Apoio aula1

855 views
759 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
855
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apoio aula1

  1. 1. Metodologia Científica Engenharia
  2. 2. CiênciaEtimologia: Ciência vem da palavra latinascientia, que significa conhecimento.A Ciência é o conhecimento, ou um sistemade conhecimento, que abarca verdadesgerais ou a operação de leis geraisespecialmente obtidas e testadas por meiodo método científico.
  3. 3. Informação versus Conhecimento
  4. 4. Ciência Objetivos da Ciência- Melhoria da qualidade de vida intelectual- Melhoria da qualidade de vida materialNão é o objetivo da ciência respondertodas as questõesFunções da Ciência- Novas descobertas- Novos produtos- Melhoria da qualidade de vida
  5. 5. Classificação da Ciência- Pura (básica) – O desenvolvimento deteorias- Aplicada - A aplicação de teorias àsnecessidades humanas- Natural - O estudo da natureza ou mundonatural. Ex.: Biologia, Física, Geologia etc.- Social: O estudo do comportamentohumano e da sociedade.Ex.: História, Sociologia, Ciências Políticasetc.
  6. 6. Biológicas: Estudo do ser humano e dosfenômenos da natureza. Ex.: Biologia,Medicina, Odontologia etc.Exatas: - Tem origem na física.Ex.: Física, Matemática, Computação, etc.Humanas - Estudo social e comportamentaldo ser humano. Ex.: Direito, Filosofia,Agrárias – Estudo dos processos deprodução animal e vegetal. Ex.: Agronomia,Zootecnia, Eng. Florestal etc.
  7. 7. Tipos de ConhecimentoPopular Científico•Superficial •Real (factual)•Sensitivo •Acumulativo•Subjetivo •Sistemático•Assistemático •Verificável•Acrítico •Aproximadamente exato
  8. 8. Filosófico Religioso•Valorativo •Valorativo•Sistemático •Inspirado•Não verificável •Sistemático•Infalível •Não verificável
  9. 9. Conhecimento CientíficoÉ um produto resultante da investigaçãocientífica.Surge da necessidade de encontrar soluçõespara problemas de ordem prática da vidadiária (senso comum) do desejo de fornecerexplicações sistemáticas que possam sertestadas e criticadas através de provasempíricas e da discussão intersubjetiva.
  10. 10. Ciência & TecnologiaTecnologia produz técnicaCiência produz conhecimentoEm relação à Ciência pode-se dizer que aTecnologia é um passo à frente em direção àsociedade.C O estudo da interação T A fabricação de umda radiação com a laser em escala industrialmatéria por Einstein, o passou a ser um desafiolevou a descrever tecnológico.as leis que fundamentama ação laser.
  11. 11. A invenção do primeiro Hoje, produzir laser paralaser artificial muitas aparelhos de CD édécadas depois, também dominar uma tecnologiafoi um grande avanço na sem relação com Ciência.Ciência. Dominar a tecnologia não implica dominar a Ciência que originou a técnica.
  12. 12. Método Científico“O Método Científico é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.” (MARCONI E LAKATOS, 2006)- Maneira de se fazer uma pesquisa científica: ‹ Forma de pensar para se chegar à natureza de umdeterminado problema, quer seja para estudá-lo ouexplicá-lo. Ferramenta utilizada na ciência para aquisição e construção do conhecimento.
  13. 13. Método Científico „Métodos Científicos clássicos- Indutivo (Gallileu e Bacon, séc. XVII)Descoberta de princípios gerais a partir deconhecimentos específicos (particulares).Dedutivo (Descartes, séc. XVII) Aplicação deprincípios gerais a casos específicos (particulares).- Método Hipotético-dedutivo;A partir da hipóteses formuladas, deduz-se asolução do problema.
  14. 14. Método CientíficoDedutivo:Todo mamífero tem um coração.Ora, todos os cães são mamíferos.Logo, todos os cães têm cora coração.Indutivo:Todos os cães que foram observados tinham um coração.Logo, todos os cães têm coração.Silogismos: O amor é cego. De chocolate o amor é feito. Stevie Wonder também é cego. Stevie Wonder é feito de chocolate.
  15. 15. Método Hipotético-dedutivo Esquema método hipotético dedutivo (POPPER)Problema: conflito com teorias existentesConjecturas (nova teoria): solução propostaFalseamento: tentativas de refutação (rejeição) pela observação e experimentação
  16. 16. Pesquisa : é o conjunto de investigações,operações e trabalhos intelectuais ou práticosque visam descoberta de novosconhecimentos, de invenção de novas técnicase da exploração novas realidades(KOURGANOFF,1990).A pesquisa é utilizada para:- Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre simesmo ou sobre o mundo em que se vive.- Obter e/ou sistematizar a realidade empírica(conhecimento empírico)- Responder a questionamentos (explicar e/oudescrever)- Resolver problemas e atender às necessidades demercado
  17. 17. A pesquisa científica
  18. 18. Tipos de pesquisa

×