Your SlideShare is downloading. ×
50 ideas for the new city
50 ideas for the new city
50 ideas for the new city
50 ideas for the new city
50 ideas for the new city
50 ideas for the new city
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

50 ideas for the new city

684

Published on

O Urban Omnibus (UO, Ônibus urbano, em inglês) traz boas idéias para o futuro das cidades concebidas no interesse público e testadas em cinco bairros de Nova Iorque. …

O Urban Omnibus (UO, Ônibus urbano, em inglês) traz boas idéias para o futuro das cidades concebidas no interesse público e testadas em cinco bairros de Nova Iorque.
Dos dias 4 a 8 de maio de 2011 ocorreu o Festival de Idéias para a Nova Cidade, organizado com a ajuda da UO. O evento teve como objetivo incentivar o poder criativo da comunidade de imaginar o futuro e explorar idéias que farão parte da cidade.
Para a divulgação, não somente do evento, mas também das 50 idéias para a cidade do futuro foram divulgados pôsteres com algumas dessas idéias pela cidade, para instigar e incentivar a população.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
684
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011
  • 2. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Ônibus Urbano –50 Idéias para o futuro das cidades O Urban Omnibus (UO, Ônibus urbano, em inglês) traz boas idéias para o futuro das cidades concebidas no interesse público e testadas em cinco bairros de Nova Iorque. Dos dias 4 a 8 de maio de 2011 ocorreu o Festival de Idéias para a Nova Cidade, organizado com a ajuda da UO. O evento teve como objetivo incentivar o poder criativo da comunidade de imaginar o futuro e explorar idéias que farão parte da cidade. Para a divulgação, não somente do evento, mas também das 50 idéias para a cidade do futuro foram divulgados pôsteres com algumas dessas idéias pela cidade, para instigar e incentivar a população. Abaixo segue algumas das idéias: Idéia número 3 – Captura de energia de pessoas durante suas atividades diárias. Trabalhar, brincar e se movimentar gera um fluxo constante de energia. Vamos aproveitá-lo. Idéia número 12 – Utilize o espaço público para compartilhar idéias e começar uma conversa. Ferramentas simples como quadros-negro e adesivos podem transformar superfícies subutilizadas em espaços para compartilhamento de informação. Idéia número 19 – Use sistemas naturais para apoiar a infraestrutura da cidade. Pântanos da cidade e vias navegáveis transportam, armazenam e filtram água da chuva. Vamos ajudá-los. Idéia número 24 – Faça subdivisões seguras e legais. Muitas habitações subdivididas em Nova Iorque são ilegais. Reformar as leis pode gerar soluções criativas para as edificações com preço justo e seguras. Idéia número 31 – Considere outras opções de transporte público além da estrada e do trilho. Com o aumento da demanda por soluções no trânsito das cidades, vamos pensar em skies, rios, dentre outros.
  • 3. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Idéia número 47 – Faça dos hidrantes as âncoras de mini-parques temporários. Nós podemos desperdiçar menos água e ainda assim acabar com o calor. A lista completa das idéias pode ser encontrada aqui. É possível ainda encontrar projetos relacionados com o tema, ou explicação sobre alguma perspectiva mostrada. Por exemplo, para a idéia 47 (citada acima), possui um amplo estudo sobre os impactos que o uso irregular dos hidrantes causa em Nova Iorque. De acordo com as leis locais, é permitida a utilização dos hidrantes somente se estes possuírem uma “spray cap”, objeto instalado pelos bombeiros da região, que diminui o fluxo de água de 3785 litros/min. para aproximadamente 97 litros/min. A situação não seria um problema se a população respeitasse a lei, mas o que ocorre é uma questão cultural: quando faz muito calor na cidade, a comunidade abre os hidrantes para “se refrescarem”. O desperdício de água é claro, e considerado ao longo do tempo é ainda maior. Para resolver esse problema é proposta a utilização de “Uncapped Streets”, ruas onde o trânsito é impedido durante o verão, e funcionam como berçários de árvores ao mesmo tempo. A opção junta o útil ao agradável: a cidade de Nova Iorque possui a meta de plantar um milhão de
  • 4. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 cidades até 2030; além disso, geraria um alívio à população, tão desejado nas épocas mais quentes do ano. É uma opção muito simples de ser implementada, e resolveria o problema no curto prazo. Contudo, não será possível utilizar essas ruas como berçários de árvores para sempre, e o que é proposto é a criação de mini-parques temporários na área onde não é permitido o estacionamento no entorno dos hidrantes. Árvores e vegetação seriam plantas nesses locais, gerando um componente de bio-retenção do sistema de drenagem da cidade. A água da chuva seria filtrada pelas plantas e seu solo antes de ir para o sistema de tratamento.
  • 5. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Os hidrantes seriam reconfigurados para utilizar água dos rios ao invés de água potável, sempre instalados com suas “spray caps”, mitigando o problema do desperdício, e ao mesmo tempo tornando a cidade mais verde. As informações completas do projeto podem ser encontradas no link abaixo: http://urbanomnibus.net/2009/07/nyc-uncapped/ No site do UO existe ainda um espaço para que a população colabore com suas próprias idéias. Apesar de algumas serem bastante extremas, como a “destruição de todos os carros”, há idéias que merecem ser mais desenvolvidas, como “maiores incentivos para a criação de projetos de aproveitamento de áreas abandonadas por parte da população” ou “aproveitar a energia de esteiras das academias! Por que os aparelhos devem gastar energia para que as pessoas a queimem?”
  • 6. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Ficha Técnica TÍTULO: “O Ônibus Urbano – 50 Idéias Para o Futuro das Cidades” AUTOR: Lucas Amaral Lauriano SUPERVISÃO: Cláudio Boechat FDC – Núcleo Petrobrás de Sustentabilidade Belo Horizonte – Abril de 2011 7 Páginas

×