Your SlideShare is downloading. ×
Everton df
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Everton df

775
views

Published on

Ações de patrocínio esportivo: Análise dos critérios adotados pelas empresas na definição do patrocínio

Ações de patrocínio esportivo: Análise dos critérios adotados pelas empresas na definição do patrocínio


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
775
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. AÇÕES DE PATROCÍNIOESPORTIVO: ANÁLISE DOSCRITÉRIOS ADOTADOS PELASEMPRESAS NA DEFINIÇÃO DOPATROCÍNIO.Orientando: Everton Diego FagundesOrientador: Cristina Miranda
  • 2. QUESTÃO DE PESQUISA Quais os critérios adotados pelas empresas patrocinadoras do metropolitano na definição do patrocínio esportivo? Como acontece a tomada de decisão do patrocínio esportivo numa empresa?
  • 3. PRESSUPOSTOS A rede de relação dos integrantes da diretoria do metropolitano foi essencial para a concessão de patrocínio. A definição do patrocínio esportivo dá-se por critérios técnicos, considerando-se a lucratividade do patrocínio.
  • 4. OBJETIVO GERAL Analisar os critérios adotados pelas empresas patrocinadoras do Metropolitano, na definição do patrocínio.
  • 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar os critérios utilizados pelas empresas patrocinadoras do esporte na definição do patrocínio de um time de futebol; Estabelecer a importância dos critérios adotados pelas empresas na definição do patrocínio; Descrever o processo de aprovação do patrocínio na estrutura organizacional;
  • 6. REFERENCIAL TEÓRICO MarketingConsenso entre os autores, Marketing são trocas, entre pessoas e organizações, satisfazendo o desejo de todas as partes envolvidas. (KOTLER, OGDEN, PINHO, SHIMP, URDAN) MIX DE MARKETING ProdutoTangíveis e intangíveis. PreçoCusto a algo que será consumido, é o que irá gerar lucros para a empresa, custo dos benefícios do produto. PraçaCanal de distribuição, é o que disponibiliza o produto ao mercado. PromoçãoComunicação, compartilhamento de informações, ideias, sem isso o consumidor nem sabe que a empresa existe.
  • 7. REFERENCIAL TEÓRICO COMPOSTO PROMOCIONAL PropagandaFerramenta de comunicação, criação e execução de uma mensagem, para informar ou persuadir. Marketing DiretoRelacionamento direto com o cliente, interatividade. Relações PúblicasFerramenta que irá comunicar os objetivos e valores da empresa. Proativa e Reativa. Venda PessoalComunicação individualizada, personalizada, contato pessoal e cara a cara. Promoção de VendasComplementa a comunicação da empresa, pois, pode ser feita para distribuidores e consumidores. Desperta o interesse de consumidores e vendedores.
  • 8. MARKETING ESPORTIVO X PATROCÍNIO ESPORTIVO Marketing esportivo é mais abrangente, pois envolve não somente a exposição de marca, mas a comercialização de produtos (Camisas oficiais, licenciados, entre outros). Patrocínio Esportivo está englobado na promoção, pois, pode ser usado como propaganda, promoção e inclusive relações públicas.
  • 9. PATROCÍNIO ESPORTIVO Melo Neto (2000) define que o patrocínio é uma ação promocional que tem o objetivo de dar sustentação as demais ações do composto promocional, além disso, contribui com imagem corporativa, posicionamento, promoção da marca e de vendas, com a comunicação com distribuidores, fornecedores, clientes, e outros colaboradores. Acordo entre patrocinado e patrocinador, ou seja, que ambos alcancem seus objetivos específicos, a empresa com o retorno do investimento, mensurando e controlando os resultados, e o patrocinado visa o sucesso da equipe.
  • 10. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Estudo de caso do Clube Atlético Metropolitano. Foi estudado um caso a partir da metodologia qualitativa, com a realização de questionário quantitativo e abordagem censitária. A população desta pesquisa compreende a seis empresas que patrocinam o time Metropolitano atualmente.
  • 11. RESULTADOS DA PESQUISAPrincipais Critérios: Quantidade de pessoas atingidas pela ação de patrocínio esportivo. Rede de relação entre os integrantes da diretoria do patrocinado e patrocinador. A adequação entre o perfil do público-alvo do patrocinado e o do patrocinador. Verba disponível.
  • 12. RESULTADOS DA PESQUISAGrau de importância dos critérios escolhidos: Quantidade de pessoas atingidas: muito importante para 5 empresas e importante para 1. Rede de relação entre os integrantes da diretoria do patrocinado e patrocinador: Importante para 4 empresas e indiferente para 2.
  • 13. RESULTADOS DA PESQUISAGrau de importância dos critérios escolhidos: A adequação entre o perfil do público-alvo do patrocinado e o do patrocinador: Muito importante para 4 empresas, 1 importante, 1 indiferente. Verba disponível: 3 muito importante e 3 importante.
  • 14. RESULTADOS DA PESQUISAProcesso de aprovação do patrocínio: O setor responsável pela escolha e decisão do patrocínio é o de marketing.
  • 15. RESULTADOS DA PESQUISAProcesso de apresentação e aprovação do patrocínio: há a necessidade de um projeto escrito e que uma apresentação oral também contribui no entendimento da proposta. Projeto consistente. Sinergia entre os projetos.
  • 16. REFERENCIAL TEÓRICO CARDIA, Wesley. Marketing e patrocínio esportivo. Porto Alegre: Bookman, 2004. MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing esportivo. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. OGDEN, James. Comunicação integrada de Marketing. São Paulo. Prentice Hall, 2002. SHIMP, Terence A. Propaganda e Promoção: Aspectos Complementares da Comunicação integrada de Marketing. 5.ed. Porto Alegre. Bookman, 2002. URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo. Atlas, 2006.
  • 17. CONCLUSÃO Esse estudo identificou que a decisão da ação de patrocínio esportivo também ocorre por intermédio das redes de relações entre patrocinador e patrocinado, pois, na pesquisa realizada foi considerado um critério importante. Também foi identificado que as empresas patrocinadoras possuem critérios para a definição do patrocínio esportivo, o mais importante para elas foi a quantidade de pessoas atingidas. O patrocínio esportivo pode ser muito mais explorado como ferramenta de comunicação, não somente pela sua capacidade de atingir grandes públicos, mas, pelo fato que esta ação gera mídia espontânea e também um possível aumento nas vendas, explorando a capacidade promocional do patrocínio esportivo e suas várias possibilidades de uso.
  • 18. OBRIGADO “Si Vis Pacem Para Bellum”