Síntese valores nas religiões
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Síntese valores nas religiões

on

  • 1,441 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,441
Views on SlideShare
1,292
Embed Views
149

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

2 Embeds 149

http://trilhosmontanhosos.blogspot.pt 148
http://trilhosmontanhosos.blogspot.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Síntese valores nas religiões Presentation Transcript

  • 1. Síntese das religiões orientais1. A luta de classes, culturas e religiões não são umanecessidade natural, porque na cidade-estado deSingapura convivem de maneira pacífica.2. Isso é possível porque em Singapura as religiões têmdireitos iguais e a lei pune qualquer atitude de ódio oudivisão.3. A sociedade de Singapura está unida pelos valoresbásicos comuns:a) A comunidade vem antes do indivíduo;b) Mas a comunidade respeita e apoia o indivíduo;c) A família é a pedra fundamental da sociedade;d) Os problemas devem ser resolvidos por consenso (nunca por confrontação);e) A harmonia étnico-religiosa deve ser favorecida.
  • 2. Valores éticos comuns às religiões Hinduísmo: Não faças nada aos outros que, se fosse feito a vocês, vos causasse mágoa; quem tiver uma boa conduta terá um renascimento numa casta superior; aqueles que tiverem uma conduta errada terão um mau renascimento (cães, porcos, sem casta). Budismo: Não magoem os outros com aquilo que vos magoa a vocês; o ser humano deve ter amizade sem limite para todo o mundo; nunca neste mundo se vencerá com o ódio. Tauismo: Aquilo que não desejas para ti, não o faças aos outros; a bondade não rivaliza com ninguém; o santo esquece o próprio eu.
  • 3.  Confucionismo: Aquilo que não desejas para ti, não o faças aos outros; só quem tem piedade e compaixão é verdadeiramente corajoso; aproxima-te das pessoas com dignidade e respeito. Judaísmo: Aquilo que vos é odioso, não o façam aos outros; a inteligência consiste em evitar o mal; nenhum povo levantará a espada contra outro povo. Islamismo: Nenhum de vocês é um crente até querer para o seu vizinho aquilo que quer para si; Deus não ama os presunçosos nem os soberbos; não maltrates o órfão e o inimigo não evites. Cristianismo: Façam aos outros o que desejam que os outros vos façam; quem ama a Deus deve também amar o seu irmão; tenham amor aos vossos inimigos.
  • 4. Jesus formula a regra de ouro de maneirapositiva Façam aos outros o que desejam que os outros vos façam.1. Trata-se de agir de forma desinteressada (não obterrecompensa pessoal pelo bem que fazemos);2. Só quem faz o bem de forma gratuita imita abondade, o amor, a ternura de Deus por todas aspessoas (mesmo pelos nossos inimigos, se ostivermos).