Didática geral tendências pedagógicas

575 views

Published on

Didática 3na

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
575
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Didática geral tendências pedagógicas

  1. 1. DIDÁTICA GERAL Tendências Pedagógicas no Brasil Tereza Cristina Leandro de Faria
  2. 2. Libâneo (1994) propõe a seguinte classificação para as Tendências Pedagógicas: Pedagogia Liberal A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os alunos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Didática A Didática é uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões que centra a atividade de ensinar no professor e usa a palavra (transmissão oral) como principal recurso pedagógico.
  3. 3. Tradicional Renovadora progressista Renovadora não diretiva Tecnicista Principais características Justificação do sistema capitalista. Ênfase na defesa da liberdade e dos direitos e interesses individualistas na sociedade. Forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção. Teoria não crítica (manutenção do "status quo").
  4. 4. Pedagogia Progressista A Pedagogia Progressista engloba as tendências que, partindo de uma análise crítica da realidade social, sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Didática A Didática de cunho progressista é entendida como direção da aprendizagem em que o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Por esta razão, os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina e sim ajuda o aluno a aprender.
  5. 5. Libertadora Libertária Crítico social dos conteúdos Principais características A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade. Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
  6. 6. Tendências Pedagógicas Pós-LDB n. 9.394/96 Após a LDB, a lei n. 9.394/96, revalorizam-se as ideias de Jean Piaget, Henry Wallon e Lev. S. Vygotsky, psicólogos que concebem o conhecimento como resultado da ação entre sujeito e objeto. São interacionistas.

×