Plano de aula
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Plano de aula

  • 18,374 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
18,374
On Slideshare
18,372
From Embeds
2
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
153
Comments
0
Likes
7

Embeds 2

http://prof1953.blogspot.com.br 2

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. PLANO DE AULA TEMA: Tratamento da informação CONTEÚDO: Problemas de contagem HABILIDADES: Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem (H 37); Resolver problemas que envolvam a ideia do princípio multiplicativo de contagem (H 38). PÚBLICO ALVO: 5ª série/ 6º ano. OBJETIVOS: Reflexão, análise e fixação de critérios que possibilitem a resolução de problemas de contagem e aprendam a determinar todas as possibilidades. TEMPO PREVISTO: 4 aulas. ESTRATÉGIAS: Selecionar algumas situações-problema do cotidiano e entregar para os alunos(divididos em grupo). Em seguida, pedir para que façam a leitura e interpretação do problema e encontre a solução do mesmo. Na sequência, as várias representações (desenhos, tabelas, árvore de possibilidades, esquemas etc), elaboradas pelos alunos, serão socializadas. Neste momento, o professor faz as devidas intervenções, comparando as respostas obtidas e os critérios usados pelos alunos, fazendo um painel na lousa,valorizando todas as respostas e tentativas, favorecendo a discussão, troca de ideias, busca de soluções etc, ajudando os alunos a aceitar as diversas soluções dos colegas e compreender a lógica de outras soluções. RECURSOS: lápis, papel, borracha, calculadora comum, livro didático de Matemática, caderno do professor e do aluno. AVALIAÇÃO: Observar o envolvimento dos alunos na atividade proposta. Propor atividades diagnósticas para avaliar a aprendizagem dos alunos.Avaliação individual. RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: Propor outras situações-problema do cotidiano do aluno com as devidas orientações e intervenções do professor.
  • 2. Plano de aula Tema: Números, operações, Funções. Conteúdo: Números Naturais Competências: Grupo III – competência para compreender Habilidades: H 12 e H 13 – Resolver situações problemas com números naturais que envolvam as quatro operações Público alvo: 6º ANO Objetivos: Desenvolver a capacidade de pensar, refletir e de resolver situações problema, permitindo uma melhor inserção do aluno em seu mundo. Tempo Previsto:6 aulas Estratégias: (Levantamento prévio de dificuldades através de avaliação diagnostica) 1ª e 2ª aula- Leitura de pequena biografia do autor Malba Tahan; leitura da introdução do livro “O homem que Calculava”, para que o aluno compreenda o contexto de suas histórias; divisão dos alunos em grupos produtivos; entrega aos grupos do “problema dos 35 camelos e dos 21 vasos de vinho” , tempo para discussão em grupo; dramatização com garrafas e outros matérias das histórias; apresentação das soluções pelos grupos; 3ª e 4ª aula – discussão dos resultados dos grupos; entrega de lista de problemas para serem resolvidos em duplas; 5ª aula – correção em lousa dos problemas; 6ª aula – avaliação da aprendizagem. Recursos: Garrafas PET, corda, água, Xerox dos textos, Livro de Malba Tahan. Avaliação: Envolvimento dos alunos na atividade proposta, soluções dos grupos e avaliações escritas. Recuperação contínua:propor outras situações problema que envolva o cotidiano do aluno, realizando as necessárias orientações.
  • 3. Plano de aula sobre operações fundamentais Para que o professor consiga atingir a maioria dos alunos com a explicação de algum conteúdo, é preciso que ele planeje suas aulas montando planos de aula diariamente. A seguir, veja um exemplo de plano de aula, elaborado de forma simplificada sobre as operações fundamentais, voltado para os alunos do 6º ano do ensino fundamental segunda fase, que não deve ser levado como regra, ou seja, pode sofrer variações dependendo da realidade dos alunos e do livro didático adotado pela escola. Tema: Operações fundamentais com números naturais. Conteúdo: • Adição • Subtração • Comparação entre as operações de adição e subtração • Multiplicação • Divisão • Expressões numéricas • Situações problemas Duração: três semanas e meia Objetivos gerais: resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Objetivos específicos: • Distinguir em uma soma as parcelas e a soma. • Aplicar e resolver as propriedades da adição. • Identificar em uma subtração as sua partes: minuendo, o subtraendo e a diferença. • Relacionar a multiplicação com a adição. • Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. • Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. • Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente. • Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa. Metodologia: Aula expositiva, utilização de livros paradidáticos, laboratório de informática, jogos como: dedo no gatilho, batalha naval.
  • 4. Plano de Aula TEMA: Números e Operações Conteúdos: Números racionais e suas diferentes representações: frações, números decimais, porcentagem AULAS PREVISTAS: 6 aulas ANO/SÉRIE: 6ª série/ 7º Ano OBJETIVO: - Entender o conceito dos números dos Números Racionais e seus diversos significados (Parte Todo, Quociente, razão, operação) - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. - Utilizar no trato das informações contido nos conteúdos, as operações necessária para a resolução das atividades sugeridas, fazendo conexões com situações problemas convencionais e não convencionais (situações do cotidiano). JUSTIFICATIVAS: Desenvolver a competência de compreender as diversas representações dos números racionais, pois as mesmas fazem parte do cotidiano do aluno. Aprender a ler e operar com os númers racionais ampliando o repertório do conhecimento matemático do aluno. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: H 04_ Representar medidas não inteiras utilizando frações.(GI) H 05- Fazer cálculos que envolvam adição e subtrações de frações. (GII) H06_ Representar quantidades não inteiras que utilizam notação decimal. (GI) H08 – Compreender a relação entre as representções fracionária e decimal de um número.(GI) ESTRATÉGIAS: Levantamento prévio dos estudantes com perguntas investigadoras a respeito de onde encontramos as frações e onde podemos utilizá-las. Pesquisas:- surgimento dos números racionais, panfletos jornais.Narrativas – “livro “O Pirulito do Pato” Nilson José Machado. Jogos – Disco de Frações. Situações problemas e socialização das resoluções. RECURSOS MATERIAIS: Materiais manipuláveis, Caderno do Professor e do aluno –SEE, Livros didáticos e Paradidáticos, Jornais e revistas, Calculadoras, Sala de multimídias para pesquisar e socializar os sites pesquisados a respeito do tema trabalhado.
  • 5. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua Propor atividades que envolvam resolução de problemas Diretrizes do quê avaliar: -O aluno reconhece um número racional? -O aluno reconhece as relações entre as diferentes representações dos números racionais? -O aluno resolve problemas que envolve os diversos significados dos números racionais? RECUPERAÇÃO: Retomar os conteúdos de forma diversificada com atividades desenvolvidas em grupos colaborativos.