Windows Azure - Serviços de Integração
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Windows Azure - Serviços de Integração

on

  • 346 views

Documento utilizado para orientação do workshop apresentado dia 26/03/2014 na FIAP.

Documento utilizado para orientação do workshop apresentado dia 26/03/2014 na FIAP.

CRIANDO SOLUÇÕES HÍBRIDAS COM SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA WINDOWS AZURE E .NET

Statistics

Views

Total Views
346
Views on SlideShare
343
Embed Views
3

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

1 Embed 3

http://www.linkedin.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Windows Azure - Serviços de Integração Windows Azure - Serviços de Integração Presentation Transcript

  • CRIANDO SOLUÇÕES HÍBRIDAS COM SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA WINDOWS AZURE E .NET Flávio Secchieri Mariotti FIAP WORKSHOP DO BEM Arquiteto de Soluções na HP Professor de Pós Graduação e MBA na FIAP @FlavioSMariotti
  • Flávio Secchieri Mariotti http://www.linkedin.com/pub/fl%C3%A1vio-secchieri-mariotti/20/b52/b65 Mestrando em Engenharia da Computação com ênfase em Engenharia de Software pelo IPT/USP. Pós Graduado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada IBTA em Engenharia de Software baseado em SOA. Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIUBE e Técnico em Processamento de Dados pelo UniFeb. Arquiteto de Soluções na Hewlett-Packard Company, Professor Universitário, Articulista, Palestrante e Consultor especializado em desenvolvimento de software orientado em arquiteturas OO, SOA, GIS, Mobile, Cloud Computing na Plataforma e Tecnologia Microsoft. Profissional Certificado ITIL, PSM e MCP.
  • Objetivo Este workshop concentra-se em explorar a utilização de poderosos recursos da Plataforma Windows Azure e entender as vantagens de criar e utilizar os recursos disponíveis na nuvem. Para isso, iremos na prática demonstrar como desenvolver e implementar suas primeiras aplicações utilizando as ferramentas já conhecidas para os desenvolvimento .NET.
  • Agenda FIAP WORKSHOP DO BEM
  • Agenda  Introdução ao Windows Azure Mobile Services  Trocando mensagens com Windows Azure Service Bus  Integração com Windows Azure Biztalk Services  Windows Azure Caching Service Construindo Soluções de Integração
  • Opinião do grupo... Discussão Inicial: Por que devo me preocupar com soluções de Integração? Alias, o que é integração? Hum... Falando nisso, o que são soluções híbridas?
  • Definindo integração Definição: Tornar inteiro ou cabal. = COMPLETAR; Tornar- se parte de um conjunto ou de um grupo. = INCLUIR, INCORPORAR Ato ou efeito de integrar.
  • Soluções Híbridas A solução é construir soluções híbridas de integração que permitem que os sistemas sejam compostos por alguns componentes que são executados na nuvem e também alguns componentes que funcionem no local. CENÁRIO: Sua empresa precisa aproveitar os benefícios da nuvem, tais como elasticidade escalável, alta disponibilidade, alcance global e INTEGRAÇÃO com aplicativos externos, parceiros, clientes e etc. No entanto, por alguns motivos, há partes do seu sistema que deverá permanecer no local.
  • Windows Azure O Windows Azure é uma plataforma em nuvem aberta e flexível que permite criar, implantar e gerenciar aplicativos rapidamente em uma rede global de data centers gerenciada pela Microsoft. Você pode criar aplicativos usando qualquer linguagem, ferramenta ou estrutura. E pode integrar seus aplicativos em nuvem pública ao seu ambiente de TI existente.
  • Introdução ao Windows Azure Mobile Services FIAP WORKSHOP DO BEM
  • O que é Mobile Services Windows Azure Mobile Services é um recurso oferecido na plataforma Azure da Microsoft, projetada para torna mais fácil o desenvolvimento de aplicativos móveis.
  • Use o Mobile Services para? Armazenar dados na nuvem Facilitar a Autenticação de usuários Enviar notificações Monitorar, notificar e permitir auto scale de recursos
  • Deixa eu ver se entendi... Mobile Services permite acelerar o desenvolvimento de aplicações móveis, fornecendo um maneira rápida, robusta e eficiente de estruturar o armazenamento, autenticação e envio de notificações. Com o Mobile Service SDK preparado para suportar várias plataforma como Windows, Android, iOS e HTML e também os poderosos recursos do API REST, os desenvolvedores poderão oferecer uma experiência consistente em todos os dispositivos. Sendo assim, eu posso construindo soluções escaláveis e seguras para plataforma Windows, Android e iOS?
  • Arquitetura do Mobile Services http://msdn.microsoft.com/en- us/library/windowsazure/jj554228.aspx
  • Primeiros passos... Documentação http://www.windowsazure.com/en-us/develop/mobile/ Como faço para começar a utilizar o Mobile Service? Quais são os primeiros passos? Get started with Mobile Services Get started with data Get started with authentication Get started with push notifications
  • Prática Colocando em prática, demonstração.
  • Trocando mensagens com Windows Azure Service Bus FIAP WORKSHOP DO BEM
  • O que é Windows Azure Service Bus? Keep your apps connected across private and public cloud environments Service Bus é uma infraestrutura de mensageria que fica entre as aplicações permitindo a troca de mensagens com baixo acoplamento. O Service Bus é gerenciado e operado pela Microsoft com SLA mensal de 99.9%.
  • Use o Service Bus para? Gerenciar a entrega de mensagens na nuvem Conectar sistemas hospedados no local com a nuvemEnviar notificações em escala para dispositivos móveis
  • Filas (Queue) O serviço Windows Azure Queue é usado para persistir mensagens de maneira confiável entre aplicações. É possível utilizar filas para transferir/trocar mensagens entre aplicações ou serviços no Windows Azure. As filas são acessíveis através de serviços REST originados de qualquer lugar via Internet, e suporta tecnologias como: .NET, Java e bibliotecas de cliente Node.js. Uma fila pode conter um número ilimitado de mensagens, enquanto cada uma das mensagens poderão ser de até 64KB de tamanho.
  • Tipos de serviços do Windows Service Bus Service Bus Queues Service Bus Topics/Subscriptions Service Bus Relay Service
  • Service Bus Queues Service Bus Queues suporta um modelo de comunicação de mensagens intermediadas (brokered). Ao usar as filas (Queues), os componentes de um sistema distribuído não se comunicam diretamente uns com os outros, ao invés disto, as aplicações trocam mensagens através de uma fila, que atua como um intermediário.
  • Service Bus Topics/Subscriptions Service Bus topics e subscriptions suportam um modelo de comunicação de mensagens de publish/subscribe. Ao usar tópicos e assinaturas, os componentes de um sistema distribuído não se comunicam diretamente uns com os outros, ao invés disto, as aplicações trocam mensagens através de um tópico, que age como um intermediário.
  • Service Bus Relay Service O serviço Service Bus Relay permite construir aplicações híbridas que rodem tanto em um datacenter Windows Azure, como dentro do ambiente empresarial, ou seja, datacenter local.
  • Deixa eu ver se entendi... Windows Azure Service Bus fornece uma infraestrutura segura e amplamente disponível para a comunicação generalizada, distribuição de eventos em grande escala e publicação de serviços. Service Bus fornece opções de conectividade com o Windows Communication Foundation (WCF) e outros tipos de endpoints, incluindo REST. O Service Bus fornece capacidade de mensageria “retransmitida” (relayed) e “intermediada” (brokered). No padrão relayed de mensageria, o recurso de Relay Service suporta modos como one-way messaging, request/response messaging e peer-to-peer messaging. Enquanto o padrão Brokered fornece componentes de mensagens assíncronas duráveis, tais como: Queue, Topics e Subscriptions. Hum... Então Service Bus Relay é uma solução para o desafio de conectar aplicativos locais com a nuvem.
  • Primeiros passos... Documentação http://www.windowsazure.com/en- us/documentation/services/service-bus/?fb=en-us Como faço para começar a utilizar o Service Bus? Quais são os primeiros passos? How to Use Service Bus Queues How to Use Service Bus Topics/Subscriptions How to Use the Service Bus Relay Service
  • Prática Colocando em prática, demonstração.
  • Integração com Windows Azure Biztalk Services FIAP WORKSHOP DO BEM
  • O que é Windows Azure Biztalk Services? Fornece capacidade de entrega de recursos em nuvem e implementação de soluções híbridas de integração Windows Azure BizTalk Services é um serviço de integração simples, poderoso e extensível baseada em nuvem que fornece Business-to-Business (B2B) e Enterprise Application Integration (EAI) para a entrega de recursos em nuvem e implementação de soluções híbridas de integração. O serviço é executado em um ambiente dedicado, seguro e que pode ser configurado por demanda.
  • Use o Biztalk Services para? Processamento de Electronic Data Interchange (EDI) baseado em nuvem Criando aplicativos híbridos Enterprise Application Integration (EAI)
  • Use o Biztalk Services para? http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windowsazure/hh689864.aspx
  • Deixa eu ver se entendi... Windows Azure BizTalk Services fornece recursos de integração para a Plataforma Windows Azure e permite estender aplicações locais para a nuvem, fornece inúmeros e poderosos endpoints de comunicação na nuvem para processar e transformar as mensagens. Além disto, permite criar soluções business-to- business, e ajuda as organizações a integrar com eficiência suas aplicações, tanto na nuvem, quanto local. Em outras palavras, BizTalk Services fornece recursos de integração comuns (e.g. bridges, transforms, B2B messaging) no Windows Azure. Ah tá, agora eu entendi. O Windows Azure BizTalk Services é um serviço Azure que oferece ferramentas que permitem aos desenvolvedores criar soluções para conectar serviços e sistemas com os formatos de dados diferentes e através de vários protocolos de comunicação.
  • Primeiros passos... Documentação http://www.windowsazure.com/en- us/documentation/services/biztalk-services/?fb=en-us Como faço para começar a utilizar o Biztalk Services? Quais são os primeiros passos? Use the BizTalk Services Portal Use BizTalk Services for supply chain orders Create and deploy BizTalk Services integration solutions Provision BizTalk Services on Windows Azure Start using the Windows Azure BizTalk Services SDK
  • Windows Azure Caching Service FIAP WORKSHOP DO BEM
  • O que é Windows Azure Cache? Alto rendimento, baixa latência de acesso a dados. Windows Azure Cache é uma solução distribuída, em memória escalável, que permite a criação de aplicativos altamente escaláveis ​​e responsivos, fornecendo acesso extremamente rápido aos dados. Windows Azure Cache está disponível como um serviço gerenciado, Cache Service (Preview), ou também podendo criar e gerenciar a si mesmo usando o Azure SDK (In-Role Cache).
  • Cache Service (Preview) Windows Azure Cache fornece acesso a um cache seguro, dedicado, que é gerenciado pela Microsoft. Um cache criado usando o Cache Service é acessível a partir de aplicações dentro do Windows Azure executando como Azure Web Sites, Web & Worker Roles e Virtual Machines. Windows Azure Cache está disponível em três níveis: Basic - Cache Compartilhado nos tamanhos de 128 MB para 1 GB Standard - Cache dedicado nos tamanhos de 1GB a 10GB Premium - Dedicado esconderijo nos tamanhos de 5 GB para 150 GB
  • Características do Cache Services High Performance Great Features Easy to Use
  • Exemplo Como usar o Windows Azure Cache Service para suportar o estado de sessão de um aplicação ASP.NET hospedado Windows Azure Web Sites
  • Primeiros passos... Documentação http://www.windowsazure.com/en- us/documentation/services/cache/ Como faço para começar a utilizar o Cache Services? Quais são os primeiros passos? How to Use Windows Azure Cache Service Develop for Windows Azure Cache Service How to use Cache Service to store ASP.NET session state How to use ASP.NET output caching with Windows Azure Web Sites Migrate to Cache Service
  • Construindo Soluções de Integração FIAP WORKSHOP DO BEM
  • Estudo de caso http://code.msdn.microsoft.com/windowsazure/Hybrid-Reference-ef46d563 Hybrid Reference Implementation Using BizTalk Server, Windows Azure & SQL Azure
  • Opinião do grupo... Discussão: O que aprendemos neste workshop? O que precisamos para projetar soluções robustas de integração?
  • FIAP WORKSHOP DO BEM “The significant problems we face cannot be solved at the same level of thinking we were at when we created them.” — Albert Einstein
  • FIAP WORKSHOP DO BEM Deveria conhecer algo MAIS?
  • MuleSoft Meet Anypoint Platform Connect and succeed Successful companies are connected companies. When you’re connected you get better insights, have smoother processes, and stronger partner and customer relationships. The opportunity to connect is massive The mobile revolution, the big data explosion and the massive growth of cloud applications have created an enormous number of things to connect. The companies that have figured out how to bring all these things together are winning. Connect it all in one place We built Anypoint Platform to make connecting easy. Anypoint Platform is the only complete platform for SOA, SaaS integration and APIs. The Anypoint Platform gives you the freedom to connect what you want, when you want, whether its on-premises or in the cloud. http://www.mulesoft.com/
  • Q&A FIAP WORKSHOP DO BEM
  • Dúvidas? Sobre o que estamos falando? Zzzzzz, QUE? Terminou? Saindo daqui, vamos tomar uma? Eu achei que hoje iriamos falar de Java! Esse cara é maluco... Que horas são? Eu não entendi nada, mas achei muito loco... Humm, então isso é Azure!
  • OBRIGADO FIAP WORKSHOP DO BEM