Your SlideShare is downloading. ×
0
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
A finalidade e a importancia do ppp
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

A finalidade e a importancia do ppp

6,843

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
6,843
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
63
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  1. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES À RESPEITO
  2.  Desejo de mudança, De aperfeiçoamento, De querer algo melhor.
  3.  Antes de tudo, é preciso resgatar o sujeito, colocar a pessoa “em pé”, desejando, acreditando, buscando. Despertar é a tarefa inicial do PPP.
  4.  A ação desejada e comprometida. “Planejar, portanto, na sua gênese, poderia ser considerado um outro nome de transformação”. (Vasconcellos, 2002)
  5.  A questão é ter a ação adequada, fazer “a coisa certa” : momento, conteúdo e forma adequados O que, como, para quê, além da atitude de crença.
  6.  Pouca participação, engajamento, compromisso, env olvimento. UM PARADOXO AINDA ESTÁ PRESENTE NESTE CONTEXTO DE ENVOLVIMENTO: Como “perder tempo” com PPP quando há tanto o que se fazer na instituição de ensino, quando sua realidade, com fequência, é tão desafiadora?
  7.  O PPP DEVE EXPRESSAR DE MANEIRA SIMPLES (O QUE NÂO SIGNIFICA SIMPLISTA), AS OPÇÕES, OS COMPROMISSOS, A VISÃO DE MUNDO E AS TAREFAS ASSUMIDAS PELO GRUPO.
  8.  -Seria mais conveniente começar o PPP pela análise da realidade do que pelo diagnóstico porque este pode trazer desânimo ao grupo. -PPP é um agrupamento dos planos de ensino ou de vários planos setoriais da escola. -A decisão de fazer (ou não) o PPP, será do grupo. -Quando o PPP é elaborado pela equipe de direção, tanto para cumprir uma exigência, quanto para ter alguns elementos de referência para o próprio trabalho, este projeto não é o da escola como um todo. -Compete à equipe de direção assumir o papel de guardiã do projeto e, em especial, do cumprimento de sua programação.
  9.  -O fato de o PPP ser construído coletivamente não significa que todos irão fazer tudo? -O PPP não pode ser uma “camisa de força” para a escola e o professor. -De preferência, a coordenação do trabalho da elaboração do PPP, não deve ser feita pela direção da instituição. -A participação dos alunos e dos pais provoca a inibição dos professores. -Projetar a instituição é tarefa dos seus agentes e não de “especialistas” e/ ou “burocratas” do sistema educacional. -Cada PPP precisa ter um tema integrador próprio.
  10.  “Nenhuma história se constrói sem marcas, arranhaduras e sacrifícios. Nenhuma história pode ser real, senão pelo caminho dotrabalho, ou quando conseguimos a satisfação de sua conclusão. Nenhuma história é certeza de uma vida completa, pois às vezes é retalho que se amolda ao retalho da história do próximo. Somos assim, fazendo história todos os dias, ou participando da história dos outros.” Sérgio Valencia Do livro COMO VAI VOCÊ EDUCAÇÃO 2010
  11.  FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Projeto Político-Pedagógico da Escola: fundamentos para sua realização. São Paulo: Cortez, 1997. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1993. ROSSA, Leandro. Armadilhas do Projeto Político-Pedagógico. IN: Revista de Educação AEC (117). Brasília: AEC, 2000. SEVERINO, Antonio J. O Projeto Político-Pedagógico: a saída para a escola. In: Revista de Educação AEC (107). Brasília: AEC, 1998. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico.8ª Ed. São Paulo: Libertad, 2001

×