Basquetebol

2,488 views
2,207 views

Published on

Basquetebol - regras e execução.

0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,488
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Basquetebol

  1. 1. Basquetebol9ºBNº12Flávia Meireles CostaAno letivo 2012/2013Escola Básica de Canidelo
  2. 2. O que é? O basquetebol é um jogo coletivo cujo objetivoé introduzir a bola no cesto da equipaadversária e evitar que ela seja introduzida nopróprio cesto, respeitando as regras do jogo.
  3. 3. Duração O jogo tem uma duração de 40 minutos,divididos em quatro períodos de 10 minutos.
  4. 4. Equipas Cada equipa tem 5 jogadores em campo e 5suplentes.
  5. 5. Campo
  6. 6. Resultado final Ganha a equipa que, no final do jogo, tenhaobtido o maior número de pontos.
  7. 7. Resultado final Em caso de empate, há que realizar um ouvários prolongamentos de cinco minutos paraencontrar o vencedor.
  8. 8. Arbitragem O jogo é dirigido por dois árbitros, auxiliadospor um marcador, um cronometrista e umoperador de 24 segundos.
  9. 9. Regras O jogador não pode dar mais de dois passoscom a bola na mão.
  10. 10. Regras Regra dos 3 segundos: um jogador não podepermanecer mais de 3 segundos dentro da árearestritiva do adversário, enquanto a sua equipaestiver com a posse de bola.
  11. 11. Regras Regra dos 5 segundos: cada jogador possui 5segundos para repor a bola em jogo.
  12. 12. Regras Regra dos 8 segundos: quando uma equipaganha a posse de bola na zona de defesa, devepassá-la para a zona de ataque dentro de 8segundos.
  13. 13. Regras Regra dos 24 segundos: quando uma equipaestá na posse de bola tem 24 segundos para alançar ao cesto do adversário.
  14. 14. Regras A bola só pode ser tocada pelos jogadores comas mãos.
  15. 15. Regras A bola está fora quando: Toca as linhas limite, o solo ou um jogador, outrapessoa ou objeto que se encontrem sobre ou paraalém destas; Um jogador, de posse de bola, pisa as linhaslimite do campo.
  16. 16. Realização Lançamento da bola ao arNo lançamento da bola ao ar, o árbitro lança abola ao ar entre os jogadores adversários. Estadeve ser tocada apenas pelas mãos de um oudos dois jogadores.
  17. 17. Realização Lançamento da bola ao ar Os dois jogadores que vão saltar devem ter os pésdentro da metade do círculo que está maispróxima do cesto que defendem; A bola é lançada na vertical entre os doissaltadores e só pode ser tocada depois de atingir oseu ponto mais alto;
  18. 18. Realização Lançamento da bola ao ar Os outros jogadores devem permanecer do ladode fora do círculo, até que a bola seja tocada; Os jogadores da mesma equipa não podemocupar uma posição, lado a lado, se um adversáriodesejar ocupar uma dessas posições.
  19. 19. Realização Reposição da bola em jogoQuando a bola é reposta em jogo após ter saídodos limites do campo, deve-se seguir algumasregras.
  20. 20. Realização Reposição da bola em jogo A bola deve ser reposta em jogo por um jogadorfora das linhas limite, no local mais próximo ondeo jogo foi interrompido ou onde ocorreu umainfração às regras.
  21. 21. Realização Reposição da bola em jogo Após a marcação de cesto, a bola deve ser repostaem jogo por um jogador da equipa que sofreucesto em qualquer ponto da linha final.
  22. 22. Realização Reposição da bola em jogo O jogador tem 5 segundos para repor a bola emjogo e os adversários têm de estar a 1 metro dedistância.
  23. 23. Realização O lance livreO lance livre é um lançamento ao cestoefetuado atrás da linha de lance livre.
  24. 24. Realização O lance livre Os vários jogadores, ocupando os respetivosespaços ao longo da linha de marcação, nãopodem deixar os seus lugares até que a bola saiadas mãos do executante do lance livre.
  25. 25. Realização O lance livre Os jogadores não devem tocar a bola, na suatrajetória para o cesto, até que esta toque no aroou que seja evidente que não o tocará.
  26. 26. Realização Receção da bolaA receção da bola tem como objetivo darcontinuidade à ação atacante através de umacirculação correta da bola.
  27. 27. Realização Receção da bola Procurar receber a bola, sempre que possível comas duas mãos; Olhar sempre para a bola, até que ela fique sobtotal controlo por parte do jogador;
  28. 28. Realização Receção da bola Dedos afastados mas descontraídos edirecionados para a bola no momento da receção(mãos em forma de concha); Ir ao encontro da bola;
  29. 29. Realização Receção da bola Membros superiores em extensão e em direção àbola; Na receção, os membros superiores fletemfazendo um movimento de absorção.
  30. 30. Realização Posição de tripla ameaçaAtravés da posição de tripla ameaça podemosdriblar, passar ou lançar a bola ao cesto.
  31. 31. Realização Posição de tripla ameaça Pés paralelos e à largura dos ombros; Pernas semi-fletidas ao nível dos joelhos; Peso distribuído igualmente pelos dois apoios;
  32. 32. Realização Posição de tripla ameaça Tronco ligeiramente inclinado à frente; Braços fletidos e cotovelos junto ao corpo, mãosligeiramente acima da cintura e dedos afastados; Cabeça levantada.
  33. 33. Realização Posição defensiva básicaA posição defensiva básica tem como funçãodefender corretamente o adversário direto,impedindo de progredir com a bola ou depassar a bola ou de lançar ao cesto (no caso deestar na posse de bola) ou de receber a bola (nocaso de não ter a bola).
  34. 34. Realização Posição defensiva básica Pés afastados à largura dos ombros; Peso distribuído igualmente pelos dois apoios(parte anterior do pé); Membros inferiores ligeiramente fletidos;
  35. 35. Realização Posição defensiva básica Tronco ligeiramente inclinado à frente; Membros superiores semi-fletidos, palma dasmãos viradas para a frente e dedos afastados; Cabeça levantada.
  36. 36. Realização Passe picadoO passe picado serve para permitir que a equipamantenha a posse de bola e avance rapidamenteno campo.
  37. 37. Realização Passe picado Cotovelos junto ao corpo na fase inicial domovimento; Segurar a bola logo abaixo do peito com as duasmãos; Extensão dos membros superiores para baixo epara a frente, impelindo a bola para o solo;
  38. 38. Realização Passe picado Rotação externa dos pulsos na fase final domovimento; Ressalto da bola até à cintura do recetor.
  39. 39. Realização Passe de peitoO passe de peito serve para a equipa manter aposse de bola e avançar rapidamente no campo.
  40. 40. Realização Passe de peito Cotovelos junto ao corpo na fase inicial domovimento; Segurar a bola junto ao peito com as duas mãos; Extensão completa dos membros superiores emdireção ao alvo;
  41. 41. Realização Passe de peito A bola é empurrada na parte final, através de umarápida rotação dos pulsos para fora; Direcionar a bola à altura do peito do colega,dando um passo em frente; Posição final das mãos – palmas para fora epolegares a apontar para dentro e para baixo.
  42. 42. Realização Passe de ombroO passe de ombro serve para a equipa manter aposse de bola e avançar rapidamente no campo.A bola é arremessada na direção de umcompanheiro com uma só mão à altura doombro.
  43. 43. Realização Drible de progressãoO drible de progressão serve para se deslocarno campo, dirigindo-se ao cesto.
  44. 44. Realização Drible de progressão Olhar dirigido para a frente; Tronco ligeiramente inclinado à frente; Contactar a bola com a mão aberta, com os dedosestendidos e afastados;
  45. 45. Realização Drible de progressão Drible pela cintura; Drible ao lado e à frente do corpo; Contacto da mão com a bola por trás.
  46. 46. Realização Drible de proteçãoO drible de proteção tem como função permitira progressão pelo campo, protegendo a bola doadversário.
  47. 47. Realização Drible de proteção Olhar dirigido para a frente; Tronco ligeiramente inclinado à frente; Contactar a bola com a mão aberta, com os dedosestendidos e afastados;
  48. 48. Realização Drible de proteção Drible pela cintura; Drible ao lado e à frente do corpo; Contacto da mão com a bola por trás.
  49. 49. Realização Lançamento na passadaO lançamento na passada serve para converterum cesto, com a máxima aproximação à tabela.
  50. 50. Realização Lançamento na passada Os dois apoios são realizados em dois temposrítmicos, sendo o primeiro apoio executado com opé mais distante do cesto;
  51. 51. Realização Lançamento na passada Sequencia dos Apoios: Lado direito: direito/esquerdo/lançamento; Lado esquerdo: esquerdo/direito/lançamento.
  52. 52. Realização Lançamento na passada Junto ao cesto existe uma impulsão vertical que émaximizada pela subida enérgica do joelho dolado da mão lançadora (mão contrária ao pé dechamada); Flexão final do pulso do membro superiorlançador.
  53. 53. Realização Lançamento em apoioO lançamento em apoio serve para convertercesto.
  54. 54. Realização Lançamento em apoio Bola segura com as duas mãos junto ao peito; Extensão do membro superior de lançamento,para a frente e para cima, com trabalho de pulso(flexão/extensão);
  55. 55. Realização Lançamento em apoio Movimento de lançamento contínuo;
  56. 56. Realização Lançamento em apoio Mão que lança: Dedos afastados; Extensão completa do pulso; Palma da mão não toca na bola.
  57. 57. Realização Lançamento em apoio Mão de apoio: Posição lateral face à bola; Dedos afastados e apontados para cima; Polegares formam um T sem se tocarem.
  58. 58. Realização Lançamento paradoO lançamento parado serve para convertercesto.
  59. 59. Realização Lançamento parado O jogador enquadra-se com o cesto; Pernas fletidas; Bola bem segura à frente do peito;
  60. 60. Realização Lançamento parado Pé do lado da mão que lança ligeiramenteavançado em relação ao outro, com extensãosimultânea de braço e tronco, impulsionando abola na direção do cesto só com uma mão.
  61. 61. Realização DesmarcaçãoA desmarcação serve para se criar linhas depasse.
  62. 62. Realização Desmarcação Dar a entender ao adversário que vai prosseguirpor um dos lados; Desequilibrar o adversário para o lado quesimulou;
  63. 63. Realização Desmarcação Ultrapassar o adversário pelo lado contrário(mudança de direção); Aumento da velocidade de deslocamento (parasurpreender o adversário e ganhar situação devantagem numérica ou criar linhas de passe).
  64. 64. Realização MarcaçãoA marcação serve para se impedir o adversáriodireto de receber a bola.
  65. 65. Realização Marcação Colocar-se entre o adversário e o cesto; Dificultar tanto a sua movimentação no campocomo o passe ou o lançamento;
  66. 66. Realização Marcação Acompanhar os deslocamentos do adversário; Se o adversário parar o drible, o aluno deveaumentar a pressão, diminuindo a distância entreele e o portador da bola.
  67. 67. Bibliografia https://sites.google.com/site/suferopersporto/Home/basquetebol http://www.aemaximinos.net/recursos/ef/desportos_colectivos/basq_regras.htm

×