Escola e família em parceria palestra norma

11,227 views
10,830 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
11,227
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
209
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Escola e família em parceria palestra norma

  1. 1. ESCOLA E FAMÍLIA EM PARCERIAEducação queprepara cidadãosprecisa da escolae da família.
  2. 2. ALGUNS NÚMEROS SOBRE A EDUCAÇÃOINFANTIL NO PAÍS: - Há 1.860.872 matrículas em creches; - Há 4.809.620 na Pré-Escola------------------------------------------------------------------------ - Há 17.139.755 nos anos iniciais; - E 14.351.200 nos anos finais. - São 8.280.875 no ensino médio; - São 4.577.517 na EJA; - São 837.011 na Educação Profissional - E 242.982 na Educação Especial.
  3. 3. OUTRAS BOAS NOTÍCIAS:.Em um ano, o Índices do Paraná:percentual de Matrículas em 2007:crianças de quatro e 322.711cinco anos queingressaram naeducação infantil Taxa de Matrícula:aumentou de 67,6% 1991: 11,57%para 70,1%. IBGE – 2007 2000: 24,39% 2007: 40,11%
  4. 4. A EDUCAÇÃO INFANTIL TORNOU-SE IMPORTANTE
  5. 5. A EI CRESCEU EM IMPORTÂNCIAPELA VIA LEGAL: PELA VIA SOCIAL:- A Lei 9394/96 - Ingresso das mulheres tornou a EI nível no mundo do trabalho de ensino - As mudanças na estrutura da família - A importância dada à escola
  6. 6. - Especialistas afirmam que a escola édecisiva na vida das criança;- A criança que inicia pela EI vai mais longe;- E a fase do desenvolvimento de inúmerascapacidades: físicas, cognitivas, afetivas,éticas, estéticas...----------------------------------------------------------------A escola é capaz de estimular a formação dascrianças em várias áreas e de formaconstante;A EI serve de alicerce para o conhecimentoque vai ser adquirido durante a vida.
  7. 7. ESCOLA E FAMÍLIA COMO PARCEIRAS - Qual a importância dessa relação?- Educar depende de uma relação maisampla entre os pais do aluno e osprofessores do que a prevista em umamera prestação de serviços.- Parceria, colaboração, diálogo,discussão, abertura são aspectosdecisivos na EI.
  8. 8. OS PAPÉIS DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NAEDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.- Até o século 19, a separação de tarefas entreescola e família era clara: - A escola cuidava daquilo que à época sechamava “Instrução", que na prática era atransmissão de conteúdos. - A família se dedicava à "Educação", o quesignificava o ensinamento de valores, hábitos e atitudes.
  9. 9. A Era Moderna deixa nebulosa essa divisãode papéis no trabalho educacional. - A educação torna-se um grande valor e passaa ser objeto de atenção da sociedade; - As expectativas em relação à escola seampliam.-----------------------------------------------------------------------Na prática, a escola passou a ser reconhecida como umespaço de aprendizagem de conteúdos e devalores para a formação da criança.As fronteiras entre o que cabe à escola e o cabe àfamília se tornaram confusas.
  10. 10. QUANDO COMEÇAM A SURGIR ASDIFICULDADES NA RELAÇÃO ESCOLA EFAMÍLIA?1. Quando se frustram as expectativas das pessoas emrelação aos resultados esperados;2. Professores percebem que não atingem resultadospositivos de seu trabalho;3. Defrontam-se com problemas para os quais não possuem respostas .
  11. 11. 4. Quando a escola não pode contar com afamília;5. Quando as famílias deixam para a escolasaspectos da formação que antes eram seus;6. Quando os professores se percebemimpotentes diante de situações concretas;------------------------------------------------------------------Existem muitas outras situações quedesafiam a atuação dos professores.
  12. 12. DE QUE NATUREZA SÃO OS PROBLEMAS?1. DE APRENDIZAGEM 2. DE CONDUTA- Que podem ser de - Indisciplina diversas naturezas - Falta de limites . Pedagógicos - Rebeldia . Psicológicos - Agressividade... . Psicomotores...
  13. 13. Diante disso:1. Quando o assunto é aprendizagem, ospapéis são mais claros: - da escola, ensinar, - dos pais, acompanhar e sugerir.-----------------------------------------------------------------.2. Se o tema é comportamento, as açõesexigem cumplicidade redobrada. - normalmente a escola passa para afamília, que também não sabe o que fazer.
  14. 14. O que está acontecendo?- O que mais se vê hoje em dia é a falta delimites dos pais com os filhos;- Conseqüência a agressividade, a violência...------------------------------------------------------------------Nota-se uma onda de violência em todas ascamadas sociais, a imoralidade, a falta deética, os programas de TV abusando de cenasde sexo, sensacionalismo...
  15. 15. O QUE GERA TANTA INDISCIPLINA? A falta de limites em casa?- Segundo Tania Zagury três fatores que contribuem para essasituação. - Em primeiro lugar, a insegurança dos pais. Criança que nãoespera a vez, que bate na porta, que grita para chamar a atenção,chega à escola e repete esse modelo. - A quantidade de estímulos que a criança recebe a faz maisarticulada. - As mudanças ocorridasnas últimas décadas, na família,na escola e na sociedade ajudama compor esse ambiente.
  16. 16. Vivemos numa sociedade pedagógica - Aprendemos com quase tudo o queestá à nossa volta; - Muitos estímulos que recebemos sãointencionalmente preparados para nosensinar; - As nossas crianças estão expostas amuitas mensagens e captam seus conteúdos.
  17. 17. Como lidar com essa indisciplina?- Para a Profª Tânia Zagury:- Os problemas encontram saída através doeducador, por sua formação;- Bom relacionamento com a família;- Equilíbrio entre autoridade, afeto e respeito.- Capacidade de diálogo.-----------------------------------------------------A Pedagogia da sedução e doencantamento, exige esforço e amor.
  18. 18. Pais têm dificuldades em se relacionar com aescola – Razões:- Pais um dia foram alunos:- como foram suas experiências com a escola?- que lembranças têm de sua vida de estudante?---------------------------------------------------------------------As experiências vividas formam a pedagogia debase com a qual avaliam a escola dos seusfilhos.
  19. 19. Muitos pais têm um histórico de exclusão efracasso escolar, isso gera medo evergonha de trocar idéias e conversar comos educadores.Há os que diante das dificuldades eproblemas dos filhos não sabem o quefazer.
  20. 20. E os professores? Como é a sua Pedagogia deBase? - Como foram suas experiênciaseducativas? Prazerosas ou conflitantes? - As suas vivências enquanto aluno, emque medida influenciam seu trabalho comoeducador hoje?---------------------------------------------------------------Autores defendem que tendemos a repetir comnossos alunos as experiências quevivenciamos enquanto estudantes.
  21. 21. ALGUMAS EXPERIÊNCIAS PARA AUXILIAR A INTEGRAR ESCOLA E FAMÍLIA
  22. 22. 1. TORNAR A ESCOLA CONHECIDA DOS PAIS - As instalações; - A Equipe Pedagógica; - Os Funcionários...
  23. 23. 2. CONHECER A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS- Um bom relacionamento precisa dointeresse, da compreensão, do respeito evalorização;- Querer conhecera história dos alunose da comunidade demonstra isso.
  24. 24. 3. ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO NOPROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - No documento mais importante da escolaestão previstas as possíveis contribuiçõesdas famílias. - Se os pais ajudarem a definir quais são suas contribuições com a escola, saberão como cumprí-las.
  25. 25. 4. APROVEITAR AS REUNIÕES DE PAIS.- Ter uma pauta focada no processo deensino;- Informar sobre a aprendizagem;- Mostrar as intenções educativas da escola;- Discutir as dificuldadesencontradas;- Evitar comentáriosnegativos.
  26. 26. - Nas reuniões de pais dá para discutir temasatuais e polêmicos, as novidades da ciência... - Não só o desempenho dos filhos, pedir acolaboração para APM, etc., - Podemos conviver com as duaspropostas e com certeza a carga de problemase conflitos escolares diminuirá.-------------------------------------------------------------------E os pais conseguem acompanhar?
  27. 27. 5. MOSTRAR A PRODUÇÃO DOS ALUNOS- Compartilhar o que as crianças fazem émostrar para os pais o que é importante;- Mostrar as conquistas das crianças; - Valorizar o trabalho das crianças torna os pais mais receptivos. 
  28. 28. 6. ORGANIZAR OS PAIS- Incentivar o funcionamento do ConselhoEscolar e da APM - Aliados para fazer uma boa escola; - Espaço para definir rumos e tomardecisões coletivas.------------------------------- Atuação ampla naescola;- Pais aprendem aser gestores;
  29. 29. 7. ESCOLA: Um local público para uso dacomunidade- Estímulo ao convívio social;- Escola é da comunidade- Comunidade aprende a respeitar aescola.- Receptividade,- Abertura;- Identificação...
  30. 30. 8. Criar uma Escola de Pais com palestras edebates- A escola pode ser referência para as famílias,ajudá-las a compreender melhor os filhos e arealidade.- Levantar o debate sobre questões da comunidade.
  31. 31. - Muitos aspectos problemáticos que semanifestam na escola tem origem na família.- A superação destes passa peloesclarecimento dos pais.------------------------------------------------------------------É a escola formadora da sociedade: primeiro dosalunos e por extensãodos seus pais.
  32. 32. - Esclarecendo os pais, problemas decomportamento ou dificuldade em sala de aulatêm mais chances de ser compreendidos eresolvidos.------------------------------------------------------------------- - Ampliar o olhar sobre os pais podeaproximá-los mais da escola; - Ações diversas podem ser realizadas; - Ajuda a superar o medo e a resistência;
  33. 33. Parceria na aprendizagemEscola e família têm os mesmos objetivos:promover o desenvolvimento infantil emtodos os aspectos e ter sucesso naaprendizagem.As escolas que conseguem tornar os paisparceiros diminuem os problemas emelhoram o rendimento das turmas deforma significativa.
  34. 34. A Profª Heloisa Zymanski nos orienta:- Não existe receita para a solução destetipo de problemas;- Cada escola deve encontrar, a partir desua realidade, as ações que podem ajudara encaminhar suas dificuldades.O diálogo, a abertura, a ausênciade preconceito são atitudesque podem ajudar.
  35. 35. A escola dos nossos sonhos é um trabalho conjunto dos educadores e dos pais respaldados na confiança mútua. Organização: Profª Msc. Norma Viapiana Golfeto

×