• Save
O Gênero Textual Currículo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O Gênero Textual Currículo

on

  • 2,846 views

Sugestão de aula de Língua Portuguesa para o Ensino Médio Integrado da Fundação de Apoio à Escola Técnica. Produzido pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica/FAETEC.

Sugestão de aula de Língua Portuguesa para o Ensino Médio Integrado da Fundação de Apoio à Escola Técnica. Produzido pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica/FAETEC.

Statistics

Views

Total Views
2,846
Views on SlideShare
2,821
Embed Views
25

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 25

http://emi.blog.br 25

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O Gênero Textual Currículo O Gênero Textual Currículo Presentation Transcript

  • Autora: Vania Patalano
  • Vamos começar? Procurando emprego? Achou uma oportunidade? Leia bem o anúncio e mande logo o seu currículo.
  • Técnico em edificações Salário: a combinar. Vagas: 2 , na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Requisitos: . Ensino médio técnico concluído; . Conhecimentos básicos de internet, pacote Office e AutoCAD; . Experiência comprovada em obras públicas (2 anos, no mínimo); . Experiência com confecção de planilhas orçamentárias. Benefícios: Tíquete-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica. Regime de contratação: CLT por tempo indeterminado. Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
  • Fique por dentro O currículo é um dos gêneros textuais que todos os profissionais devem aprender a escrever. Um currículo bem organizado, sem exageros, objetivo e redigido de acordo a norma culta é, de fato, uma apresentação do candidato à empresa na qual pretende se integrar.
  • Você já ouviu falar daquele ditado popular que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Pois é... esta máxima vale para o currículo também. Um currículo bem feito causa boa impressão e pode fazer a diferença quando a concorrência for grande.
  • Lembre-se de que o gênero textual currículo possui uma estrutura básica, isto é, seja qual for o seu formato, todo currículo precisa ter:  Dados pessoais;  Objetivo;  Educação;  Qualificação;  Experiência profissional;  Informações adicionais. Veja, a seguir, um modelo padrão.
  • Irenaldo Amarildo Fonseca Mouse Informática Ltda. Brasileiro, solteiro, 22 anos Pacote Office e AutoCad. Rua da Posse, 138 Ap. 102 Vila Itararé – Rio de Janeiro – CEP. 22247-000 Experiência Profissional: Telefone: (21)7777-8888/ Email:irmaf@gmail.com Departamento Nacional de Estradas de Objetivo: Rodagem Trabalhar na área da construção civil, desenvolvendo Estagiário na área de cálculos orçamentários atividades de organização e coordenação de canteiros para a aquisição de materiais para a construção de obras. da rodovia Rio-Esperança. 2013/atual Educação: Construtora e Empreendimentos Pilares Ltda. Fundação de Apoio à Escola Técnica em Estagiário na área administrativa, colaborando edificações, formado em 2012. na elaboração das folhas de pagamento de Universidade Estadual do Rio de Janeiro funcionários. 2011-2012. Cursando o segundo período de Engenharia de Produção. 2013/atual Informações Adicionais: Trabalho Qualificação: voluntário na Organização Não Governamental “Entulho Útil” , ajudando a Curso de inglês Extreme English Course Nível: Intermediário elaborar projetos de construção, destinados às Curso de Informática como objetivo reaproveitar o entulho produzido comunidades menos favorecidas, que tenham e descartado por obras de grande porte.
  • Veja outros exemplos de currículos em http://exame.abril.com.br/carreira/guia-docurriculo/noticias/10-modelos-de-curriculo-para-todosos-gostos-e-perfis onde você poderá encontrar um modelo que se adapte a sua necessidade.
  • Assista a um divertido curta metragem sobre uma entrevista de emprego “ao contrário”. É muito criativo. www.youtube.com/watch?v=Ne3UbFo_64s
  • Navegando... Você sabe o que quer dizer esta sigla? Quer saber por que ela é fundamental para a vida de um trabalhador? Então aprenda um pouco mais sobre a Consolidação das Leis do Trabalho em: http://www.brasil.gov.br/para/servicos/direitos-do-trabalhador/consolidacao-das-leis-dotrabalho-clt
  • Ainda com dúvidas? Então vamos ler algumas perguntas frequentes sobre a confecção de currículos: O que significa curriculum vitae ? Resposta: A expressão curriculum vitae vem do latim. Curriculum significa trajetória e vitae significa vida. Logo, curriculum vitae é um texto que descreve ou relata a história da sua vida profissional. Deve-se assinar o currículo? Resposta: Não é necessário assinar ou rubricar as páginas do seu currículo. É preciso adicionar uma foto ao currículo? Resposta: Não, pois se corre o risco de a foto estar sendo solicitada pela empresa com propósitos discriminatórios. Deve-se colocar a pretensão salarial no currículo? Resposta: Não, pois salário é algo confidencial e, às vezes, negociável. Mas, se lhe for feita a pergunta sobre a sua pretensão, não cite valores. Escreva a expressão “o valor de mercado”. Mais perguntas? Acesse o site a seguir e tire suas dúvidas. http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-curriculo/noticias/15-duvidas-classicas-sobre-curriculos-e-asrespostas
  • E uma carta de apresentação? O que é? É um texto que encaminha o currículo. Costuma ser mais utilizada quando o currículo é enviado pelos correios ou quando a empresa empregadora a exige, solicitando a pretensão salarial. Tal qual o currículo, precisa ser objetiva e estar redigida na norma padrão de nossa língua. Dependendo da qualidade do texto, pode ser até mais importante do que o próprio currículo, pois, na prática, ela é uma propaganda da experiência e do perfil do futuro contratado. Vamos ver um exemplo?
  • Rio de Janeiro (RJ), 13 de outubro de 2013. Sr. Augusto Severo Diretor Empreendimentos e Construtora Pilar Ltda. Av. Engenheiro Araguari, 55 Quintino Bocaiúva - Rio de Janeiro – RJ 22. 244.004 Prezado Senhor, Informo o meu interesse em concorrer à vaga de técnico em edificações, conforme anúncio publicado em 09/10/2013, no jornal “A Notícia”. Sou formado em técnico em edificações há três anos e, desde então, venho atuando em empresas de grande porte, principalmente na área orçamentária,organizando planilhas de custos das mais diversas naturezas. Sou comunicativo, tenho facilidade para trabalhar em equipe e atualizar para aprimorar meus conhecimentos. Atenciosamente, (Assinatura) busco sempre me
  • Agora é a sua vez. Como você viu, escrever um currículo não é algo tão complicado assim. Se você prestou bastante atenção às explicações, percebeu que o currículo deve ser escrito para atender às exigências da empresa que está contratando. Portanto, leia os dois anúncios de emprego abaixo, escolha um deles e redija o seu currículo. Mãos à obra! Técnico em Edificações Atribuições: Trabalhar com projetos de instalações elétricas, hidráulica e outros em Auto Cad; *Conhecimento avançado em Auto Cad; *Boas noções de cálculos; *Experiência sólida na área; *Conhecimento do pacote Office; Escolaridade: Nível Técnico Completo em Edificações. Local de Trabalho: Méier (Rio de Janeiro) Horário de Trabalho: Segunda a Sexta (09h00 às 18h00) Oferecemos: Salário + VT e VR.
  • Técnico em edificações Cidade: São Paulo (SP) (1 vaga) Descrição: Atuará como encarregado de equipe, assumir a divisão de tarefas entre os funcionários, passar orientações e demais atividades. Formação: Necessário ensino Técnico completo em Edificações. Horário: Disponibilidade para escala 3 x 1 com revezamento de horário. Benefícios: Vale Transporte Vale Alimentação/Cesta Básica Exigências: Não Informado Faixa salarial: A combinar Níveis hierárquicos: Técnico Área(s) de atuação: Engenharias Empresa: Confidencial Descrição: Empresa de grande porte no setor de engenharia.