Sabor do Café – Receitas




                                A Química Do Cafezinho


A Descoberta Do Café
Os historiadore...
COQUETÉIS E BEBIDAS ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ


ALEXANDER COFFEE                      BATIDA DE CAFÉ                      ...
COQUETÉIS E BEBIDAS ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ

LICOR DE CAFÉ 1                       LICOR DE CAFÉ 2                      ...
BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ


CHOCOLATE QUENTE                        COQUETEL DE CAFÉ                        AM...
BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ

REFRESCO DE CAFÉ                          SUCO DE LARANJA COM CAFÉ                C...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

BOLO DE CAFÉ COM PASSAS                   BOLO COM CHANTILLY                       BANANA F...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

BOLO DE ANIVERSÁRIO A CAFÉ                BOLO DE CAFÉ COM PASSAS                   BOLO DE...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

BOLO DE CAFÉ 1                            BOLO DE CAFÉ 2                             BOLO D...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ
BOLO DELICIOSO

Ingredientes:

Massa:
 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
 4 xícaras (ch...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

GEMADA SOFISTICADA DE CAFÉ                BOLO DE NOZES AO CAFÉ                  CASSATA CA...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

BRIGADEIRO DE CAFÉ 1                      MOUSSE DE CAFÉ 1                           MOUSSE...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

PAVÊ DE NOZES AO CAFÉ 1                    PAVÊ DE NOZES AO CAFÉ 2                 PAVÊ ESP...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

PASTEL DE AMEIXA                         PIZZA DOCE DE COCO COM                 PUDIM CAPUC...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

PUDIM DE CAFÉ 1                         PUDIM DE CAFÉ 2                           PUDIM DE ...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

ROCAMBOLE DE CAFÉ 1                       ROCAMBOLE DE CAFÉ 2                     ROCAMBOLE...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

SORVETE CAPPUCCINO DE CAFÉ               SORVETE DE CAFÉ                           SORVETE ...
RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ

TORTA DE CAFÉ 2                          TORTA GELADA DE CAFÉ COM                  TORTA GE...
Receitas Sabor Do Café 1
Receitas Sabor Do Café 1
Receitas Sabor Do Café 1
Receitas Sabor Do Café 1
Receitas Sabor Do Café 1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Receitas Sabor Do Café 1

8,077

Published on

Published in: Technology
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
8,077
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
544
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Receitas Sabor Do Café 1

  1. 1. Sabor do Café – Receitas A Química Do Cafezinho A Descoberta Do Café Os historiadores dizem que o café foi descoberto na Etiópia, em torno de 700 AC, onde a planta crescia naturalmente. Alguns pastores perceberam que suas ovelhas não conseguiam dormir, à noite, após comerem os frutos desta planta. Durante o século XIV alguns pés de café foram plantados na Arábia. Eles chamaram esta planta de Kaweh, e era usado como alimento, na fabricação de vinho e como remédio. Por volta de 1500, o café já estava na Turquia e na Itália e, em 1720, já estava em Paris. Em 1736 o primeiro pé de café foi plantado em Porto Rico e, menos de 20 anos mais tarde, já era o principal produto de exportação do país (como continua sendo até hoje!). A economia brasileira, por um longo período, teve no café o seu principal produto. O país com o maior consumo per capita de café é os EUA, e, lá, as variedades preferidas são as provindas da Colômbia e de Porto Rico. Composição Química Do Café A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou, principalmente, cafeína. Grande engano! O café possui apenas de 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano. O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 ou vitamina PP de "Pelagra Preventing" do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10 %, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína. Após a torra, os ácidos clorogênicos formam diversos quinídeos que possuem vários efeitos farmacológicos, como aumento da captação de glicose (efeito antidiabético), ação antagonista opióide (efeito anti-alcoolismo) e inibidora da recaptação da adenosina (efeito benéfico na microcirculação).
  2. 2. COQUETÉIS E BEBIDAS ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ ALEXANDER COFFEE BATIDA DE CAFÉ CHANONIZ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1/2 xícara de pinga 2/4 de café 2/5 de café 1 xícara de café forte 1/4 de cachaça 1/5 de brandy 1/2 xícara de creme de leite 1/4 de curaçau blanc 1/5 de creme de leite 4 colheres de açúcar 1 colher de açúcar 1/5 de cacau Modo de preparo: 1 bola de sorvete de creme Coloque todos os ingredientes em Modo de preparo: Modo de preparo: uma jarra. Bater e servir em copo long drink. Bater e servir em copo de coquetel. Junte o gelo, mexa bem e sirva em Decorar com frutas. Pulverizar com canela. um copo de batida. BUTTERFLY COQUETEL DE CAFÉ COOUETEL IMPERIAL DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 2/5 de café 1 lata de leite condensado 4 a 6 pedras de gelo 1/5 de whisky 1 1/2 colheres de café 1 colher (sopa) de açúcar bem cheia 1/5 de licor de cacau 2 vezes a mesma medida de leite 2/4 de xícara (chá) de café bem quente 2 cravos 1/4 de xícara (chá) de mandarino Modo de preparo: 1/2 xícara de conhaque tangerina Bater e servir em taça de coquetel. chantilly 1/4 de xícara de (chá) de whisky Decorar com cereja e hortelã. raspas de chocolate Modo de preparo: Modo de preparo: Agitar bem firme na coqueteleira, Misture bem todos os ingredientes, colocar em taças altas. Decorar com menos o conhaque. Deixe ferver por 5 chantilly, salpicado com chocolate minutos. Junte o conhaque e sirva em granulado e com uma cereja. seguida decorado com chantilly e raspas de chocolate. CREME DE CAFÉ DÉRICA HAND EVER COFFEE Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 colher de manteiga 2/4 de café 2/3 de café 1 xícara de açúcar 1/4 de vodka 1/3 de abricot 1/2 colher de baunilha 1/4 de licor de chocolate 1 lance de vinho do porto 2 colheres de licor de cacau Modo de preparo: Modo de preparo: 2 colheres de café bem forte Bater e servir em copo long drink. Mexer e servir em copo especial. Modo de preparo: Completar com soda limonada. Decorar com Grãos de café. Bata a manteiga até ficar como um Decorar com pássaros. creme. Junte o resto dos ingredientes. Leve para gelar. DIANA COFFEE LADY WINTER GELADINHO DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 2/4 de café 2/4 de café 1 vidro de leite de coco (200ml) 1/4 de gin 1/4 de conhaque 100ml de café forte 1/4 de cherry brandy 1/4 de licor de café 200ml de vodka 1 lata de leite condensado Modo de preparo: Modo de preparo: 1 lata de creme de leite com soro Bater e servir em taça de coquetel. Mexer e servir em taça de coquetel. Pulverizar com noz-moscada. Decorar com creme de chantilly. Modo de preparo: Bata no liquidificador os quatros primeiros ingredientes. Depois de batido misture o creme de leite e leve para gelar, sirva bem geladinho.
  3. 3. COQUETÉIS E BEBIDAS ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ LICOR DE CAFÉ 1 LICOR DE CAFÉ 2 LICOR REAL DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 250g de açúcar 1 lata de leite condensado 1 copo médio de café 250ml de álcool 95 g.l. 1 lata de água 1 copo médio de conhaque 500ml de água 1 lata de pinga ou 2 de álcool 1 copo médio de guaraná 10g de café bem forte 3 colheres de café 1 lata de leite condensado Modo de preparo: Modo de preparo: Modo de preparo: Deixar em infusão num vidro ou Bater todos os ingredientes no Bater tudo no liquidificador, deixar vasilha de louça o café no álcool liquidificador. gelar, servir em taças altas, enfeitadas diluído 8 dias para fixar. com chantilly e cerejas. Fazer uma calda e misturar, deixar esfriar e depois juntar ao tudo que está filtrado. Deixa-se o licor em repouso por alguns dias. MARASCHINO SCOTTISH COFFEE MOKINHA Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1/4 de brandy 1/4 de whisky 13 xícaras de leite 1/4 de anizete 3 colheres de chocolate em pó Modo de preparo: 2/4 de café quente 6 colheres de café forte 1 colher de açúcar 2 colheres de creme de leite Montar em copo flute. 5 colheres de açúcar Modo de preparo: 2 colheres de conhaque Decorar com chantilly ou chocolate granulado. Montar e servir em caneca especial. Modo de preparo: Decorar com creme de chantilly. Ferva o leite com o chocolate em pó. Pulverizar com whisky. Retire do fogo e junte o café, o açúcar e o creme de leite. Mexa bem, acrescente o conhaque e sirva em xícaras. CAFÉ MACINATO BATIDA DE CAFÉ LICOR DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 litro de álcool/cachaça 1 copo de cachaça 1 lata de leite condensado 1 Kg de açúcar 2 copos de café bem forte 1 lata de café bem forte (para 1 lata de 500 g de café torrado em grãos 1 xícara de creme de leite água colocar 3 colheres bem cheias de 1 litro e meio de água 8 colheres de açúcar pó de café Carnielli) Cubos de gelo. 1 lata de vodka (se preferir mais forte, Modo de Preparo: acrescentar mais vodka) Modo de Preparo: 1 lata de açúcar Coloque em recipiente de vidro ou 1 colher da baunilha plástico o café e o álcool; Colocar os ingredientes numa jarra e 1 lata de creme de leite mexer bem. Deixe em infusão por 8 dias; Modo de Preparo: Acrescentar o gelo e servir em copos Em uma panela misture a água com de batida. Colocar os ingredientes acima no o açúcar e leve ao fogo até formar liquidificador, menos o creme de leite. uma calda média. Esfrie e reserve; Coe a infusão num coador de pano; Bater bem e depois acrescentar o creme de leite e dar uma ligeira batida. Misture a infusão com a calda fria; Filtre a mistura, colocando algodão Servir em coquetéis. no fundo de um funil; Após filtrado, engarrafar e tampar.
  4. 4. BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ CHOCOLATE QUENTE COQUETEL DE CAFÉ AMOR-PERFEITO Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 2 xícaras de café bem forte e sem 200 ml de suco de laranja 2 xícaras (chá) de leite quente açúcar 1 bola de sorvete 1 tablete pequeno de chocolate meio 1 litro de leite Calda de chocolate amargo picado 4 colheres de chocolate em pó 50 ml de café quente 3 colheres (sopa) de açúcar 1 copo de açúcar Chantily 1 colher (sopa) bem cheia de café 4 colheres de conhaque Grão de café torrado para decorar. em pó 1 colher de amido de milho (maizena). 1 colher (chá) rasa de canela em pó Modo de Preparo: 3 colheres (sopa) de creme de leite Modo de Preparo: Escolha um copo com um gargalo no Levar o açúcar ao fogo e mexer até meio. Encher com o suco até o Modo de preparo: derreter. Acrescentar o leite e o gargalo, em seguida coloque o Ferva o leite, junte o pó de café e chocolate dissolvido em um pouco de soverte, deixe a infusão por 5 minutos. Coe, água calda de chocolate, café quente, volte ao fogo, adicione o chocolate e e deixar ferver até derreter o açúcar chantily e finalmente os grão de café o açúcar e mexa até derreter. Retire por completo. Colocar o amido de para decorar. do fogo, acrescente a canela, o creme milho dissolvido em água e mexer até de leite, bata no liquidificador até ficar engrossar. Acrescentar o café e o espumante. Sirva quente ou gelado. conhaque e servir quente. CAFÉ COM SORVETE CHOCOLACOINO DELÍCIA DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1/4 xícara (chá) de café forte 1 xícara de café bem forte 1/2 litro de café forte 2 colheres (chá) de açúcar 1/2 xícara de chocolate em pó Leite 2 1/2 xícaras (chá) de leite Creme de chantilly Açúcar 6 colheres (sopa) de sorvete de Chocolate granulado baunilha ou de chocolate Modo de preparo: Modo de preparo: Prepare um café forte, deixe esfriar, Modo de preparo: Misture o chocolate e o café e adoce coloque numa fôrma de cubinhos de Misture o café, o açúcar e o leite e a gosto. Cubra com chantilly e gelo e congele. Depois que o café divida o líquido em 2 copos grandes. polvilhe chocolate granulado. estiver congelado, retire uns 4 a 5 Coloque 3 colheres (sopa) sorvete em cubos de gelo e coloque no cada copo, misture e sirva com liquidificador. Acrescente o leite e canudinhos. açúcar a gosto, e bata até que os cubos se desfaçam e a mistura fique cremosa. Despeje em copos altos, decore a gosto e sirva imediatamente. ESPUMANTE DE CAFÉ FRAPÊ DE SORVETE COM CAFÉ PONCHE DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 xícara de café quente 6 colheres (sopa) sorvete de creme 4 pedacinhos de chocolate meio 1/2 xícara de creme de leite 2 xícaras (chá) de leite gelado amargo 1/4 de xícara de chocolate meio 2 colheres (sopa) de mel Açúcar a gosto amargo partido em pedaços 1 colher (chá) de canela 4 colheres de creme de leite 2 1/2 colheres (sopa) de açúcar 6 colheres (chá) de café 4 xícaras de café bem forte Chantilly, canela e cacau em pó Modo de preparo: Modo de preparo: Raspas de laranja Misture o café e o creme de leite. Bata todos os ingredientes no Aqueça bem. Coloque no liquidificador e sirva a seguir. Modo de preparo: liquidificador, junte os pedaços de Derreter o chocolate, o açúcar e o chocolate e açúcar. Tampe bem e creme em fogo brado. Juntar o café e bata em alta velocidade por 20 levar ao fogo sem deixar ferver. segundos. Despeje em canecas Colocar em xícaras grandes. aquecidas. Rende 2 porções. Guarneçer com chantilly e sobre ele colocar canela, cacau em pó e raspas de laranja.
  5. 5. BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS À BASE DE CAFÉ REFRESCO DE CAFÉ SUCO DE LARANJA COM CAFÉ CAFÉ AMARILLO Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 lata de leite condensado 500 ml de suco de laranja 4 gemas de ovo frescas 1 colher de café 5 a 6 cubos de gelo de café 4 colheres de sopa de açúcar Gelo picadinho 3 colheres de sopa de creme de leite 80 ml de leite 3 colheres de sopa de açúcar 40 ml de café frio Modo de preparo: 4 bolas de gelado de baunilha Colocar no liquidificador o leite Modo de preparo: condensado com a mesma medida de Coloque todos os ingredientes no Modo de preparo: água e o café. Bater bem, distribuir os liquidificador e bata até desmanchar Prepare o café e deixe arrefecer gelos em copos altos (long drink) e as pedras de gelo de café. Coloque as quatro gemas de ovo, o despejar a mistura de café, sirva a Se pretender, decore com lascas de açúcar e o leite no misturador e bata seguir. chocolate e uma fatia de carambola até ficar cremoso. Junte o café frio e Coma com uma colher. mexa rapidamente. Coloque uma bola de gelado de baunilha em cada prato de sobremesa e cubra com o creme de gemas de ovo. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ BALA DE CAFÉ 1 BALA DE CAFÉ 2 MOUSSE DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 copo de café forte 3 copos de açúcar 1 lata de leite condensado 3 copos de açúcar 1 copo de café forte a mesma medida de café forte e frio 1 copo de leite 1 copo de leite 1 lata de creme de leite 3 colheres (sopa) de mel 1 colher (sopa) de manteiga 1 gema 1 gema Modo de preparo: 1 colher (sopa) de margarina 4 colheres de mel Bater todos os ingredientes no 1 colher de farinha de trigo 1 colher de farinha de trigo liquidificador e levar à geladeira por 4 horas. Sirva gelado. Modo de preparo: Modo de preparo: Misture os ingredientes e leve ao Mistura-se firme muito bem e leva-se fogo até dar o ponto de bala (ponto de ao fogo, mexendo até tomar ponto de fio). Deixe esfriar e corte em bala. Despeja-se a massa sobre uma quadradinhos e enrole em papel pedra de mármore ligeiramente celofane (somente no dia seguinte). untada de manteiga. Quando esfriar, cortar em quadradinhos e envolver em papel de seda. COCADA DE CAFÉ COM PUDIM CLÁSSICO DE CAFÉ ESPUMA DE CAFÉ GENGIBRE Ingredientes: Ingredientes: 1 lata de leite condensado 3 latas de leite condensado Ingredientes: 2 vezes a mesma medida de água a mesma medida de 1 lata de café ½ lata de leite condensado fervente 2 medidas de leite 1 ½ xícara (chá) de açúcar 3 colheres (sopa) de café, (bem 12 ovos ¾ de xícara (chá) de café preparado cheias) açúcar forte 1 colher (sopa) de chocolate em pó óleo ½ coco médio ralado, sem casca 1 colher (sopa) de amido de milho Modo de preparo: 1 colher (sopa) de gengibre ralado 3 ovos Misture muito bem o leite condensado 1 colher (chá) de manteiga Caramelo: com as gemas, o café forte e o leite. 1 xícara (chá) de açúcar Bata no liquidificador. Prepare uma Modo de preparo: 1 xícara (café) de café calda de caramelo para untar a forma. Coloque todos os ingredientes em Modo de preparo: Derreta um pouco de açúcar e junte 1 uma panela e leve ao fogo baixo, Coe o café com as 2 medidas da lata xícara (chá) de água. Conserve em mexendo sempre, até que solte de água fervente e deixe esfriar. fogo brando até obter uma calda rala, do fundo da panela. Transfira a Coloque no liquidificador com os mexendo de vez em quando, para massa para um mármore ou outra demais ingredientes. não queimar o açúcar. Despeje a superfície lisa, untada, espalhe e Bata bem e despeje em uma forma mistura do café na forma e leve ao deixe esfriar. Corte em quadrados e para pudim caramelizada. forno moderado previamente guarde em local seco. Leve ao forno em banho-maria por 1 aquecido, em banho-maria por 1 hora. hora e 30 minutos. Vigie para que a água não seque. Calda: Derreta o açúcar e junte o Desenforme e deixe esfriar. Decore tudo, deixe ferver um pouco. com creme chantilly.
  6. 6. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ BOLO DE CAFÉ COM PASSAS BOLO COM CHANTILLY BANANA FRITA COM MOLHO DE CAFÉ E RUM Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 2 xícaras de café coado bem forte Massa: 2 xícaras de farinha de trigo 100g de manteiga 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 8 ovos 1 ovo batido 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 1/2 xícara de açúcar 1/2 xícara (chá) de leite 2 ovos 1/2 xícara de farinha de trigo 2 colheres (chá) de fermento em pó 100 g de passas pretas sem caroço 1 pitada de sal 1/4 de colher (chá) de sal 100 g de manteiga 1/4 de xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) rasa de fermento em Recheio e cobertura: 2 colheres (chá) de manteiga pó 600g de creme de leite fresco derretida 1 colher (chá) bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de café 5 bananas não muito maduras 1 colher (chá) canela em pó 8 colheres (sopa) de açúcar Óleo para fritar 1 colher (chá) essência de baunilha 1/2 xícara de conhaque Açúcar de confeiteiro Molho: Recheio e cobertura: 1/2 xícara (chá) de café forte Calda: 20 confeitos de chocolate em forma 2 colheres (sopa) bem cheias de 1 xícara de açúcar de grãos de café fécula de batata 2 xícaras de café forte coado 4 colheres (sopa) rasas de raspas 3 colheres (sopa) bem cheias de 100g de passas de chocolate manteiga 2 colheres (sopa) chocolate em pó 2 colheres (chá) de rum Modo de preparo: Modo de preparo: Modo de preparo: Derreter a manteiga e deixar esfriar. Calda: Bater os ovos com o açúcar e sal. A Misture e peneire a farinha de trigo, o Misturar todos os ingredientes e levar mistura deve ficar esbranquiçada e fermento, o sal e o açúcar. À parte, ao fogo mexendo até ferver, diminuir bem encorpada. Adicionar a farinha misture o ovo, o leite e a manteiga. o fogo, deixar por 10 minutos. de trigo e a manteiga à mistura de Acrescente a mistura de farinha Deixar esfriar. ovos. Despejar a massa numa forma mexendo bem. Corte a banana, passe redonda (24 cm de diâmetro) e assar os pedaços em um pouco de farinha. Massa: por 50 minutos. Frite as bananas em óleo bem Na batedeira colocar 1 xícara de quente, mexendo os pedaços para açúcar, os ovos e a manteiga, bater Recheio e cobertura: que fiquem iguais e bem dourados. bem. Colocar a farinha de trigo que foi Bater o creme de leite até que Coloque em cima de um papel misturada com os ingredientes secos, comece a encorpar. Ir acrescentando absorvente para que percam o alternando com a calda, despejar em o café e o açúcar. Bater até dar ponto excesso de gordura. forma untada e polvilhada. Assar por de chantilly. Cortar a massa ao meio, 30 minutos ou mais. Fazer um colocar o chantilly e deixar um pouco Molho: merengue grosso com 2 xícaras de para cobrir o bolo. Enfeitar com os Derreta o açúcar em fogo baixo, açúcar de confeiteiro, café forte e confeitos e raspas de chocolate. adicione o café pouco a pouco, coado e mexendo sempre. Misture a fécula de passar em cima do bolo. batata com as 3 colheres de café frio, junte a mistura de açúcar e café e continue o cozimento, ate que o molho ferva e fique denso. Retire do fogo, acrescente a manteiga e o rum, misture e empregue. CHARLOTE DE CAFÉ Ingredientes: 8 gemas 1 xícara de açúcar 2 xícaras de leite 3/4 xícara de café frio 1 colher de gelatina em pó sem sabor 1/2 xícara de licor de café 2 xícaras de creme de leite fresco 2 caixas de biscoito champanhe cortadas ao meio 1/2 xícara de creme de chantilly e grãos de café para decorar Modo de preparo: Num refratário misture bem as gemas com o açúcar. Aqueça o leite em tempo de fervura e acrescente lentamente as gemas mexendo rapidamente. Leve ao fogo em banho maria e mexa até engrossar e reserve. Num recipiente, misture o café com a gelatina e deixe hidratar durante 1 minuto. Acrescente ao creme reservado e mexa até que a gelatina se dissolva. Misture metade do licor, espere esfriar (sem deixar muito duro) e incorpore o creme de leite levemente batido e reserve. Num recipiente misture o restante do café com a outra metade do licor, umedeça a parte de aras dos biscoitos e forre a lateral das forminhas refratárias individuais forradas com papel manteiga (com a parte arredondada para cima). Encha as forminhas com o creme e reservado e leve a geladeira, 2 horas depois desenforme, retire o papel e decore com chantilly e grãos de café. Conforme a receita o rendimento é de 6 porções.
  7. 7. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ BOLO DE ANIVERSÁRIO A CAFÉ BOLO DE CAFÉ COM PASSAS BOLO DE CHOCOLATE COM CAFÉ 1 Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: Pão-de-ló: 2 xícaras de café coado bem forte 8 ovos 2 xícaras de farinha de trigo Massa: 3 xícaras de açúcar 2 xícaras de açúcar 1 xícara de margarina derretida 1 colher de fermento em pó 2 colheres (sopa) de chocolate em 3 xícaras de açúcar 1 pitada de bicarbonato pó 1 xícara de chocolate em pó 3 colheres de chocolate em pó 2 ovos 2 xícaras de café 1 colher de café 100 g de passas pretas sem caroço 4 xícaras de farinha de trigo 4 xícaras de farinha de trigo 100 g de manteiga 1 colher de fermento em pó 1 xícara de água 1 colher (sopa) rasa de fermento em 4 ovos - separados gemas e claras Recheio: pó 1 lata de leite condensado 1 colher (chá) bicarbonato de sódio Cobertura: 2 latas de leite 1 colher (chá) canela em pó 2 colheres de margarina 2 colheres de maizena 1 colher (chá) essência de baunilha 1 lata de leite condensado 1 colher de manteiga Açúcar de confeiteiro 1 gema peneirada Chantilly: 5 colheres de café 1 litro de creme de leite gelado Calda: 4 colheres de chocolate em pó 1 xícara de açúcar 1 xícara de açúcar 250g de chocolate meio amargo 2 xícaras de café forte coado Modo de preparo: picados 100g de passas Massa: 250g de chocolate ao leite picados 2 colheres (sopa) chocolate em pó Bata as gemas, a margarina e o Cobertura: açúcar até ficar um creme claro. 2 claras em neve Modo de preparo: Adicione o chocolate em pó e o café, 1 pitada de creme de tártaro acrescente a farinha de trigo e o 1 xícara de café Calda: fermento em pó, bata bem. Por último 250g de açúcar Misturar todos os ingredientes e levar acrescente as claras em neve Modo de preparo: ao fogo mexendo até ferver, diminuir misturar delicadamente. Leve ao Pão-de-ló: o fogo, deixar por 10 minutos. Deixar forno para assar em forma untada por Na batedeira bata os ovos e o açúcar esfriar. 30 minutos. até dobrar de volume. A parte, Cobertura: misture o chocolate e o café com a Massa: Em uma panela coloque a margarina, água, leve ao fogo até ferver. Após os Na batedeira colocar 1 xícara de o leite condensado a gema peneirada, ovos dobrarem de volume acrescente açúcar, os ovos e a manteiga, bater o chocolate em pó e o café. Leve ao a farinha de trigo, fermento em água bem. Colocar a farinha de trigo que foi fogo sem parar de mexer e deixe com bicarbonato. Alternadamente misturada com os ingredientes secos, cozinhar até ficar cremoso, despejar o coloque a água, o chocolate e o café. alternando com a calda, despejar em creme ainda quente em cima do bolo. Mexa delicadamente numa forma forma untada e polvilhada. Assar por untada e leve ao forno pré-aquecido. 30 minutos ou mais. Fazer um BOLO DE CHOCOLATE COM CAFÉ 2 Recheio: merengue grosso com 2 xícaras de Leve ao fogo todos o ingredientes. açúcar de confeiteiro, café forte e Ingredientes: Faça um creme e deixe esfriar. coado e passar em cima do bolo. 1 xícara de Nescau Reserve. À parte bata o creme de 1 xícara de açúcar leite gelado e o açúcar até chegar a 2 xícaras de farinha de trigo chantilly. Pegue 250g de chocolate 1 xícara de café quente meio amargo e 250g de chocolate ao 1 xícara de óleo leite picados. 3 ovos Montagem: 1 colher de pó Royal Misture o creme frio e o chantilly. 4 ovos ralados (separados gemas e Misture bem, delicadamente claras) acrescente os chocolates picados. Calda: Corte o bolo ao meio, molhe o mesmo 1/2 xícara de açúcar com um pouco de licor de chocolate. 1/2 xícara de Nescau Leve o bolo a geladeira, enquanto 1 colher de margarina prepara a cobertura. 2 colheres de leite Cobertura: Bata as claras em neve com o creme Modo de preparo: de tártaro. À parte leve ao fogo o café Massa: e o açúcar até chegar a ponto de fio Bata as claras em neve e separe, grosso. Despeje sobre as claras em bata as gemas, o açúcar e os demais neve, batendo sempre até esfriar, ingredientes. Por último junte as cubra o bolo. Em cima do bolo claras, leve para assar em forno coloque raspas dos chocolates e faça médio por 25 minutos. detalhes com chantilly utilizando bico Calda: de confeitar, é importante que seja Misture todos os ingredientes, leve ao feito de um dia para outro e servido fogo até engrossar, retire do fogo e gelado. bata um pouco para ficar mais consistente e espalhe por cima do bolo e decore a gosto.
  8. 8. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ BOLO DE CAFÉ 1 BOLO DE CAFÉ 2 BOLO DE CAFÉ 3 Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 litro de café forte (5 colheres bem 4 gemas 3 ovos cheias de pó de café p 1 litro de água) 2 xícaras de açúcar 9 colheres (sopa) de açúcar 1 e ½ xícara de açúcar 8 colheres de margarina 9 colheres de faria de trigo 2 ovos 3 xícaras de farinha de trigo 2 colheres de manteiga 2 colheres (sopa) de margarina 1 colher de fermento em pó 2 colheres de chocolate em pó derretida 1 xícara de café frio forte sem 1 colher de pó Royal 1 xícara de mel açúcar 1 copo de café forte e sem açúcar 1 xícara de frutas cristalizadas 4 claras em neve picadas Cobertura: 150 g de chocolate amargo ralado Cobertura: 1 ovo inteiro 1 colher (chá) de canela em pó 1 xícara de açúcar mascavo 2 colheres de manteiga 1 colher (chá) de cravo socado 3 colheres de café frio e forte 2 colheres de chocolate em pó 1 colher (chá) de fermento em pó 7 colheres de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo Modo de preparo: 1 pacote e 50 g de coco ralado 1 colher (chá) de sal Na batedeira, bata bem as gemas Modo de preparo: Modo de preparo: com o açúcar e a margarina, até ficar cremoso. Desligue a batedeira e junte Massa: Misture o açúcar com a margarina o trigo e o fermento intercalando o Bater o açúcar com a manteiga, as derretida, acrescente os ovos um a café frio. Misture delicadamente as gemas e o restante dos ingredientes. um e continue batendo até formar um claras em neve. Coloque numa Por ultimo as claras em neve. creme. assadeira e leve ao forno quente até Junte o mel, a canela, o cravo, o sal e dourar. À parte misture os Cobertura: o fermento mexendo. ingredientes da cobertura e despeje Misturar firme e bater bem, cobrir o Alternadamente junte o café e a no bolo ainda quente. Deixe esfriar e bolo quente e deixar no forno farinha de trigo. corte. desligado até secar a cobertura. Depois as frutas cristalizadas passadas em 1 colher de farinha de trigo e o chocolate ralado. Unte e enfarinhe a fôrma, coloque a massa e leve a assar em forno pré- aquecido. BOLO DE MEL BOLO RUSSO GELADO BOLO FOFO DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: Massa: 2 colheres de maisena 7 claras 5 xícaras de farinha de trigo 5 colheres de chocolate 2 xícaras de açúcar 1 copo de mel 1 xícara de leite 7 gemas 1 copo de óleo 1 xícara de café forte 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 copo de açúcar 1 xícara de creme de leite 1 xícara de café frio 3 ovos Açúcar a gosto 1 colher (sopa) fermento em pó 1 copo de café (forte e doce) Fatias de bolo de pão-de-ló 1 colher (chá) baunilha 1 colher (sopa) fermento em pó 1 pitada de sal 1 colher (chá) bicarbonato Modo de preparo: 1 colher (chá) de canela em pó Modo de preparo: Bater na batedeira as claras com 1/2 Cobertura: Dissolva a maisena e o chocolate no xícara de açúcar até formar picos 8 colheres de açúcar leite, junte o café, adoce a mistura e firmes. Reservar. Bater na batedeira: 1 colher de manteiga leve ao fogo até engrossar. Quando já 2 xícaras de açúcar, as gemas, a 4 colheres leite quente estiver frio, leve ao refrigerador, após farinha de trigo, o café, o fermento e a Baunilha 1 hora ou mais, junte o creme de leite baunilha até que fique bem misturado. (que já deve estar batido) e o sal. Acrescentar o suspiro nessa mistura Modo de preparo: Forre com farinha de bolo os lados de mexendo delicadamente. Despejar na Massa: uma forma retangular e despeje por forma untada e assar por 1 hora. Colocar em uma marinex grande os cima o creme e assim vai até que a ingredientes secos: farinha de trigo, última camada deverá ser de bolo. açúcar, fermento em pó, bicarbonato Deixe o bolo na geladeira de um dia e a canela. Bater no liquidificador os para outro. ingredientes líquidos: ovos, óleo, mel e o café. Posteriormente, misturar muito bem os ingredientes líquidos aos ingredientes secos. Cobertura: Bater bem sem ir ao fogo, colocar no bolo assado ainda quente.
  9. 9. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ BOLO DELICIOSO Ingredientes: Massa: 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó 4 xícaras (chá) de açúcar 4 ovos 1 colher (sobremesa) de canela em pó 200g (10 colheres de sopa) de margarina 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de café forte e frio Cobertura: 6 colheres (sopa) de açúcar 4 colheres (sopa) de chocolate 2 colheres (sopa) de margarina 1 colher (sopa) de leite frio 1 colher (sopa) de café forte sem açúcar Modo de preparo: Massa: Separe as claras de ovos das gemas, colocando-as em recipientes separados. Para bater as claras em neve, de modo que elas fiquem bem aeradas, vá adicionando as claras na batedeira já ligada. Bata em velocidade rápida por aproximadamente três minutos ou até que estejam em ponto de neve. Para saber o ponto certo, verifique se sua consistência é macia e firme ao mesmo tempo. Coloque as gemas de ovo na tigela da batedeira e dê uma ligeira batida por alguns segundos. Acrescente um pouco do açúcar e bata ligeiramente. Vá acrescentando o restante do açúcar aos poucos, com a batedeira sempre ligada, até misturá-lo completamente. Acrescente a canela à essa mistura. Em seguida junte a margarina. Bata novamente para misturá-lo ao açúcar, tornando a massa mais lisa. Coloque, então, o chocolate aos poucos, batendo sempre em velocidade média. Deixe batendo até que essa mistura esteja bem homogênea. Mantendo a batedeira ligada em velocidade média, vá despejando um pouco do café, lentamente, para não respingar fora da tigela. Ainda com a batedeira ligada, acrescente um pouco da farinha de trigo, também lentamente. Vá alternando entre estes dois últimos ingredientes: um pouco de café, um pouco de farinha, mais um pouco de café etc, até o término destes ingredientes. Continue batendo, de forma que a massa fique bem misturada e com sabor por igual. Não se esqueça de acrescentar o último ingrediente, o fermento. Não se deve batê-lo na batedeira: use uma colher de pau ou "pão-duro" para misturá-lo. Acrescente as claras em neve à massa, usando uma colher de pau ou o "pão-duro". Faça isso bem devagar e delicadamente, sem achatar as claras. Com movimentos circulares de baixo para cima, vá misturando bem lentamente, incorporando toda a clara em neve à massa. Isso faz com que seu bolo fique muito mais fofinho. Não se esqueça de mexer os cantinhos da vasilha. Unte uma fôrma redonda com margarina, nas laterais e no fundo. Polvilhe farinha sobre a margarina, dando bastante atenção também às laterais da fôrma, para facilitar na hora de desenformar o bolo. Despeje a massa igualmente pela fôrma, usando o "pão-duro" para raspar a tigela. Não deixe a massa passar de 3/4 da altura da fôrma, pois este é um bolo que cresce bastante e poderá vazar se a fôrma estiver muito cheia. Leve ao forno médio (180º C ) por aproximadamente 50 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura, como segue abaixo. Cobertura: Coloque a margarina numa panela, em fogo brando, deixando-a derreter lentamente. Despeje o açúcar quando a margarina estiver começando a derreter. Acrescente agora o chocolate em pó. Se o fogo nào estiver muito quente não há necessidade de mexer. Acrescente também o leite. Por último, junte o café. Lembre-se: só uma colher, pois apesar de pouco, o café dá um gosto bastante acentuado à cobertura. Misture bem todos os ingredientes, enquanto a margarina derrete. Note que, conforme você mexe e a mistura esquenta, a margarina fica bem diluída nos outros ingredientes. Mexa até que a calda engrosse. Apague o fogo e deixe a cobertura na panela ainda quente. Montagem: Retire o bolo do forno e cubra-o com você vai virá-lo. Deixe esfriar até que você possa pegar na fôrma. Ainda morno, vire e ajeite bem o bolo no centro do prato ou boleira, para que a calda penetre melhor. Desenforme o bolo ainda morno, retirando a fôrma e deixando-o de cabeça para baixo mesmo. A cobertura vai esconder as imperfeições do fundo. Espalhe a cobertura numa camada generosa por toda a superfície do bolo, com auxílio da colher de pau ou de um "pão- duro". Cubra também as laterais completamente. Se quiser, decore com alguns grãos de café COBERTURA CREMOSA DE CHOCOLATE E CAFÉ Ingredientes: 200 g de margarina 5 colheres de chocolate em pó 6 colheres de açúcar 1 xícara de café bem forte 2 xícaras de creme de leite 4 gemas Modo de preparo: Bata o chocolate, o creme de leite, o café e as gemas e leve ao fogo brando em banho-maria até engrossar. Deixe esfriar, bata a margarina com o açúcar, misture firme e bata bem.
  10. 10. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ GEMADA SOFISTICADA DE CAFÉ BOLO DE NOZES AO CAFÉ CASSATA CANECÃO CANECÃO Ingredientes: Ingredientes: 2 gemas temperatura ambiente Ingredientes: 2 xícaras de café 4 colheres de açúcar 5 ovos 2 latas de leite condensado 1/2 xícara de licor de café 2 xícaras de açúcar 3 latas de leite 1/2 xícara de café 2 xícaras de farinha de trigo 2 latas de creme de leite gelado 5 cerejas em calda cortadas em 1 xícara de café forte 1 xícara de chocolate em pó lasquinhas 150 g de margarina 7 gemas 1 folhinha de hortelã 100 g de nozes moídas 2 colheres de maisena 1 colher de fermento em pó 2 colheres de manteiga ou Modo de preparo: margarina Bata as gemas com o açúcar, até Recheio: 200g de chocolate em barra ao leite obter uma pasta espumosa. Coloque 1 lata de leite condensado 1 colher de essência de baunilha o licor e o café e bata outra vez muito 1 lata de creme de leite Cerejas ao marasquino ou frutas a bem. Despeje numa cumbuca que 1 lata de leite gosto possa ir ao forno médio até que 1/2 xícara de café gratine levemente. Enfeite com cereja 2 gemas Modo de preparo: e a folhinha de hortelã. 2 colheres de maisena 1ª camada: 1 lata de abacaxi em calda Colocar numa panela 1 lata de leite GELADO COM CALDA DE CAFÉ 1 colher (café) de essência de condensado, 1 lata e meia de leite, 1 baunilha xícara de chocolate em pó, 1 xícara Ingredientes: de café forte e amargo, 1 colher de Calda: Cobertura: maisena, 1 colher de manteiga e 3 1/2 xícara de creme de leite sem 100 g de chocolate meio amargo gemas coadas. Levar ao fogo, soro Metade do recheio mexendo sempre até ferver, formando 1/4 xícara de leite condensado um creme homogêneo. Retirar do 1/4 xícara de café forte Modo de preparo: fogo, mexe-se até esfriar. Colocar Gelado: numa marinex e levar ao congelador 1 lata de leite condensado Massa: para esfriar. 2 medidas de leite Bata as gemas, o açúcar e a 2ª camada: 1 colher de amido de milho margarina até ficar cremosa. Junte a Levar ao fogo uma panela com 1 1 colher (café) de baunilha farinha peneirada com o fermento, as lata de leite condensado, 1/ 2 lata de 5 gemas peneiradas nozes e o café e misture bem. Por leite, 1 colher de maisena, 1 colher de 5 gemas em neve último junte as claras em neve. manteiga, 4 gemas coadas. Mexer até Coloque numa forma untada e leve ao formar um creme homogêneo. 5 colheres de açúcar forno quente até assar. Colocar 1 colher de baunilha. Retirar Modo de preparo: do fogo, mexendo sempre até esfriar. Coloque em uma panela os cinco Recheio: Colocar no marinex sobre a 1º primeiros ingredientes e faça um Leve ao fogo todos os ingredientes, camada. creme ralo e deixe esfriar. menos o abacaxi, mexa até formar 3ª camada: Separadamente bata as gemas em um creme. Abra o bolo, recheando Levar ao fogo em banho-maria ou neve com 5 colheres de açúcar. com o creme e o abacaxi picadinho. no microondas, 200g de chocolate em Depois que o creme estiver frio jogue barra ao leite, picado, mexendo com vagarosamente sobre as claras em Cobertura: uma espátula, até formar uma massa neve mexendo com cuidado. Coloque Cubra o bolo com o chocolate pastosa. Colocar a xícara de café e 2 em forma própria para pudim derretido em banho-maria, misture latas de creme de leite gelado. (grande), somente passada na água e com a metade do recheio. Decore a Misturar bem até o creme ficar leve ao freezer coberto com papel vontade com abacaxi e nozes. uniforme. No marinex onde estão as filme. Retire meia hora antes de servir duas primeiras camadas, já frias, e coloque a calda ralada por cima. acrescentar a 3º camada. Enfeitar com cerejas ou marasquino. COCADA OUERO MAIS COM CAFÉ Ingredientes: 1 kg de açúcar 1 pacote de coco ralado 1 lata de leite condensado 100 g de margarina 1/2 copo de café forte Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo numa panela e, mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela. Forre a pia com margarina e coloque o conteúdo da panela sobre a pia. Com uma faca cave cortando a cocada em formato de losango. Espere esfriar para comer.
  11. 11. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ BRIGADEIRO DE CAFÉ 1 MOUSSE DE CAFÉ 1 MOUSSE CROCANTE DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 lata de leite condensado 1 gema a mesma medida de café forte e frio Pralinés: 1 colher de margarina 1 lata de creme de leite 3 1/2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher de pó de café 2 colheres (sopa) de água Modo de preparo: 1/3 de xícara de amêndoa torrada e Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no sem pele Misturar todos os ingredientes até dar liquidificador e levar à geladeira por 4 ponto de enrolar. horas. Sirva gelado. Mousse: 1/4 xícara de café forte Passar no açúcar e colocar uma 1/2 colher (chá) de gelatina em pó pastilha de chocolate em forma de sem sabor grão em cada brigadeiro. 1 1/2 colheres de essência de baunilha 1 xícara de queijo mascarpone BRIGADEIRO DE CAFÉ 2 MOUSSE DE CAFÉ 2 (queijo cremoso italiano) 4 colheres (sopa de açúcar) Ingredientes: Ingredientes: 1/2 de xícara de creme de leite 1 lata de leite condensado 1 lata de leite condensado fresco gelado 1 colher de chocolate em pó a mesma medida de café coado e frio 1 colher de margarina 2 colheres (sopa) de achocolatado Modo de preparo: 1 xícara de café bem forte 1 lata de creme de leite gelado sem Coco ralado soro Pralinés: 1 envelope de gelatina sem sabor Forre uma assadeira com papel Modo de preparo: alumínio e pincele o papel Coloque todos os ingredientes numa Modo de preparo: ligeiramente com óleo. Reserve. panela, menos o coco, leve firme ao fogo lento, mexa com colher de pau Bata no liquidificador o leite Misture o açúcar com água numa até aparecer o fundo da janela, condensado, com a mesma medida frigideira. Mexa bem e leve ao fogo, quando começar a desgrudar, unte de café coado, já frio e sem açúcar, e mexendo até o açúcar dissolver. um prato com margarina. mais o achocolatado de sua preferência. Quando ferver pare de mexer e deixe Despeje e deixe esfriar, faz as no fogo pôr mais 2 minutos ou até bolinhas colocando nas forminhas, Em outra vasilha, dissolva o envelope caramelizar. Adicione as amêndoas e polvilhar com coco e enfeite com de gelatina sem sabor, com 5 rapidamente espalhe a mistura sobre semente de café. colheres (sopa) de água fria, depois a assadeira. Deixe esfriar. Com uma 1/2 xícara de água morna. espátula, retire as amêndoas caramelizadas da assadeira e passe- Unte as duas misturas mexendo as pelo processador até que fiquem delicadamente. bem moídas. Reserve. Em seguida adicione 1 lata de creme Mousse: MOUSE ESPECIAL DE CAFÉ de leite gelado e sem soro, sempre Coloque o café numa panela pequena mexendo com cuidado. e polvilhe a gelatina, até que a Ingredientes: gelatina fique bem dissolvida. 4 folhas de gelatina branca Despeje firme numa forma molhada 3 gemas com água gelada e leve à geladeira Transfira a gelatina para uma tigela 2 colheres (sopa) de café até endurecer. grande, junte o rum e a baunilha. 1 xícara de leite 1 lata de leite condensado Desenforme decore com folhas de Misture o mascarpone e o açúcar, 3 claras em neve hortelã e sirva com quadradinhos de mexendo com um batedor de mão. Chantily, chocolate granulado e chocolate com menta. cerejas para decorar Bata o creme de leite até formar picos moles. Misturar com a gelatina de Modo de preparo: café até que firme fique bem Prepare a gelatina como as encorpado. instruções na embalagem. Desmanche as gemas e o café no Distribua metade da mousse em 6 leite e reserve. Misture bem a gelatina formas refratárias com capacidade com o leite. para ½ xícara. Leve ao fogo em banho-maria para dissolver completamente e deixe Polvilhe um pouco do pralinê sobre esfriar. cada forma e completa com a outra Quando esfriar, junte o leite metade. Sirva gelada. condensado e as claras em neve. Coloque em taças e decore.
  12. 12. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ PAVÊ DE NOZES AO CAFÉ 1 PAVÊ DE NOZES AO CAFÉ 2 PAVÊ ESPECIAL Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 1/2 latas de leite condensado 1/2 pacote de bolacha champanhe 1 lata de leite condensado 1 1/2 latas de leite (picadinha) a mesma medida de leite 5 gemas 1/2 pacote de bolacha champanhe 2 colheres de maisena 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 xícara de nozes (trituradas) 2 gemas 1/2 litro de leite de vaca 2 gemas 250 g de nozes picadas 1 xícara de café forte 1 lata de leite condensado 1 copo de doce de leite 800 g de biscoito inglês 200 g de manteiga 100 g de uva passas branca sem caroço 250 g de nozes moídas 1/2 xícara de leite 2 pacotes de bolacha de maisena 1/2 litro de creme de leite fresco para 1/4 de café 200 g de chocolate em barra branco chantilly 250 g de creme de leite fresco Para molhar o biscoito: Cerejas para decorar 2 xícaras de café frio Modo de preparo: 1 xícara de leite Bate-se no liquidificador o leite Modo de preparo: 4 colheres de açúcar condensado, leite de vaca e as Bata a gema junto com manteiga, Modo de preparo: gemas. Leva-se ao fogo mexendo leite condensado e as nozes na Colocar em fogo baixo 1 lata de leite sempre até engrossar. Tira-se do batedeira, misture a bolacha picada, condensado, a mesma medida de fogo. No liquidificador bate-se o 1/2 em um refratário coloque o leite e o leite, 2 colheres de maisena e 2 litro de leite com o chocolate, misture- café forte. forre uma forma de bolo gemas. Deixar engrossar, quando se ao creme e põe-se a xícara de inglês com papel alumínio e vá estiver frio acrescentar as nozes. café. Nesse creme molha-se o molhando a bolacha no leite e no café Misturar numa vasilha o café, o leite e biscoito e coloca-se num marinex, por forte e fazendo a camada de bolacha, o açúcar. Molhar as bolachas de cima joga-se um pouco de nozes creme, até em cima da forma, maizena e forrar uma travessa. Cobrir moídas, e um pouco de chantilly. acabando com a bolacha. Depois com o recheio acima. Misturar o doce Volta-se a fazer camada com biscoito, colocar na geladeira pôr 6 horas, e de leite com as passas. Molhar os nozes e chantilly. Assim por diante, cobrir o pavê com chantilly. biscoitos e sobrepô-los ao creme. até que termine com chantilly. Leva- Cobrir com o doce de leite e alternar se ao freezer pôr 8 horas. Para servir as camadas. Derreter o chocolate em tira-se do freezer horas antes. barra e cobrir o pavê com uma camada. PAVÊ CELESTIAL CAFÉ PAVÊ DE CAFÉ 1 PAVÊ DE CAFÉ 2 Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: Creme: 2 xícaras de bolachas champanhe 2 xícaras (chá) de leite 1 lata de leite condensado 1 xícara de café forte 4 colheres de maisena 1 lata de leite 1 colher de conhaque l0 colheres de achocolatado 1 lata de creme de leite 2 xícaras de manteiga 5 colheres de açúcar 3 ovos 3 xícaras de açúcar de confeiteiro 1 xícara de creme de leite 2 colheres de manteiga 3 gemas 1/4 xícara de café forte 1 xícara (café) de café 1 colher (chá) de baunilha 400g de bolacha champanhe 2 pacotes de 200 g de bolacha de 1 xícara de castanha de caju moída 1 vidro de cerejas em calda maisena e torrada Para molhar as bolachas: Creme: Modo de preparo: 1 xícara (café) de café 1 colher de conhaque Coloque o leite numa panela com 1/4 xícara (café) de licor de tido 3 gemas capacidade para 2 litros adicione a Modo de preparo: 3 xícaras de açúcar de confeiteiro maisena e mexa bem até diluí-la Bata no liquidificador o leite 1 colher de baunilha completamente. Junte o açúcar e o condensado, leite de vaca, ovos e a café à mistura e leve ao fogo até maisena. Em uma panela, leve ao Modo de preparo: engrossar, mexendo sempre. Deixe fogo, mexendo até engrossar, retire Massa: esfriar e leve à geladeira. Passada 1 misture o café e o creme de leite. Forre uma forma com papel alumínio hora ou mais, junte o creme de leite, Misture o licor e o café em um prato, ou manteiga. Forre o fundo com pique as cerejas para o recheio e vá macerando as bolachas e forrando bolachas embebidas no café e dilua a calda em 1 xícara de leite e um marinex retangular médio, pôr conhaque. Coloque uma camada de use para molhar as bolachas. Monte o cima uma camada de creme, outra de creme e uma de bolacha. pavê numa marinex retangular, bolacha umedecida, assim até Creme: começando com 1 camada de terminar, sendo que a camada de Bata a manteiga com o açúcar até bolacha depois uma de cerejas cima seja de creme. Rale por cima ficar cremosa. Coloque as gemas picadas, outra de creme, outra de bolachas não umedecidas, uma a uma, junte o café e a baunilha bolacha, terminando com uma de misturadas com duas colheres de até ficar bem cremoso, uma camada creme. chocolate granulado. Enfeite com de bolacha uma de creme. Cubra com . algumas cerejas e um ramo de creme e salpicar castanha de caju hortelã. Leve a gelar, este pavê fica moída, desenforme no dia seguinte. melhor se for feito de um dia para outro.
  13. 13. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ PASTEL DE AMEIXA PIZZA DOCE DE COCO COM PUDIM CAPUCCINO CALDA DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: 500g de farinha de trigo Ingredientes: 1 lata de leite condensado 3 colheres de sopa de açúcar a mesma medida de leite comum 1/2 xícara de (chá) de vinho branco Massa: 3 ovos doce 400g de farinha de trigo 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1/2 xícara de chá de óleo 30g de fermento para pão 2 colheres (sopa) de café bem forte 4 colheres de (sopa) de gordura ½ xícara de óleo 1 fôrma para pudim, vazada no hidrogenada 1 xícara de água morna meio 1 colher rasa de sobremesa de Margarina e farinha para untar Recheio: açúcar 1 xícara (chá) bem cheia de ameixa 1 colher bem cheia de chá de sal Calda: preta (200g) 100g de chocolate meio amargo 2 xícaras rasa de nozes picadas Calda: 1 xícara (chá) de café (200g) 2 xícaras de café forte coado 2 colheres (sopa) de água ½ xícara (chá) de miolo de pão (1 1 xícaras. de açúcar pãozinho) Modo de preparo: 1 maçã ácida descascada e picada Recheio: Comece preparando a fôrma do 4 colheres (sopa) de chocolate 1 coco fresco médio ralado pudim. Unte com margarina por todas 1 xícara (chá) de mel 1 xícara de açúcar (fazer uma as laterais e fundo. Faça o mesmo 1 colher (chá) canela em pó cocada) com a farinha. Reserve a forma ½ xícara (chá) de café bem forte 200g de mussarela enquanto prepara os ingredientes do 1 limão ralado só a casca 200g de nozes pudim. Despeje o leite condensado no 200g de uva passas copo liquidificador. Não jogue fora a Modo de preparo: lata. Encha a lata de leite condensado Despeje a farinha peneirada e o Modo de preparo: vazia com o leite para obter a medida açúcar numa panela de fundo largo e correta da receita. Despeje no faça uma cova no centro. Junte todos Massa: liquidificador. Despeje também o os ingredientes com a mão, Em uma tigela dissolva o fermento, o chocolate. Acrescente o café. Por amassando-os bem até formar uma açúcar e as três colheres de farinha último, acrescente os ovos, clara e massa compacta. Cubra-a e deixe de trigo e deixe levedar por 10 gema. Sem separar. Bata tudo em descansar na geladeira por 1 hora. minutos. Coloque o restante da velocidade alta até obter uma massa farinha, o óleo e amasse até dar líquida bem homogênea. Despeje Recheio: ponto de massa bem macia, deixe delicadamente na fôrma untada, Retire o caroço da ameixa e pique, crescer até dobrar a massa. Abra a cobrindo no máximo até a metade do misture todos os ingredientes do massa em uma fôrma redonda para recipiente. O pudim dá uma leve recheio e leve-os ao fogo mexendo pizza. crescida e, se estiver muito alto, sempre até formar uma massa que desmancha na hora de desenformar. desprenda da panela. Deixe esfriar Recheio: Cubra toda a f6orma com papel antes de usar. Abra uma porção de Fazer uma cocada, depois de pronta alumínio, não se esquecendo de massa sobre uma superfície espalhe pôr cima da massa pré- vedar bem nas dobras da borda. Não polvilhada com farinha, com o auxilio assada com o restante dos deve passar nenhum ar pelo papel de um rolo. Corte círculos com a boca ingredientes. alumínio. Ponha água na assadeira, + de um copo ou com cortador redondo. ou - 1/3 de altura, e nela coloque a Coloque uma porção de recheio e fôrma com o pudim, como para assar feche como pastel, aperte bem as em banho-maria. Leve ao forno bordas com um garfo. Asse em forno moderado (150º C) e deixe o pudim médio (180° Deixe a massa C). cozinhar, sempre tampado, por 1:30h. corada. Depois de assado passe ainda quente no açúcar de confeiteiro. PUDIM CLÁSSICO DE CAFÉ Ingredientes: Modo de preparo: 1 lata de leite condensado Coe o café com as 2 medidas da lata de água fervente e 2 vezes a mesma medida de água fervente deixe esfriar. Coloque no liquidificador com os demais 3 colheres (sopa) de café, (bem cheias) ingredientes. Bata bem e despeje em uma forma para 1 colher (sopa) de chocolate em pó pudim caramelizada. Leve ao forno em banho-maria por 1 1 colher (sopa) de amido de milho hora e 30 minutos. 3 ovos Calda: Caramelo: Derreta o açúcar e junte o tudo, deixe ferver um pouco. 1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (café) de café
  14. 14. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ PUDIM DE CAFÉ 1 PUDIM DE CAFÉ 2 PUDIM DE CAFÉ COM NOZES Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 pacote de gelatina incolor 1/2 xícara de manteiga ou margarina 1 lata de leite (desidratada em um pouco de água) 1/2 xícara de açúcar 1 xícara de café 1/2 xícara de café coado bem forte 1 gema 4 ovos 1 xícara de chocolate em pó 1/2 xícara de maçã ralada sem casca 1 colher (sopa) de maisena 1 xícara de açúcar 1/2 xícara de nozes picadas 3 xícaras de leite 1/2 xícara de farinha de trigo Calda: 2 gemas 1/2 xícara de maisena 6 colheres de açúcar Claras em neve 1 colher de fermento em pó 4 xícaras de água 1/2 xícara de café Calda: 1 clara batida em neve Modo de preparo: 2 xícaras de café forte coado 1 xícara de açúcar Modo de preparo: Massa: 2 colheres (sopa) de chocolate em Bata a manteiga com o açúcar até Bata o leite condensado, o leite, o pó obter um creme fofo. Acrescente a café e os ovos no liquidificador, gema, a maçã e as nozes e mexa acrescente a maisena e bata mais um Modo de preparo: bem. Peneire a farinha, a maisena e o pouco. Coloque na própria forma para Misture tudo muito bem, leve ao fogo fermento e adicione-os pudim o açúcar e a água e leve ao até dar o ponto de calda. Reserve no alternadamente com café mexendo fogo até ficar com cor de caramelo. liquidificador, bata as gemas, o café, sempre com as nozes. Adicione a Espere esfriar e despeje a massa. o chocolate o leite e o açúcar. Leve clara em neve à massa mexendo Leve ao fogo em banho-maria por ao fogo, mexendo até engrossar, sempre. Despeje em forma de bolo aproximadamente 1 hora ou até ficar retire do fogo e deixe esfriar. Junte a inglês untada, asse em forno bem firme. Desenforme e sirva frio. gelatina desidratada nesta mistura, as moderado (170° por 45 a 50 C) claras em neve, mexendo até ficar minutos. bem incorporado. Unte uma forma de pudim com óleo e passar água gelada. Despeje o pudim e leve para gelar, desenforme no dia seguinte, enfeite com cerejas e frutas cristalizadas, derrame a calda de café por cima. ROSCA NATALINA DE CAFÉ Ingredientes: Massa: Recheio: 1/4 xícara de água morna 1/2 xícara (chá) de açúcar 15 g de fermento biológico 1 colher (sopa) manteiga 2 colheres de açúcar 1 colher (chá) de cravo em pó 1 xícara de leite quente 1 colher (sopa) canela em pó 2 colheres (sopa) de margarina 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas 2 colheres (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de uvas passas 6 1/2 xícaras de farinha de trigo 2 ovos 1 xícara de café forte 1 colher (chá) cravo em pó 1 colher (chá) de canela em pó Modo de preparo: Junte 1 xícara de leite com a margarina e ferva, deixe esfriar e adicione o café bem forte. Dissolva o fermento na água com as 2 colheres de açúcar. Deixe descansar por 15 minutos. Bata os ovos e misture bem com o fermento, o leite, o café, o sal e a farinha trabalhando a massa. Cubra e deixe crescer por 20 minutos. Depois divida a massa em 3 partes e forme 3 rolos de 40,5cm de comprimento por 10cm de largura. Espalhe nas partes, a farofa de açúcar, manteiga, cravo em pó e canela em pó e, por cima as frutas cristalizadas e uvas passas. Feche as partes em forma de rocambole e transmar ogoos, pincele com ovo e deixe crescer. Leve ao forno para assar por 40 minutos.
  15. 15. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ ROCAMBOLE DE CAFÉ 1 ROCAMBOLE DE CAFÉ 2 ROCAMBOLE ESPECIAL DE CAFÉ Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: Massa: Massa: Massa: 5 ovos 4 gemas 5 ovos separados 5 colheres (sopa) de açúcar 1 xícara de açúcar 1 xícara de açúcar 2 colheres (sopa) de chocolate em 3 colheres de café forte Recheio: pó 4 claras 2 ovos 3 colheres (sopa) de café forte 1 pitada de sal 6 colheres de açúcar 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara de farinha de trigo 1/3 xícara de água Manteiga para untar 1 colher bem cheia de fermento em 1 xícara de manteiga Recheio: pó 2 colheres (chá) de café 1 lata de leite condensado Recheio e cobertura: 1 colher (chá) de baunilha 1 colher (sopa) de chocolate em pó 1 lata de creme de leite Raspas de chocolate 3 colheres (sopa) de café forte 1 tablete de chocolate meio amargo Modo de preparo: 1 colher (sopa) de margarina (200g) Massa: Modo de preparo: 4 colheres de café amargo Bater na batedeira as claras com 1/2 Massa: 1 vidro de cerejas pequeno xícara de açúcar até formar picos Bata as claras em neve e junte aos Modo de preparo: firmes. Reservar. Bater na batedeira poucos as gemas, o açúcar e o café, Massa: as gemas com 1/2 xícara de açúcar. continue batendo pôr alguns minutos. Bata as gemas com o açúcar até Juntar o suspiro às gemas com um Retire da batedeira e misture ficarem claras e espumosas. batedor de arame espalhar a mistura levemente o chocolate em pó e a Acrescente o café batido sempre até na assadeira e assar por 15 minutos. farinha peneirados juntos. Coloque obter uma mistura cremosa. Adicione Logo que o bolo estiver assado, soltar em assadeira retangular média a farinha peneirada o fermento e sobre uma toalha úmida e o enrolar forrada com papel manteiga untada e misture com a colher de pau, por juntamente com a toalha. Deixar asse em forno quente por 20 minutos. último as claras batidas em neve com esfriar e preparar o recheio. Enquanto assa, prepare o recheio. sal. Fôrma untada e forrada com Recheio: Recheio: papel também untado. Asse em forno Bater na batedeira as claras com 4 Misture os ingredientes numa panela. quente pôr 15 minutos. Desenforme colheres de açúcar até formar picos Mexa bem e leve ao fogo mexendo num pano. Corte as beiradas e enrole firmes. Reservar. Bater na batedeira 2 até que engrosse e solte do da a massa no pano e deixe pôr uns 10 colheres de açúcar, as gemas e os panela. Despeje em um prato e deixe minutos. Desenrole, espalhe parte do outros ingredientes. Juntar essa esfriar. Retire o rocambole do forno e recheio e salpique com cerejas mistura às claras mexendo desenforme sobre um pano de prato picadinhas e enrole novamente. delicadamente para montar o polvilhado com açúcar. Enrole e deixe Cubra com o restante do creme e rocambole, quando o bolo estiver frio, esfriar. Desenrole a massa, espalhe o decore com cerejas cortadas. desenrola-lo e espalhar 2/3 do recheio e enrole novamente o Recheio e cobertura: recheio. Rechear o bolo novamente rocambole. Sirva o rocambole numa Aqueça o creme de leite em banho- sem a toalha. Cobrir o rocambole com travessa decorada com fios de ovos. maria, junte o chocolate picado e o restante do recheio 1/3 e enfeitar mexa até dissolvê-los completamente com raspas de chocolate. e misture o café. SONHOS DE CAFÉ Ingredientes: Recheio: 5 tabletes de fermento biológico 1 xícara açúcar 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara de água 1 colher (chá) de açúcar 2 xícaras de leite 1 copo de leite morno 3 colheres café forte 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres maizena 3 ovos 3 gemas 1/2 kg de batatas cozidas espremidas 1 colher manteiga 3 colheres (sopa) margarina 1/2 xícara de óleo 2 xícaras de açúcar Farinha de trigo até dar consistência Modo de preparo: Massa: Misturar os ingredientes e reservar. Crescer por 1 hora. Acrescentar os demais ingredientes. Sovar muito bem, fazer bolinhas. Recheio: Juntar o açúcar com a água e preparar uma calda grossa. Bater o leite, café, maizena e gemas. Misturar as duas composições e levar ao fogo para engrossar, mexendo sempre. Colocar a manteiga e deixar esfriar completamente. Rechear os sonhos.
  16. 16. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ SORVETE CAPPUCCINO DE CAFÉ SORVETE DE CAFÉ SORVETE DE CAFÉ COM LEITE Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 1 litro de creme de leite fresco 1/2 xícara de café muito forte 1 xícara de café forte 1 e 1/2 lata de leite condensado 1/2 xícara de açúcar 1/2 litro de leite 1/2 xícara de café 1 pitada de sal 1 xícara de açúcar Cerejas para decorar e raspas de 2 claras 4 ovos chocolate 1/2 xícara de creme de leite batido 1 colherinha de essência de baunilha Modo de preparo: Modo de preparo: Misture o café, o leite e o açúcar e Bater o creme de leite em quase Modo de preparo: leve a ferver. Coloque as gemas ponto de chantilly. Misturar os outros Misture o café com o açúcar e leve-os levemente batidas numa tigela e ingrediente e levar para gelar em ao fogo numa panelinha. Cozinhe até despeje por cima o café com leite e forma forrada com papel alumínio. formar uma calda grossa. Bata as açúcar. Deixe ferver sem parar de Para dar cremosidade ao sorvete claras com a pitada de sal, em ponto mexer com uma colher de pau, torne bater na batedeira duas vezes o de neve. Ponha a calda com café, a levar em fogo brando e cozinhe um creme colocando no freezer entre devagar, sobre as claras, sem parar pouco, para que o creme engrosse, uma batida e outra. Colocar em taças de bater, e depois bata até esfriar; deixe esfriar e leve ao congelador. individuais e decorar com raspas de leve à geladeira por 1 hora. Bata o Depois de uma hora bata as claras chocolate e cerejas. creme de leite com essência de em neve junte-as ao sorvete, batendo baunilha até ficar bem espesso. Junte tudo junto, torne a levar ao ao café com as claras e o açúcar, congelador. Sirva depois de bem misture e coloque no congelador ou firme. freezer. Gele até ficar bem firme. SUSPIROS DE CAFÉ TORTA DE BANANA COM CAFÉ TORTA DE CAFÉ 1 Ingredientes: Ingredientes: Ingredientes: 4 claras 10 colheres (sopa) de açúcar 1 xícara (chá) de manteiga 10 colheres (sopa) de açúcar 10 colheres (sopa) de farinha de trigo 4 gemas 5 colheres (sopa) de café 2 colheres (sopa) de margarina 4 claras em neve 2 colheres (sopa) de gordura vegetal 1/2 xícara de açúcar Modo de preparo: 2 colheres (sopa) queijo ralado 1/2 xícara de Nescau Bata as claras com o açúcar e o café 2 ovos inteiros 3 xícaras de trigo em banho-maria até obter um suspiro 1 xícara (chá) de café forte 1/2 xícara (chá) de café forte firme. Retire do banhomaria e bata 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 colher de fermento em pó até que esfrie. Coloque num saco de 1 dúzia de bananas nanicas 1 colher (chá) de baunilha confeitar e faça suspiros sobre papel Canela em pó de lanche numa assadeira. Leve em Fazer uma calda de caramelo Creme: forno baixo pré-aquecido por uns 20 1 tablete de manteiga sem sal minutos. Deixe secar com a porta do Modo de preparo: 1 ovo ralado forno entreaberta por uns 15 minutos. Colocar em uma assadeira a calda de 2 xícaras de glaçúcar Rende cerca de 130 suspiros. caramelo, as bananas cortadas de 1/2 xícara de café comprido e polvilhar canela por cima. 1/2 xícara de Nescau Misturar todos os ingredientes com uma colher e jogar por cima das Modo de preparo: bananas. Assar em forma caramelada Bata a manteiga com o açúcar e as em forno médio. gemas até ficar cremoso. Junte o trigo e o nescau, o leite e o café, misture bem. Acrescente o fermento em pó e por último as claras em neve misturar lentamente, coloque em assadeira redonda em forno quente por 30 minutos pré-aquecido. Creme: Bata todos os ingredientes na batedeira até que formem um creme homogêneo. Corte a torta ao meio, passe o creme, cubra com a outra parte, passe sobre ela o creme e salpique chocolate granulado. Enfeite com cerejas ao marasquino.
  17. 17. RECEITAS DOCES À BASE DE CAFÉ TORTA DE CAFÉ 2 TORTA GELADA DE CAFÉ COM TORTA GELADA DE CAFÉ COM CHOCOLATE 1 CHOCOLATE 2 Ingredientes: 8 ovos Ingredientes: Ingredientes: 8 colheres de açúcar 1 xícara de açúcar 80g de chocolate meio amargo 2 colheres de chocolate em pó 1 xícara de creme de leite fresco 2 colheres de manteiga 3 colheres (café) de pó de café 1/3 xícara de conhaque 2 colheres de leite quente peneirado 1/4 de xícara de água 6 colheres de açúcar 200g de nozes moídas sem casca 1 xícara de (café) de café forte 1/2 xícara de coco ralado 1 pitada de sal 6 colheres de chocolate em pó l0 gemas Recheio: Recheio e cobertura: 1/2 litro de sorvete de creme 2 gemas Modo de preparo: 1 xícara de café 4 colheres de açúcar Coloque em uma panela (pequena) o Nozes, castanhas de caju ou 1 colher de farinha de trigo açúcar e a água, leve ao fogo e deixe amêndoas, para enfeitar 4 colheres de chocolate em pó ferver por 5 minutos sem mexer até 1 xícara de café coado bem forte que fique uma calda. Bata as gemas Modo de preparo: na batedeira em velocidade alta até Derreta a manteiga com o chocolate Modo de preparo: ficar um creme. Acrescente aos numa panelinha, em banho-maria, Bata como para gemada as gemas poucos a calda batendo até ficar uma misture-os. Misture o leite com o com o açúcar. Junte o chocolate, o pó mistura grossa e deixe esfriar, depois açúcar e junte-os à mistura de de café, as nozes moídas e pôr fim as acrescente o conhaque aos poucos chocolate e manteiga derretidos, claras em neve as quais se juntou a mexendo com cuidado. Bata o creme misture bem, acrescente o coco pitada de sal. Asse em forma alta de leite até que fique cremoso, mas ralado. Espalhe essa mistura nos bem untada com margarina e não firme, junte o chocolate e o café fundos e dos lados de uma forma de enfarinhada. Forno quente pôr 20 a forte e metade do creme de gemas, torta, forrando-a bem, leve à geladeira 25 minutos estando assada e fria mexa cuidadosamente e junte o espere 2 horas pelo menos. Misture o parta ao meio, recheie e cubra. restante. Despeje em uma forma sorvete de creme com o café, recheie desmontável (tamanho médio) forrada a torta e enfeite com as nozes, Recheio e cobertura: com papel manteiga e cubra com castanha de caju, amêndoas ou como Misture tudo e leve ao fogo para papel alumínio deixe congelar pôr 24 preferir, leve ao congelador até ficar engrossar, deixe esfriar. Bata a parte horas e depois retire. muito firme. Sirva e prove esta delícia. 200g de margarina batendo sempre até ficar bem homogêneo. Recheie e cubra toda a torta decorando com 200g de chocolate para cobertura raspado em lascas grandes. SORVETE DE CAFÉ Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado (240ml) 1 colher (sopa) de pó de café 2 gemas 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó próprio p/ ir ao fogo 1 embalagem de creme de leite light bem gelado (200g) 1 colher (sobrem.) de essência de baunilha Folhas de hortelã para guarnecer Modo de preparo: Em uma panela ferva o leite e o pó de café. Coe em um coador de papel. Na batedeira, bata as gemas e o adoçante até obter um creme claro. Junte ao leite coado e cozinhe a mistura em fogo baixo, em banho-maria, mexendo sempre até obter um creme ralo. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o creme de leite gelado e a baunilha. Misture bem. Coloque em uma vasilha e leve ao congelador por 1 hora. Retire do congelador, coloque na batedeira e bata até obter uma consistência cremosa. Leve novamente ao congelador e deixe por mais uma hora. Bata mais uma vez e leve novamente ao congelador até a hora de servir (pelo menos mais 1 hora). Com a colher de sorvete coloque duas bolas em cada taça e guarneça com folhas de hortelã. Tempo de preparo: 45 minutos Rende: 4 porções Calorias por porção: 124kcal

×