Epiglotite

1,639 views
1,090 views

Published on

Para saber mais sobre esta doença do sistema digestivo.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,639
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Epiglotite

  1. 1. 9ºBNº12Flávia Meireles CostaCiências NaturaisEscola Básica de Canidelo
  2. 2. O que é a epiglotite?A epiglotite é uma infeção grave daepiglote, sendo na maioria das vezes causada pelabactéria Haemophilus influenzae.Esta agrava-se rapidamente causando obstruçãorespiratória, podendo levar à morte em poucashoras.
  3. 3. O que é a epiglotite?A epiglotite pode afetar quer adultos quercrianças.No entanto, esta é mais frequente emcrianças, sendo rara nos adultos cujo sistemaimunitário esteja a funcionar normalmente.
  4. 4. O que é a epiglotite?A epiglotite aparece, maioritariamente emcrianças de idades compreendidas entre 2 e 5anos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.A infeção geralmente começa de repente e evoluirapidamente.
  5. 5. O que é a epiglotite?Esta inicia-se como uma inflamação do nariz ou dagarganta e, seguidamente, alcança a epiglote. Oinchaço da mesma pode obstruir as vias respiratóriase impedir a respiração, tornando a doença fatal empoucas horas.
  6. 6. Sintomas da epiglotiteOs sintomas da epiglotite são: Dor de garganta; Rouquidão; Febre alta ; Dificuldade de deglutição e respiratória, fazendoa criança babar.
  7. 7. Sintomas da epiglotiteA pneumonia pode acompanhar a epiglotite mas oinchaço da epiglote não permite a expetoração domuco.A infeção pode espalhar-se, facilmente, para asarticulações, meninges, pericárdio ou/e para o tecidosubcutâneo.
  8. 8. Diagnóstico da epiglotitePara diagnosticar uma epiglotite, examina-se aepiglote com um aparelho denominadolaringoscópio. No entanto, este procedimento podelevar à obstrução completa do aparelhorespiratório, podendo causar morte súbita.
  9. 9. Diagnóstico da epiglotiteComo tal, este exame é, habitualmente, feito porum especialista, preferencialmente, num centrocirúrgico e com o paciente sob anestesia geral.
  10. 10. Diagnóstico da epiglotiteCaso ocorra uma obstrução das viasrespiratórias, o médico volta a abrir a mesmaimediatamente, introduzindo um tubo endotraquealnas vias respiratórias, ou então realizauma traqueostomia (abertura de um orifício na parteanterior do pescoço).
  11. 11. Diagnóstico da epiglotitePor conseguinte, o médico colhe uma amostra desecreção da via respiratória superior e também desangue, enviando-as ao laboratório para que sejafeita uma análise. Contudo, o tratamento com umantibiótico deve começar imediatamente.
  12. 12. Como tratar a epiglotiteO tratamento para a epiglotite é feito com a tomade antibióticos, por um período de 7 a 14 diasconsecutivos.
  13. 13. Como prevenir a epiglotiteA forma mais eficiente de prevenir a epiglotite é avacinação infantil contra a bactéria Haemophilusinfluenzae tipo b, sendo esta vacina administrada emcrianças com cerca de 2 meses de idade.

×