A audiência inteligente: Impacto dos devices conectados nas programações televisivas

1,511 views
1,568 views

Published on

CPBR7 (Campus Party 2014) - Palco Gutenberg (31/01/2014 das 17h-18h30)

http://campuse.ro/social/resource/40836/view.cp

http://hxd.com.br/campus-party-brasil-2014-tera-trilha-de-palestras-sobre-televisao-e-conteudos-digitais/

A audiência inteligente: Impacto do devices conectados nas programações televisivas
O número de usuários que assistem televisão conectados em duas ou mais telas vem crescendo no Brasil. As pessoas comentam os programas que estão assistindo com os seus amigos nas redes sociais e procuram novas formas de interagirem com a televisão. Quais são as oportunidades que existem por trás desse comportamento e como isso pode impactar na audiência televisiva?
Participantes:
Carlos Moreira – Head of Media | International Mkt. Development of Twitter
Tiago Nunes Magalhães – Ibope Media
Fabio Wajngarten – Controle da Concorrência
Eliane Leme – Diretora Executiva do Portal Band.com.br
Rodrigo Dias Arnaut – Grupo Era Transmídia
Herve Muyal – Diretor TV Tak

O número de usuários que assistem televisão conectados em duas ou mais telas vem crescendo no Brasil.

Sobre a palestra

Moderador: Salustiano Fagundes
Empreendedor com mais de 25 anos de experiência na área de TICs. Desde 2006 vem se dedicando a área de inovação com foco no desenvolvimento de software para multiplataformas televisivas, tendo construído cases com clientes como a Caixa Econômica, Grupo Bandeirantes de Comunicação, BM&F Bovespa, TV Climatempo, Philips, LG, TV Canal Rural, Samsung, Coca-Cola, Panasonic e Avesso TV entre outros. Tem também participado como conferencista em congressos, workshops e seminários no Brasil e no exterior abordando temas relacionados ao futuro da televisão.

Palestrante: Rodrigo Dias Arnaut
Engenheiro da computação com MBA pela ESPM e mestrado em ciências pela USP. Atua como empreendedor na área de comunicação e tecnologia a mais de 20 anos. Fundador do grupo EraTransmidia, curador do Fórum Transmídia, colaborador do Esconderijo (startup de projetos transmídia), professor na FAAP em mídias digitais e pesquisador de inovação na TV Globo. Prêmio internacional “IBC Special Award” (Amsterdan/Holanda), pelo projeto “Flutuador” em 2010, uma narrativa transmidiática sobre a poluição dos rios, 6º Prêmio Allianz de Telejornalismo 2012, pelo projeto de rastreamento de árvores e desmatamento ilegal “Roubo na Floresta Amazônica” e o prêmio "Destaque do ano 2013 TV Globo" pela solução interativa de informações de trânsito e uso de tablet em 3D e tempo real para os telejornais.

Resumo do evento em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pEA30VOYvBg

Published in: Entertainment & Humor

A audiência inteligente: Impacto dos devices conectados nas programações televisivas

  1. 1. A audiência inteligente: Impacto do devices conectados nas programações televisivas
  2. 2. @RodrigoArnaut: Engenheiro da computação, MBA gestão empresarial em inovação e mestre em ciências (USP). Pesquisador em inovação em TV/Internet/Mobile (Globo), professor na FAAP (mídias digitais), empreendedor, consultor e curador responsável pelo grupo EraTransmídia.com (+3000 membros)
  3. 3. Qual a diferença? CROSSMÍDIA Transmídia para o grupo (Artigo 8 conceitos em www.eratransmidia.com) TRANSMÍDIA
  4. 4. Pesquisas em TV Social  Em 2013: *2000 (ingleses), 86% utilizam duas telas, 44% Social TV (18-34, cresce acima de 55)  IBOPE Nielsen Online em 2012: 43% dos usuários brasileiros da web navegam na internet enquanto assistem TV (56% dia.).  5 países latino americanos e 5 de língua hispânica são Top 10  Brasil é o número 1 em TV Social  Espanha é a número 1 na Europa  Chile é o mais ativo por habitante  EUA são grandes em eventos de TV Social mas a média de atividade é menor do que AL e Europa. Fontes: - *http://www.appmarket.tv/second-screen/2310-report-why-the-second- screen-matters.html - http://www.my-mip.com/resource-centre/white-papers/fresh-social-tv- around-the-world-fall-2013/
  5. 5. Previsões para 2014  1. Facebook vai comprar pelo menos uma empresa de TV Social  2. Programas de Televisão pré gravados irão criar a próxima onda de inovação em TV Social  3. A Apple irá lançar algo bem forte na indústria de TV  4. Assistir por compulsão, incluindo de forma híbrida, vai mudar drasticamente a programação linear  5. Como TV Social cresceu, crescerão agora as Spin-Offs  6. Os fãns irão financiar programas nas novas plataformas  7. Twitter irá controlar seu dispositivo de TV Fonte: http://lostremote.com/7-predictions-for-social-tv-in-2014_b40211 Cory Bergman and Jordan Chariton
  6. 6. 10 caminhos paras as “telas”  1. Explorar a pequena tela nos grandes eventos ao vivo  2. Incentivar o engajamento por publicidade móvel  3. Gamificação da publicidade da TV  4. Fazer ponte de campanhas na TV com mídias digitais  5. Sincronizar e-commerce com conteúdo da TV  6. Novos patrocinadores com conteúdos extras na telinha  7. Entregar aos fãs de esportes, games próprios  8. Estimular os personagens sociais com hashtags  9. Permitir a interatividade em tempo real  10. Criar oportunidades com projeto transmídia Fonte: http://pt.slideshare.net/rdarnaut1/savedfiles?s_title=jwt-second-screen- report&user_login=Phuongbi
  7. 7. Apostas do grupo EraTransmidia  Construir comunidades e criar histórias multiplataformas utilizando como base as grandes redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e redes de nicho focadas em conteúdo de TV. Explorar aplicações como Whatsup, Mapas e Aplicativos de descontos ao consumidor.  Pensar transmídia desde o produto até o comercial, criar aplicativos transmidializados com comércio eletrônico que permitam a compra por impulsividade, aproveitando oportunidades onde consumidores rapidamente se identificam com as marcas.  Contratar profissionais especializados em transmídia e apostar em produtos de TV com Internet móvel e fixa, com aplicações ricas. Incentivar a pesquisa e compartilhamento de conhecimento entre os profissionais e a academia.  Conhecer cases de sucesso e fracasso no mundo todo!
  8. 8.  Transmedia Play  Branding, com foco em publicidade, produtoras e anunciantes  Live, com foco em Eventos, Ativismo, Jornalismo e Cultura Popular  Entertainment, com foco em Cinema, TV, Teatro e Shows  Play, com foco em Game, Social Media, Mobile, Web e 2nd Screen  Inscrições: www.forumtransmidia.com  App: Fichas dos personagens, Carta Chamado, etc  HQ Digital: Episódio 1 sobre a missão do Yuri  Blog: Diário de bordo semanal do Yuri  Blitz Campus Party: R$ 259,20 (Full) e R$ 81,00 (daypass)
  9. 9. #EraTransmidia Na Rede – Participe!  Site: http://www.eratransmidia.com/  Slideshare: http://www.slideshare.com/EraTransmidia/  Facebook: http://www.facebook.com/groups/transmidia  Blog oficial: http://www.inovadoresESPM.ning.com/group/transmidia  Twitter: http://www.twitter.com/EraTransmidia  Meetup: http://www.meetup.com/EraTransmedia  Forum (2013): http://www.facebook.com/ForumTransmidia
  10. 10. @RodrigoArnaut: Engenheiro da computação, MBA gestão empresarial em inovação e mestre em ciências (USP). Pesquisador em inovação em TV/Internet/Mobile (Globo), professor na FAAP (mídias digitais), empreendedor, consultor e curador responsável pelo grupo EraTransmídia.com (+3000 membros)

×