A poluição atmosférica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

A poluição atmosférica

on

  • 2,197 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,197
Views on SlideShare
2,162
Embed Views
35

Actions

Likes
0
Downloads
10
Comments
1

5 Embeds 35

http://poluioatmosfricailhadecalorurbana.blogspot.com 14
http://poluioatmosfricailhadecalorurbana.blogspot.ru 8
http://www.slideshare.net 5
http://poluioatmosfricailhadecalorurbana.blogspot.pt 4
http://poluioatmosfricailhadecalorurbana.blogspot.com.br 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

A poluição atmosférica A poluição atmosférica Presentation Transcript

  • A poluição atmosférica
    A ilha de calor urbana
  • a poluição atmosférica
     
    A poluição atmosférica é encontrada nas cidades de indústrias, onde as pessoas poluem com o queimar do lixo, madeira e os trabalhos de artesanato e indústria.
  • Os principais tipos de Poluição
    O Óxido de enxofre - em especial o dióxido de enxofre. Emitido por vulcões, e produzido em grande escala por processos industriais. O enxofre é um composto abundante no carvão e petróleo. Na atmosfera, o cO2 dissolve-se no vapor de água, formando um ácido que interage com outros gases e partículas ai presentes, originando sulfatos e outros poluentes secundários nocivos. Esta é uma das causas de preocupação sobre o impacto ambiental da utilização destes combustíveis como fontes de energias
  • Fontes de Poluição
    As emissões que provem das centrais eléctricas e termoeléctricas, fornos e aparelhos de queima.
    As emissões do tráfego rodoviário, aéreo, marítimo e fluvial, também as emissões sonoras e térmicas.
  • Para se agir adequadamente contra a poluição atmosférica é necessário:
    Medir e conhecer a concentração dos poluentes no ar 
    Definir as fontes poluentes
    Definir a qualidade do ar
    Analisar os valores limite
    Definir a qualidade do ar
    Observar a evolução da qualidade do ar
    Planear acções que promovam melhor qualidade do ar, tais como: reordenar actividades socioeconómicas, localizar fontes poluentes, alterar o percurso rodoviário e reduzir as emissões de poluentes atmosféricos.
  • Ilha de calor urbana
     
    Ilha de calor ou Ilha de calor urbana (ICU) é a característica dada a distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, como se fosse uma ilha quente situada.
    Há um grande contraste nas fronteiras. A alteração da humidade do ar, precipitação e do vento também à uma associação a presença de ilha de calor urbana e geral, nas cidades de latitudes médias e altas. Formasse durante a noite em associação ao estabelecimento de uma circulação tridimensional. Na camada de limite urbana (CLU) cujo seu ramo inferior ocorre na forma de um fraco escoamento centrípeto com o nome de brisa urbana, com alguma intensidade na ordem de 1 a 3 m/s.
    Nas cidades de latitudes subtropicais e tropicais devido a alta intensidade da radiação solar incidente as ilhas de calor urbanas ocorrem durante o dia, agravando a sensação e o desconforto devido a elevação da temperatura e à redução da humidade relativa do ar. Nas cidades de clima frio (nas latitudes médias e altas), a ICU tem ocorrência nocturna, o que é mais favorável para o conforto térmico da população durante as noites, reduzindo a necessidade de sistemas de ar condicionado para aquecimento nocturno.
  • Consequências
    A poluição pode causar várias doenças sendo assim pode levar pessoas a morte, como pode levar as pessoas a ter doenças de pele, respiratórios …
  • Poluiçaõ do ar
    Efeitos sobre a saúde humanaSobre a saúde humana a poluição atmosférica afeta o sistema respiratório podendo agravar ou mesmo provocar diversas doenças crônicas tais como a asma, bronquite crônica, infecções nos pulmões, enfisema pulmonar, doenças do coração e cancro do pulmão.
     
    Os poluentes atmosféricos podem afetar a vegetação por duas vias: via direta e via indireta. Os efeitos directos resultam da destruição de tecidos das folhas das plantas provocados pela deposição seca de CO2, pelas chuvas ácidas ou pelo ozono, refletindo-se na redução da área fotossintéctica. Os efeitos indiretos são provocados pela acidificação dos solos com a consequente redução de nutrientes e libertação de substâncias prejudiciais às plantas, resultando numa menor produtividade e numa maior susceptibilidade as pragas e doenças.
  • A poluição da água Falta de água 
    Estes anos que estão a passar, apresentão um grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo realizado provou que á mais de 2 mil habitantes sem qualquer tipo de água. Em breve poderá faltar água em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. A necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
    As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo o tipo de poluição à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.