32 Receitas De Cozinha Mineira
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

32 Receitas De Cozinha Mineira

on

  • 10,402 views

 

Statistics

Views

Total Views
10,402
Views on SlideShare
10,396
Embed Views
6

Actions

Likes
2
Downloads
307
Comments
2

2 Embeds 6

http://www.pinterest.com 5
http://br.pinterest.com 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • muito bom,gostei.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • bom d+
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

32 Receitas De Cozinha Mineira 32 Receitas De Cozinha Mineira Document Transcript

  • 32 Receitas de Cozinha Mineira Angu Mineiro Ingredientes: 2 xícaras de chá de água 4 colheres de sopa bem cheias de fubá Como Fazer: Coloque a água para ferver e adicione duas colheres de fubá. Mexa, em círculos, com colher de pau e deixe cozinhar até que se forme um mingau. Quando cozido, acrescente o restante do fubá aos poucos, mexendo sempre até que o angu fique bem cozido e soltando do fundo da panela. OBS: O Angu mineiro NÃO leva sal. Arroz Capira Ingredientes: 2 xícaras (chá) de caldo de galinha 1/4 xícara (chá) de cachaça 1 colher (sopa) de azeite 1/4 xícara (chá) de cebola picada 3 dentes de alho picado 1 xícara (chá) de abobrinha cortada bem fininha 2 xícaras (chá) de arroz cozido 1/3 xícara (chá) de queijo Minas ralado grosso 1/4 xícara (chá) de salsa e cebolinha Sal a gosto Modo de Fazer Colocar o azeite na panela, o alho e deixar dourar. Em seguida, colocar a cebola e o sal. Colocar o arroz. Misturar por alguns segundos e acrescentar a cachaça. Deixar evaporar. Colocar o caldo de galinha aos poucos. Juntar a abobrinha por cima e deixar cozinhar. Acrescentar o queijo, a salsa e a cebola picados. Servir quente.
  • Arroz a Moda Caipira Ingredientes: 1 kg de costelinha de suíno; 300g de lingüiça; 1 cebola grande; 3 dentes de alho; sal e pimenta do reino a gosto; suco de 2 limões; 1/2 concha de gordura ou óleo; 3 xícaras de arroz; salsa e cebolinha verde. Modo de Preparo: Lave e deixe secar o arroz. Coloque a gordura em uma panela e frite as costelinhas, que devem ser temperadas com sal, pimenta e o limão. Quando estiverem fritas, junte a cebola, o alho e o arroz, deixando fritar bem. Ponha água, tampe a panela e deixe cozinhar. Vá juntando água à medida que for necessário, pois esse arroz deve ficar bem úmido. Em separado, frite a linguiça e quando o arroz estiver quase pronto, junte a salsa a cebolinha e a linguiça. Sirva em seguida. Arroz de Costela Ingredientes: 1kg de costela de suíno; Sal e Pimenta; 2 colheres (sopa) de vinagre; 2 cebolas raladas; 1 dente de alho esmagado; 2 folhas de louro; 1 ramo de orégano; 1 folha de manjericão; 2 colheres (sopa) de óleo; 1 tomate sem pele picado; 2 xícaras (chá) de arroz cru. Modo de Preparo: Corte a costela e tempere com sal, pimenta, vinagre, alho, cebola, louro, orégano e manjericão. Deixe tomar gosto por uma noite. Aqueça o óleo numa panela grande e doure as costelas. Junte os tomates e deixe que cozinhe por 5 a 15 minutos. Junte o arroz e refogue bem. Acrescente um pouco de sal e cubra com água fervente. Deixe cozinhar em tabela destampada e fogo alto, até que a água comece a ser absorvida. Diminua então a chama e tampe a panela até que o cozimento se complete. O arroz deve ficar um pouco mole.
  • Arroz de Forno Ingredientes: Arroz Molho de frango Para o molho: 2 peitos de frango caldo de um limão água para aferventar 1 colher (sopa) de azeite 5 dentes de alho picados 1 cebola grande picada em cubos tempero caseiro verde 1 colher (sobremesa) de urucum 4 tomates sem pele e sem sementes 1 pitada de noz moscada salsa e cebolinha pimenta a gosto folha de louro Modo de Preparo: Retire o excesso de pele do frango, lave-o e coloque na água fervendo com o caldo do limão para retirar o cheiro. Deixe nesta água por 5 minutos. Lave e reserve. Faça o refogado com óleo, alho, cebola, urucum e tomates. Coloque o frango para dourar neste tempero e pingue água aos poucos para que ele cozinhe, Depois de cozido, desfie o peito, incorpore ao molho, experimente o tempero e reserve. Faça a montagem seguindo a ordem: arroz, molho, queijo ralado, arroz, molho, 2 ovos inteiros batidos, farinha de rosca e queijo. Leve ao forno para gratinar. Terminação do prato: 2 ovos batidos Arroz de Vila Rica Ingredientes: 100g de toucinho defumado picado 1 galinha grande cortada pelas juntas Sal e pimenta do reino Água fervente 2 cebolas bem picadas 1/2 maço de cheiro-verde 3 cenouras bem cortadas 2 cravos da Índia inteiros 1 folha de louro 1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido 1 pimenta vermelha picada Como fazer: Frite o toucinho até que solte a gordura. Junte a galinha cortada, previamente temperada com sal e pimenta do reino, e deixe dourar. Cubra com água quente e adicione a cebola, o cheiro-verde, as cenouras, os cravos, e a folha de louro. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando. Quando a galinha estiver quase cozida, acrescente o arroz e deixe cozinhar até que fique macio ou seque a água. O arroz não deve ficar muito solto.
  • Arroz em Panela de Pedra Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz 2 colheres (sopa)de óleo ou azeite de oliva 1 cebola 1 tomate 1 dente de alho Sal 300g de queijo fresco em cubos Modo de Preparo: Antes de ser usada pela primeira vez a panela de pedra precisa ser curada. Para isso, coloque óleo ou azeite dentro dela e leve ao fogo ate ferver.Com uma colher de pau, vá cobrindo com óleo toda a parte interna. Quando o óleo desaparecer, lave a panela com água fervente e estará pronta para o uso.Prepare o arroz, quando estiver quase pronto, junte o queijo e deixe derreter, tampando a panela. Sirva na própria panela. Arroz na Panela de Pedra com Queijo Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz 1/2 xícara (chá) de óleo ou banha derretida 2 dentes de alho socados com sal queijo-de-Minas cortado em pedaços curtos e grossos Como fazer: Lavar e deixar escorrer o arroz. Na panela de pedra, por o óleo ou banha e deixar aquecer bem. Adicionar o alho e o sal, deixando dourar. Juntar e refogar o arroz. Cobrir de água fervendo até dois dedos acima do arroz. Deixar cozinhar. Quando cozido, ligeiramente empapado, enfiar os pedaços do queijo-de-Minas, esperando que eles derretam no arroz. Levar à mesa bem quente, na própria panela de pedra. Bambá de Couve Ingredientes: 2 colheres (de sopa) de fubá 250g de lingüiça cortada em pedacinhos 4 a 5 folhas grandes de couve manteiga 1/2 xícara (chá) de água fria 1 litro de caldo de Carne 1 ovo inteiro Como Fazer: Coloque o fubá numa frigideira de ferro grossa e torre-o rapidamente. Reserve. Aproveite a frigideira e frite as lingüiças. Tire o talo da couve, rasgue as folhas em pedaços médios e refogue-a também na frigideira, aproveitando parte da gordura da lingüiça. Dissolva o fubá na meia xícara de água e junte-o ao caldo de carne fervente, mexendo para não encaroçar. Bate ligeiramente o ovo e junte-o ao fubá, mexendo sempre até talhar. Por fim, adicione a lingüiça e a couve. Sirva bem quente.
  • Bambá de Garimpo Ingredientes 400 g de costelinha de porco 5 folhas de couve 100 g de feijão (carioquinha) cozido 3 dentes de alho picados 2 cebolas roxas, raladas Sal a gosto 1 tigelinha de urucum Como fazer Cozinhe e bata bem o feijão (a consistência é importante: ele não pode ficar nem ralo nem grosso demais). Pegue uma panela de pressão e cozinhe a costelinha por 20 minutos, fritando-a, rapidamente, a seguir. Então, refogue-a numa panela de pedra (preferencialmente), junto com o alho e as cebolas raladas. Adicione uma pitada de urucum, para dar cor. Despeje o feijão sobre a costelinha e deixe ferver até pegar gosto. Pique a couve bem fininho, distribua-a sobre a mistura e deixe ferver mais 2 minutos. Sirva com arroz branco, feijão batido e angu. Batatas Recheadas com Frango Defumado Ingredientes: 10 batatas grandes assadas; 300 gr. de peito de frango defumado; 01 cebola grande ralada; 04 colheres (sopa) de maionese; pimenta a gosto. Molho: 01 xícara (café) de geléia de uva; 02 colheres (sopa) de suco de limão; 01 colher (sopa) de mostarda; 01 colher (sopa) de molho inglês; pepinos em conserva picadinhos. Modo de Preparo: Corte o peito de frango em tiras e depois em cubos, junte a cebola e a maionese e tempere com pimenta a gosto. Misture os miolos das batatas e recheie. Leve ao forno por 15 minutos. Prepare o molho: bata no liqüidificador, a geléia, o suco de limão, a mostarda e o molho inglês. Coloque sobre as batatas mornas e salpique com os pepinos picadinhos.
  • Caldo de Feijão INGREDIENTES 2 xícaras (chá) de feijão cozido (sobra) 150g de toucinho defumado em tiras 1 cebola média ralada 5 dentes de alho amassados sal a gosto Salsa e cebolinha a gosto Pimenta a gosto Como Fazer: Bater o feijão no liquidificador e reservar. Fritar as fatias de toucinho defumado. Nesta gordura que sobrou, dourar o alho, a cebola e colocar sal, se necessário, uma vez que o feijão já deve estar temperado. Refogar o caldo do feijão. Deixar ferver bastante e colocar o restante dos temperos. Servir nos dias mais frios. Carne Moída com Quiabo Ingredientes: 1 quilo de carne moída, 1 cebola cortada em cubinhos, 2 tomates cortados em cubinhos, ½ lata de molho de tomate refogado, 6 dentes de alho espremidos, 1 tablete de caldo de carne, salsa e cebolinha picadinhos, óleo, sal e pimenta do reino a gosto, ½ quilo de quiabo cortado em rodelinhas. Modo de fazer: Refogar a carne no óleo onde o alho já foi dourado, acrescentar o tablete de caldo de carne e deixar a carne cozinhar, soltando-a sempre até secar o caldo. Acrescentar a cebola e os tomates em cubinhos, a salsa e cebolinha e o molho de tomates. Provar o tempero acrescentando sal e pimenta do reino a gosto e se necessário e reservar. Em outra panela refogar o quiabo no óleo com sal e alho juntando 1/2 de xícara de água e 3 colheres de sopa de vinagre e abafar. Somente sacudir a panela sem mexer para não dar baba. Após o quiabo estar cozido misturar à carne moída. Obs: sirva com angu e arroz branco.
  • Cavalo Branco Ingredientes: 1 Frango Cozido e desfiado 4 tomates maduros cortados 1 lata de palmito picado 1 lata de ervilha 1 Kg de Batatas Cozidas Amassadas ( juntar leite p/ não ficar muito seca) Queijo Ralado à gosto Cheiro Verde Como Fazer: Cozinhar o frango e desfiar, juntar os tomates maduros, cheiro verde, palmito picado e ervilhas ( verificar o sal). À parte fazer purê com as batatas amassadas e refogar na manteiga. Acrescente leite para ficar mais mole. Arrumar num pirex fundo untado com manteiga: 1 camada de purê 1 camada de frango desfiado Pulverizar com queijo ralado. Fazer outras camadas que couberem de modo que a ultima camada seja de batata. Pulverizar com queijo ralado e levar ao forno para corar. Costela Assada Ingredientes: 2 kg de costela de porco 200 g de azeitonas (para o recheio) Sal Alho Cebola Pimenta-do-reino 1 colher (chá) de molho inglês 1 colher (chá) de mostarda em pasta 2 folhas de louro 1 copo de vinho branco seco Óleo Modo de fazer: Fure as costelas com a ponta de uma faca e recheie-as com as azeitonas. Tempere com sal, pimenta, alho socado, mostarda e cebola picada. Coloque-as em uma vasilha e regue-as com o molho inglês e o vinho branco. Espalhe o louro picado por cima, deixe repousar durante três ou quatro horas no tempero. A seguir, coloque-as em uma assadeira, pincele com bastante óleo e leve ao forno regular. Deixe assar, regando com o tempero em que estiveram e com o molho que se formar na assadeira, até as costelas ficarem bem assadas e douradas. Sirva o molho em uma molheira à parte.
  • Couve a Mineira Ingredientes: 2 molhos de couve-manteiga (tipo de couve mais tenra e saborosa que as outras) 3 colheres (de sopa) de toucinho derretido ou banha Sal a gosto Modo de fazer: Lavar as folhas e retirar os talos. Colocá-las umas dentro das outras formando um feixe enrolado com aperto. Com uma faca afiada, cortar o mais fino possível (o segredo é cortar bem fino mesmo). Numa frigideira, colocar o toucinho e esquentar bem. Jogar a couve, polvilhar com sal, mexendo rapidamente. Servir quente. Cruscuz de Frango Ingredientes • 1 peito de frango sem ossos e picado • 1 vidro (pequeno) de • 1 lata de ervilha • 3 ovos cozidos (reserve 2 cortados em rodelas para decorar) • 3 colheres (sopa) de margarina • 3 colheres (sopa) de salsa picada • 3 colheres (sopa) de catchup • 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca • 4 colheres (sopa) de farinha de milho • 3 tomates picados sem pele e sem sementes (reserve 2 para decorar) • 1 tablete de caldo de carne • 1 cebola picada • 1 colher (sopa) de azeite • 10 azeitonas verdes picadas • Pimenta vermelha ou pimenta-do-reino • Cúrcuma ou colorau • Sal • Alho • Água Como fazer Refogue o peito de frango numa panela com a margarina, a cebola, o alho, o sal e uma pitada de cúrcuma ou colorau. Deixe fritar e a seguir coloque seis copos de água quente mais a água do palmito. Espere cozinhar até o caldo se reduzir em cinco copos. Retire o frango e corte-o em lascas. Coloque-as novamente na panela e acrescente os demais ingredientes. Não se esqueça de reservar aqueles destinados à decoração. Deixe também para adicionar as farinhas (de milho e de mandioca) por último, colocando-as aos poucos até obter o ponto de angu mole. Depois, unte uma fôrma com manteiga e decore-a com as rodelas de tomate, de ovo, de palmito e alguns galhos de salsa. Em seguida, acrescente a massa sempre apertando-a com uma colher para que fique bem firme e desenforme ainda quente.
  • Ervilha com Ovos Ingredientes: 02 xícaras (chá) de leite; 02 colheres (sopa) de catchup; 02 colheres (sopa) de maisena; 02 colheres (sopa) de manteiga; ½ xícara (chá) de presunto picadinho; 01 lata de ervilhas; 04 ovos cozidos cortados em rodelas; 02 colheres (sopa) de queijo ralado; sal e pimenta a gosto. Modo de Preparo: Leve ao fogo o leite com catchup e maizena, mexa até engrossar. Retire do fogo e acrescente manteiga, tempere com sal, pimenta e misture o presunto picado e reserve. Num refratário untado, coloque a ervilha e as rodelas de ovos, cubra com o molho reservado e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno médio por cerca de 10 minutos. Sirva a seguir, com arroz branco e salada verde. Farofa de Lingüiça Ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha de mandioca fina tostada 400g de lingüiça 2 colheres de sopa de azeitona verde picadas 1 cebola grande picada bem miúda 3 dentes de alho picadinhos 2 colheres de sopa de óleo 2 colheres de sopa de salsa picada na hora Sal e pimenta do reino moída na hora Modo de Preparo: Escalde a lingüiça e retire a pele Coloque a lingüiça em óleo quente e deixe fritar até dourar levemente Junte a cebola e o alho e espere dourar Tempere com sal e pimenta , acrescente farinha e mexa bem Polvilhe com salsinha picada e sirva em seguida
  • Farofa de Ovos com Presunto Ingredientes: 250 gr. de manteiga; 01 cebola grande picadinha; 03 ovos inteiros; 100 gr. de presunto cortado em cubinhos; 250 gr. de farinha de mandioca crua; salsa picadinha; sal a gosto Modo de Preparo: Coloque a manteiga em uma panela, leve ao fogo e doure a cebola. Adicione o presunto e a salsinha. Quebre os ovos inteiros, coloque sal e mexa bem. Quando as claras ficarem brancas, acrescente a farinha de mandioca mexendo sempre. Depois de terminada a farinha, desligue o fogo e sirva. Feijão Branco com Lingüiças Ingredientes: 1/2kg de lingüiça 1kg de feijão branco 200g de toucinho defumado picado 2 cebolas grandes picadas 2 dentes de alhos amassados 5 tomates sem pele nem sementes, picados Como Fazer: Escolha o feijão de véspera e deixe de molho. Numa panela grande, frite o toucinho picado e, logo que soltar um pouco a gordura, adicione a cebola e o alho e refogue tudo até dourar. Junte os tomates e deixe mais um pouco. Junte então o feijão, cubra com água e deixe cozinhar até que esteja macio. Coloque então a lingüiça e deixe cozinhar por 10min , ou até que fique macia e com pouco caldo. Sirva acompanhado de couve refogada e farinha de mandioca. Feijão Mineiro Ingredientes: 1 kg de feijão mulatinho 250 g de toucinho 250 g de carne-de-sol 250 g de lombinho de porco 2 colheres (sopa) de gordura 1 cebola 2 dentes de alho Modo de fazer: Deixe o feijão de molho na véspera. Cozinhe em panela de pressão com água e sal. Frite as carnes cortadas em pedaços pequenos separadamente. Refogue os temperos no óleo e acrescente o feijão e as carnes. Retire uma porção de feijão, amasse com colher de pau e recoloque na panela para engrossar o caldo. Deixe ferver em fogo brando.
  • Feijão Tropeiro Ingredientes: 500 g. de Feijão Cozido 300 g. de Lombo cortado em cubos 100 g. de Torresmo cortado em cubos 1/2 maço de Cheiro-Verde 2 xícaras de farinha de milho 1/2 xícara de alho batido com óleo) 2 Ovos 1 Pitada de Pimenta-do-Reino Sal a gosto 50 g. de bacon 1 Cebola grande picada em cubos 1 pouco de couve picada bem fina (1/2 maço) Como fazer: Colocar a panela em fogo brando até aquecer bem. Sempre fazer um fundo de panela com o bacon, o lombo, o cheiro verde e alho, depois os ovos. Misturar bem, colocar a couve bem fina e jogar o feijão e, por último a farinha de milho. Para acompanhar, por cima, salpicar com torresminho bem pururuca. Sugestão: sirva acompanhado de arroz, couve e lombo Frango de Capote Ingredientes: 1 Kg. de frango 1 xícara de azeite 2 copos americanos de água 1 cebola grande ralada 1 copo americano de leite 200 g. de farinha de trigo 1 colher (sopa) de manteiga 200 g. de farinha de milho 200 g. de farinha de rosca 2 claras de ovos 1 xícara de tempero Modo de Preparo: Tempere o peito de frango com alho e sal à gosto e deixe por algum tempo marinando. Refogue o frango com azeite até ficar dourado, depois a cebola e em seguida a água e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois de cozido, reserve o frango, guardando o caldo. Picar o frango cozido em pedaços. Faça um angu com o caldo do frango acrescentando o leite, a farinha de milho e a colher de manteiga. Deixe esfriar. Depois da massa fria, empane os pedaços de frango, passando-os em seguida na farinha de rosca, na clara, e novamente, na farinha de rosca. E, por fim, fritar no óleo bem quente.
  • Grumelão Ingredientes: 1/2 Kg de Batatas Cozidas passadas na máquina 4 ovos batidos como pão de ló 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de pó Royal 1 copo de leite 1 pires de queijo ralado 5 colheres rasas de farinha de trigo 1 colherinha de sal Modo de Fazer: Misturar bem e assar em tabuleiro untado com manteiga ou banha. Depois de assado, coloque sobre um guardanapo úmido, coloque o recheio que é feito de: peito de frango desfiado, azeitonas, ervilhas, tomates picados sem pele, salsicha, etc. Enrolar como rocambole, passar gema de ovo por cima, e queijo ralado. Levar ao forno para corar. Quirela com Costelinha INGREDIENTES • 1 kg de quirera (não da miúda, da média) • 5 kg de costelinha de porco • 2 kg de tomates bem maduros picados • 2 kg de bacon picado • 1 kg de cebolas picadas • 1/2 kg de feijão • 1 caixa de caldo de carne • Cheiro verde (2 maços) • Couve (2 maços) • Óleo • Sal com alho Coloque a quirera para cozinhar em água fervente em uma panela bem grande. A água deve encobrir totalmente a quirera. Mexa de vez em quando e não deixe faltar água (sempre quente, para não endurecer o milho). Enquanto isso, refogue as costelinhas em pouco óleo, com sal e alho a gosto. Vá pingando água até que elas estejam macias. Doure ligeiramente e retire da panela. Na gordura que restou ali, frite o bacon e as cebolas (reserve um pouco para a couve). Acrescente os tomates, o cheiro-verde, o caldo de carne e um pouco de água para formar um caldo. Quando a quirera estiver macia, misture as costelinhas e o caldo. Deixe ferver durante 15 minutos para incorporar os ingredientes. Sirva com caldinho de feijão e couve picada, passada no bacon frito.
  • Sopa de Galinha Gorda Introdução: Este prato era preparado principalmente no interior de MG para as nossas mães nos dias seguintes ao nascimento de nossos irmãozinhos. Era para dar "sustânça" no período de resguardo. É muito gostoso, mas requer alguns cuidados: - por ser de alto teor de gordura, não deve ser servido para pessoas que apresentem problemas de colesterol elevado. - Se você não tem esse problema, faça-o de preferência num domingo bem friozinho e delicie-se, é de "comer de joelhos". Ingredientes: 01 galinha gorda +/- 3kg (caipira ou da colônia) 01 pacote de farinha de milho torrada (em flocos) Temperos e sal a gosto Salsa e Cebolinha verde Modo de Preparo: Cortar a galinha em pedaços. Cozinhar na panela de pressão com os temperos até ficar bem macia. Aproximadamente ½hora. Retirar os pedaços e reservar. O caldo que ficou na panela deve ser acrescido em mais ou menos 2 litros de água. Verificar o sal. Numa panela grande colocar o caldo, quando começar a ferver ir acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre até atingir uma consistência de mingau. Colocar a galinha novamente, misturar, apagar o fogo acrescentar a salsa e a cebolinha picadas, misturar e servir. Se quiser, acompanhe com arroz branco e um bom vinho. Suã Com Arroz Ingredientes: 500 g de suã 1 cebola grande Sal a gosto 4 colheres (de sopa) de salsinha e cebolinha picadas 2 dentes de alho picados 2 colheres (de sopa) de óleo 1 xícara de arroz cru Caldo de carne 5 folhas de couve picada Modo de preparo: Tempere bem a suã com cebola, sal, alho, cheiro-verde e óleo. Refogue bem, colocando água. Cozinhe o arroz, como de costume, mas em lugar da água utilize caldo de carne. Quando o arroz estiver cozido, junte a couve. Coloque o arroz numa travessa e, por cima, a suã cozida e mais o cheiro-verde.
  • Torresmo Ingredientes: 1 kg de toucinho 1/2 copo de água 1 colher (sopa) de álcool 1/2 colher (café) de bicarbonato ou fermento Modo de fazer: Cortar o toucinho em pequenos cubos. Polvilhar com sal, com bicarbonato e álcool. Levar uma panela ao fogo brando com água e adicionar o toucinho cortado, fritando-o lentamente. Quando corar, tirar com escumadeira e deixar escorrer em papel absorvente. Tutu a Mineira Ingredientes: 2 colheres (sopa) de óleo 3/4 xícara (chá) de farinha de milho 6 dentes de alho batidos no liquidificador ou no processador de alimentos Pimenta-do-reino a gosto Sal a gosto 2 Copos "tipo americano" de feijão roxinho lavado e escolhido; cozido em 1,5 litros de água por cerca de 30 minutos em panela de pressão. 2 e 1/2 xícaras (chá) de feijão cozido. Como fazer: Numa frigideira alta, aqueça o óleo. Junte a farinha de milho, o alho, a pimenta e o sal. Refogue por cerca de 3 minutos, mexendo sem parar com uma colher de pau. Retire do fogo e reserve Coloque 3 xícaras (chá) do feijão cozido no liquidificador e bata 3 minutos Acrescente o feijão batido à farinha refogada e leve ao fogo baixo, mexendo até formar um purê (cerca de 15 min.) Sugestão: sirva em cumbucas, acompanhado de lombo a mineira, couve refogada, torresmo e arroz. Tutu Bêbo 1/2 quilo de feijão roxinho 1 cebola média 1 colher das de sobremesa de sal com alho 1/2 concha de gordura 1 concha de cachaça farinha de mandioca, o necessário pimenta a gosto MODO DE PREPARO: Cozinhar o feijão até ficar macio. Retirar do fogo e amassar com um soquete; passar em peneira fina e reservar. Aquecer bem uma panela, juntar a gordura, o sal com alho, a cebola em cubos; mistura e deixar alourar. Acrescentar o feijão e a água, o necessário para ganhar consistência. Acertar o tempero. Deixar ferver e ir acrescentando farinha em forma de chuvisco, até pegar a textura desejada. Mexer em roda, sem parar; cozinhar mais alguns minutos em fogo lento. Retirar do fogo e acrescentar a cachaça. Servir decorado com ovos cozidos, cheiro-verde e acompanhado de lombo, arroz, torresmo, lingüiça e couve.
  • Tutu Com Lingüiça e Couve Ingredientes: 1/2 quilo de feijão já cozido e temperado 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca 1 colher (chá) de tempero caseiro 2 ovos cozidos 1 quilo de toucinho para torresmos 1 quilo de lingüiça Modo de fazer: Bater o feijão preparado, com o caldo, no liquidificador. Com o toucinho, fazer os torresmos. Num pouco da gordura dos torresmos, refogar o tempero e adicionar a massa de feijão. Depois, lentamente, mexendo sempre, distribuir por cima, como chuva, a farinha de mandioca até que fique um pirão mole. Juntar o torresmo, os ovos cozidos e a lingüiça. Passar o tutu para uma travessa, guarnecendo-o com couve à mineira e pedaços de lingüiça frita.