Prad

3,122 views
2,843 views

Published on

prad com objetivos de Criação de corredor ecológico ligando dois fragmentos de mata atlântica, implantação de SAF (Sistema de Agrofloresta) e rotação de pastagem para gado leiteiro.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,122
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
157
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Prad

  1. 1. PRAD – Sítio Cruzeiro do SulCorredor Ecológico, SAF, Rotação de Pastagem
  2. 2. • Criação de corredor ecológico ligando dois fragmentos de mata atlântica, implantação de SAF (Sistema de Agrofloresta) e rotação de pastagem para gado leiteiro.
  3. 3. • Criação de corredor ecológico ligando dois fragmentos de mata atlântica.• Proteção das nascentes e brejo.• Aumentar a sustentabilidade da área.• Implantação do Sistema de Agroflorestamento ( SAF )
  4. 4. • A área esta localizada no município de Anchieta – ES, na comunidade de Itapeuna.• Coordenadas -20.792166,-40.687373• Tamanho da área 19 Alqueires.
  5. 5. • A área conta com a presença de 2 nascentes no interior dos fragmentos de mata.• 1 brejo, em estado bem preservado com presença de grande diversidade de anuros, porém ocorre o pisoteamento em certos pontos pelo gado.• Início de formação erosiva em 2 pontos.
  6. 6. • Inicialmente será implantado barreiras nos pontos onde consta início de processos erosivos, a barreira será feita com pneu e escoras de eucalipto.
  7. 7. • Após a contenção do avanço da erosão do solo, serão realizadas análises do solo e água das nascentes para medir a sua qualidade. Serão utilizados bioindicadores.• Análise da fauna e flora existentes nos fragmentos.• Serão escolhidas as espécies que vão ser utilizadas na criação do corredor ecológico entre os dois fragmentos de mata atlântica.
  8. 8. • Para o reflorestamento será utilizada a metodologia de plantio induzido onde:• 1ª Plantas Pioneiras• 2º Plantas Intermediárias• 3º Plantas Clímax
  9. 9. • Após o reflorestamento e ligação entre os dois fragmentos de mata; iniciaremos a implantação do SAF, onde será utilizado o plantio das culturas abaixo:
  10. 10. Nim - O NIM é uma planta originada da Índia ela trás grandesbenefícios para o agricultor. Suas folhas e sementes podem serusadas na defesa natural contra muitas pragas, doenças deplantas e animais. Controla lagartas, gafanhotos, besouros,pulgões, ácaros, moscas brancas, bicudo do algodoeiro epragas de grãos armazenados. Também controla nematóides ealgumas doenças de fungos.
  11. 11. Apos a implantação da SAF iremos dividir a área em 11 piquetes para a rotação de pastagem do gado leiteiro. vfgwLegenda: PL – Plantio (SAF) P – Piquete de pastagem, Linha Branca - Cerca decontenção de gado, Linha vermelha- limite do terreno, Linha azul – Limite da mata.
  12. 12. • O grande objetivo do manejo de pastagem no sistema de produção leiteiro é permitir às vacas uma eficiente utilização de forragem da melhor qualidade, durante o ano inteiro, sem comprometer a sustentabilidade da pastagem. Dessa forma, o manejo da pastagem deverá permitir uma adequada colheita da forragem produzida por parte dos animais.
  13. 13. • A freqüência de pastejo se expressa pelo sistema de pastejo. No pastejo contínuo, a pastagem não tem descanso, ou seja, o tempo de descanso é zero, e por isso, não requer subdivisão da pastagem. No pastejo rotativo, o número de subdivisão ou de piquete da pastagem (2, 3, 4, 5, 6 ... n) e o tempo de pastejo ou permanência dos animais em cada piquete, determinam o descanso da pastagem.
  14. 14. • Um sistema de pastejo rotativo, com 6 piquetes e com tempo de pastejo de 6 dias e descanso de 30 dias, apenas com adubação na formação da pastagem, foi testado satisfatoriamente em pastagem de Braquiarão, em propriedade leiteira da Zona Bragantina (Camarão et al. 2002).
  15. 15. Especificações Cálculo do número de piquetes (subdivisões)Quantidade de animais: 24 vacas e 1 touro. Aplicando-se a fórmula N = D/P + 1, onde NTempo de descanso de cada piquete: 35 dias. é o número de piquetes, D é oTempo de pastejo de cada piquete: 7 dias. tempo de descanso e P é o tempo de pastejo, tem-se N = 35/7 + 1 = 6 piquetes. Cálculo do peso dos animais 24 vacas x 400 kg + 1 touro x 600 kg = 10.200 kg. Cálculo da área total da pastagem1 UA (unidade animal) 450 kg de peso vivo. Como a carga é 2 UA/ha, logo 1 ha iráPeso de uma vaca: 400 kg de peso vivo. suportar 2 x 450 kg ou 900 kg de peso vivo.Peso de um touro: 600 kg de peso vivo. Então, a área de pastagem para o total de animais é 10.200 kg/900 kg = 11,33 ha.Taxa de lotação: 2,0 UA/ha. Cálculo da área de cada piqueteAdubação da pastagem: De formação e 11,33 ha/6 piquetes = 1,89 ha.de manutenção.
  16. 16. Representação gráfica do sistemaObs.: As informações para adubação de sistemas de pastejo rotativo podem ser obtidas no capítulo "Formação e manutenção de pastagem". Fonte do cálculo
  17. 17. Com a metodologia implantada de proteção das nascentes e com o cercamentodos fragmentos de mata, será evitado o pisoteamento das nascentes pelo gadode leite, onde será implantado o sistema de SAF ao redor da mata e da área quefoi recuperada para juntar os dois fragmentos, como na figura abaixo.As áreas de pastagem foram colocadas mais longe das nascentes deixando assimlivre para a regeneração da vegetação. Onde será utilizado o manejo depastagem, para o melhor aproveitamento dela e evita a geração de erosãocausada pelos caminhos percorridos pelo gado.
  18. 18. Onde terá uma melhor produção do gado leiteiro, e uma nova fonte derenda com a SAF; a preservação das nascentes e dos fragmentos demata.Pois o gado leiteiro não terá mais acesso a mata, nascente ou ao Brejo.Tornando uma propriedade altamente sustentável e livre de degradação.Sendo assim comprovaremos a eficiência do consiliamento entre acriação de Gado de leite + Plantio + Preservação = Área de maiorprodutividade e Renda.
  19. 19. FabioBiancaItaloMarianneCamila Eller

×