Aula II
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula II

on

  • 410 views

 

Statistics

Views

Total Views
410
Views on SlideShare
147
Embed Views
263

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

2 Embeds 263

http://francistorresdigital.blogspot.com.br 240
http://www.francistorresdigital.blogspot.com.br 23

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Aula II Aula II Presentation Transcript

    • Tipos de sistemas operacionais
    • Sistema operacional de tempo real (RTOS) • É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Por exemplo, em um hospital, o sistema que monitora os batimentos cardíacos de um paciente deve alarmar os médicos caso haja alteração nos batimentos.
    • Os leitores de CD e de DVD possuem Sistemas de Tempo Real moderados. Um caça F-16 tem embutido Sistemas de Tempo Real rígidos A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo.
    • * Monousuário, monotarefa O sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário e monotarefa.
    • Monousuário, multitarefa É o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail.
    • Multiusuário Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de usuários.
    • Windows Server, por exemplo, podem suportar centenas ou milhares de usuários em rede, mas os sistemas operacionais em si não são sistemas multiusuário de verdade. O administrador do sistema é o único "usuário" do Windows Server. O suporte à rede e todos os usuários remotos são, do ponto de vista do sistema operacional, um programa sendo executado pelo administrador.
    • Diálogo sobre o funcionamento de uma Lan House http://www.hardware.com.br/comun idade/lan-servidor/682397/
    • Como o sistema operacional gerencia o armazenamento e a memória? • Como um exemplo, vamos criar um pequeno sistema imaginário com 1 Gigabyte (1.000 megabytes) de memória RAM. Durante o processo de boot (inicialização), o sistema operacional do nosso computador imaginário vai utilizar toda a memória disponível. Depois ele "recua" o suficiente para atender às necessidades do próprio sistema operacional.
    • Vamos supor que o SO precise de 300 megabytes para rodar. Agora, o sistema operacional vai para o fim da memória RAM e distribui essa memória para diversos drivers necessários para controlar os subsistemas do computador. No nosso computador imaginário, os drivers ocupam 200 megabytes. Agora que o sistema operacional foi completamente carregado, existem 500 megabytes disponíveis para os processos dos aplicativos.
    • Boa Noite!!!Boa Noite!!! Bom Fim de Semana!!!Bom Fim de Semana!!!