Apresentação iniciação científica

3,468 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,468
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
37
Actions
Shares
0
Downloads
59
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação iniciação científica

  1. 1. PESQUISA CIENTÍFICAProfº Ms.Valdriano Ferreira doNascimento Tauá - Ce
  2. 2. ABORDAGENS DE PESQUISAAbordagem quantitativa:→ Busca a confirmação ou negação de hipóteses;→ Resulta em números, estatisticamente analisados;→ Descreve amostragem, enfatiza a exatidão dos dados levantados, considerando tudo aquilo que pode ser quantificado;→ Consiste em controlar relações entre variáveis;→ Descrições feitas com base num tratamento estatístico detalhado dos dados;→ As teorias precisam ser testadas;→ A quantidade de dados é fundamental, a fim de que possam ser classificados e analisados estatisticamente; A abordagem quantitativa é metrificante. Preocupa-se com o ‘quanto’. Pressupõe a utilização da Estatística. Pauta-se em instrumentos padronizados, buscando prever e determinar as ações.
  3. 3. Abordagem Qualitativa:→ Envolvimento direto do pesquisador com a situação investigada;→ Não há preocupação em procurar informações para verificar hipóteses;→ Fundamenta-se em discrições detalhadas de situações;→ Compreensão dos fenômenos a partir de padrões provenientes do recolhimento dos dados;→ Os dados são transcritos a partir de entrevistas, observações, documentos escritos, fotografias, filmagem etc.;→ Busca a identificação de valores, difíceis de serem quantificados, como sentimentos, atitudes, crenças etc.;→ A análise surge dos dados recolhidos, mediante o trabalho de campo, respeitando os registros;Para Bogdan e Biklen, citados por André e Ludke: A pesquisa qualitativa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada; enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. (1986, p. 13)
  4. 4. TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisa Bibliográfica:→É desenvolvida a partir de materiais ou referências teóricas publicadas em livros, artigos, documentos, periódicos, monografias, dissertações, teses e etc.;→Objetiva recolher informações e conhecimentos prévios acerca de um problema para o qual procuramos resposta;→Busca explicar um problema, analisando as contribuições científicas, publicadas sobre o assunto em questão;→Pode ser realizada independentemente e, também, como parte obrigatória dos outros tipos de pesquisa;→Possibilita a análise das diversas posições acerca de um problema;
  5. 5.  Pesquisa Documental:→ É semelhante à pesquisa Bibliográfica, porém, vale-se de materiais que ainda não recebem nenhuma análise mais aprofundada;→ Documentos que podem ser re-elaborados de acordo com o objeto da pesquisa, buscando extrair algum sentido e introduzir- lhes algum valor;→ Tratam-se de informações ‘brutas’ que podem contribuir com a comunidade científica e, futuramente, com outros pesquisadores;→ Nem sempre retratam a realidade, daí tentar extrair, das situações, as razões pelas quais os documentos foram criados.→ Locais como biblioteca, arquivos e organizações publicas e privadas, são ricos em documentação;→ Podem ser considerados documentos, cartas pessoais, ofícios, declarações, diários, fotografias, folha de freqüência, projetos, gravações, cadernos de planejamento, regulamentos, boletins, folder etc.;→ Pode-se recorrer, também, a documentos já analisados, tais como: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, regulamentos, estatuto etc.
  6. 6.  Pesquisa-ação:→Pesquisa que investiga problemas emergentes dos interesses do grupo participante;→É uma forma de pesquisa social em que os participantes podem desenvolver ações ou resolver problemas coletivo;→Requer um ação planejada, de caráter social, educacional, técnico etc.;→Os problemas investigados surgem na interação e reflexão dos participantes, que propõem ações intencionais e coletivas de resolução;→O pesquisador desempenha um papel ativo na observação dos fatos, considerando o que os participantes dizem e fazem, numa posição tanto de planejamento das ações e de ‘escuta’, quanto de esclarecer a situação, sem impor suas concepções;→Capacidade do investigador: trabalhar ativamente, atenção aos detalhes, objetividade, disposição em acolher alternativas, respeito a cada um, disposto a rever opinião etc.
  7. 7.  Estudo de Caso:→É o estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita a investigação ampla e detalhada da realidade focalizada;→Consiste na observação detalhada de um contexto, indivíduo ou acontecimento específico;→Investiga um fenômeno contemporâneo dentro do contexto da vida real;→O caso é sempre bem definido;→Visa novas descobertas;→Revela experiência vicária e permite generalizações naturalísticas;→Tenta representar diferentes pontos de vistas;→Usa uma variedade de fontes de informações para relatar a realidade de forma completa e com uma linguagem mais acessível;→Apresenta um plano aberto e flexível, devido a complexidade da realidade.
  8. 8. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA1. Identificação: - Título - Nome do autor do projeto - Instituição - Local / Data2. Introdução / Problematização:- Contextualizar o tema de investigação;- Identificar a situação ou contexto no qual o problema da pesquisa será situado;- Delimitação e definição do Problema: - Pergunta de pesquisa; - Levantamento de questões de estudo; - Levantamento de hipóteses;3. Justificativa ou Relevância do Tema4. Objetivos da pesquisa
  9. 9. 5. Metodologia: - Abordagem; - Tipo de Pesquisa; - Unidade de investigação /Sujeitos da pesquisa; - Técnicas de coleta de dados; - Amostragem; - Sistematização e análise dos dados;6. Cronograma e recursos necessários para realização da pesquisa;7. Referências Bibliográficas / Bibliografia.
  10. 10. APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS DE PESQUISA1. Elementos Pré-Textuais:- Capa;- Dedicatória;- Agradecimentos;- Epígrafe;- Resumo (Síntese dos pontos relevantes do texto)- Sumário;- Listas (de ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos)2. Elementos Textuais: - Introdução; - Desenvolvimento (revisão da literatura, resultados, discussão dos resultados); - Conclusão / Considerações Finais;3. Elementos Pós-Textuais: - Referências Bibliográficas; - Apêndices e anexos.
  11. 11.  MODELO DO ARTIGO CIENTÍFICO - Configuração: letra 12; Times New Roman; citação em varal (letra 10); espaçamento 1,5; - Estrutura: Título/ Autor/ Orientador; Resumo: 250 -300 palavras; Palavras-chave: No máximo 3; Introdução (dados do Projeto de Pesquisa); Desenvolvimento; Conclusão / Considerações Finais; Referências Bibliográficas; Anexos / Apêndices.

×