Dúvidas freqüentes preenchimento SMD EJs - fejesc 2009

414
-1

Published on

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
414
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dúvidas freqüentes preenchimento SMD EJs - fejesc 2009

  1. 1. Dúvidas FreqüentesPreenchimento SMD EJs FEJESC 2009 Diretoria Executiva FEJESC Gestão 2009
  2. 2. PROJETOS-Know-how tem que ser pra cada área de atuação do portfólio? Não há necessidade para cada área de atuação do portfólio.-Valor orçado é alteração com o que foi estabelecido com ocliente ou com os custos de orçamentação internos? O que importa é o orçamento que você apresentou para o cliente. Por exemplo: uma EJ orçou um projeto em 1000 reais: 600 reais de custos, 400 reais de lucro e apresentou na proposta1000 reais para o cliente. No decorrer do projeto, os custos foram acima do planejado e totalizaram 800 reais, mas a EJ preferiu descontar do seu lucro, e manter 1000 reais para o cliente. Isso não é alteração de escopo pois manteve o mesmo valor para o cliente.- O que está sendo considerado como “Pós-venda”?: O pós-venda é um modo de acompanhamento do projeto após o seu término. Portanto, não se considera a pesquisa de satisfação com o cliente, pois essa cabe mais à perspectiva mercado, no quesito satisfação do cliente-O check-box “Ter uma metodologia de projetos consolidada”anula o checkbox “Processo de refinamento da metodologia deexecução ou gerenciamento de projetos” ?-Não, não anula. Ou seja, ele dá essa abertura para o caso de a EJ ter umprocesso de refinamento mas não ter a metodologia de projetos por pelomenos um ano.-Quanto ao processo de refinamento da metodologia, o simplescontrole de alterações da planilha não conta.-Uma cláusula de acompanhamento que a EJ tem no contratocom o cliente, onde ela se coloca à disposição do cliente por umdeterminado período após a finalização do projeto, vale comopós-projeto.-Relatório Final, se tiver detalhado as etapas da consultoria (ouuma EAP, ou um passo-a-passo do projeto) conta comoretenção de know-how.-Indicadores de gerenciamento de projetos são consideradoscomo indicador de desempenho do processo. Ou seja, osindicadores sobre consultorias que a EJ tiver no PE já éconsiderado, mas fica dependendo de como for o indicador.Normalmente número de consultorias, porcentagem de atraso,porcentagem de satisfação, já conta.
  3. 3. MERCADO -Em Mercado e Projetos é pedido um critério repetido? Sim. O critério “número de consultorias realizadas no período” quer dizer a mesma coisa para as duas perspectivas. Não se preocupem, é realmente para preencher a mesma informação. MEJ -Ex-membros contam para eventos? Somente no caso de os ex-membros terem sido membros no período em que a coleta se refere. Se não, não conta. -Um membro que está na Diretoria executiva da Federação e na BJ, conta como 2 ? (Exemplo: Thaise e Leonardo) Sim, conta como duas pessoas. -Para o marcador sobre cases apresentados, podem ser considerados os painés e banners ? Não. Só contam aqueles cases apresentados em salas. Os painéis/banners não contam. -Como comprovar os participantes dos eventos do MEJ? Para eventos, uma lista com os nomes dos participantes já vale. -Comitê da Federação não vale como instância do MEJ. -Conselho fiscal da Federação é considerado como instância do MEJ. FINANCEIRA -O que pode ser considerado como fluxo de caixa ? O fluxo de caixa é a previsão de receitas - previsão de gastos e investimentos...se ela não faz previsão de entradas (receitas)...a empresa não faz previsão de fluxo de caixa. -Como proceder se o meu fluxo for negativo ? Se por acaso for negativo, ela pode preencher um "-" no inicio, semproblemas. -Receita Total e Faturamento Total são considerados a mesma coisa? Sim, é mais um indicador repetido, é pra preencher o mesmo valor.
  4. 4. PESSOAS-O que conta como horas de treinamento ? Qualquer curso que a empresa estimula que se faça, conta. -O processo trainee conta - Qualquer treinamento dos trainees conta (Nesse caso, um relatório da diretoria de RH, com quantidade de horas e participantes do processo trainee, já serve como comprovação). -Curso que a EJ proporciona conta como horas de treinamento. Por exemplo, se houverem membros sendo capacitados em um treinamento direcionado para consultores, também vale. -Eventos do MEJ também contam como capacitação, no caso a empresa deve considerar somente as horas de programação científica.-O que pode ser considerado como Código de ética? O código de ética da federação ou regimento interno (se apresentar qualquer diretriz de conduta do membro) são considerados.SOCIEDADEO que caracteriza o balanço social? Para ser considerado Balanço social tem de conter as seguintes características: -Ser um demonstrativo publicado anualmente contendo um conjunto de informações sobre: -os projetos - benefícios -Ação social. -Deve ser dirigido à: - empregados -investidores -analistas de mercado -acionistas -comunidade. Se contém estas características, principalmente, a publicação anual e o conjunto de informações sobre projetos, benefício e ação social é considerado balanço, mesmo se com o nome “Relatório de Gestão”.OUTRAS DÚVIDAS-E se a EJ não tem a prática a qual o indicador se refere? A EJ deve preencher “0”. Por exemplo, se ela não faz fluxo de caixa ou se não tem indicadores de planejamento estratégico ela preenche "0".

×