Avaliação p1 tarde

1,293 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,293
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Avaliação p1 tarde

  1. 1. Escola Marista Champagnat de Teresina AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA – 1º ETAPA - TARDE Ano: SÉRIE: Data: Valor: 2012 2º ANO/ Professor: Fabrício Silva Aluno: Nº: LEIA AS INSTRUÇÕES:  Ao receber a avaliação, coloque imediatamente seu nome e turma;  Leia atenciosamente cada questão;  É proibido o uso de corretivo;  Só serão aceitas as questões respondidas com caneta azul ou preta;  É proibido qualquer tipo de rasura na resolução das questões; 1 - (Mackenzie) Os climogramas ao lado se referem, respectivamente, aos climas brasileiros: a) Tropical de altitude, Tropical e Tropical úmido. b) Equatorial Semiúmido, Tropical de altitude e Tropical Semiárido. c) Tropical Úmido, Equatorial Semiúmido e Equatorial úmido. d) Equatorial úmido, Tropical e Tropical úmido. e) Tropical, Subtropical e Tropical de altitude. RESPOSTA: LETRA D2 – Com relação aos fatores estáticos LATITUDE E ALTITUDE assinale a alternativa que apresenta arelação correta entre o CLIMA e estes fatores. a) Quanto maior a latitude, ou seja, quanto maior a distância do Equador, maiores a temperatura. b) Quanto maior a altitude de uma localidade, mais elevadas são as temperaturas. c) Quanto maior a latitude, ou seja, quanto maior a distância do Equador, menores a temperatura. RESPOSTA: LETRA C d) Quanto menor a altitude de uma localidade, a temperatura se torna mais amena. e) Quanto menor a latitude, ou seja, quanto mais próximo do Equador, menores a temperatura.3 - (UFRN) Uma importante característica dos tipos de clima do Brasil é a predominância datropicalidade, que decorre da localização da maior parte do seu território na chamada “zona intertropicaldo Planeta”. A influência de determinados fatores, como altitude, latitude, continentalidade, maritimidadee massas de ar, interfere na configuração de diferentes índices de temperatura, umidade e precipitação. Observe os climogramas a seguir:
  2. 2. A partir dos climogramas e das características climáticas existentes no Brasil, é correto afirmar que:a) O climograma 1 refere-se ao clima equatorial úmido, que abrange a maior parte da Amazônia eapresenta temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas durante o ano. RESPOSTA: LETRA Ab) O climograma 2 diz respeito ao clima tropical litorâneo úmido, que predomina no Nordeste eapresenta elevadas temperaturas e precipitações pluviométricas irregulares.c) O climograma 1 refere-se ao clima tropical, que abrange a Região Centro-Oeste, caracterizando-sepelos elevados índices de precipitação e baixas temperaturas.d) O climograma 2 diz respeito ao clima subtropical úmido, que prevalece na Região Sul,caracterizando-se pela irregularidade das chuvas e altas temperaturas.4 - (UFV – MG) Qual das opções abaixo faz uma associação INCORRETA entre os tipos climáticosbrasileiros e sua localização espacial?a) Clima Tropical Semiúmido. Predomina na porção continental do território nacional, principalmente noPlanalto Central e em trechos do Sudeste e do Noroeste.b) Clima Tropical Ùmido ou Atlântico – Faixa costeira, do Rio Grande do Sul até São Paulo, podendoaparecer também ao longo da porção oriental da bacia do rio Doce e em parte da Zona da MataMineira.c) Clima Tropical Semiárido. Predomina no sertão nordestino e em parte do médio vale do rio SãoFrancisco.d) Clima Equatorial – Toda a região Sudeste e parte norte do Paraná. RESPOSTA: LETRA De) Clima Subtropical – Predomina no sul do país, abaixo do Trópico de Capricórnio.5 – Analise o mapa ao lado e assinale a alternativa queapresenta respectivamente a identificação da massa dear dos pontos I, II e III respectivamente: a) Massa Equatorial continental, Massa Equatorial atlântica e Massa Polar atlântica. b) Massa Equatorial atlântica, Massa Equatorial continental e Massa Tropical Continental. RESPOSTA: LETRA B c) Massa Equatorial atlântica, Massa Tropical Continental e Massa Polar atlântica. d) Massa Equatorial continental, Massa Tropical atlântica e Massa Polar atlântica. e) Massa Equatorial continental, Massa Polar atlântica e Massa Equatorial atlântica.6 - Recentemente os alunos da Escola Marista deTeresina fizeram um tour pelo Brasil e fizeram o seguintepercurso descrito no mapa abaixo:De acordo com o seguinte percurso feito pelos alunos:TERESINA/PI – SALVADOR/BA - PORTO ALEGRE/RS -MANAUS/AM e considerando o clima de cada cidadeeles passaram respectivamente pelos climas:a) Tropical, Tropical Úmido, Equatorial e Subtropical.b) Semiárido, Tropical, Subtropical e Equatorial.c) Tropical, Tropical de Altitude, Semiárido e Equatorial.d) Tropical, Tropical Úmido, Subtropical e Equatorial. RESPOSTA: LETRA De) Tropical, Equatorial, Tropical Úmido e Subtropical.
  3. 3. 7 – Analise as características abaixo:  Típicas de altas temperaturas:  Na região intertropical;  Principalmente na zona equatorial e de verão;  No interior do continentes.Observando as características acima e a figura aolado, podemos afirmar que o tipo de chuva formado é: a) Chuvas orográficas b) Chuvas de convecção RESPOSTA: LETRA B c) Chuvas de relevo d) Chuvas de serras e) Chuvas frontais8 - “As terras que hoje constituem o Piauí, ficaram conhecidas dos portugueses pelas atividades depreação de índios e de evangelização das tribos pelos padres jesuítas. No entanto, essas atividadesnão povoaram o espaço do atual Piauí. As _____________________ foram à primeira forma deocupação desse espaço pelos colonizadores portugueses”.Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço acima no texto: a) Tribos Indígenas b) Capelas c) Fazendas de gado RESPOSTA: LETRA C d) Capitanias Hereditárias e) Evangelizações feitas pelos jesuítas9 - (UESPI) Oeiras, antiga capital do Piauí, tem uma área aproximada de 2.719.536 km². Como tantasoutras cidades brasileiras ela teve origem em uma fazenda. A organização fundiária no Brasil,estruturada na grande propriedade, é um legado colonial instituído pelo sistema de:a) Sesmarias. RESPOSTA: LETRA Ab) Capitanias Hereditárias.c) Colonato.d) Subvenções.e) Donatarias.10 - (UESPI) Em trecho da Carta de Doação da capitania do Piauí a Antonio Cardoso de Barros (Évora,19 de novembro de 1535), D.João III anuncia a expansão da fé católica como um dos seus objetivos nacolonização do Brasil. No Piauí, a efetivação desse objetivo, contou com a ação dos padres Jesuítas,através:a) Inicialmente, das missões religiosas para catequização dos indígenas e sua inserção notrabalho organizado. RESPOSTA: LETRA Ab) Da inserção dos colonizados na administração fazendária da capitania;c) Da organização da capitania piauiense em comarcas, vilas e paróquias;d) Do projeto jesuítico da organização fundiária do Piauí em sesmarias.e) Da ação das bandeiras que pretendiam o apresamento de indígenas. “É fazendo os outros felizes que encontramos a nossa própria felicidade” São Marcelino Champagnat
  4. 4. Uma excelente prova!

×