Your SlideShare is downloading. ×
Sisu
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Sisu

330
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
330
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CARIRÉ – CE – 2012
  • 2. SISUSistema de Seleção Unificada
  • 3. O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)? O (Sisu) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), através do qual instituições públicas de ensino superior, que aderiram ao ENEM como forma de seleção, oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O Sisu é a forma de seleção utilizada em Universidades Federais e Institutos Federais que aboliram o vestibular. Em nossa região, oferecem vagas pelo Sisu a UFC Sobral, além dos IFCEs de Tianguá e de Sobral.
  • 4. Como funciona o Sisu? As inscrições pelo Sisu ocorrem duas vezes ao ano, sempre nos meses de janeiro e julho. O candidato deve escolher duas opções de curso dentre os cursos ofertados por cada instituição. O candidato ainda escolherá se pretende concorrer às vagas de ampla concorrência (destinada ao público em geral) ou às vagas de políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrições o candidato pode alterar suas escolhas. Terminado o período de inscrições, haverá a 1ª chamada do sistema, o qual analisará se as notas do candidato são suficientes para que o mesmo consiga vaga na sua 1ª opção de curso. Caso não seja suficiente, será analisada a sua 2ª opção. Após a 1ª chamada, haverá a 2ª chamada dentre os candidatos para preenchimento das vagas restantes. Em cada chamada, o candidato classificado deverá efetuar, em tempo hábil, a sua matrícula na instituição em que foi selecionado. Caso contrário, perderá o direito à vaga. Após as duas chamadas do Sisu, haverá um prazo durante o qual o estudante que ainda não foi selecionado em nenhum curso poderá manifestar seu interesse em participar da lista de espera. Tal lista se destina ao preenchimento de vagas porventura restantes nas duas chamadas em cada curso. Caso o estudante seja selecionado na lista de espera, o mesmo tem também definido um prazo para efetuar sua matrícula. Do contrário, perderá o direito à vaga.
  • 5. Quais as instituições e cursos participantes do processo seletivo do Sisu? Na nossa região, são ofertadas vagas pela UFC Sobral e pelo IFCE de Sobral e de Tianguá. É interessante destacar que o estudante pode concorrer a vagas EM QUALQUER CIDADE do território nacional. RELAÇÃO DE INSTITUIÇÕES QUE OFERTARAM VAGAS PELO SISU EM TIANGUÁ EM JANEIRO DE 2012 NOTA DE NOTA DE CORTE APÓS INSTITUIÇÃO CURSO GRAU TURNO VAGAS CORTE NA 1ª LISTA DE CHAMADA ESPERA IFCE FÍSICA LICENCIATURA NOTURNO 35 604.90 -
  • 6. RELAÇÃO DE INSTITUIÇÕES QUE OFERTARAM VAGAS PELO SISU EM SOBRAL EM JANEIRO DE 2012 NOTA DE NOTA DE CORTE APÓSINSTITUIÇÃO CURSO GRAU TURNO VAGAS CORTE NA 1ª LISTA DE CHAMADA ESPERA IRRIGAÇÃO E TECNOLÓGICO INTEGRAL 35 622.69 - DRENAGEM SANEAMENTO TECNOLÓGICO INTEGRAL 35 658.08 - AMBIENTAL IFCE ALIMENTOS TECNOLÓGICO INTEGRAL 35 624.03 - MECATRÔNICA TECNOLÓGICO INTEGRAL 35 617.38 - INDUSTRIAL FÍSICA LICENCIATURA NOTURNO 35 630.20 - MEDICINA BACHARELADO INTEGRAL 40 776,0 764,7 ENGENHARIA DA BACHARELADO INTEGRAL 50 671,5 578,0 COMPUTAÇÃO ENGENHARIA BACHARELADO INTEGRAL 50 682,7 611,6 UFC ELÉTRICA PSICOLOGIA BACHARELADO INTEGRAL 50 691,6 603,4 MÚSICA LICENCIATURA NOTURNO 40 626,3 525,5 FINANÇAS BACHARELADO NOTURNO 50 655,5 579,0 UFC 2011 ODONTOLOGIA BACHARELADO - 40 732.64 695.46Em 2013, serão ofertadas 44 vagas em odontologia e 100 vagas em engenharia dacomputação.
  • 7. VAGAS A SEREM OFERTADAS PELO IFCE EM 2013.1 (SOBRAL E TIANGUÁ) ALUNOS QUE CURSARAM TODO O ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA PRETOS, RENDA PER PARDOS OU ALUNO DE AMPLA CAPITA INDÍGENAS PRETOS, PARDOS TOTAL DE CURSO ESCOLA CONCORRÊNCIA MENOR OU COM RENDA OU INDÍGENAS, VAGAS PÚBLICA, IGUAL A 1,5 MENOR OU INDEPENDENTES INDEPENDENTE SALÁRIO IGUAL A 1,5 DA RENDA DA RENDA MÍNIMO SALÁRIO MÍNIMOIRRIGAÇÃO E DRENAGEM 17 2 7 2 7 35 (INTEGRAL)SANEAMENTO AMBIENTAL 17 2 7 2 7 35 (INTEGRAL) ALIMENTOS 17 2 7 2 7 35 (INTEGRAL)MECATRÔNICA INDUSTRIAL 17 2 7 2 7 35 (INTEGRAL) FÍSICA(NOTURNO – 17 2 7 2 7 35 SOBRAL) FÍSICA(MATUTINO – 15 2 6 2 5 30 TIANGUÁ)
  • 8. CONSIDERAÇÕES GERAIS A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem 2012. Não é cobrada taxa de inscrição. A documentação só é exigida no ato da matrícula (se o candidato for selecionado). O candidato só pode mudar suas opções de escolha DURANTE o período de inscrições. Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha no Enem, deverá recuperá-la no site do Enem. Só podem concorrer quem fez o ENEM 2012. Notas de outras edições do ENEM não são aceitas. No momento que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e a senha no Enem 2012, o Sisu recupera automaticamente as suas notas do candidato. Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.
  • 9.  O candidato deverá, no momento da inscrição, optar pela modalidade de ampla concorrência ou por cotas. O candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem. É de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada às e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios: - Maior nota obtida na redação; - Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; - Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; - Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; - Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O candidato selecionado pelo Sisu deverá conferir o prazo para matrícula no cronograma do Sisu e verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula.
  • 10.  Os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos - Prouni, desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa. Se o estudante for selecionado pelo Prouni e pelo Sisu, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
  • 11. É fácil desistir de algo alegando que a conquista édifícil. No entanto, mais difícil é conseguir algo que nemao menos se tentou. Prof. Fagner Aguiar MUITO OBRIGADO E SUCESSO A TODOS!!!