Your SlideShare is downloading. ×
Vermicompostagem nas escolas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Vermicompostagem nas escolas

1,339
views

Published on

Vermicompostagem nas escolas - como tratar e valorizar os resíduos orgânicos na Escola

Vermicompostagem nas escolas - como tratar e valorizar os resíduos orgânicos na Escola

Published in: Entertainment & Humor

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,339
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
64
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. VERMICOMPOSTAGEMNAS ESCOLASFUTURAMB®Como tratar e valorizar os resíduos orgânicos na Escola Nelson Lourenço B.Sc., M.Sc. Formador, consultor, investigador Especialista em Vermitecnologia FUTURAMB www.futuramb.com
  • 2. O QUE SÃO RESÍDUOS?Entende-se por resíduo como qualquer material do qual nos desfazemos ou temos aintenção em nos desfazer. Exemplos de fileiras de resíduos existentes: - Plástico. - Metal. - Vidro. - Papel / cartão. - Matéria orgânica. Exemplos de fluxos de resíduos existentes: - Embalagens. - Pneus usados. - Pilhas e acumuladores. - Resíduos alimentares. - Resíduos provenientes dos jardins e espaços verdes. - Eletrodomésticos.
  • 3. E RESÍDUOS ORGÂNICOS? São todos os resíduos que podem ser decompostos por ação biológica. A Vermicompostagem é um processo de tratamento biológico. Qualquer resíduo orgânico pode ser tratado através da vermicompostagem. De forma a facilitar o trabalho dos alunos apenas serão tratados:- Vegetais.- Fruta.- Borra de café.- Papel / cartão.- Aparas de relva.- Folhas secas.
  • 4. PORQUE DEVEREMOS TRATAR OS RESÍDUOS?  Tal como os restantes resíduos, os resíduos orgânicos são matérias- primas.  Quando transformados fornecem matéria orgânica ao solo e nutrientes às culturas, na forma de vermicomposto.  Deveremos fechar o ciclo dos nutrientes e devolver os nutrientes ao solo.
  • 5. SIGNIFICADO DA VERMICOMPOSTAGEM Decomposição dos resíduos orgânicos através da actividade de certas espécies de minhocas. As minhocas ingerem, digerem e excretam os resíduos orgânicos e convertem o mesmo nos seus excrementos – o vermicomposto. A vermicompostagem permite reduzir a pegada ecológica e produzir culturas a partir da aplicação do vermicomposto na horta pedagógica.
  • 6. PORQUÊ FAZER VERMICOMPOSTAGEM? É uma forma de tratamento dos resíduos divertida mas ao mesmo tempo educativa. Reduz a quantidade de resíduos orgânicos que vão para os contentores comuns do lixo. Aumenta a fertilidade dos solos (inclusivamente o da Escola). Produzimos alimentos de maior qualidade. Permite-nos conhecer com maior pormenor as minhocas. Um compromisso com a sustentabilidade.
  • 7. BENEFÍCIOS DA VERMICOMPOSTAGEM  Solo Aumento da fertilidade do solo – aumento dos teores em matéria Diminuição da aplicação de fertilizantes e adubos químicos  Resíduos Aumento do tempo de vida útil dos Aterros Sanitários.  Água Diminuição da poluição e contaminação.  Recursos Poupança de recursos e matérias- primas.
  • 8. VANTAGENS EM RELAÇÃO À COMPOSTAGEM Processo mais rápido. Processo mais sustentável. Não liberta maus odores. Produto final de maior qualidade. É possível observar a olho nu os seus principais intervenientes.
  • 9. DO QUE AS MINHOCAS PRECISAM Resíduos orgânicos. Humidade. Escuridão. Oxigénio. Tempo para realizarem o seu trabalho.
  • 10. CARACTERÍSTICAS DAS MINHOCASUTILIZADAS Animais pertencentes ao filo Annelida, classe Oligochaeta. Espécies utilizadas: Eisenia fetida e Eisenia andrei. Peso máximo: 0,7 g. Temperatura ideal: 20 ºC – 25 ºC. Humidade ideal: 75% - 80%.
  • 11. CARACTERÍSTICAS DAS MINHOCASUTILIZADAS Hermafroditas (possuem os 2 sexos) incompletos – necessitam do parceiro para acasalar. Fotofóbicas ou fotossensíveis – não gostam de luz, preferindo locais e ambientes escuros e frescos. Corpo segmentado em anéis. 1 Minhoca adulta pode originar durante 1 ano outras 500 minhocas adultas idênticas a si!
  • 12. CICLO DE VIDA DE UMA MINHOCA Acasalamento durante todo o ano Formação dosPara atingir o casulosestado adulto ± 4 dias± 40 – 60 dias ± 3 nascimentos (minhocas recém- nascidas) por casulo Para eclosão dos casulos ± 23 dias
  • 13. RESÍDUOS QUE PODERÃO SER TRATADOS Fruta. Borra de café. Relva. Folhas secas. Papel e cartão.
  • 14. A VERMICOMPOSTAGEM NA ESCOLA PERMITE1. Estudar os hábitos e comportamentos das minhocas;2. Dar um destino adequado aos resíduos orgânicos;3. Aprender a fornecer nutrientes ao solo, a partir do vermicomposto e do lixiviado de vermicomposto;4. Tornar a tua Escola conhecida pelas boas práticas ambientais!
  • 15. SISTEMAS A INSTALAR NA ESCOLA Vermidigestores. Vermicompostores. Canteiros de vermicompostagem.
  • 16. VERMIDIGESTOR PARA ESCOLAS! COMO FAZER?VERMIDIGESTORES
  • 17. VERMIDIGESTOR PARA ESCOLAS! Os resíduos são tratados por camadas à medida que as minhocas se vão alimentando. As minhocas são alimentadas na vertical de baixo para cima. O vermicomposto é retirado manualmente ou com ajuda de uma pá, abrindo-se uma pequena porta por detrás do vermidigestor. As minhocas são separadas do vermicomposto de uma forma simples! É possível retirar o lixiviado de vermicomposto por uma torneira.
  • 18. VERMIDIGESTOR PARA ESCOLAS!  Despertar da curiosidade dos alunos pela vermicompostagem.  Facilmente transportável.  Deverá ser instalado num local que receba sombra durante a maior parte do dia.
  • 19. VERMICOMPOSTORES! COMO FAZER?VERMICOMPOSTORES
  • 20. VERMICOMPOSTORES!  Os resíduos são tratados em cada um dos três compartimentos.  O vermicomposto é retirado manualmente ou com ajuda de uma pequena pá, abrindo-se uma pequena porta por detrás do vermidigestor.  As minhocas são separadas do vermicomposto de uma forma simples.  É possível retirar o lixiviado de vermicomposto por uma torneira.
  • 21. CANTEIRO DE VERMICOMPOSTAGEM! COMO FAZER? CANTEIROS DEVERMICOMPOSTAGEM
  • 22. CANTEIROS DE VERMICOMPOSTAGEM!MINHOCAS À SUPERFÍCIE – EXCESSO DE SEPARAÇÃO DAS MINHOCAS DO HUMIDADE VERMICOMPOSTO
  • 23. CANTEIROS DE VERMICOMPOSTAGEM! PREPARAÇÃO DE UM CANTEIRO DE PREPARAÇÃO DE UM CANTEIRO DE VERMICOMPOSTAGEM - REGA VERMICOMPOSTAGEM – COLOCAÇÃO DE RESÍDUOS
  • 24. SEQUÊNCIA DE DE TRATAMENTO Resíduos Orgânicos Resíduos orgânicos + Minhocas Produtos da vermicompostagem
  • 25. VERMICOMPOSTO Fertilizante orgânico. Excrementos das minhocas. Pode ser aplicado na horta pedagógica da Escola ou ainda em: - Plantas em vasos. - Flores. - Relva. - Viveiros.
  • 26. LIXIVIADO DE VERMICOMPOSTO É recolhido nos vermidigestores para Escolas ou vermicompostores. Fertilizante orgânico líquido proveniente do vermicomposto. Pode ser aplicado utilizando-se um regador ou pulverizador.
  • 27. APLICAÇÃO DO VERMICOMPOSTOHORTA PEDAGÓGICA ALFACE + COENTRO ALFACE
  • 28. BIBLIOGRAFIA SUGERIDAMANUAL DE VERMICOMPOSTAGEM PARA CRIANÇAS E JOVENS  Apresenta um método de encarar a vermicompostagem de uma forma lúdica e divertida para as faixas etárias mais jovens e até para adultos.  Desenvolvido por Nelson Lourenço e Sónia Coelho.
  • 29. VERMICOMPOSTAGEMO QUE ELA PODE FAZERO que a vermicompostagem podefazer pelo Ambiente, pela Escolapor ti: Tornar o Ambiente mais limpo. Tornar a tua Escola mais sustentável e amiga do Ambiente. Incentivar-te a tratar os teus resíduos orgânicos.
  • 30. FUTURAMBESPECIALISTAS EM VERMICOMPOSTAGEM CENTRO DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO EM VERMICOMPOSTAGEMUNIDADE DE VALORIZAÇÃO ORGÂNICA
  • 31. FUTURAMBCentro de Pesquisa e Investigaçãoem VermicompostagemUrbanização das Oliveiras, lote 2, r/cdrt, 8375 - 129 S. B. MessinesUnidade de Valorização OrgânicaMessines de Cima, caixa-postal 5-S8375-047 S. B. MessinesTelefone: +351 282 330495Telemóvel: + 351 96 7359487 / + 35196 3851179E-mail: cpiv@futuramb.com /comercial@futuramb.com