todos os estágios serão oferecidas 20 vagas aos interessados, sendo necessário que os candidatos preencham os requisitos básicos que são: - possuir noções em informática; - estarem exercendo funções em CAD/COPOM. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 6. Página 6 4 VISITAS VISITA DE AGENTES DO FBI Em 13 de janeiro de 2013, o COPOM/SP recebeu a visita de agentes do FBI (Federal Bureau of Investigation), sendo recepcionados por oficiais da PMESP com notável conhecimento tecnológico e aptos a apresentarem às autoridades visitantes, todas as ferramentas inteligentes utilizadas pela instituição para o cumprimento de sua missão de preservação da ordem pública. Após concentração inicial na sala de gerenciamento de crises e apresentação do arcabouço tecnológico do COPOM, os agentes internacionais conheceram os setores de atendimento ao público “190”, despacho de ocorrências e videomonitoração. Ao término os ilustres visitantes não pouparam elogios ao trabalho realizado pelo COPOM/SP e pela PMESP. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 7. Página 7 VISITA DO EXÉRCITO BRASILEIRO No dia 27 de janeiro de 2014, uma comissão de oficiais do alto comando do Exército Brasileiro realizou visita técnica no COPOM/SP com a finalidade de obter informações e estabelecer um vínculo sobre sua participação no Centro Integrado de Controle e Comando (CICC) durante a realização da Copa do Mundo. O Ten Cel Gilvan, representando o Comando Militar SUDESTE e demais oficiais foram recepcionados pelo chefe do COPOM, Maj PM Gonzales, que apresentou os setores de atendimento ao público “190”, despacho de ocorrências e videomonitoração. Ao final, a mais alta autoridade do Exército agradeceu a oportunidade da visita e ressaltou a importância da instalação deste centro integrado que contará com a participação de outros órgãos de importância para o auxílio da sociedade. VISITA DE POLICIAIS DO PAAPM No dia 08 de janeiro de 2014, policiais militares participantes do Programa de Aperfeiçoamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM) realizaram visita ao COPOM/SP, com a finalidade de conhecer os setores de atendimento ao público “190”, despacho de ocorrências e videomonitoração. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 8. Página 8 O PAAPM tem a finalidade de propiciar suporte psicológico tanto aos policiais militares expostos a eventos potencialmente traumáticos, os quais podem desencadear comprometimentos à saúde emocional, como também aos profissionais que, a despeito do envolvimento nesses episódios, venham apresentar algum tipo de alteração comportamental. 5 QTC LEGAL O QTC Legal é um programa criado no Comando de Policiamento da Capital com o objetivo de desenvolver no patrulheiro o pensamento reflexivo sobre a preservação da vida e da dignidade humana, que consiste em mensagens transmitidas via rede rádio de forma periódica no decorrer do serviço operacional. A frase abaixo foi divulgada no período de 15 a 31 de janeiro de 2014, concitando o policial militar a orientar a população quanto aos procedimentos adotados caso se encontre fora de suas residências nos períodos de férias: “Senhores Patrulheiros, orientar a população e nossos familiares para um comportamento preventivo nesta época de férias, faz parte da nossa missão policial militar. Portanto aconselhem que, na hipótese de se ausentarem de suas casas por bastante tempo, solicitem a uma pessoa de confiança que recolha a correspondência, além dos jornais e revistas deixados no quintal, pois, o acúmulo destes periódicos demonstra que a residência está vazia e vulnerável à ação criminosa”. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 9. Página 9 6 REFLEXÃO “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Albert Einstein Página 8 7 O NOVO COPOM VISITA INTERNA Oficiais do Comando de Policiamento da Capital realizaram no mês de janeiro de 2014, visita interna nas obras onde será instalado o NOVO COPOM/SP. A previsão é de que o local, onde abrigará todo o Centro Integrado de Controle e Comando fique pronto até o final do mês de Abril, restando agora apenas a finalização de algumas estruturas do novo prédio, passagem da fiação e acabamento final. O NOVO COPOM/SP utilizará o que há de mais novo em equipamentos tecnológicos e sistemas de informação. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 10. Página 10 8 HOMENAGEM NOVO CHEFE DO COPOM A partir de 13 de janeiro de 2014, o COPOM/SP possui um novo chefe, o Major PM Marcelo Gonzales Marques, que assumiu a função do maior centro de atendimento emergencial da América latina. Após receber o convite pelo alto comando da PMESP, o Major PM Gonzales não o recusou e agora é parte integrante de uma equipe que trabalha de forma brilhante para atender bem o cidadão, prestando um atendimento emergencial com qualidade e esclarecendo dúvidas da sociedade paulistana. O COPOM/SP recebe aproximadamente 40.000 ligações diárias, com efetivo de aproximadamente 800 policiais que se revezam entre 5 equipes de serviço, realizam o atendimento, controle e videomonitoração das ocorrências, além das seções de treinamento e qualidade, seção técnica, suporte técnico e olho de águia. Futuramente o COPOM/SP terá sua nova sede e trabalhará concomitantemente com outros órgãos de atendimento público. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 11. Página 11 RECONHECIMENTO DO COPOM O COPOM/SP despediu-se recentemente de dois grandes Oficiais que por muito tempo serviram nesta unidade. O Capitão PM Carlos Alexandre Marques e o Capitão PM Edison Saldiva Jordão foram chefes das seções de atendimento, controle e despacho de viaturas por muitos anos, atuando de forma brilhante neste centro de operações e demonstrando responsabilidade, liderança, disciplina e inteligência. Ambos foram autênticos líderes que conseguiram angariar o respeito e a confiança de todos seus subordinados, que os seguiam certos de que estavam diante de comandantes exemplares. A movimentação de ambos oficiais veio em razão do brilhante profissionalismo que aqui exerceram, sendo que a Polícia Militar do Estado de São Paulo sente-se orgulhosa de ter em seu efetivo, profissionais competentes e de extrema galhardia. Estamos certos de que esta despedida é momentânea e nos colocamos de braços abertos para recebê-los caso sintam saudades e vontade de regressar a esta unidade. “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”
  • 12. Página 12 EDITORIAL Edição: Maj PM Gonzales Revisão: 1º Ten PM Matsushita Redação: Sd PM Rafael COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL Rua Ribeiro de Lima, 140 – Bom Retiro 01122-000 – São Paulo - SP www.facebook.com/copom190 “Nós Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”

×