Your SlideShare is downloading. ×
O Arquiteto da Informação no Brasil e no Exterior, Desafios & Perspectivas - Thais Campas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

O Arquiteto da Informação no Brasil e no Exterior, Desafios & Perspectivas - Thais Campas

312
views

Published on

• Objetivo: Apresentar o trabalho do Arquiteto de Informação, suas funções, conhecimentos e habilidades necessários e diferenciais para desenvolver uma carreira de sucesso em diversos segmentos do …

• Objetivo: Apresentar o trabalho do Arquiteto de Informação, suas funções, conhecimentos e habilidades necessários e diferenciais para desenvolver uma carreira de sucesso em diversos segmentos do mercado de T.I., Telecom e Comunicação e Mídia Digital. Apresentar um panorama de mercado sobre salários e oportunidades aqui e no exterior.
• Conteúdo programático: Formação, conhecimentos e habilidades essenciais: o que as empresas buscam e esperam ao contratar um Arquiteto de Informação? O Arquiteto como planejador criativo, dentro do organograma de agências digitais, grandes corporações e indústria de software, internet e T.I. Cifras: quando vale o trabalho desse profissional no Brasil e em mercados maduros da Europa e EUA. Perspectivas de carreira: o A.I. como profissional focado em inovar com a experiência do usuário.

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
312
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O Arquiteto de Informação no Brasil e Exterior Desafios & Perspectivas Palestra ministrada na FIT, em São Paulo, Capital 14 de março, 2013Thais CampasInformation Architecture, Usability & UXIndependent Consultant, Researcher, Professor and WriterProfessional Coach and Mentor.
  • 2. O planejador Vamos fazer uma viagem?
  • 3. O planejador Com muitas paradas...
  • 4. O planejador E muitos itinerários...
  • 5. O planejador Muitas Paisagens.. .
  • 6. O planejador, o analista, o empreendedor... Arquitetar é projetar Experiências
  • 7. Quem é o (a) A.I. Arquiteto de Informação: Conhecimentos, Habilidades e Formação ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ?
  • 8. Quem é o (a) A.I. Onde ele ou ela podem trabalhar? Quem pode exercer a função de A.I.? Onde e em que setores da economia/mercado, um arquiteto(a) de informação trabalha? Segmento de T.I. , software e telecom. Segmento de comunicação, editorial e mídia. Segmento de serviços, tais como bancos, transporte, associações, instituições de pesquisa e ensino. Segmento de vendas diretas ao consumidor, como grandes lojas e mercados (shopping centers e redes comerciais). Segmento industrial como indústria farmacêutica, alimentícia, de transportes, moda, eletrônicos e indústria de base, como as grandes siderúrgicas e até agronegócio. Segmento público, em empresas e autarquias.
  • 9. Quem é o (a) A.I. O que fazem? O A.I. “desenha a informação”, antes de desenvolver telas e fluxos de interação: Desenhar a informação é Criar e projetar ambientes digitais híbridos (ambientes informacionais e transacionais) dando forma, fluidez e conteúdo: A estratégias de conteúdo. A estratégias de produtos. A estratégias de serviços. A estratégias de negócios. A estratégias de marca mantendo sua consistência.
  • 10. Quem é o (a) A.I. O que fazem? O A.I. é um profissional especializado em processos de comunicação interativa e iterativa: A comunicação é o primeiro passo para a evolução da sociedade da informação... Rumo à... Sociedade do Conhecimento
  • 11. Quem é o (a) A.I. O que fazem? O A.I. transforma: Processos de Comunicação Em Experiência e Aprendizado
  • 12. Quem é o (a) A.I. O que fazem? Como fazem? Levantamento e Pesquisa... Como um A.I. atua dentro das empresas e instituições? Quais são suas funções, suas tarefas? Pesquisa e levanta segmentos de mercado e público-alvo das estratégias digitais. Define grupos de usuários e personas. Realiza benchmarks, estudos heurísticos de usabilidade e planeja testes com usuários, podendo chegar a coordenar alguns testes em laboratório, inclusive. Realiza o levantamento do legado: conteúdo e aplicações que chegarão a ser fazer parte do projeto em algum momento do ciclo de vida do negócio ao qual este mesmo projeto está relacionado. Realiza o levantamento de regras de negócios e fluxo de tarefas que serão integrados ao ambiente digital. Analisa e integra documentos de negócios, comunicação e marketing aos documentos de requisitos, fazendo a ponte entre as decisões estratégicas e a equipe de desenvolvimento.
  • 13. Quem é o (a) A.I. O que fazem? Como fazem? Levantamento e Pesquisa... Desenvolvimento. Como um A.I. atua dentro das empresas e instituições? Quais são suas funções, suas tarefas? Desenvolve e cria soluções interativas, entregando documentos táticos, como wireframes e mapas de navegação, à equipe de desenvolvimento. Valida os conceitos e decisões que foram tomados na fase estratégica, do desenho do negócio, através dos fluxos que desenha. Implementa junto com a direção de arte, o projeto final de Design Patterns, trabalhando arduamente na fase do design de interação. Acompanha o desenvolvimento e a integração dos sistemas que darão “vida” e estrutura ao projeto. Realiza o QA (Quality Assurance) e homologa o produto final. Realiza e acompanha testes de usabilidade com o produto final e, se necessário, recomenda alterações e soluções à equipe de desenvolvimento ou design.
  • 14. Quem é o (a) A.I. O que fazem? Como fazem? Levantamento e Pesquisa... Desenvolvimento... Gestão e Ciclo de Vida. Como um A.I. atua dentro das empresas e instituições? Quais são suas funções, suas tarefas? Gestão e levantamento de novas oportunidades, parcerias e grupos de usuários previstos e não previstos na estratégia original. Acompanhamento do cenário tecnológico e possíveis acréscimos de novas funcionalidades e recursos que estão, ou não, previstos na estratégia de negócios. Acompanhamento da evolução da audiência, evolução de vendas e feedback do usuário. Acompanha rotinas de atualização de conteúdo. A qualquer momento decide pela realização de novos testes. Acompanha estratégias de evolução de design e direção de arte.
  • 15. O que o (a) A.I. projeta ou produz? O que um A.I. projeta ou produz? Quais são os tipos de projetos em que é requisitado? Portais horizontais e verticais: B2B, B2C, sites de entretenimento e informação, ambientes onde há operação de negócios como um internet banking ou um home broker. Aplicações para todo o tipo de dispositivo e cenário tecnológico: para smartphones, tablets e desktops/notebooks. Terminais de auto atendimento, smart tvs e painéis touchscreen. Softwares e customização de softwares/plataformas de software. Intranets e Extranets. Games. Mídia e Redes Sociais.
  • 16. O que o (a) A.I. não faz. O que um(a) A.I. não faz? Não programa linguagem de interface ou sistemas. Não faz ou cria direção de arte. Não faz “webdesign” ou design gráfico. Não faz plano de negócios ou marketing. Não desenvolve campanha publicitária. Não redige conteúdos. Não dá suporte a usuário.
  • 17. Quais são as habilidades do (a) A.I. O que um(a) A.I. precisa ter para ser um profissional de sucesso? Análise Planejamento. Estratégia. Visualização Criativa. Meticulosidade. Diplomacia. Senso Estético Apurado. Capacidade de Avaliar e Calcular Riscos. Senso de Inovação e Estratégia.
  • 18. Quais são os conhecimentos do (a) A.I. Quais as áreas de conhecimento e expertise do A.I.? Comunicação e Mídia. Planejamento Estratégico em Comunicação e Marketing. IHC, Usabilidade e Técnicas/Fundamentos de Design de Interação. Gestão de Produtos e Projetos. Conhecimento e facilidade em lidar com plataformas e cenários tecnológicos muito diversos. Inglês fluente.
  • 19. No Brasil e no Exterior No Brasil O (A) A.I. tem ideias
  • 20. No Brasil e no Exterior Nos Mercados Maduros Principalmente Americano e Europeu O (A) A.I. tem Planos e Estratégias
  • 21. No Brasil DesafiosVendemosCommoditiesFoco noEntregável
  • 22. Em mercados maduros – no exterior DesafiosÉ preciso inovare competir.Foco na inovaçãoe qualidade!
  • 23. Vamos fazer as malas e navegar?
  • 24. Obrigado! Thais Campas @thcampas br.linkedin.com/in/thaiscampas/ Skype: thais.campas thcampas@gmail.com Fone/Fax: +55 11 9 9498-9803