Your SlideShare is downloading. ×
Absolutismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Absolutismo

600
views

Published on

Generalidades

Generalidades

Published in: Travel, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
600
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ABSOLUTISMO
  • 2. INTRODUÇÃO  O absolutismo foi um sistema político- administrativo que vigorou nos países europeus, na período do Antigo Regime (entre os séculos XVI ao XVIII ).  O absolutismo começou a se formar no final da Idade Média (séculos XIV e XV), quanto ocorreu uma forte concentração de poderes políticos nas mãos dos monarcas.
  • 3. ABSOLUTISMO:TEORIA  Jean Bodan-Soberania não Partilhada,ou seja a soberania real não poderia sofrer restrições pois emana das leis de deus (A República).  Jacques Bossuet –A sua teoria influenciou os reis franceses da dinastia Bourbon(Politica Segundo a Sagrada Escritura) Teoria do direito divino JACQUES BOSSUET
  • 4. ABSOLUTISMO:TEORIA  Nicolau Maquiavel-Razão de estado acima de tudo(O príncipe)  Thomas Hobbes-Defende o poder de estado acima de tudo-”O Homem é o lobo do Homem”(Leviatã)
  • 5. LUIS XIV  Rei Sol”.  Cardeal Mazzarino – eliminação das Frondas (associações de nobres e burgueses).  Colbert – incentivo às manufaturas de luxo, navegações, conquistas na América, Mercantilismo  Construção do Palácio de Versalhes.  Aumento constante de impostos.  1685: Revogação do Édito de Nantes – perseguições e emigração de burgueses.
  • 6. HENRIQUE VIII  1534: Acto de Supremacia – criação da Igreja Anglicana.  União de Inglaterra com gales  Reforma protestante  Lider da Igreja  Dissolução dos monasterios
  • 7. D.JOÃO V  D. João V desenvolveu a arte barroca em Portugal.  Escreveu uma obra sobre o poder da Coroa, mas que infelizmente está perdida  D. João V, tornou-se um protector da música, das artes e das letras.  Construiu o convento de Mafra, o aqueduto das águas livres, em Lisboa, e a biblioteca da universidade de Coimbra.  Foi responsável pelo Tratado de Madrid que substituiu o Tratado de Tordesilhas.
  • 8. Fim