Listas g ts. pdf
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Listas g ts. pdf

on

  • 442 views

 

Statistics

Views

Total Views
442
Views on SlideShare
411
Embed Views
31

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

2 Embeds 31

http://marxismotcefilosofiadaeducacao.blogspot.com.br 27
http://www.blogger.com 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Listas g ts. pdf Listas g ts. pdf Presentation Transcript

  • III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (1) MARXISMO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE 20/11/2013 – 4ª feira; Horário: 08 às 12:00 hs Local: NUPER (Estacionamento FACED/UFC) Moderador: Valmir Arruda SALA 01: Capitalismo, Educação e História. 1 2 3 4 5 6 Educação para a superação da desigualdade de gênero no governo Dilma: uma crítica à luz do marxismo. A expansão da educação profissional no Ceará: uma crítica marxista à luz da centralidade do trabalho. Os operários da construção de Fortaleza: luta social, consciência e ideologia – uma panorâmica à luz do marxismo. Ética, Rio + 20 e o futuro que queremos: um desenvolvimento insustentável em meio a crise estrutural do capital. Neoliberalismo e a reforma do Estado brasileiro: o caráter privatizante das políticas educacionais para o ensino superior. Comuna 17 de Abril em Fortaleza: experiência de protagonismo popular e prática emancipatória. Danielle Sampaio Albuquerque. Thiago Chaves Sabino e Paula Emanuella Lima de Farias. Paula Emanuella Lima de Farias. Bruno Alysson Soares Rodrigues, Camila Mesquita Felix, Francisca Raquel Felipe da Silva e Camila Holanda Pereira. Leiliana Rebouças Freire e Maria das Dores Mendes segundo. Virgínia Márcia Assunção Viana.
  • 7 8 9 A crítica a pós-modernidade a partir das Maryland Bessa Pereira Maia. novas faces do empresariamento da educação no Ceará. Antônio Gramsci e suas contribuições para Heulalia Charlalo Rafante. a análise do desenvolvimento da educação especial no Brasil. A crise do capital pós segunda guerra: o Valmir Arruda de Sousa Neto. advento neoliberal e suas implicações na educação. III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (2) MARXISMO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE 20/11/2013 – 4ª feira; Horário: 08 às 12:00 hs Local: NUPER (Estacionamento FACED) Moderador: Marcel Cunha SALA 02: Práxis, Educação e Luta de Classes. 1 2 3 4 Capitalismo e educação: uma análise à luz do pensamento de Karl Marx. O capitalismo não é mais aquele: Marx, ontem e hoje. Ecologia e imperialismo: a antinomia entre sustentabilidade ambiental e a acumulação do capital Os limites da educação frente aos antagonismos de classe. Rayanne Vieira Mendes e Thiago Chagas Oliveira. José Gilardo Carvalho. Emanoela Terceiro. Janaísa Rodrigues de Sousa e Marina Jacó da Silva Neta.
  • 5 6 7 8 A práxis na perspectiva marxista, contra o pragmatismo na formação acadêmica do pedagogo. Pensamento pós-moderno e crise estrutural do capital: implicações na formação do professor de História. O conflito entre projetos de modernidade de Marx, Engels e os Narodniks russos. Aproximações acerca dos lineamentos gerais sobre formação humana em Marx e Engels na Ideologia Alemã. Natália Cardoso de Brito. Antonio Marcondes dos Santos Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa, José Deribaldo Gomes dos Santos, Antonio Nascimento da Silva. Rafael David Abrunhosa. Marcel Cunha. III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (3) MARXISMO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE 21/11/2013 – 5ª feira; Horário: 13 às 15:40 hs Local: NUPER (Estacionamento FACED) Moderador: Jarbas Vasconcelos SALA 01: Educação, Ontologia e Trabalho. 1 2 3 Educação e indivíduo nos Manuscritos Econômico- Filosóficos de 1844: o caráter formativo da ontologia marxiana. A categoria trabalho em Marx e sua relação com o trabalho docente A precarização do trabalho em tempos da informação: o fetichismo da sociedade do conhecimento. Vilson Aparecido da Mata. Thiara de Oliveira Aguiar e Kátia Regina Rodrigues Lima. Edilvan Moraes Luna e Yunna D’ávila Carvalho Batista. View slide
  • 4 5 6 A pedagogia do capital em tempos de trabalho abstrato. Os movimentos no interior da produção capitalista: a exploração do trabalhador e a questão social. O dúplice aspecto do trabalho e a questão da educação em Marx. Yunna D’ávila Carvalho Batista e Edilvan Moraes Luna. Gabriela Nogueira Eduardo. Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho. III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (4) MARXISMO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE 21/11/2013 – 5ª feira; Horário: 13 às 15:40 hs Local: NUPER (Estacionamento FACED) Moderadora: Anita Lustosa SALA 02: Marxismo, Educação e Pós- Modernidade. 1 2 3 4 As formulações marxistas sobre a pósmodernidade. Introdução crítica à proposta de Theodore Schultz para a educação: uma análise do valor econômico da educação. Uma análise crítica ao pensamento pósmoderno: da formalidade formal ao irracionalismo. Os redirecionamentos da teoria marxista na sociedade capitalista. Andreyson Silva Marinho e Natália Ayres. David Albuquerque de Menezes. José Pereira de Sousa Sobrinho. Maria Lucilma Freitas de Sousa. View slide
  • 5 6 Crítica à desconstrução da política na pós- Wildiana K. Monteiro Jovino. modernidade. A problemática do sujeito no tempo Anita Lustosa Viera. presente em Slavöj Zizek. III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (5) FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 20/11/2013 – 4ª feira; Horário: 08 às 12:00 hs. Local: AUDITÓRIO DA HISTÓRIA (Av. da Universidade, 2762, Centro de Humanidades II, Deptº. de História, Bloco do CAEN). Moderadora: Silvana Santiago Tema: Educação, dispositivos de poder e resistência. 1 2 3 4 Terceirização e serviço público: análise sobre a contratação intensificada de serviços terceirizados na Universidade Federal do Ceará a partir da sua adesão ao REUNI, datada de 2007. A relação entre o público e o privado na política de educação profissional e tecnológica brasileira. O sistema capitalista e uma relação crítica através da educação popular. Camila Farias Martins de Sousa. Maria Zélia Pinto da Silva e Keyla de Sousa Lima Cruz. Isabelle Rocha Fernandes, Amanda Modesto de Oliveira, Ana Karina da Silva Alves e Ana Carla Farias Alves. Programa alfabetização na idade certa: Artemis Martins. reflexões sobre os desafios do professor alfabetizador no contexto da crise estrutural do capital.
  • 5 6 7 8 Especialização, interdisciplinaridade e cooperação: o tripé da prática profissional da equipe de cuidados paliativos do instituto do câncer do Ceará. Museus históricos e a pós-modernidade A tarefa estética na reflexão filosófica cotidiana. Liberdade na filosofia de Sartre: condição pós-moderna. Amanda Modesto de Oliveira, Ana Karina da Silva Alves e Isabelle Rocha Fernandes. Letícia Costa. Débora Klippel Fofano. Silvana Maria Santiago. III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (6) FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 20/11/2013 – 4ª feira; Horário: 13 às 15:40 hs Local: AUDITÓRIO DA HISTÓRIA (Av. da Universidade, 2762, Centro de Humanidades II, Deptº. de História, Bloco do CAEN). Moderadora: Wildiana Jovino Tema: Educação e Teorias da Linguagem. 1 2 3 4 Por uma (utópica?!) linguística transdisciplinar: a busca pela transdiciplinaridade e o caso Olympia. A filosofia da linguagem em Bakhtin Derretimento dos sólidos: crise da modernidade na escrita de Raquel de Queiroz. O teatro de Diniso e a educação: compromisso poético – racional em A Paz Francisco das Chagas V. Junior. Avanúzia Ferreira Matias Sara Silva Oliveira. Francisco Alisson Ramos da Silva.
  • 5 6 e em As Vespas, de Aristófanes. O processo de ensino/aprendizagem da Elaine Cristina Scarlatto e João Augusto Gentilini. leitura e da escrita: aporias a democracia brasileira. Educação superior: abrir horizontes ou Francisco Gomes de Andrade e Maria Lucilma trilhar o mesmo caminho? Freitas de Sousa. III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (7) TEORIA CRÍTICA 21/11/2013 – 5ª feira; Horário: 13 às 15:40 hs Local: AUDITÓRIO DA HISTÓRIA (Av. da Universidade, 2762, Centro de Humanidades II, Deptº. de História, Bloco do CAEN). Moderadora: Débora Passos Tema: Teoria Crítica, Psicanálise e Cultura. 1 2 3 4 A ideologia em sociedade pós-ideológicas: o processo de socialização na racionalidade cínica. Freudismo, metapsicologia e sociopolítica crítica da escola de Frankfurt. Música e subjetividade: pensando a mudança antropológica do rádio generation, a partir dos estudos de Adorno sobre música no rádio. Música para consumo? As metamorfoses do forró e sua incidência nas massas. Mayara Pinho de Carvalho. Emanuel Messias Aguiar de Castro. Déborah C. Antunes. Sandro Abner Severiano dos Santos.
  • 5 O processo de rememoração de Freud a Débora Passos Oliveira. Benjamim. III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (8) TEORIA CRÍTICA 21/11/2013 – 5ª feira; Horário: 13 às 15:40 hs Local: Sala 02 da Faculdade de Educação – FACED/UFC. Moderador: Fernando Facó Tema: Teoria Crítica, Educação e Emancipação* 1 2 3 4 5 6 Crítica à dialética hegeliana e a constatação da insuficiência do conceito. A “Obsolescência do marxismo” como necessidade para sua efetivação enquanto práxis revolucionária no âmbito da teoria crítica de Hebert Marcuse. Resquícios da teoria da ação comunicativa na educação tecnológica: contribuições ao debate. Déficits do modelo habermasiano de teoria crítica por Axel Honneth. A psicossociologia de Adorno e a educação contra a barbárie. Liberdade e natureza (in)humana: Zizek versus Habermas. Solon Lemos Ricardo da Silva Pedrosa. Nilo Silva Pereira Neto e Thays Texeira de Oliveira. Juliano Cordeiro da Costa Oliveira. Rosiana Silva. Fernando Facó de Assis Fonseca. *Por questões de ordem técnica nessa sala não disponibilizaremos aparelho projetor (datashow).
  • III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (9) TEORIA CRÍTICA 22/11/2013 – 6ª feira; Horário: 13 às 15:40 hs Local: NUPER (Estacionamento FACED) Moderador: Pedro Rogério Sala 01: Teoria Crítica, Arte e Cultura. 1 2 3 4 5 6 A cultura como brinde: televisão, semiformação e resistência política. Elementos de fascismo na democracia: uma análise do discurso do pastor Marcos Feliciano a partir da Teoria Crítica de Theodor Adorno. Pós-modernidade e estética no pensamento de Theodor W. Adorno e suas implicações sobre educação. Do valor de culto à estética do kitsch: apontamentos sobre a obra de arte e a cultura de vidro em Walter Benjamim. Rodrigo S.M.: um narrador cansado de literatura. Fetichismo, Indústria Cultural e Educação com base em Adorno. David Silva Bet. Joyce Rousse Aquino, Janicleide Lima, Leila Vasconcelos e Maria Alanne Frota. Maria Socorro Gomes. Priscila Stuart da Silva. Wesclei Ribeiro da Cunha. Pedro Rogério Sousa da Silva.
  • III COLÓQUIO NACIONAL MARXISMO, TEORIA CRÍTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E CRÍTICA À PÓS-MODERNIDADE GT (10) TEORIA CRÍTICA 22/11/2013 – 6ª feira; Horário: 13 às 15:40 hs Local: NUPER (Estacionamento FACED) Moderador: Carlos Sidney Sala 02: Teoria Crítica, Educação e Emancipação. 1 2 3 4 5 6 Educação e emancipação nas visões de Theodor Adorno e Slavoj Zizek. Teoria Crítica da sociedade e Marx: apontamento para a crítica à economia política nos escritos da Escola de Frankfurt. O Iluminismo Francês e o surgimento da escola pública. Formação de professores na pós-modernidade: uma análise do programa PARFOR a partir da Teoria Crítica da educação. Considerações sobre o conceito de legitimação em Lyotard. O sujeito da formação profissional sobre a perspectiva negativa de Slavoj Zizek. Hanna Ramos. Renato Crioni. Robson Pereira Calça. Ricardo da Silva Pedrosa. Raquel Célia Silva de Vasconcelos. Carlos Sidney.