Projeto patrimônio preservado néia

7,602 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,602
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
13
Actions
Shares
0
Downloads
56
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto patrimônio preservado néia

  1. 1. Projeto Patrimônio PreservadoPreservação é uma questão de Educação e Cultura E.M.E.F. PROF. JOSÉ CARLOS DA SILVA
  2. 2. Patrimônio Preservado Projeto Preservação é uma questão de Educação e CulturaPúblico Alvo: Comunidade escolar - Alunos de 1° ao 9º ano e EJA PERÍODO DE EXECUÇÃO: 26/03 à 30/04 Professores envolvidos: Professores do 1º ao 9º ano EJA Naviraí - 2012
  3. 3. JUSTIFICATIVA As constantes depredações do espaço escolarconfirmam que os nossos alunos não estão conscientes de sua participação na conservação do Patrimônio Escolar.Compreendemos que de nada adianta abordarmos temasamplos relacionados à preservação ambiental, sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunoscomo: sujar as paredes, quebrar as carteiras, torneiras... destruir o patrimônio escolar. O grande desafio atualmente consiste em conscientizar alunos e pais, pois a preservação do Patrimônio está inteiramente ligada à educação familiar e escolar.
  4. 4. OBJETIVO GERALConscientizar os educando e comunidade escolar da importância de conservação do Patrimônio Escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fazer com que o aluno perceba a necessidade de conservação do ambiente a sua volta. Tornar o ambiente escolar mais atrativo e agradável.Incentivar os alunos a adotarem atitudes conscientes de Conservação do Patrimônio Escolar.
  5. 5. METODOLOGIA As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidade e respeito ao Patrimônio Escolar. Devemos criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: leituras, produções, interpretações, situações matemáticas, músicas, danças, dramatizações e etc.Iniciaremos expondo para os pais e alunos o projeto. Com os pais será através de uma reunião. Com os alunos será no pátio da escola através de pequenas conversas sobre temas que envolvem o projeto.
  6. 6. Ações externas Desenvolver semanalmente no momento da entoação dos hinos no pátio da escola, atividadesque transmitam assuntos relacionados à cidadania e cuidados com o Patrimônio escolar.Assuntos para serem tratados de maneira sucinta: * O que é Patrimônio? * Cidadania * Direitos e deveres * Respeito e responsabilidades
  7. 7. Como desenvolver os temas? Organização no âmbito escolar. Cuidados com a nossa escola. Trabalhar expectativas e contribuição pessoal para a melhoria da escola. Debater sobre o que tem na nossa escola. Citar cuidados necessários para preservar o prédio escolar. Construção de um panfleto explicativo com as contribuições de cada aluno para conservação da escola. Trabalhar dramatizações e paródias sobre a temática. Nomear semanalmente os monitores do recreio para “fiscalizar” conversar e ajudar os colegas a não deixar vasilhas espalhadas aos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar matérias e plantas da escola.
  8. 8. Sugestões de atividades Língua Portuguesa Textos, leituras interpretações e produções referentes ao tema. Música, frases, panfletos, placas, poesias... Caça-palavras, cruzadinhas, produções de palavras e frases com nomes de coisas que pertencem ao Patrimônio Escolar... Trabalhar a gramática a partir de um texto sobre o tema. Matemática Situações Matemáticas envolvendo o tema como: número de materiais conservados ou danificados, números de pessoas e/ou alunos na escola, valores gastos nas prestações de conta da escola, número de alunos por série, turma ou turno, índice de aprovação ou reprovação no ano anterior ou corrente... Cada situação poderá ser elaborada envolvendo as quatro operações, sistema de numeração decimal, fração, desafios. Pesquisa de dados na própria escola, leitura e montagem de gráficos e tabelas.
  9. 9. CiênciasO tema será ponto de partida para trabalhar oMeio Ambiente e preservação, plantas, saúde,tipos de higiene, Recursos Naturais...História e GeografiaO tema será ponto de partida para trabalhar oMunicípio e outros Patrimônios Públicos.Direitos e deveres no Trânsito (quem aprende acuidar do Patrimônio escolar, não terá dificuldadeem respeitar as leis do Trânsito.)As Regiões do Brasil e os Patrimônios Históricos.
  10. 10. Sugestão de atividadespara turmas do 6º ao 9º ano Criação de documentários, montagens de vídeospelos alunos relacionados à Preservação do Patrimônio Escolar.
  11. 11. Sugestão de atividades 1º ao 5º ano:1º ano: Recorte e colagem2º ano: pintura/ palavras de incentivo3º ano: Mural informativo/ painel defrases4º ano: Produção de texto5º ano: Produção de texto/ ParódiasSugestão de apresentações:Dança, música, teatro, jogral...
  12. 12. CRONOGRAMADivulgação do Projeto na escola.26 à 30/03 - Confecção de banners/placas deconscientização.29/03 – Conscientização coletiva no pátio da escola comtodos os alunos no momento da execução dos hinos comapresentação de uma música relacionada ao tema.OBS.: Essa prática será repetida durante todo o períododo projeto, semanalmente.30/03 à 30/04/2012 - Desenvolvimento das tarefas emsala de aula de acordo com as disciplinas.
  13. 13. AVALIAÇÃO A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto énecessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos: Quais os conhecimentos adquiridos? As questões levantadas foram esclarecidas? Que mudanças de atitudes foram observadas? Que crescimento os alunos tiveram?
  14. 14. A equipe poderá no decorrer doprojeto avaliar ações reformulando,acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
  15. 15.  "Ajudar a manter a integralidade física e cultural da escola leva o indivíduo a legitimar seu papel na comunidade, valoriza o sentimento de pertencimento a umgrupo capaz de vencer desafios, reafirma valores e faz com que todos vejam a escola como um patrimônio da comunidade"

×