Relatório anual 2011 tac
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Relatório anual 2011 tac

on

  • 1,350 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,350
Views on SlideShare
1,350
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
7
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Relatório anual 2011 tac Document Transcript

  • 1. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos” São Paulo – 2012 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 2. A TAC – Terapias Assistidas por Cães é uma associação sem fins lucrativos, voltada à prestação de serviçosna elaboração, execução e gestão de projetos sociais nas áreas da saúde humana, educação e inclusãosocial utilizando como base de seus programas a Interação entre o Homem e o Cão. Missão “Oferecer os benefícios das Terapias Assistidas por Cães, proporcionando assim uma maior qualidade de vida aos nossos assistidos.” Visão “Tornar-se referência nas áreas de Terapia Assistida por Cães e Cães de Assistência” Valores Profissionalismo e Dedicação  Na relação com os atendidos Seriedade e Transparência  Nas informações e relação com patrocinadores Parceria  Juntos mudamos a nossa realidadeA Terapia Assistida por Cães tem como objetivo a introdução do cão junto a um indivíduo ou grupo ondeeste faça parte integrante do processo de tratamento. Utilizamos o cão como facilitador e mediador dasatividades terapêuticas sejam elas para reabilitação física, emocional ou social. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”Razão Social: TAC - Associação para a Promoção de Terapias Assistidas por CãesCNPJ: 11.069.129/0001-72Responsável: Vinicius Fava RibeiroContatos:  Telefone: (11) 9131-5494  E-mail: tac@tac.org.br “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 3. Equipe TAC Vinicius Fava Ribeiro, Fisioterapeuta (CREFITO: 96438-F) já nos últimos anos de sua formação começou a se interessar pela motivação que os cães proporcionavam aos pacientes. Com isto resolveu realizar seu trabalho de conclusão de curso neste tema “Fisioterapia Assistida por Animais em Idosos Institucionalizados”. Dedicando-se a esta atividade desde sua formação em 2003, o fisioterapeuta Vinicius em 2007 foi buscar em Portugal novas experiências e aprofundar seu conhecimento em TAA obtendo o titulo de Técnico em Terapias Assistidas por Animais pela Fundação Bocalan da Espanha. Diretor da TAC trabalha em parceria com psicólogos, pedagogos e adestradores, formando uma equipe multidisciplinar para uma abordagem terapêutica global do indivíduo.Ana Luisa C. A. Penteado, Psicóloga (CRP:06/82681) especialista emPsicologia Analítica e Técnicas Corporais, começou sua atuação na áreade terapia assistida por cães em 2005 como voluntária da extinta ONGOBIHACC em seus diversos atendimentos com Cães. Proprietária dacadela terapeuta Filó e Mada, hoje é psicóloga da TAC atuando juntocom suas cadelas em projetos realizados pela TAC. Dra. Miriam A. Santos (CRMV – SP : 12148), iníciou seu envolvimento com a terapia assistida por cães no ano de 2000 como voluntária da extinta ONG OBIHACC, com grande envolvimento e participação nas atividades logo se tornou a responsável técnica da OBIHACC, possui uma grande experiência no controle de saúde de cães terapeutas, hoje atua na TAC como Médica Veterinária e responsável técnica junto ao CRMV-SP. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 4. Allan Charles Fechine da Silva, graduado em Fisioterapia pelaFIC(Faculdade integrada do Ceará), em Educação Física pelaUECE(Unversidade Estadual do Ceará). Pós graduação emAtividade Física aspectos fisiológicos, patológicos efarmacológicos-UECE. Especializado em TreinamentoEsportivo-UECE e Osteopatia-FCMMG(Faculdade de ciênciasMédicas de Minas Gerais). Atuou como Analista de Lazer doSESI (2009 á 2011). Professor de Pilates Clínico voltado aterceira idade no Estudio Fisiolife (2008 a 20011).Fisioterapeuta da TAC. Ingrid Coelho Borges, Psicóloga (UNIFOR) – Universidade de Fortaleza e com formação em gestalt-terapia pelo IGC – Instituto Gestalt do Ceará. Durante o bacharelado desempenhou atividades com crianças e jovens com necessidades educativas especiais utilizando como recurso a Atividade Assistida por Animais na APAE e Casa da Esperança. Psicóloga clínica, social e jurídica na Defensoria Pública do Estado, no Ministério Público do Ceará e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Estado do Ceará. Atualmente é psicóloga do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.Narriman Borges, Pedagoga formada pela UECE-CE comextensão em Saúde Mental-UFC-CE (2005),extensão emAtividade/Terapia Assistida por Animais-UNISA-SP (2005), cursode Especialização em Comportamento de Cães-SP (2005), alunado curso de Atividade Educação e Terapia Assistida por Animais– OBIHACC (2006), palestrante no I Encontro Nacional deAAA/TAA - ATEAC Campinas-SP (2006), aluna do Seminário deTAA-UECE/FAVAT/ANCLIVEPA-CE (2006), artigo “Atividade eTerapia Assistida por Animais” publicado nos anais do ICongresso Brasileiro A/E/TAA-SP (2007), aluna do curso “AUtilização dos Animais em Terapias Humanas” no CongressoBrasileiro de Medicina Veterinária para Pequenos Animais-CE(2008). Voluntária desenvolveu atividades assistidas por animaisem diferentes instituições como: Casa da Esperança-CE, LarTorres de Melo e APAE-CE. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 5. Luana Minharo, Psicóloga (CRP: 06/90679). Pós grduação em Psiquiatria e Dependência Química pela Uni-São Paulo. Trabalha na área clínica e social, em 2011 atuou como coordenadora do Projeto SUS na Comunidade Terapêutica Casa Ágape vinculado à SENAD (Secretaria Nacional de Combate ao Álcool e outras Drogas). Psicóloga da TAC no Projeto Reintegração na cidade de Cruzeiro. Equipe TAC de Educação Assistida por CãesAndrea Lorenzon Petenucci, pedagoga formada pelaUniversidade Anhembi-Morumbi, participou do curso deextensão em Pedagogia Hospitalar pela PUC-SP eA.C.Camargo. Em 2009, fez parte do projeto Entre Jovensdo Instituto Unibanco. Já atuou como adestradora de cãesno Centro de Treinamento Pet Life. Aluna do curso deAtividade, Educação e Terapias Assistidas por Cães da jáextinta OBIHACC. Pós-graduanda em Gerontologia Laura Leães Lopes Cavalcanti, formada pela PUC-SP em Pedagogia, extensão em Pedagogia Hospitalar pela PUC-SP e A.C.Camargo e pós graduanda em Psicopedagogia pela Anhembi Morumbi. Atuou por seis anos (2004 a 2009) na Escola Nossa Senhora das Graças, no Ensino Fundamental l. Psicopedagoga da Equipe TAC “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 6. Nossos CãesMaria Filomena, ou Filó, 3 anos. Raça: Pug Flóra, 7 anos, criada desde filhote para trabalhar como cadela terapeuta. Raça: Bernese Madalena, ou Madá, 1 ano. Raça: Boston Terrier Libra, 5 anos, doada por um dos melhores canis de Bernese do Brasil. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 7. Google, 1 ano, treinado para ser um cão terapeuta muito especial. Raça: Papillon Picolé, 1 ano, desde filhote foi treinado para atuar na area de Educação Assistida por Cães Raça: Welsh Corgi Pembroke Zoah, 2 anosCadela especializada em educação assistida por cães Raça: S.R.D. Lua Borges, 7 anos. Raça: Shih-tzu Equipe Fortaleza Aninha Borges, 7 anos. Raça: Poodle. Equipe Fortaleza “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 8. Projetos Projeto Recanto da Vovó Com o apoio e investimento do nosso parceiro MSD Saúde animal no dia 05 de outubro do ano de 2009 iniciamos os atendimentos as idosas do Recanto da Vovó, intituição situada na cidade de Cotia, com mais de 30 internas. Realizando Fisioterapia, Psicoterapia e Atividades Pedagógicas Assistidas por Cães com grupos de até 15 idosas, três vezes por semana, tendo como objetivo promover uma melhor qualidade de vida a estas idosas através de exercícios físicos e atividades cognitivas. O Recanto da Vovó é um local muito agradável em meio a natureza, nossos atendimentos ocorrem em um amplo salão possibilitando diversas atividades com os cães.  Relatos:  “Só vou descer porque é para fazer exercício junto com a Flora”  “Já estava na hora dos cãezinhos voltarem”  “Ai que pena que eu não vi a Flora hoje bem no meu aniversário!”  “isto deveria ter todos os dias, porque faz muito bem para a saúde”  “Me ajuda Flora, o que eu tenho que fazer?”  “Vai ser bom continuar me exercitando assim”  “Ficar com eles vai me fazer melhorar”  “Eu adoro esta cachorrinha”  “Senti saudades dos cães”Investidor Social : “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 9. Projeto Casa de Nazaré Graças ao comprometimento do nosso parceiro e investidor social MSD Saúde Animal a TAC pode ampliar seus horizontes e levar até a cidade de Fortaleza os benefícios das Terapias Assistidas por Cães. Através desta parceria nasceu o Projeto Casa de Nazaré. Seguindo a metodologia já consolidada do Projeto Recanto da Vovó, a TAC em agosto de 2011 deu ínicio a capacitação de uma nova equipe em Fortaleza . Em outubro a nova equipe TAC – Fortaleza deu inicio as atividades do Projeto Casa de Nazaré Com uma equipe qualificada e formada por profissionais competentes a TAC realiza sessões de Fisioterapia e Psicoterapia Assistidas por Cães, em até 12 idosas residentes na Casa de Nazaré, contando também com a parceria do curso de Fisioterapia de uma Universidade Local ( Estácio FIC) onde alunos do último ano de fisioterapia realizam estágio supervisionado pela nossa equipe em Fisioterapia Assistida por Cães.Investidor Social : “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 10. Projeto Cães e Crianças Autistas O Projeto Cães e Crianças Autistas iniciou seus atendimentos em setembro de 2009 no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HCFMUSP). No ambulatório de Autismo, realizamos Atividade Assistida por Cães com as crianças que aguardam para serem atendidas pelos médicos do IPq. A partir do mês de agosto de 2010 a TAC em parceria com o Dr. Estevão Valdaz e a Dra. Marisol Sendim, do IPq-HC, ampliou seus atendimentos realizando mais dois atendimentos individuais com Ludoterapia Assistida por Cães, além da atividade desenvolvida no ambulatório. Em abril de 2011 a equipe de Educação Assistida por Cães (EAC) deu inicio as suas Atividades Pedagógicas Assistidas por Cães com as crianças internadas na enfermaria do SEPIA (Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência) do IPq-HC. Projeto Premiado pela Associação Paulista de Medicina no Prêmio Dr. Cidadão 2010Investidor Social : “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 11. Projeto Amigos do BemApós o inicio das atividades do Projeto Cãese Crianças Autistas, o Instituto de Psiquiatriado Hospital das Clinicas da Faculdade deMedicina da USP (IPq-HCFMUSP) fez umconvite para a TAC realizar atendimentos naenfermaria pediátrica do SEPIA (Serviço dePsiquiatria da Infância e Adolescência), ondeestão as crianças e adolescentes internadascom diferentes distúrbios psiquiátricos.Apartir deste convite em abril de 2011 a TACcom sua equipe de Educação iniciou osatendimentos de Atividades PedagógicasAssistidas por Cães, atendimentos realizadosna presença das pedagogas da TAC e dacadela especializada em educação Zoah. Em outubro de 2011 o convite foi ampliado sendo sugerido o início também de atendimentos de Ludoterapia Assistida por Cães para ampliar os benefícios desta atividades já constatados no Projeto Cães e Crianças Autistas. Hoje o Projeto Amigos do Bem, que teve seu nome escolhido pelos pacientes do IPq-HCFMUSP, desenvolve Atividades pedagógicas e Ludoterapia Assistidas por Cães com as crianças e adolescentes internadas no SEPIA (Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência). Levando os benefícios pedagógicos e terapeuticos dos cães para estas crianças. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 12. Projeto Melhores AmigosDesenvolvido em parceria com o Programa Equilíbrio ( uma parceria IPq – HCFMUSP e Prefeitura de SãoPaulo, Decreto Municipal nº 48.141, 14/02/2007). O Projeto Melhores Amigos tem como objetivo aintrodução da TAC aos atendimentos multi-disciplinares do Programa Equilíbrio, auxiliando na recuperação,socialização e reinserção à família de crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.Projeto proposto pela Fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e aprovado peloFUMCAD (Fundo Municipal da Criança e Adolescente), aguarda tramites burocráticos e patrocinadores parainiciar suas atividades. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 13. Projeto A.C.Camargo “Novas perspectivas na humanização e auxílio ao paciente oncológico: O uso da Terapia Assistida por Cães como terapia complementar”A TAC através de seus cães aptos ao trabalho e acompanhados de seus condutores em conjunto com osprofissionais do Hospital, realizarão visitas a crianças internadas no hospital A.C.Camargo levando a elasmomentos de descontração e alegria com objetivos de:  Humanização do ambiente hospitalar e de tratamento com quimioterpia.  Melhora de quadros depressivos.  Diminuição da ansiedade.  Maior aceitação dos procedimentos da equipe de enfermagem.Projeto aprovado pela instituição e seus diretores aguarda investidores sociais para dar início asuas atividades. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 14. Projeto Reintegração A TAC (Terapia Assistida por Cães) é uma ótima forma de reintegração social e tratamento de dependentes químicos. O cão sendo um animal, não tem a capacidade de julgar e é desprovido de qualquer preconceito, o que facilita sua aceitação pelos pacientes que desenvolvem um forte vínculo afetivo e de confiança com estes animais, trazendo conteúdos que podem ser trabalhados pelos terapeutas de diversas formas. O Projeto Reintegração auxilia no tratamento de dependentes químicos da Comunidade Terapêutica Casa Ágape, através da Terapia e Atividade Assistidas por Cães, visando desenvolver as habilidades sociais necessárias para a reintegração destes residentes a sociedade. Considerados os “melhores amigo do homem”, os cães além de ajudarem os residentes a se reintegrarem a sociedade, recebem o auxílio dos residentes da casa Ágape. Cães do centro de controle de zoonoses da cidade de Cruzeiro, passaram por um processo de recuperação social através de aulas de adestramento que tem como objetivo a educação e socialização dos cães. Ao término do treinamento estes animais serão colocados para adoção sendo também reintegrados à sociedade. Isso traz aos participantes do projeto a vivência direta no processo de reinserção social além de trabalhar a reconstrução de auto-estima, fazendo com que os mesmos se sintam parte da sociedade, contribuindo para a causa dos animais abandonados, que hoje é considerada como um problema de Saúde Pública.Investidor Social : “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 15. Nossos Cães são treinados pela:Empresa especializada em Treinamento e Comportamento Animal que nasceu para divulgar novosconceitos e técnicas na educação e treinamento de animais de companhia, esportes e show.Foi criada em 2005 e vem oferecendo assistência e informações valiosas para melhorar o convíviodas pessoas com seus animais, adequando-os a uma convivência tranquila e equilibrada.Contam com uma equipe de profissionais altamente qualificada, atualizando-se constantemente esempre em busca do que há de mais novo. Oferecem soluções para melhorar a comunicação eentendimento entre dono e animal e uma metodologia eficaz de ensino.A Tudo de Cão tem como missão e valores:“Conscientizar e educar a sociedade promovendo harmonia e entendimento entre donos e animais de estimação, inovando em busca da excelência com respeito e ética.” Sara Favinha Zootecnista e Especialista em Comportamento Animal, formada pela USP (Universidade de São Paulo). Ministra cursos e palestras sobre Clicker e Comportamento Animal. Ministra cursos sobre Comportamento e Treinamento para Day Care. Oferece Consultorias Comportamentais. Seleciona e treina os cães de terapia das equipes Doutor Cão e TAC. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 16. Relatório de atendimentos TAC - 2011 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 17. Mantendo sempre seus valores a TAC buscou no ano de 2011 ampliar seus horizontes, no segundosemestre tiveram início os Projetos: Casa de Nazaré na cidade de Fortaleza, Amigos do Bem no Instituto dePsiquiatria do HC-FMUSP e Melhores Amigos em parceria com o Programa Equilíbrio do Instituto dePsiquiatria do HC-FMUSP.Um ano de muitas conquistas para a TAC que teve sua imagem e de seus investidores sociais fortalecidasatravés da dedicação e profissionalismo de seus integrantes e parceiros.Números TAC – 2011  6 Projetos em ação e 2 Projetos em desenvolvimento  362 Sessões de atendimento realizadas  640 Pacientes atendidos  9 Cães atuantes e 2 em treinamento N° Sessões realizada AAC TAC EAC pela TAC Mensalmente Janeiro 3 6 0 9 Fevereiro 2 8 0 10 Março 3 15 1 19 Abril 4 16 4 24 Maio 16 29 4 49 Junho 17 29 3 49 Julho 17 25 5 47 Agosto 4 18 8 30 Setembro 5 17 8 30 Outubro 3 23 8 34 Novembro 2 26 8 36 Dezembro 0 19 6 25 Total 362 N° de Pacientes AAC TAC EAC Atendidos pela TAC Mensalmente Janeiro 0 9 0 9 Fevereiro 15 19 0 34 Março 23 24 10 57 Abril 21 21 15 57 Maio 27 19 18 64 Junho 21 20 18 59 Julho 18 20 21 59 Agosto 17 22 16 55 Setembro 17 23 24 64 Outubro 8 36 24 68 Novembro 8 35 20 63 Dezembro 0 36 15 51 Total 640 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 18. Projetos em ação – TACProjeto Recanto da Vovó – Fisioterapia, Psicoterapia e Atividades Pedagógicas Assistidas por Cães  Instituição – Recanto da Vovó  Profissionais Envolvidos – Fisioterapeuta, Psicóloga e Pedagogas  Frequência – 3 x semana  Investidor Social – MSD Saúde Animal N° Total de TAC EAC Sessões por Mês Janeiro 4 0 4 Fevereiro 4 0 4 Março 9 1 10 Abril 8 4 12 Maio 9 4 13 Junho 8 3 11 Julho 8 5 13 Agosto 10 4 14 Setembro 7 4 11 Outubro 7 4 11 Novembro 8 4 12 Dezembro 5 3 8 Total 87 36 123 N° Total de TAC EAC Pacientes por Mês Janeiro 8 0 8 Fevereiro 18 0 18 Março 22 10 32 Abril 19 15 34 Maio 17 18 35 Junho 18 18 36 Julho 14 21 35 Agosto 15 16 31 Setembro 16 15 31 Outubro 15 16 31 Novembro 14 12 26 Dezembro 10 9 19 Total 22 21 22 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 19. Relato das Idosas participantes das sessões de Atividades Pedagógicas Assistidas por Cães  Questão: Você Gosta de Participar das Atividades com a Zoa? (Gráfico1)  Questão: Você considera esta atividade importante?(Gráfico2)(Gráfico 1) (Gráfico 2) Depoimentos das idosas participantes das Atividades Pedagógicas Assistidas por Cães:  “Gosto porque distrai e ela faz as coisas muito bem feitas e é muito inteligente...passo boas horas com a Zoah.”Antonia  “Gosto de participar, acho que sem a Zoah ficaria sem graça e gostei da atividade com a música da Elis.”Manuelita  “Gostos de participar porque a presença da Zoah é boa.”Mariazinha  “Gosto de cachorro e sempre gostei. Me sinto bem na presença dela. Gostei da atividade de fazer a história.” Elida  “Gosto de participar porque conto e as pessoas acreditam...gosto que tenha o cão... ele me mantém em movimento.”Inah  “Gosto do cão, gosto de gente e de todo o pessoal...parece que entende o que falamos, olham com olhar de amor.” Ada  “Gosto porque ela ensina coisas...gosto quando mexe com os cachorros, distrai a mente e a mente trabalha.”Nair  “Gosto de cachorro...a Zoah traz inteligência, habilidade e conhecimento”Alzira  “É muito importante, mexe bastante com a memória, passa umas horas muito boas...a cachorra é muito linda.”Zoraide  “Adoro porque é divertido e educativo...sem a Zoah não teria graça, seria outra conversa.” Silvia “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 20. Projeto Cães e Crianças Autistas – Ludoterapia e Atividade Assistidas por Cães  Instituição – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Profissionais Envolvidos – Fisioterapeuta, Psicóloga e Psiquiatras.  Frequência – 1 x semana  Investidor Social – MSD Saúde Animal N° Total de AAC TAC Sessões por Mês Janeiro 3 2 5 Fevereiro 2 4 6 Março 3 6 9 Abril 4 8 12 Maio 4 8 12 Junho 4 8 12 Julho 5 5 10 Agosto 4 4 8 Setembro 5 5 10 Outubro 3 3 6 Novembro 2 4 6 Dezembro 0 3 3 Total 39 60 99 N° Total de AAC TAC Pacientes por Mês Janeiro 0 1 1 Fevereiro 15 1 16 Março 23 2 25 Abril 21 2 23 Maio 27 2 29 Junho 21 2 23 Julho 14 2 16 Agosto 17 2 19 Setembro 17 2 19 Outubro 8 2 10 Novembro 8 2 10 Dezembro 0 2 2 Total 173 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 21. Projeto Amigos do Bem – Atividades Pedagógicas Assistidas por Cães  Instituição – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP  Profissionais Envolvidos – Pedagogas e Psiquiatras.  Frequência – 1 x semana N° Total de TAC EAC Sessões por Mês Agosto 0 4 4 Setembro 0 4 4 Outubro 0 4 4 Novembro 3 4 7 Dezembro 3 3 6 Total 25 N° Total de TAC EAC Pacientes por Mês Agosto 0 5 5 Setembro 0 9 9 Outubro 0 8 8 Novembro 2 8 10 Dezembro 2 6 8 Total 38 Relato das crianças internadas na enfermaria do SEPIA (Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência) do IPq-HC  Gosta de participar da atividade com a Zoa? (Gráfico1)  O que te motiva a participar? (Gráfico2)  Essa atividade é importante para você? (Gráfico3)(Gráfico1) (Gráfico2) (Gráfico3) “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 22. Depoimentos das crianças internadas na enfermaria do SEPIA, acompanhantes e funcionários  “A presença da Zoah traz alegria e se ela não participasse não teria graça nenhuma” A. C. A. G. Masculino – 14 anos – Anorexia Nervosa.  “Entre ir para quadra e ver a Zoah, a Zoah ganha de 1000 a 0!” M. T. S. S. – Masculino - 14 anos -T. Bipolar do humor.  “Não sou muito fã de cachorro, tenho um pouco de medo... se ela não participasse faria um pouco de falta”. N. S. C. R. – Feminino - 13 anos - Anorexia Nervosa Restritiva.  “Gosto de participar porque a Zoah é divertida e carinhosa.” Rafael.  “Ela é o mais importante da atividade.” L. O. P. – Feminino - 17 anos - Anorexia nervosa restritiva.  “É importante porque as crianças se sentem felizes e ajuda no tratamento... meu filho gosta da atividade, de brincar com o cão e fica feliz quando o cão faz o que ele pede... faz esquecer os problemas e relaxa bastante.” Rose – mãe.  “Ele gosta bastante, se sente feliz... seria mais difícil ele participar, pois ele gosta da Zoah mesmo.” Maria – avó.  “Muito importante, pois é um momento em que as crianças e nós, adultos, até esquecemos que estamos em um hospital. A Zoah traz muita alegria para meu filho” Adriana – mãe.  “Resposta positiva em pacientes com dificuldades de interação...nos sentimos mais sensíveis”Enfermeira chefe.  “Ajuda o paciente na sua recuperação....tornam-se mais afetivos”Auxiliar de enfermagem. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 23. Projeto Reintegração – Reintegração Social de Dependentes Químicos e Cães do Centro deZoonoses da Cidade de Cruzeiro.  Projeto Inovador que teve como 2011 o ano do desenvolvimento de sua metodologia e aplicação.  Instituições – Comunidade Terapêutica Casa Ágape, Secretaria de Saúde da Cidade de Cruzeiro, MSD Saúde Animal planta Cruzeiro.  Profissionais Envolvidos – 1 Coordenador Técnico em TAC, 2 Psicólogas, 1 Adestradora, 1 Médico Veterinário, 3 Cuidadores e 6 Voluntários.  Frequência – 3 x semana.  Investidor Social – MSD Saúde Animal. N° Sessões Maio 12 Junho 13 Julho 13 Agosto 16 Setembro 12 Outubro 14 Novembro 7 Dezembro 3 Total 38 N° Pacientes Maio 0 Junho 0 Julho 4 Agosto 5 Setembro 5 Outubro 4 Novembro 5 Dezembro 5 Total 7Depoimentos residentes Casa Ágape participantes do Proj. Reintegração:  Residente R.: através de uma das atividades pode perceber a importância de conhecer seus limites para não ultrapassá-los, relatando que o “Dr. Químico” (Droga) quando não aceita seus limites faz com que ele recaia.  Residente M.: Fez o relacionamento entre os cães e dependentes químicos, relatando ambos serem marginalizados, maltratados e precisam lutar por seu espaço. Vê o cão que esta educando como um dependente recaído, pois ela foi escolhida no Projeto Piloto por outro residente e foi devolvida para o canil com os outros cães. Analisa que isso lhe causou “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 24. uma baixa em sua auto-estima e que se sentiu como se estivesse falhado. Ao ser selecionada novamente, percebeu aí uma nova chance, mesmo sentimento do dependente químico. Ao mesmo tempo, quando o animal foi escolhido causou inveja nos demais, o que também ocorre com o residente na Comunidade Terapêutica: na medida em que vai evoluindo, se destacando, afeta o comportamento dos demais que tentam se “mostrar”. Residente J: “Pantera está começando a entender os exercícios com mais facilidade” ... “fico muito feliz com isso”. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 25. Projeto Casa de Nazaré  Instituição – Casa de Nazaré.  Profissionais Envolvidos – Fisioterapeuta, Psicóloga, Adestradora, Médica Veterinária, Condutora e estagiários da Faculdade de Fisioterapia da Estácio-FIC.  Frequência – 2 x semana.  Investidor Social – MSD Saúde Animal. N° Total de Sessões por Mês Outubro 9 Novembro 7 Dezembro 6 Total 22 N° Total de Pacientes por Mês Outubro 15 Novembro 14 Dezembro 17 Total 17 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 26. Projetos em desenvolvimento – TAC Proj. Melhores Amigos  Instituição – Programa Equilíbrio (IPq-HCFMUSP e Prefeitura de São Paulo).  Profissionais Envolvidos – Equipe Multidisciplinar do Programa Equilíbrio e TAC.  Frequência – 4 x semana.  Projeto aprovado com novo orçamento pelo FUMCAD aguardando tramites burocráticos.  Investidores Sociais – Besni e Fundação Itaú Social. Proj. A.C.Camargo  Instituição – Hospital A.C.Camargo (HCâncer).  Profissionais Envolvidos – Equipe de enfermagem do A.C.Camargo e Equipe da TAC.  Frequência – 2 x semana.  Projeto aprovado pela diretoria do hospital aguarda Investidores Sociais. Proj. IPq-HCFMUSP Geriatria  Instituição – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP departamento de Geriatria.  Profissionais envolvidos – A definir.  Frequência – 2 X semana.  Projeto em aprovação. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 27. Cliping TAC 2011 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 28. Revistas e Jornais Impressos Santuário de Aparecida, ano 110, 23 a 29 de abril “ Ação Trasformadora Cães Terapeutas”. Revista Viva Saúde, ano 2011, ed.99. http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/45/artigo48085-1.asp Revista Correio de Uberlândia, ano 2011, ed. Nov. Diário do Nordeste, edição 15/nov/2011. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 29. Jornal O Povo, ed. 06/dez/2011. Jornal Diário de S.Paulo, 11/dez/2011.Sites Dog Urbano http://www.dogurbano.com.br/ PetClube http://www.petclube.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=207:os-animais-domesticos-alem-de-serem-excelentes- companheiros-trazem-grandes-beneficios-para-o-homem&catid=1:novo-conceito-em-noticias-petclube&Itemid=28 “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 30. Cão na Mão http://www.caonamao.com.br/noticia/162,0/Terapia-assistida-por-caes-traz-beneficios-para-os-pacientes.htmlAnimais SOS http://www.animaisos.org/noticia.php?id=2893Mundo do Cachorro http://www.mundodocachorro.com.br/artigos/melhores-amigos-da-saude “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 31. Diário do Nordeste Online www.diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1070300Blog Tudo de Cão http://blog.tudodecao.com.br/2011/10/tac-terapias-assistidas-por-caes-e-tudo.htmlBlog APSFA http://apafsa.blogspot.com/2011/12/idosas-participam-de-terapia-com-caes.html “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 32. Blog Atemporal http://marimartinsatemporal.blogspot.com/2010/12/projetos-sociais.html Blog Bem Estar Pet http://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet/geral/idosas-participam-de-terapia-com-caes/ O Povo Onlinewww.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/12/07/noticiafortalezajornal,2350756/terapia- com-caes-melhora-auto-estima-de-idosas.shtml “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 33. Diário de S.Paulo, Revista Dez+ www.diariosp.com.br/noticia/detalhes/7454/Animais%20ajudam%20em%20fisioterapia Podcast Mão na Roda http://maonaroda.acessibilidadetotal.com.br/2-caes-assistentes/Televisão Bandeirantes - Jornal da Band, 24/ago/2011. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 34. SBT - Tv Jangadeiro, Programa Gente na TV, 05/dez/2011. TV Diário, Programa Diário da Manhã, 08/dez/2011.Eventos PetShow - 18,19 e 20 de Março. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 35. Dia do Fisioterapeuta CREFITO-SP o Parque Mario Covas.Pet South America – 18,19,20 de Outubro o Estande da MSD Saúde Animal.Ong Brasil – 15,16 e 17 de Dezembro “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”
  • 36. “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”Razão Social: TAC - Associação para a Promoção de Terapias Assistidas por CãesCNPJ: 11.069.129/0001-72Responsável: Vinicius Fava RibeiroContatos:  Telefone: (11) 9131-5494  E-mail: tac@tac.org.br “Melhores Amigos Trabalhando Juntos”