Didática geral tendências pedagógicas

  • 107 views
Uploaded on

Didática 3na

Didática 3na

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
107
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. DIDÁTICA GERAL Tendências Pedagógicas no Brasil Tereza Cristina Leandro de Faria
  • 2. Libâneo (1994) propõe a seguinte classificação para as Tendências Pedagógicas: Pedagogia Liberal A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os alunos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Didática A Didática é uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões que centra a atividade de ensinar no professor e usa a palavra (transmissão oral) como principal recurso pedagógico.
  • 3. Tradicional Renovadora progressista Renovadora não diretiva Tecnicista Principais características Justificação do sistema capitalista. Ênfase na defesa da liberdade e dos direitos e interesses individualistas na sociedade. Forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção. Teoria não crítica (manutenção do "status quo").
  • 4. Pedagogia Progressista A Pedagogia Progressista engloba as tendências que, partindo de uma análise crítica da realidade social, sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Didática A Didática de cunho progressista é entendida como direção da aprendizagem em que o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Por esta razão, os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina e sim ajuda o aluno a aprender.
  • 5. Libertadora Libertária Crítico social dos conteúdos Principais características A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade. Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
  • 6. Tendências Pedagógicas Pós-LDB n. 9.394/96 Após a LDB, a lei n. 9.394/96, revalorizam-se as ideias de Jean Piaget, Henry Wallon e Lev. S. Vygotsky, psicólogos que concebem o conhecimento como resultado da ação entre sujeito e objeto. São interacionistas.