• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Revisão de funções e reações inorgânicas
 

Revisão de funções e reações inorgânicas

on

  • 2,377 views

Prof. Andrei Nobrega

Prof. Andrei Nobrega

Statistics

Views

Total Views
2,377
Views on SlideShare
2,377
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
8
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Revisão de funções e reações inorgânicas Revisão de funções e reações inorgânicas Document Transcript

    • REVISÃO 3º BIMESTRE 01) Na Terra, há dois gases no ar atmosférico que, em consequência de descargas elétricas em tempestades (raios), podem reagir formando monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio. As fórmulas dos reagentes e dos produtos da reação citada são, respectivamente: a) H2 e O2; N2 e N2O. c) O2 e N2; N2O e NO2. b) O2 e N2O; N2 e NO2. d) N2 e H2; N2O e N2O4. c) N2 e O2; NO e NO2. 02) Uma região industrial lança ao ar gases como o dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, causadores da chuva ácida. A figura a seguir mostra a dispersão desses gases poluentes. (Figura) usberco pág. 375 Considerando o ciclo de água e a dispersão dos gases, analise as seguintes possibilidades: I. As águas de escoamento superficial e de precipitação que atingem o manancial poderiam causar aumento de acidez da água do manancial e provocar a morte de peixes. II. A precipitação na região rural poderia causar aumento de acidez no solo e exigir procedimentos corretivos, como a calagem. III. A precipitação na região rural, embora ácida, não afetaria o ecossistema, pois a transpiração dos vegetais neutraliza o excesso do ácido. Dessas possibilidades: a) Pode ocorrer apenas I. b) Pode ocorrer apenas II. c) Podem ocorrer tanto I quanto a II. d) Podem ocorrer tanto I quanto a III. e) Podem ocorrer tanto II quanto a III. 03) São representadas abaixo substâncias químicas, na coluna da esquerda, e uma possível aplicação para cada uma delas, na coluna da direita. 1. H2SO4 A. descorante de cabelos 2. NaClO B. antiácido estomacal 3. H2O2 C. água sanitária 4. Mg(OH)2 D. conservação de alimentos 5. NaCl E. solução de baterias automotivas
    • Associando as substâncias químicas, na coluna da esquerda, com as aplicações correspondentes, na coluna da direita, a sequência correta é a) 3A, 4B, 2C, 5D, 1E c) 2A, 3B, 4C, 1D, 5E b) 2A, 3B, 1C, 5D, 4E e) 3A, 2B, 1C, 4D, 5E c) 3A, 4B, 1C, 5D, 2E 04) Considere a sequência de reações: S + O2 + H2O FeO + + ½ O2 + H2O As funções dos compostos I, II, III, IV e V são respectivamente: I II III IV V a) Óxido ácido Ácido Sal Óxido básico Hidróxido b) Óxido ácido Ácido Óxido básico Sal Hidróxido c) Ácido Óxido ácido Sal Óxido básico Hidróxido d) Ácido Óxido ácido Hidróxido Sal Óxido básico e) Sal Ácido Óxido ácido Hidróxido Óxido básico 05) (UFPB-2009) Analise as reações: I. Na(s) + H2O(l)  NaOH(aq) +2 1H2(g)  II. KOH(aq) + HNO3(aq)  KNO3(aq) + H2O(l) III. C(s) + O2(g)  CO2(g) IV. Zn(s) + H2SO4(aq)  ZnSO4(aq) + H2(g)  Com base nas reações acima, é INCORRETO afirmar que a) a reação I dá origem a uma solução de pH básico. b) a reação III é de oxidação e de síntese. c) a reação II é de oxidação e de neutralização. d) a reação IV é de simples troca e de oxidação. e) a reação I é de oxidação.
    • 06) Um metal M forma um óxido de fórmula M2O3. O sulfato e o fosfato desse metal têm, respectivamente, as seguintes fórmulas: a) M3(SO4 )2 e M3PO4 d) M2SO4 e MPO4 b) M2 (SO4 ) 3 e MPO4 e) M2(SO4 )3 e M3(PO4 )2 c) MSO4 e M(PO4 )2 07) Dadas as reações: I - Pb(s) + 2HCl(aq)----- PbCl2(aq) + H2(g) II - AgNO3(aq) + KI(aq) -----AgI(s) + KNO3(aq) III - 2H2O2(aq) _luz_ 2H2 O(l) + O2(g) IV - N2(g) + 3H2(g)------ 2NH3(g) A seqüência correta que corresponde, respectivamente, à reação de síntese, simples troca, dupla troca e análise é: a) IV, III, II e I c) III, IV, II e I e) IV, I, II e III b) IV, II, I e III d) I, II, III e IV 08) Na época da seca, para obter alimento para o gado, um sertanejo usou a seguinte estratégia: “Em bagaço triturado de cana-de-açucar, colocado em cima de um plástico, plantou milho, cujos os pés, ao cabo de 15 dias, já alcançavam 20 cm de altura, sendo então servidos, como ração (bagaço e pés de milho), ao gado faminto. Para conseguir esse resultado, o milho foi regado com água salobra (a única disponível), na qual foram dissolvidos nitrato de amônio, NH4NO3, nitrato de magnésio e nitrato de potássio”. As fórmulas do nitrato de magnésio e do nitrato de potássio são, respectivamente: a) MgNO3 e KNO3. b) Mg(NO3)2 e K3NO3. c) Mg2NO3 e K4NO3. d) Mg3(NO3)2 e K3NO3. e) Mg(NO3)2 e KNO3. 09) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e óleo; os óxidos de nitrogênio por automóveis e fertilizantes. Ambos reagem com o vapor d’água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico. Esses elementos se precipitam, então, na forma de chuva, neve, orvalho ou geada, na chamada chuva ácida.
    • Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias. As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente são: a) H2S H2SO4 H2SO3 HNO3 b) H2SO3 H2SO4 H2S HNO3 c) HSO4 HS H2SO4 HNO3 d) HNO3 H2SO4 H2S H2SO3 e) H2SO3 H2S H2SO4 HNO3 10) Indique a alternativa que associa corretamente a coluna da esquerda com a da direita. 1. CuSO4 . 5 H2O A. Sal normal 2. Mg(OH)NO3 B. Hidrogenosal (sal ácido) 3. KNaSO4 C. Hidrossixal (sal básico) 4. K2SO4 D. Sal duplo 5. NaHCO3 E. Sal hidratado I. O sal 1, é um sal hidratado e de nome sulfato de cobre penta hidratado; II. O sal 3, é um ácido duplo e conhecido como sulfato de potássio e sódio; III. O sal 5, é um sal básico e conhecido como hidrogeno carbonato de sódio; IV. O sal 2, é um sal ácico e conhecido como hidroxi nitrato de magnésio; Dessas afirmações, a) I e II são corretas. d) II e III são corretas. b) I e III são corretas. e) II e IV são corretas. c) I e IV são corretas. 11) A nitroglicerina e o trinitrotolueno (TNT) são explosivos. Qual dos ácidos a seguir é utilizado na produção desses explosivos ? a) HCN b) HNO2 c) HNO3 d) H3PO4 e) H3CCOOH 12) Para o tratamento de gastrite, um médico prescreveu um medicamento que continha um hidróxido de metal M, da família do boro. A fórmula do hidróxido em questão é: a) NaOH b) Fe(OH)3 c) Al(OH)3 d) Ca(OH)2 e) NH4OH 13) Dadas as reações:
    • I - Pb(s) + 2HCl(aq)----- PbCl2(aq) + H2(g) II - AgNO3(aq) + KI(aq) -----AgI(s) + KNO3(aq) III - 2H2O2(aq) _luz_ 2H2O(l) + O2(g) IV - N2(g) + 3H2(g)------ 2NH3(g) A seqüência correta que corresponde, respectivamente, à reação de síntese, simples troca, dupla troca e análise é: a) IV, III, II e I c) III, IV, II e I e) IV, I, II e III b) IV, II, I e III d) I, II, III e IV 14) (UFPB-2009) Analise as reações: I. Na(s) + H2O(l) NaOH(aq) +2 1H2(g) II. KOH(aq) + HNO3(aq) KNO3(aq) + H2O(l) III. C(s) + O2(g) CO2(g) IV. Zn(s) + H2SO4(aq) ZnSO4(aq) + H2(g) Com base nas reações acima, é INCORRETO afirmar que a) a reação I dá origem a uma solução de pH básico. b) a reação III é de oxidação e de síntese. c) a reação II é de oxidação e de neutralização. d) a reação IV é de simples troca e de oxidação. e) a reação I é de oxidação. 15) Um metal M forma um óxido de fórmula M2O3. O sulfato e o fosfato desse metal têm, respectivamente, as seguintes fórmulas: a) M3(SO4 )2 e M3PO4 d) M2SO4 e MPO4 b) M2 (SO4 ) 3 e MPO4 e) M2(SO4 )3 e M3(PO4 )2 c) MSO4 e M(PO4 )2 BOM TRABALHO!