Your SlideShare is downloading. ×
0
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
T2 tratado de lisboa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

T2 tratado de lisboa

504

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
504
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. TRATADO DE LISBOA - 1.jpg
  • 2. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg TRATADO DE LISBOA Aprofundamento da União Económica e Monetária Promoção dos valores da União Europeia no Mundo Modernização das instituições da EU Processo de decisão mais rápido e mais eficiente Mais transparência nas decisões sobre Política Externa e Segurança Comum Reforço no combate à criminalidade transfronteiriça internacional, imigração ilegal e o tráfico de seres humanos, armas e droga.
  • 3. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg DIREITOS HUMANOS CIDADANIA DEMOCRACIA
  • 4. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg O Tratado de Lisboa Confere valor jurídico à Carta dos Direitos Fundamentais. ( As Instituições da UE e os Estados-Membros quando aplicam a legislação da União terão que respeitar os Direitos consagrados na Carta e que protegem os cidadãos) Prevê a adesão da União Europeia à Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
  • 5. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg Carta dos Direitos Fundamentais A ssegura a protecção dos direitos dos cidadãos europeus Reúne os princípios e valores que constam nos anteriores tratados
  • 6. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg Objectivos da Carta Preservar e desenvolver os valores comuns Colocar o Ser Humano no centro da acção da União Europeia Respeitar a identidade nacional dos Estados-Membros Respeitar a diversidade das diferentes culturas e tradições Promover um desenvolvimento equilibrado e duradouro Assegurar a liberdade de estabelecimento no território da UE Assegurar a livre circulação (pessoas, bens, serviços, capitais)
  • 7. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg Definição dos fundamentos democráticos da União (o Tratado prevê o direito dos cidadãos participarem na vida democrática da União)   D ireito de iniciativa popular ( 1 milhão de cidadãos europeus, de diferentes países da UE, pode pedir à Comissão Europeia para apresentar uma proposta legislativa sobre um determinado assunto ) Reforço do poder dos parlamentos nacionais sobre as actividades da EU ( Passam a ser notificados dos actos legislativos Europeus. Se um terço dos parlamentos considerar que a área não é da competência da UE, poderão solicitar à Comissão a revisão da proposta, assegurando que a União, não ultrapassa o domínio das suas competências)
  • 8. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg
  • 9. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg
  • 10. 2007_logo_branco_pp_02sp.jpg
  • 11.  

×