Formas de Preservação dos Recursos Hídricos

Trabalho elaborado por:
    •Alice Ferreira;
    •Fernando Ferreira;
    •Luí...
Introdução:
     Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de
 Geografia que é leccionada no 9º ano do Ensino Básico
 e...
Aplicações da Água no Quotidiano:
 Chuveiro;
 Banheira;
 Lavatório da Casa de Banho;
 Autoclismo;
 Lava-Louças;
 Maq...
Chuveiro:
       Consumo: Um chuveiro
 gasta entre 6 a 25 litros por
 minuto, conforme o modelo e a
 pressão da água. Um d...
Banheira:
        Consumo: As banheiras
 têm uma capacidade média
 entre 150 a 200 litros. Encher a
 banheira para uma ban...
Lavatório da Casa de Banho:
        Consumo: As torneiras dos
 lavatórios jorram cerca de 9
 litros por minuto. Um consumo...
Autoclismo:
      Consumo: Um terço da
 água que se gasta em casa é
 proveniente das descargas do
 autoclismo: 10 litros d...
Lava Louça:
      Consumo: Lavar a
 louça com a torneira meio
 aberta durante 15 minutos
 representa um consumo de
 cerca ...
Máquina de Lavar Roupa:
       Consumo: As máquinas
 de lavar roupa, sem dúvida
 imprescindíveis, para alem de
 muita ener...
Rega Gota-a-Gota:
       A plataforma de rega gota – a - gota ecológica baseia-
 se na aplicação uniforme, na zona activa ...
A rega ecológica gota – a - gota é bastante económica
devido à poupança de água e também porque evita o
desperdício das su...
O que é a poluição da água?
     A poluição da água é a introdução de materiais
 químicos, físicos e biológicos que estrag...
Poluição nos rios, mares e oceanos:

       O nitrogénio e o fósforo são elementos essenciais para a
vida aquática, mas o ...
Quanto aos mares e oceanos, para além das
descargas de lixo e produtos tóxicos a principal forma
de poluição é o derrame p...
Medidas para acabar com a poluição
nos rios, mares e oceanos:
    Não deposite lixo nas águas dos rios;
    Não canalize...
Poupar Água na Industria:
       Na indústria a água é
 utilizada na lavagem e
 arrefecimento              dos
 equipament...
As ETAR:
      A maior parte das águas residuais chegam às
 ETAR (Estação de tratamento das águas residuais).
 Começam por...
Conclusão:
     Em jeito de conclusão, verificamos ter atingido
 alguns dos     objectivos que havíamos delineado
 aquando...
Bibliografia:
 Manual, Viagens Geografia 9ºAno, Texto Editores

Listagem de Sites Consultados:

 Wikipédia, http://pt.wi...
Dia Mundial Da áGua
Dia Mundial Da áGua
Dia Mundial Da áGua
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Dia Mundial Da áGua

4,847

Published on

Água

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,847
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
176
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dia Mundial Da áGua

  1. 1. Formas de Preservação dos Recursos Hídricos Trabalho elaborado por: •Alice Ferreira; •Fernando Ferreira; •Luís Moreira; •Márcio Carvalho; •Miguel Novais.
  2. 2. Introdução: Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Geografia que é leccionada no 9º ano do Ensino Básico e que tem como finalidade a reflexão do seguinte tema: Forma de Preservação dos Recursos Hídricos. O objectivo deste trabalho é justamente sensibilizar-vos para uma realidade cada vez mais comum no nosso planeta, o desperdício dos recursos hídricos e obter uma boa nota. Esperamos que gostem!!!
  3. 3. Aplicações da Água no Quotidiano:  Chuveiro;  Banheira;  Lavatório da Casa de Banho;  Autoclismo;  Lava-Louças;  Maquina de Lavar Roupa;
  4. 4. Chuveiro: Consumo: Um chuveiro gasta entre 6 a 25 litros por minuto, conforme o modelo e a pressão da água. Um duche de 15 minutos, com a torneira meio aberta , gasta cerca de 240 litros. Economia: Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos diminui o consumo para cerca de 80 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar 80 por cento desse consumo.
  5. 5. Banheira: Consumo: As banheiras têm uma capacidade média entre 150 a 200 litros. Encher a banheira para uma banho de imersão, equivale a um duche de 15 a 20 minutos. Economia: Uma forma de economizar é encher até metade ou menos mantendo a mesma água durante o banho.
  6. 6. Lavatório da Casa de Banho: Consumo: As torneiras dos lavatórios jorram cerca de 9 litros por minuto. Um consumo de 12 litros por dia (4 lavagens de 20 segundos). Ao escovar os dentes durante 5 minutos com água a correr, gasta, em média 45 litros de água. Economia: Lavar os dentes, usando um copo com água e a torneira fechada reduz o desperdício. Se colocar uma tampa no lavatório ao fazer a barba, gasta menos 2 litros de água.
  7. 7. Autoclismo: Consumo: Um terço da água que se gasta em casa é proveniente das descargas do autoclismo: 10 litros de água são consumidos cada vez que o autoclismo funciona. Economia: Se colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito, a capacidade diminui. O consumo de água reduz para 8,5 litros por disparo. Outra solução é escolher uma autoclismo de duplo depósito, de uso mais racional.
  8. 8. Lava Louça: Consumo: Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos representa um consumo de cerca de 100 litros de água. Economia: Deixe os talheres e pratos de molho dentro do lava-louça antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará a economizar cerca de 100 litros de água.
  9. 9. Máquina de Lavar Roupa: Consumo: As máquinas de lavar roupa, sem dúvida imprescindíveis, para alem de muita energia, consomem muita água (aproximadamente 100 litros por lavagem). Economia: convém enchê-las bem, e no caso de não haver roupa que chegue para uma carga completa escolher o programa de “meia carga”, que será suficiente.
  10. 10. Rega Gota-a-Gota: A plataforma de rega gota – a - gota ecológica baseia- se na aplicação uniforme, na zona activa da raiz, de quantidades precisas de água e de fertilizantes, em conjunto com um conhecimento agrícola racional sobre as necessidades hídricas da planta. A rega gota – a - gota ecológica está directamente relacionada com a redução da aplicação de pesticidas e com o uso óptimo de fertilizantes. Este tipo de rega, aliado à aplicação racional de pesticidas, evita a acumulação de fertilizantes no solo e nas camadas subterrâneas. O uso da monitorização e de modelos para prever o desenvolvimento de pragas e compreender as necessidades minerais da planta, é um factor essencial na redução dos problemas ecológicos.
  11. 11. A rega ecológica gota – a - gota é bastante económica devido à poupança de água e também porque evita o desperdício das suas fontes. Além disso, é uma solução eficaz contra a erosão do solo, que reduz significativamente o uso de energia, em comparação com a maioria dos outros métodos de rega. Assim sendo, a rega gota – a - gota ecológica contempla tanto os problemas agrícolas como os do meio ambiente, integrando-os numa solução óptima. Se a indústria dos biocombustíveis adoptar o conceito de rega ecológica será muito mais fácil e eficiente atingir os seus objectivos máximos: garantir um abastecimento regular e constante de matérias-primas que a indústria necessita e colaborar na correcção de crescentes desequilíbrios no nosso meio ambiente.
  12. 12. O que é a poluição da água? A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afecta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes .
  13. 13. Poluição nos rios, mares e oceanos: O nitrogénio e o fósforo são elementos essenciais para a vida aquática, mas o excesso desses elementos, provocado pela poluição, podem causam um crescimento acelerado na vegetação aquática. Com isso, sobra menos oxigénio, podendo até mesmo matar os peixes daquele rio ou lagoa. Talvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que lançam toneladas e mais toneladas de produtos químicos directamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem.
  14. 14. Quanto aos mares e oceanos, para além das descargas de lixo e produtos tóxicos a principal forma de poluição é o derrame produtos petrolíferos , através dos grandes barcos petroleiros , e formam as chamadas marés negras que se abatem sobre muitas praias e outras zonas costeiras. A contaminação do meio ambiente por produtos petrolíferos tem como efeito a diminuição da fotossíntese, o tornar difícil a oxigenação das águas devido à camada de hidrocarbonetos e a intoxicação de muitos animais. A concentração de poluentes nos animais marítimos podem acabar por afectar os humanos, pois estes também são uma parte da nossa cadeia alimentar.
  15. 15. Medidas para acabar com a poluição nos rios, mares e oceanos:  Não deposite lixo nas águas dos rios;  Não canalize o esgoto directamente para os rios;  Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar;  Observe se alguma indústria está a poluir algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência;  Ter um bom sistema de saneamento básico;  Não deposite excedentes de rega, com fortes cargas poluentes, nos rios;  Os petroleiros deviam ter muito mais cuidado quando transportarem produtos petrolíferos.
  16. 16. Poupar Água na Industria: Na indústria a água é utilizada na lavagem e arrefecimento dos equipamentos e também como matéria-prima em diversos processos de fabrico. No entanto as industrias gastam água em demasia, por isso, para a economizar elas precisam de adquirir novos hábitos como adoptar sistemas que façam com que a água volte a depósitos para mais tarde ser reutilizada em outras situações como arrefecer máquinas e lavar peças.
  17. 17. As ETAR: A maior parte das águas residuais chegam às ETAR (Estação de tratamento das águas residuais). Começam por ser tratadas passando pelo processo de pré tratamento, onde são separados os sólidos mais grosseiros, que é seguida pelo tratamento primário e seguido pelo tratamento secundário e terciário, onde os resíduos são desinfectados. Nas ETAR, as águas depois de tratadas, são reutilizadas, e libertadas na natureza, como rios, etc.
  18. 18. Conclusão: Em jeito de conclusão, verificamos ter atingido alguns dos objectivos que havíamos delineado aquando do início do trabalho. Com este trabalho ficamos sensibilizados com o consumo excessivo dos recursos hídricos, e iremos ter em conta a poupança de água. No entanto temos plena consciência de que a luta pela poupança de água continua, sem dúvida. As gerações futuras deverão poupar água, para que ela um dia não escasseie. Esperamos que tenham gostado deste pequeno “cheirinho”.
  19. 19. Bibliografia:  Manual, Viagens Geografia 9ºAno, Texto Editores Listagem de Sites Consultados:  Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%A9 _negra;  Geocities, http://br.geocities.com/econtato/pol_aguas. html  Polmar, http://www.polmar.com/poluicao/sommaire. htm
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×