• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Corrigido planejando as visitas às salas de aula -
 

Corrigido planejando as visitas às salas de aula -

on

  • 122,402 views

PIP MUNICIPAL 2013 - CAPINÓPOLIS

PIP MUNICIPAL 2013 - CAPINÓPOLIS

Statistics

Views

Total Views
122,402
Views on SlideShare
1,271
Embed Views
121,131

Actions

Likes
0
Downloads
6
Comments
0

32 Embeds 121,131

http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.br 119018
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.pt 983
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com 786
http://www.google.com 83
http://webcache.googleusercontent.com 68
http://www.youtube.com 25
http://www.eunicemirandaoliveira.blogspot.com.br 23
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.ar 18
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.jp 18
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.de 17
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ru 12
http://www.google.com.br 10
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.es 8
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.it 8
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.fr 7
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.co.uk 7
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ch 7
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.in 5
https://www.google.com.br 4
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.mx 4
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.nl 3
http://ge.baidu.com 3
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.au 2
http://eunicemirandaoliv 2
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.be 2
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ca 2
http://www.google.pt 1
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.se 1
http://8057418824013323032_7e1a04b9b7a535529d09e38d8e98ab35c5db2e04.blogspot.in 1
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.co.at 1
http://eunicemirandaolivei 1
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ie 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Corrigido planejando as visitas às salas de aula - Corrigido planejando as visitas às salas de aula - Presentation Transcript

    • Planejando as visitas à sala de aula Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Entrar na sala de aula para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento.
    • “O que me interessa fortemente (...) não é dar receitas, mas é propor desafios, é discutir aspectos que eu considero necessários e permanentemente presentes na prática docente, que eu chamei de saberes fundamentais.” Paulo Freire
    • Visita às salas de aula A- O que é importante observar: Relações interpessoais- professor/ aluno; Estratégias e recursos pedagógicos utilizados a aplicados no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; Nível de aprendizagem dos alunos. B- O que é importante realizar: Dar Feedback ao professor, especialista e diretor com sugestões de melhoria, se necessário.
    • O Papel Educador do Analista do PIP/EF Para realizar bem o seu trabalho como educador/ formador, o analista educacional precisa ganhar a confiança dos professores e colocar-se no lugar de parceiro.
    • O Analista do PIP precisa ser reconhecido e sentido como educador pelos professores e especialistas das escolas.
    • PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA O TRABALHO DO ANALISTA DO PIP/EF:  Todo professor tem algo a dizer sobre sua experiência docente;  Aprendizados são construídos em comunhão, em experiências compartilhadas;  O fazer/saber educacional não está dado em manuais, mas se elabora no exercício reflexivo da profissão;  A escola é espaço complexo que exige o exercitar coletivo, a união de esforços.
    • Procedimentos decorrentes desses pressupostos Planejar e realizar escuta sobre experiências, questionamentos, buscas de soluções criadas pelos professores; Intervir, Criticando e sugerindo com cuidado e respeito; Construir rotina de crescimento intelectual, afetivo e cidadão dos professores; Avaliar coletiva e individualmente o processo de ensino aprendizagem.
    • O papel do Analista é contribuir para a melhoria da prática docente na escola Recursos: As produções dos alunos e o resultado das avaliações internas e externas. Ferramenta: O acompanhamento sistemático às escolas, com visitas às salas de aula.
    • Visitas às Salas de Aula Uma pequena mudança na prática do professor pode levar a resultados mais positivos e duradouros; Um olhar de fora pode, com mais facilidade, apontar um caminho; O Analista precisa saber como romper eventuais barreiras para usar a observação da sala de aula.
    • Visitas às Salas de Aula:como dar os primeiros passos? A ideia é simples: Você entra na sala de aula, algumas vezes com o Especialista da escola, assiste a uma parte da aula ou apresenta alguma atividade para os alunos desenvolverem, faz anotações em seu relatório de visitas, e, com base nisso, reúne-se com equipe pedagógica da escola para dar o feedback e ter mais segurança para orientar os professores, certo? Certo. Só que não é tão simples assim: alguns docentes sentem seu espaço invadido com a presença de um observador. Portanto é preciso:
    • A - Criar um clima e uma cultura em que a parceria no desenvolvimento dos alunos e do professor seja a razão da visita à sala de aula. Primeiro passo conversar com toda a equipe nos encontros coletivos, torná-la ciente dessa prática. Principais objetivos:  Elaborar plano de intervenção pedagógica com base nas necessidades de cada turma, de cada aluno;  Conhecer bons exemplos de prática didática que mereçam ser compartilhados com a equipe;  Garantir sua implementação.
    • B - Planejar muito bem a visita às salas de aula Mesmo quando todos estão acostumados a essa rotina, é importante avisar quando a visita será realizada. É importante que professores e alunos saibam dos objetivos dessa visita, de forma que possam ser envolvidos no processo como colaboradores. Ouvir os professores, no momento do feedback , possibilita a compreensão de suas dificuldades e acertos. Os professores podem indicar em que pontos necessitam de ajuda e de soluções didáticas e em que podem ajudar seus companheiros.
    • Enfim... Visitar a escola e as salas de aula, nos oportuniza verificar, intervir e acompanhar o processo pedagógico, contribuindo para a melhoria da prática docente e da aprendizagem dos alunos. Obrigada!