Your SlideShare is downloading. ×
Taca escolar-brochura
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Taca escolar-brochura

1,690
views

Published on

Published in: Education, Technology

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,690
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. www.prp.pt
  • 2. TAÇA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO RODOVIARIA Temos de verificar sempre se a bicicleta está em bom estado. Por isso: Devemos encher os Pneus, quando têm pouco ar e substituí-los se estiverem gastos ou gretados.Também não podemos ter os Pneus “lisos”, para evitar derrapagens e diminuir a possibilidade de furos; Os Travões devem estar sempre ajustados e oleados; Calços que estejam gastos, devem ser substituídos e os Cabos,Para participarmos neste concurso, temos de saber comportar-nos correctamente como ciclistas. que estejam soltos, também;Nesta publicação, são descritos os comportamentos que os ciclistas devem assumir. Devemos manter as Lâmpadas em boas condições e os vidros limpos;É preciso lê-la com atenção. Se tivermos dúvidas, pedimos ajuda aos professores. O Guiador deve estar ajustado e a Direcção deve estar alinhada com a bicicleta; O Selim deve estar ajustado à nossa altura. Se tiver uma folga, devemos apertá-lo; Os Pedais empenados, devem ser apertados. Se as Borrachas estiverem gastas ou se a Roda Pedaleira estiver empenada,O que devemos fazer antes de ir para a via publica? devemos substituí-las. Devemos colocar Reflectores nos pedais; Nas Rodas, devemos apertar os Raios que estejam soltos, substituir as Jantes em mau estado e colocar Reflectores nos raios. Qual é o nosso lugar na via publica? Nós, os ciclistas, devemos usar sempre equipamento adequado. Num acidente ou numa queda, o equipamento pode evitar que soframos lesões ou ferimentos graves. Devemos circular pelo lado direito da faixa de rodagem. Se circularmos Se usarmos: com outros ciclistas, temos de seguir em fila indiana. Se houver uma pista destinada à circulação de ciclistas, identificada com este sinal Capacete de protecção, teremos a cabeça , temos de circular nela. protegida; Joelheiras / Cotoveleiras, protegeremos joelhos e cotovelos de queimaduras e esfoladelas.
  • 3. Que distância devemos manter do ve culo da frente? ---------- Como devemos mudar de direcção? -------------------------A distância que deve separar-nos do veículoda frente, deve ser suficiente para pararmos,se ele fizer uma travagem ou manobra brusca.Quanto mais depressa circularmos, maior temde ser essa distância. Para mudarmos de direcção à direita, devemos: Verificar se atrás de nós não há veículos perto; Fazer o sinal, (esticar o braço direito horizontalmente e virar a palma da mão para a frente); Abrandar, à entrada do entroncamento ou cruzamento. Parar, se houver veículos a aproximar-se e só avançar, de acordo com a regra geral da cedência de passagem ou sinalização existente; Virar, mantendo-nos encostados ao lado direito. Se houver peões a atravessar, à entrada da nova via, temos que parar, quer exista ou não passagem para peões, para lhes ceder passagem.Quando o piso está molhado ou escorregadio,a distância que um veículo percorre até pararé maior do que se o piso estiver seco.Por isso, com o piso molhado, há que aumentar Quando um veículo vira à direita ao mesmoainda mais a distância que nos separa do veículo tempo que nós, pelo nosso lado esquerdo,da frente. o condutor pode não nos ver ou não nos deixar espaço suficiente para realizarmos a manobra. O mais seguro é esperarmos que ele termine a manobra, e só depois mudarmos de direcção.
  • 4. Nas intersecç es, isto é, nos cruzamentos e entroncamentos Há que ter cuidado quando queremos virar à esquerda quando é que podemos passar? -------------------------------- numa via com dois sentidos de trânsito e de nos cruzar como trânsito que circula em sentido contrário.Assim, para mudarmos de direcção àesquerda, temos que: Olhar para trás, para vermos se não háperigo de colidirmos com os veículos quecirculam atrás de nós; Fazer o sinal, (esticar o braço esquerdohorizontalmente e virar a palma da mão Quando não há sinalização ou quando existepara a frente); este sinal , como ciclistas, temos de ceder Aproximar-nos do eixo da via, depois de a passa gem a todos os veículos quevoltarmos a observar o trânsito à nossa venham da direita.retaguarda; Como conduzimos um veículo sem motor, Abrandar e parar à entrada do também devemos ceder a passagem a todoscruzamento ou entroncamento, se houver os veículos com motor vindos da esquerda.veículos a aproximar-se , avançar, Esta é a Regra Geral da Cedênciarespeitando a regra geral da cedência de de Passagem.passagem ou sinalização existente; Virar para a esquerda, de modo aentrarmos na nova via encostados ao ladodireito; Parar, à entrada da nova via, se houverpeões a atravessar, mesmo que não hajapassagem para peões.Nas vias de sentido único, para mudarmos de direcçãoà esquerda, temos de nos encostar o mais possível Junto deste sinal , somos obrigados a pararao lado esquerdo da faixa de rodagem. antes da linha de paragem. Temos que deixar passar primeiro os veículos que vierem da direita e da esquerda.
  • 5. Perante este sinal , podemos passar primeiro que os outros veículos, nos próximos cruzamentos ou entroncamentos.Junto deste sinal , devemos abrandar.Só somos obrigados a parar, se se aproximarem Quando aparecer o sinal , devemos passarveículos da direita ou da esquerda, aos quais devemos a cumprir a regra geral da cedência de passagem.ceder passagem.Neste sinal , temos que parar e ceder apassagem aos veículos que se aproximem em sentido Este sinal , indica-nos que podemos avançar,contrário. porque os condutores que circulam na outra via têm que nos ceder a passagem. No entanto, devemosOs condutores que circulam em sentido contrário, verificar sempre que os veículos pararam.encontram este sinal , que os informa que sãoos primeiros a passar.
  • 6. Os condutores que encontramestes sinais, e ,vão entrar numa rotunda. Todos os condutores são obrigados a ceder a passagem aos veículos queOs condutores que circulem na saiam de uma passagem de nível. Porrotunda têm prioridade sobre os isso mesmo, o ciclista é o primeiroque vão entrar. a passar.Todos os condutores que saiam de umazona de abastecimento de combustível,de um prédio, de um parque deestacionamento ou de um caminhoparticular devem ceder a passagem aosveículos que estão a circular na via emque vão entrar. Os ciclistas, tal como todos osPo r t a n t o, o s c i c l i s t a s , q u a n d o condutores, são obrigados a cederencontrarem veículos a sair destes locais, passagem aos veículos que sesabem que são os primeiros a avançar. deslocam sobre carris, quer venham da direita ou da esquerda.
  • 7. Como nos devemos comportar nos sinais luminosos?-------Temos de obedecer sempre aos sinaisdos agentes reguladores de trânsito,porque estes têm sempre mais valordo que os sinais luminosos, verticaise marcas rodoviárias. Quando encontramos um sinal luminoso vermelho, temos de parar. Avançamos, apenas quando o sinal passar a verde. Se encontrarmos o sinal amarelo constante, paramos. O vermelho está quase a aparecer! Nalgumas vias, os semáforos têmOs condutores de veículos de setas a indicar as direcções emsocorro ou de polícia podem não que podemos seguir, quando hácumprir as regras e sinais de trânsito. várias filas de trânsito no mesmoPara isso, têm que circular em missão sentido.urgente e assinalar a marcha com Nesta situação, o ciclista, aoum sinal luminoso e sonoro. No encontrar o semáforo vermelhoentanto, têm que parar sempre no com uma seta preta virada para asinal Stop, no sinal luminoso vermelho esquerda, sabe que não podee perante os sinais dos agentes de mudar de direcção.Tem que parartrânsito. Neste caso, como o carro e esperar pela luz verde .de bombeiros não assinala a marcha O ciclista, que encontra o sinalde urgência, deve respeitar a intermitente amarelo com umasinalização, ou seja, deixar passar seta preta, pode seguir no sentidoprimeiro o ciclista. indicado por ela. Mas, só depois de ter verificado que pode avançar em segurança.
  • 8. Se encontrarmos um sinal Ao ultrapassarmos um autocarrointermitente (a acender e a apagar) parado, temos de estar ainda maisamarelo, temos de cumprir a regra atentos, porque não conseguimosgeral de cedência de passagem. ver se há passageiros a atravessar a rua pela sua frente e eles também não nos vêem a nós. Este sinal , indica-nos queQue cuidados devemos ter com os pe es? ------------------ nos aproximamos de um local onde pode haver crianças. Por isso, circulamos com cuidado, não vá alguma criança atravessar, de repente, a estrada.Ao aproximarmo-nos de umapassagem de peões, devemos estaratentos e preparados para parar. Sehouver peões a atravessar, temosque os deixar passar.Nalgumas vias podemos encontraro sinal ,que nos avisa de quenos aproximamos de umlocal onde pode haverpeões a atravessar. Devemos estarpreparados para parar, se houverpeões a atravessar.
  • 9. Como e onde podemos ultrapassar? -------------------------- A ultrapassagem deve ser feita pelo lado esquerdo. Há que ter cuidado, ao ultrapassar, porque circulamosSe tivermos de levar a bicicleta a uma distância pequena do veículo que ultrapassamos e porque podemos ter de utilizar a via destinadaà mão, devemos comportar- ao trânsito que circula em sentido contrário.nos como peões. Devemos Assim, para ultrapassarmos, devemos:caminhar pelos passeios oubermas. Verificar se não se aproximam veículos em sentido contrário;Se utilizarmos a faixa de Ver se não causamos perigo aos veículos que circulam atrás de nós;rodagem, devemos ir de frente Fazer o sinal como se fossemos virar para a esquerda;para os veículos. Alertar o condutor do veículo da frente com um toque de campaínha;Quando atravessarmos a Ultrapassar, mantendo a distância em relação ao veículo que estamos a ultrapassar;estrada, devemos utilizar as Regressar à direita da via, depois de fazermos o sinal e verificarmos que não causamos perigo ao veículo ultrapassado.passagens de peões.Quando é que devemos ligar as luzes? ----------------------À noite, e sempre que avisibilidade seja reduzida,precisamos de ver e de servistos pelos outros utentes.Assim, para sermos vistos peloscondutores que circulam emsentido contrário, devemos ligara luz da frente, que é branca.Para sermos vistos peloscondutores que vêm atrás denós, temos que ter uma luz eum reflector vermelhos atrás.
  • 10. Nunca podemos ultrapassar : Podemos ultrapassar pela direita os veículos que assinalam que vão virar à esquerda, Antes e nas passagens para peões; desde que haja espaço livre no lado direito Antes e nas passagens de nível; da via. Antes e nos cruzamentos e entroncamentos; Nas curvas de visibilidade reduzida; Nas lombas e em todos os locais de visibilidade reduzida. Também não podemos ultrapassar um veículo que esteja a ultrapassar ou a contornar outro veículo.A ultrapassagem faz-se pela esquerda, Podemos ultrapassar pela direitahavendo no entanto, algumas os veículos que queiram parar ouexcepções. Assim, podemos estacionar à esquerda numa viaultrapassar pela direita: de sentido único.Os veículos que circulam sobre carris,desde que exista uma placa de refúgiopara peões, caso estejam paradospara entrada ou saída de passageiros,ou caso estejam em andamento.
  • 11. Não podemos transportar passageiros. Não podemos falar ao telemóvel. Também não podemos circular com as mãos fora do guiador nem com os pés fora dos pedais, a não ser para sinalizarmos as manobras ou quando estivermos parados. Não podemos circular nas vias destinadas ao trânsito de veículos de transporte público, só podemos fazê-lo, se formos mudar de direcção ou entrar e sair de prédios.Nunca podemos circular aos ziguezagues entre as filas de trânsito, porque causamos perigo aos outros condutores. Também não podemos transportar objectos que possam prejudicar a condução ou constituirNão devemos fazer cavalinhos, porque podemos desequilibrar-nos e cair da bicicleta. perigo para os outros utentes. Só podemos transportar objectos num atrelado ou numa caixa de carga. Por último, não podemos circular nas vias sinalizadas com estes sinais:
  • 12. Sinais dos Agentes Reguladores do Trânsito ------ Sinais luminosos --------------------------------- Sinais de Perigo ------------------------------------------------------------------------------------------ SINAIS PARA CONDUTORES SINAIS PARA PEÕESSINAIS PARAFAZER PARARO TRANSITO Curva à direita Curva à esquerda Curva à direita Curva à esquerda Pavimento Congestionamento Obstrução Bermas baixas Passagem estreita Passagem estreita Passagem estreita e contracurva e contracurva escorregadio da via Paragem do trânsito que venha Paragem do trânsito Paragem do trânsito da frente e da retaguarda que venha da retaguarda que venha da frente Luz Luz Luz Luz verde Luz amarela Luz Luz vermelha amarela verde suplementar intermitente vermelha verde Trânsito Passagem de nível Passagem de nível Intersecção com via Sinais de Ced ncia de Passagem --------------- Outros perigos Crianças Idosos Passagem de Peões Travessia de Peões Trabalhos na Via Saída de ciclistasSINAIS PARA nos dois sentidos com guarda sem guarda onde circulam veículosFAZER AVANÇAR sobre carrisO TRANSITO Sinal para fazer avançar Sinal para fazer avançar Sinal para fazer avançar Via com Fim de Via Cedência de Prioridade de Cedência Paragem Cruzamento ou Sinalização Lomba Depressão Lomba Descida Queda de pedras Túnel o trânsito da direita o trânsito da frente o trânsito da esquerda Local de passagem Local de passagem prioridade com prioridade passagem nas passagem nas de Passagem Obrigatória entroncamento luminosa ou depressão perigosa de nível sem guarda de nível sem guarda passagens estreitas passagens estreitas com 2 ou mais viasSinais do Ciclista ----------------------------------- Sinais de Informação ------------------------------------------------------------------------------------- Aproximação Cruzamento com Entroncamento Entroncamento de rotunda via sem prioridade com via sem prioridade com via sem prioridade Estacionamento Hospital Trânsito Via pública Passagem para peões Sinais de Proibição ------------------------------ autorizado de sentido único sem saída Telefone Auto-estrada SINAIS DE AFECTAÇÃO DAS VIASVou virar Vou virar Vou Pode Vouà direita à esquerda parar ultrapassar-me afrouxarSinais de Obrigação -------------------------------- Trânsito proibido Trânsito proibido Trânsito proibido Trânsito proibido Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos a motociclos simples a ciclomotores a velocípedes a veículos de duas rodas que não sejam automóveis Paragem de veículos Paragem de veículos Número e sentidos ou motociclos Via reservada de transporte colectivo de transporte colectivo das vias de trânsito a veículos automóveis de passageiros de passageiros que transitem sobre carris Aplicação de prescrição Aplicação de prescrição Via de trânsito reservada à via de trânsito à via de trânsito a veículos de transporte público Sentido obrigatório Sentido obrigatório Sentido obrigatório Marcas Rodoviárias --------------------------------------------------------------------------------------- Trânsito proibido a Trânsito proibido Proibição de inversão Sentido Proibido Trânsito proibido automóveis e motociclos a peões do sentido de marcha MARCAS LONGITUDINAIS MARCAS DELIMITADORAS DE CORREDORES DE CIRCULAÇÃO Corredor BUS Sentidos obrigatórios possíveis Via reservada a veículos Fim da via reservada a veículos de transporte público de transporte público Trânsito proibido Proibição de Proibição de Proibição Proibição de a automóveis ultrapassar para ultrapassar de exceder virar à esquerda e motociclos motociclos a velocidade com carro e ciclomotores máxima de ... km/h. Linha contínua Linha descontínua Linha mista Linha descontínua de aviso MARCAS ORIENTADORAS DE SENTIDO DE TRANSITO Obrigação de contornar Rotunda Pista obrigatória Fim da pista obrigatória a placa ou obstáculo para velocípedes para velocípedes MARCAS TRANSVERSAIS Fim de proibição Fim de proibição Fim de limitação Fim de todas as Proibição de de ultrapassar de ultrapassar de velocidade proibições impostas virar à direita Pista obrigatória Pista obrigatória Obrigação de utilizar Obrigação de transitar para motociclos anteriormente por para peões e velocípedes para peões as luzes de cruzamento à velocidade mínima e ciclomotores sinalização a veículos (médios) acesas de... quilómetros/hora em marcha Linha de paragem Linha de cedência de passagem Passagem para ciclistas Setas de selecção Seta de desvio