JAVA EE - Instalação e utilização do MySQL

1,469 views
1,207 views

Published on

Instalação do banco de dados MySQL

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,469
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
51
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

JAVA EE - Instalação e utilização do MySQL

  1. 1. A instalação e utilização do MYSQL
  2. 2. Instalando o MySQL no Windows Procure pelo formato executável. O arquivo vem compactado no formato .zip . http://dev.mysql.com/downloads/file.php?id=450945 Última versão em Fev. de 2014 -> mysql-5.6.16-win32.msi Execução padrão para sistemas operacionais Windows.
  3. 3. Passos para criar uma Conexão no Netbeans com o Mysql 1. Instalar drive MySQL (Connector/J drive) 2. Configurando as Propriedades do Servidor MySQL / Registrar Servidor MySQL 3. Iniciando o Servidor MySQL 4. Criar Banco MySQL 5. Criando Tabelas do Banco de Dados a) Usando o Editor SQL b) Usando a Caixa de Diálogo Criar Tabela
  4. 4. Utilizando o driver MySQL no netbeans • Baixe o drive mysql-connectorjava-5.1.23-bin.jar ou versão superior. • Na janela Services expanda o nó do item Banco de Dados. Clique com o direito do mouse sobre o item Drivers e selecione no menu de contexto o único item: Novo Drive. • Após selecione o drive baixado e instale. • OBS.: A versão do NetBeans 8.0 já vem com o drive instalado
  5. 5. Configurando as Propriedades do Servidor MySQL Antes que você possa acessar o Servidor de Banco de Dados MySQL no NetBeans IDE, você deve configurar as propriedades do Servidor MySQL.
  6. 6. Configurando as Propriedades do Servidor MySQL Clique com o botão direito do mouse no nó Banco de Dados na janela Serviços e escolha Registrar o Servidor MySQL para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Servidor MySQL.
  7. 7. Configurando as Propriedades do Servidor MySQL Configure as propriedades do Servidor MySQL como na imagem.
  8. 8. Configurando as Propriedades do Servidor MySQL
  9. 9. Configurando as Propriedades do Servidor MySQL Por fim, clique com o botão direito do mouse no nó Bancos de Dados > MySQL Server em localhost:3306 na janela Serviços e escolha Conectar.
  10. 10. Criando e Estabelecendo Conexão à Instância do Banco de Dados 1. Clique com o botão direito do mouse no nó Servidor MySQL e escolha Criar Banco de Dados. 1 2 2. A caixa de diálogo Criar Banco de Dados MySQL é aberta. 3. Verificar se o Banco está conectado. 3
  11. 11. Criando Tabelas do Banco de Dados Usando o Editor SQL Clique com o botão direito do mouse na pasta Tabelas e escolha Executar Comando. Uma tela em branco é aberta no Editor SQL na janela principal.
  12. 12. Criando Tabelas do Banco de Dados Usando o Editor SQL Na caixa de execução, digite algum comando em SQL, como no exemplo, e clique no ícone executar em destaque.
  13. 13. Criando Tabelas do Banco de Dados Usando a Caixa de Diálogo Criar Tabela Clique com o botão direito do mouse no nó Tabelas e escolha Criar Tabela.
  14. 14. Criando Tabelas do Banco de Dados Usando a Caixa de Diálogo Criar Tabela No campo de texto Nome da tabela, digite o nome da tabela, ex.: cliente. Clique em Adicionar Coluna. No Nome da coluna, insira os dados da tabela cliente.

×