Pobreza

4,442 views
4,072 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,442
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
98
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pobreza

  1. 1. Trabalho elaborado por: Gabriel Lourenço nº2 11ªB
  2. 2. A pobreza pode ser entendida em vários sentidos,principalmente:Carência material: a pobreza neste sentido pode ser entendida comoa carência de bens e serviços essenciais.Falta de recursos económicos: nomeadamente a carência derendimento ou riqueza (não necessariamente apenas em termosmonetários).Carência Social: como a exclusão social, a dependência e aincapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e ainflormação. As relações sociais são elementos chave paracompreender a pobreza pelas organizações internacionais, as quaisconsideram o problema da pobreza para lá da economia.Carência energética: para mudar o que não pode ser mudado, oimpossível esta dentro da mente de cada um. Falta de auto-estima ebaixa espiritualidade.
  3. 3. Apesar da pobreza mais severa pode-se encontrar nospaíses subdesenvolvidos esta existe em todas as regiões. Nospaíses desenvolvidos manifesta-se na existência de sem-abrigo ede subúrbios pobres. A pobreza pode ser vista como uma condição colectiva depessoas pobres, grupos, e mesmo de nações. A pobreza pode ser absoluta ou relativa. A pobreza absolutarefere-se a um nível que é consistente ao longo do tempo e entrepaíses.
  4. 4. A pobreza não resulta de uma única causa mas de umconjunto de factores:Factores político-legais: corrupção, inexistência ou maufuncionamento de um sistema democrático, fraca igualdade deoportunidades.Factores económicos: sistema fiscal inadequado, representandoum peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmenteinjusto.Factores socioculturais: reduzida instrução, discriminação socialrelativa ao género ou à raça, valores predominantes nasociedade, exclusão social, crescimento muito rápido dapopulação.
  5. 5. Fatores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos.Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doençasmentais, SIDA, malária e deficiências físicas.Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismopolítico.Insegurança: guerra e crimes. Pobreza por factores naturais - cheias
  6. 6. Algumas das consequências são:Fome;Baixa esperança de vida;Doenças;Falta de oportunidades de emprego;Carência de água potável e de saneamento;Maiores riscos de instabilidade política e violência;Emigração;Existência de discriminação social;Existência de pessoas sem-abrigo;Depressão.
  7. 7. Para combater a pobreza podemos: Contribuir com bens essenciais nas campanhas como:Banco Alimentar;Cruz Vermelha Portuguesa;ANAP;

×