Ferramenta 5 s´s

9,270 views
8,887 views

Published on

1 Comment
7 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
9,270
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
260
Comments
1
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ferramenta 5 s´s

  1. 1. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s O que é... “Filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.”
  2. 2. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Um pouco de história... A origem remonta aos templos budistas e xintoístas no oriente antigo. Conta que um discípulo de mestre-monge passava por etapas-chave antes de se tornar definitivamente monge.
  3. 3. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Um pouco de história... 1ª etapa: descarte de todos os sentimentos, pensamentos e bens materiais que não teriam utilidade na nova vida que se iniciava. Por que? O desperdício – ter consigo ou para si algo que não lhe tem utilidade – era considerado uma ofensa, já que a natureza, ao oferecer o recurso, o faz para uma finalidade justa.
  4. 4. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Um pouco de história... 2ª etapa: ter disciplina (horários) e novos hábitos (compartilhar), além de boa organização (identificação dos locais e utensílios). Por que? Para facilitar a vida conjunta praticando o respeito ao outro.
  5. 5. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Um pouco de história... 3ª etapa: limpeza e purificação. Por que? Para determinar a “passagem”, fazendo jejum, limpando-se fisicamente e praticando a limpeza em todos os espaços.
  6. 6. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Um pouco de história... 4ª etapa: pensamentos e hábitos passam por uma “higienização” por meio da prática e da reflexão. Por que? Para desenvolver a pró-atividade garantindo a saúde mental e corporal, sua e do grupo.
  7. 7. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Um pouco de história... 5ª etapa: torna-se monge e era convidado a manter e melhorar sua prática nos aspectos anteriores. Para quê? Para garantir a disciplina e a persistência, para melhorar a maneira de sentir, de agir e de ser.
  8. 8. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Nascem, então, os 5 Sensos que em japonês são representados pelas palavras... SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE
  9. 9. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s SEIRI Separar o que utilizamos do que não necessitamos e não usamos. Vantagens: • Liberação de utensílios, equipamentos e documentos desnecessários; • Redução do tempo de procura; • Melhor visualização do local de trabalho
  10. 10. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s SEITON Senso de organização. Vantagens: • Rapidez e facilidade na busca de documentos e objetos; • Redução da perda de tempo; • Controle do uso de equipamentos e documentos necessários; • Estímulo à criatividade; • Facilidade de comunicação; • Redução dos riscos de acidentes;
  11. 11. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s SEISO Senso de respeito (limpeza). Vantagens: • Higiene no local de trabalho; • Autoconhecimento de livros, equipamentos e documentos; • Eliminação de desperdício; • Satisfação de quem executa;
  12. 12. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s SEIKETSU Senso de higiene. Manter a higiene em todos os locais freqüentados, verificando o estado de implantação dos “5S”, quer sob o aspecto físico, quer sob o aspecto mental. Vantagens: • Higienização mental e física; • Melhoria do ambiente de trabalho; • Melhoria das áreas comuns (salas, laboratórios, sanitários, etc.); • Condições de trabalho favoráveis à saúde;
  13. 13. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s SHITSUKE Senso de autodisciplina. Vantagens: • Cumprimento natural dos procedimentos; • Disciplina moral e ética; • Cultivo de bons hábitos; • Efetivação da administração participativa; • Garantia da qualidade de vida.
  14. 14. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Etapas de Implantação Diagnóstico; Cronograma de implantação; Lançamento do Programa; Dia do “housekeeping”; Plano de execução para “organização”; Plano de execução para “limpeza”; Sensibilização para “auto-higiene”; Mudança e perpetuação de novos hábitos (“ordem mantida”).
  15. 15. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s DIAGNÓSTICO Nesta etapa, são observados pontos importantes da empresa e atribuídos conceitos para cada um deles. Existem materiais, objetos ou equipamentos desnecessários? Eles estão em bom funcionamento? A quantidade é suficiente ou exagerada?
  16. 16. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s DIAGNÓSTICO Os itens e objetos estão organizados? Estão identificados, sinalizados e acondicionados? O layout reflete ordem e sistematização, contribuindo para o aumento da produtividade? Após o uso, os materiais retornam aos seus devidos lugares?
  17. 17. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s DIAGNÓSTICO O local de trabalho está devidamente limpo? Os equipamentos, ferramentas e materiais estão limpos? Os colaboradores estão usando uniformes em condições adequadas? Os colaboradores participam da limpeza do local de trabalho?
  18. 18. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s DIAGNÓSTICO O ambiente de trabalhos é agradável, harmônico e não poluído? Os colaboradores se apresentam dispostos, com aparência adequada? Existem procedimentos de segurança e são conhecidos por todos?
  19. 19. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s DIAGNÓSTICO Os horários e normas estabelecidos são respeitados? Os planos de trabalho são cumpridos? As não-conformidades estão sendo relatadas e trabalhadas?
  20. 20. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO Elaboração de uma listagem com todas as atividades a serem realizadas determinando prazos para cumprimento das tarefas. Além disso, constituir comissão que ficará responsável pela implantação.
  21. 21. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s Outros aspectos devem ser observados... Local: determinar ambiente para reuniões dos grupos; Divulgação: momento de criatividade (frases de incentivo, motivação, recomendações, comemor ações de conquistas) e que busca a participação de todos; Mural: forma de acompanhar, em forma de notícias, o andamento do Programa. Outros temas: saúde, qualidade de vida, responsabilidade social, ecologia, etc. Fotos e filmes: registrar o “antes” e o “depois” da empresa através de fotos e filmes.
  22. 22. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s LANÇAMENTO Evento no qual são apresentados os propósitos do Programa, suas vantagens e as etapas a serem desenvolvidas. Importante!!! Deixar claro que a participação de TODOS é fundamental para o êxito do Programa.
  23. 23. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s HOUSEKEEPING Do inglês: “1 administração interna de uma casa ou negócio. 2 dinheiro para as despesas de casa. 3 operações ou rotinas que não contribuem diretamente na solução de um programa, mas sim na organização de tal programa.” (Dicionário Michaelis) Dia do “mutirão” em que todos os colaboradores se comprometem a realizar as operações de descarte em suas coisas.
  24. 24. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s HOUSEKEEPING Neste evento podem ser “premiadas” as pessoas que obtiveram êxito em sua tarefa, bem como aquelas que demonstraram espírito de solidariedade para com os colegas.
  25. 25. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s EXECUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Controle visual: quantidade e conteúdo de caixas, arquivos, gavetas, armários, local de armazenamento, áreas perigosas, situações de risco, local de EPI... Alinhamento: objetos colocados em linha reta e em ângulo reto, evitando sentido vertical; Aperfeiçoamento contínuo: melhorar sempre a guarda de objetos colocando-os em lugares e formas definidos, facilitando os novos hábitos e tornando-os “compulsórios”.
  26. 26. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s EXECUÇÃO DA LIMPEZA Consideram-se “sujeiras”, sendo passíveis de verificação nesta etapa... Má situação de iluminação nos locais; Nível elevado de ruídos; Odores fortes; Excesso de partículas sólidas (poeira); Objetos danificados.
  27. 27. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s “AUTO-HIGIENE” Aspectos importantes... Psicológicos Ansiedade Inveja Empatia Relacionamento interpessoal Postura
  28. 28. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s “AUTO-HIGIENE” Aspectos importantes... Físicos Cabelos Pele Unhas Sorriso Condicionamento físico
  29. 29. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s “ORDEM MANTIDA” Consiste em educar todos para o cumprimento daquilo que todos já sabem que é o certo, ou seja, cumprir rigorosamente os padrões éticos, morais e técnicos, com evolução contínua nos níveis pessoal e interpessoal.
  30. 30. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s “ORDEM MANTIDA” É preciso desenvolver valores como: Controle Determinação Ordem Organização Pontualidade Força Verdade
  31. 31. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s AUDITORIAS INTERNAS Processo de verificação e análise; Passa pelo capacitação de colaboradores que serão responsáveis por sua realização; Instrumento: lista de verificação; Deve ser baseada em um “manual”.
  32. 32. GESTÃO DA QUALIDADE: FERRAMENTA 5S´s REFLEXÃO “ Esta é uma história sobre quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. A qualidade era um serviço importante a ser feito e TODO MUNDO estava certo de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia ter feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM ficou zangado com isso, pois era um serviço de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO o faria. No fim, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.”

×