Apartheid

451 views
351 views

Published on

Ana Cláudia e Ana Carvalho (9ºA).

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
451
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
238
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apartheid

  1. 1. Apartheid Trabalho realizado por: Ana Guerra nª1 e Ana Carvalho nº2 9ºA
  2. 2. Apartheid  O termo significa separação ou identidade separada. Tornou-se um regime que serviu durante décadas para legitimar a dominação da minoria branca sobre outras etnias, compostas em sua maioria por negros.  Em 1948 foi oficializado pelo regime na África do Sul pelo Partido dos Nacionalista.
  3. 3. A origem do regime  A sua origem foi no período da colonização da África do Sul. Os primeiros colonizadores foram grupos sociais europeus que vieram da Holanda, França e Alemanha e que se estabeleceram no país nos séculos XVII e XVIII  Após a guerra deste grupos sociais que foi desde 1899-1902 , com vitória dos ingleses é fundada a União da África do Sul em 1910.
  4. 4. Determinações do Apartheid  Proibição da propriedade da Terra aos negros (os brancos dominaram 87% do país);  Os casamentos entre brancos e negros foram proibidos;  Os negros não podiam ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos;  Os negros não podiam residir no mesmo bairro dos brancos, sendo segregados nos bairros a partir de 1951;  As "Leis do Passe" obrigava os negros a apresentarem o passaporte para poderem se locomover dentro do território.
  5. 5. Mandela, o símbolo da resistência  O líder anti-apartheid Nelson Mandela, entra para o CNA em 1944 após graduação em direito e funda a Liga da Juventude. Em 1948 o CNA inicia uma campanha de resistência pacífica contra as leis do regime.
  6. 6. A luta armada  A 1961 é fundada a Lança da Nação, o braço armado do CNA. “A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.”  A 1962 Mandela é preso e tem a sentença a 5 anos de prisão. A acusação foi por ter feito uma greve ilegal e sair do país sem passaporte.
  7. 7. 1963: Mandela é condenado à prisão perpétua  “Tenho nutrido o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas possam conviver em harmonia e com igualdade de oportunidades. É um ideal pelo qual espero viver e que espero ver realizado. Mas, meu Senhor, se preciso for, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.“
  8. 8. 1994: Mandela, presidente da África do Sul  Mandela é eleito presidente nas primeiras eleições multirraciais do país, governando a África do Sul de 1994 até 1999.  “Nunca, nunca e nunca de novo esta bela terra experimentará a opressão de um sobre o outro.”

×