América do Norte (8° B)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

América do Norte (8° B)

on

  • 3,176 views

Material criado pelos acadêmicos de Geografia.

Material criado pelos acadêmicos de Geografia.

Statistics

Views

Total Views
3,176
Views on SlideShare
2,591
Embed Views
585

Actions

Likes
1
Downloads
73
Comments
0

3 Embeds 585

http://celrufino.blogspot.com.br 572
http://www.celrufino.blogspot.com.br 8
http://celrufino.blogspot.com 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

América do Norte (8° B) América do Norte (8° B) Presentation Transcript

  • A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas, é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groenlândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente o primeiro, que possui a condição de maior potência mundial, já o terceiro configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.
  • Um fato determinante na atual condição dos países citados é o fator histórico, assim como todas as nações das Américas, os Estados Unidos e o Canadá também foram colonizados por Europeus, entretanto, o modo como foi desenvolvido foi diferente, pois enquanto o centro e o sul das Américas foram colônias de exploração, as nações em questão viveram um processo de povoamento. A América do Norte é também conhecida por América Anglo- Saxônica (de língua inglesa) ou América desenvolvida.
  • A América do Norte é banhada ao norte pelo oceano glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Oceano Atlântico
  • -Quanto ao relevo, a América do Norte apresenta basicamente três tipos, como ocorre em grande parte de todo continente americano. - Porção ocidental: abriga uma série de cadeias de montanhas, muitas dessas são vulcões que se encontram em atividade e, por isso há uma grande ocorrência de terremotos. Dentre as muitas montanhas presentes as principais são: Cadeias da Costa, Sierra Nevada e as montanhas Rochosas.
  • • Porção oriental: corresponde a regiões onde se encontram planaltos e montanhas de idade geológica antiga e que, devido a isso, sofreu diversos e longos processos erosivos. Os principais planaltos são: Labrador (Canadá) e Monte Apalache (Estados Unidos). • Porção central: essa região abriga extensas áreas compostas por planícies, abrangendo também rios e lagos, as mais conhecidas são: as planícies de Lacustre (Canadá), do Mississipi (Estados Unidos) e a planície dos Grandes Lagos.
  • Planalto do Labrador ( Canadá) Montes Apalaches (EUA)
  • - A hidrografia da América do Norte é bastante diversificada, no território canadense o lagos predomina, existem pelo menos 150 mil lagos, grande parte de origem glacial.
  • A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá, diante disso, os maiores e mais importantes são: Superior, Michigan, Huron, Iria e Ontário, o primeiro possui 84 mil km2.
  • Lago Michigan (Canadá e EUA) Lago Superior ( Canadá)
  • - Quantos aos rios, no Canadá o que se destaca é o rio São Lourenço, isso por que serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.
  • Rio Colorado ( EUA) Rio Mississipi ( EUA)
  • - Devido à dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática, os principais são: Tundra: Tipo de vegetação que desenvolve a partir do degelo, é composto por liquens, musgo erva e arbustos de baixa estatura, isso proveniente do clima frio com invernos longos e rigorosos.
  • - Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado, caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes, as florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias e musgos, e presença de cedros, carvalho e pinheiro.
  • - Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semiárido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem, devido a essa adversidade, a composição vegetativa é bastante restrita com a presença de gramíneas e ausência de árvores.
  • - Vegetação desértica: desenvolve em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México, e também na região do rio Colorado. O clima é desértico, por isso é seco durante todo o ano.
  • - Savana: ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre abaixo de 10ºC nas estações do outono e inverno.
  • - Vegetação de montanhas: Devido à altitude a temperatura tende a cair, assim, apresenta clima parecido com o clima frio, quanto à cobertura vegetal existem poucas formas presentes.
  • - Ausência de vegetação: ocorre em regiões da América do Norte que possui temperaturas muito frias, ou seja, polar. Essa adversidade climática não permite o desenvolvimento de nenhuma forma de vegetação.
  • Estados Unidos - A economia dos Estados Unidos é a maior economia do mundo, com um produto interno bruto nominal (PIB) estimado em mais de US$14,7 trilhões em 2010.O país é o maior produtor mundial de milho, soja, amendoim, trigo e algodão. Os principais recursos naturais extraídos nos Estados Unidos são petróleo, gás natural e carvão, mas também são líderes mundiais na mineração de fosfato, e segundo maior produtor mundial de chumbo, cobre, enxofre, ouro, e prata.
  • -A indústria agrícola norte americana é uma das maiores do mundo. As fazendas norte americanas produzem grandes quantidades de produtos vegetais, que são quase suficientes para atender à demanda nacional sendo o excesso é exportado O país também é o maior produtor mundial de milho, soja , amendoim, trigo , algodão, amendoim, laranjas e limões.
  • O Canadá  é um país desenvolvido, possui um dos maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo (0,961). Mesmo assim a economia do Canadá é bastante dependente da estadunidense. Trata-se de uma economia de serviços. A agricultura responde somente por 2% do PIB e ocupa penas 2% da população ativa.
  • - A mineração é muito importante, o Canadá é o terceiro maior explorador de minérios do mundo, e exporta 4/5 de todo o minério que explora. Dentre os minérios que o Canadá produz, podemos citar: carvão, ferro, zinco, cobre, chumbo, amianto, níquel, urânio, ouro e bauxita
  • - O Canadá é uma potência pesqueira, podemos destacar, entre outros: salmões, trutas, e bacalhau. - Planta-se muito cereal, mas mais da metade da produção agrária final se deve ao gado bovino, suíno e às aves.
  • -As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão. A indústria mexicana se destaca nos setores automotivo (há fabricas da Volkswagen, GM, Ford, Honda, BMW, Nissan e Mercedes-Benz produzindo naquele país), petroquímico (Pemex), têxtil e papeleira, cimento (Cemex), construção, alimentos e bebidas (a 2° maior envasadora de Coca-cola do mundo) e mineral (o país extrai ferro, zinco, cobre, chumbo, magnésio, prata – 3° maior produtor mundial de mercúrio, enxofre e ouro. Os serviços (comércio, transporte, hotéis, telecomunicações, etc.