Projeto 2 api_do_facebook

997 views

Published on

Apresentação resumida da API do Facebook.

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
997
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
148
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto 2 api_do_facebook

  1. 1. Projeto 2 - API do Facebook Grupo H: Donnys, Gedeon, Rafael Bicalho, Wladston Asoso - DCC
  2. 2. O que é?A API do Facebook é uma interface de programação que fazparte da plataforma de desenvolvimento de aplicativos para oFacebook e da integração de algumas de suasfuncionalidades  em Websites e em aplicativos para Portáteis.
  3. 3. Conceitos básicos - WebsitesO uso do Facebook em sites permite que se crie umaexperiência mais integrada à rede social, usando plugins taiscomo os botões "Curtir" ou de Login no Facebook .Estas funcionalidades podem ser inseridas no site com umasimples linha de código Exemplo:    <fb:like...></fb:like>
  4. 4. Conceitos básicos - PortáteisO Facebook disponibiliza também uma API para ser utilizadajuntamente com a API do Android ou do Apple iOS, permitindoque as aplicações móveis tenham acesso aos mesmos recursosdisponibilizados para páginas web, tais comoAutenticação/Autorização, acesso ao Muro de Posts do usuárioe informações sobre a sua rede social.
  5. 5. Conceitos básicos - Portáteis
  6. 6. Conceitos básicos - AplicativosUm aplicativo no Facebook pode se integrar com muitos aspectos doFacebook.com, incluindo o Feed de notícias e notificações. Todas asprincipais tecnologias da plataforma Facebook, tais como SocialPlugins, a Graph API e Platform Dialogs estão disponíveis paraaplicativos no Facebook.Os principais conceitos para o desenvolvimento destes aplicativossão:Página Canvas: A página em que o aplicativo é carregado.Canais Sociais Os canais-chave que ajudam você a crescer sua basede usuários e voltar a envolver os usuários existentes.Analytics: Acessando o Analytics pode-se monitorar como os usuáriosestão interagindo com seu app.
  7. 7. Conceitos básicos - Aplicativos
  8. 8. Conceitos CentraisDesign Social: As Diretrizes de Design Social é um guia como usar aplataforma do Facebook de forma eficaz para criar uma experiênciasocial. O Design Social é uma estratégia de produção que se baseiaem comunidades de usuários de confiança, favorece a conversa entreeles e, finalmente, cria um forte senso de identidade para todos.Plugins Sociais: Plugins Sociais permitem fornecer experiênciassociais para usuários com uma única linha de HTML. Uma vez que osplugins são servidos pelo Facebook, o conteúdo é personalizado parao espectador, quer tenham ou não assinado em seu site.Open Graph protocol: O Open Graph protocol permite a integraçãode páginas ao grafo social. Estas páginas ganham funcionalidadedesde outros objetos do grafo, incluindo links para o perfil e fluxo deatualizações para os usuários conectados.
  9. 9. Conceitos CentraisCanais Sociais: A plataforma do Facebook permite integrar comcanais sociais como o News Feed e Requests com o intuito de ajudara impulsionar o crescimento e envolvimento com os aplicativos, sitesou conteúdo.Autenticação: A autenticação do Facebook permite ao aplicativointeragir com a Graph API em nome de usuários do Facebook efornece uma poderosa assinatura única no mecanismo em toda aWeb, móveis e aplicações desktop.Graph API: A Graph API é o núcleo da plataforma do Facebook. Ela éque permite ler e escrever dados no Facebook. Ele fornece uma visãosimples e consistente do grafo social, representando de maneirauniforme os objetos (como as pessoas, fotos, eventos e páginas) e asconexões entre eles (amizades, gostos, e as tags de foto).
  10. 10. Como está sendo usadaOs aplicativos do Facebook tem sido utilizado por muitasempresas das mais diversas áreas e diferentes artistas, comobem como grande variedade de websites.Muitos deles tem suas próprias páginas no Facebook e asutilizam amplamente para divulgação produtos, trabalhos eeventos.Exemplos destes aplicativos logo a seguir:
  11. 11. Produtos no mercadoTripAdvisor: Maior site de viagens do mundo, utiliza a API dofacebook para oferecer para os seus clientes recomendaçõesde destinos e pousadas baseado nas escolhas e experiênciasdos amigos.
  12. 12. Produtos no mercadoApp da CocaCola:
  13. 13. Produtos no mercadoO Eventbrite é um site que facilita a criação de eventos,ajudando a processar o registro, realizar a promoção emarketing e a venda de tickets. O uso da API pemite com queos usuários possam compartilhar os eventos que vãocomparecer e motivar seus amigos a irem junto.
  14. 14. Produtos no mercadoO uso da API do facebook permite que os clientes da lojaconversem na interface do facebook em chat sobre osprodutos da loja, assim como compartilhar seus produtospreferidos na rede social. Isto ajuda a promover a marca e adivulgar os produtos da loja.
  15. 15. Padrões e formatos existentes - XFBML ● XFBML - eXtended FaceBook Markup LanguageEsta é uma linguagem que assim como HTML, faz o uso de tagsque permitem ao desenvolvedor utilizar funções do Facebookem seu site. 
  16. 16. Sites de referência técnicaO principal site de referência técnica é o próprio site doFacebook.     http://developers.facebook.com/
  17. 17. Ambientes de desenvolvimentoeditores e ferramentas existentesJavaScript SDK: Provê acesso à todos os recursos do GraphAPI e Diálogos do Facebook via JavaScript. Provêfuncionalidade de login client-side e renderização de pluginssociais XFBML. PHP SDK: Este SDK provê suporte para aplicações em PHP,permitindo que vc use o Facebook Login e o Facebook GraphAPI diretamente da aplicação PHP.
  18. 18. Ambientes de desenvolvimentoeditores e ferramentas existentesiOS SDK (iPhone & iPad): Permite acesso à todos os recurdosda API do facebook para aplicativos escitos em Objective-C.Android SDK: SDK completa para o Android, provê acesso atodos os recuros da API do Facebook e ainda à ferramentaToolsWe que ajuda no desenvolvimento, teste e monitoraçãode aplicativos móveis.
  19. 19. Referências● http://developers.facebook.com/● http://en.wikipedia.org/wiki/Facebook_Platform

×