• Like
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - Cap. 9   Ética Organizacional
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - Cap. 9 Ética Organizacional

  • 1,030 views
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,030
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
25
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Ética Geral e Profissional Prof. Elvis Magno DAFT, Richard L. Management. 4.ed. Orlando: Dryden Press. 1997. p.138-171
  • 2. Cap. 9 – Ética OrganizacionalFatores que Afetam as Escolhas Éticas A Organização: Os valores adotados dentro da organização são importantes, especialmente quando sabemos que a maioria das pessoas estão no nível dois do estágio de desenvolvimento moral, o que significa que eles acreditam que seu dever é o de cumprir as obrigações e expectativas dos outros. A cultura corporativa pode exercer uma poderosa influência sobre o comportamento nas organizações.
  • 3. Cap. 9 – Ética OrganizacionalQuestões para analisar o impacto da cultura organizacional na ética de uma empresa:1. Identificar ‘heróis’ das organizações. Quais são os valores que eles representam? Dado um dilema ético ambíguo, que decisão que eles tomam e por quê?2. Quais são alguns ‘rituais’ organizacionais importantes? Como eles encorajam ou desencorajam o comportamento ético? Quem ganha os prêmios, pessoas de integridade ou indivíduos que usam métodos antiéticos para alcançar o sucesso?
  • 4. Cap. 9 – Ética OrganizacionalQuestões para analisar o impacto da cultura organizacional na ética de uma empresa:3. Quais são as mensagens éticas enviadas aos novos colaborados da organização - eles devem obedecer à autoridade a todo o custo, ou questionar a autoridade?4. A análise das histórias organizacionais e mitos (lendas) revelam indivíduos que defendem o que é certo, ou é a conformidade a característica valorizada? Há pessoas demitidas ou promovidas nessas histórias?
  • 5. Cap. 9 – Ética OrganizacionalQuestões para analisar o impacto da cultura organizacional na ética de uma empresa:5. Existe comunicação para discutir questões éticas? É esta comunicação rotineiramente incorporada e incentivada na tomada de decisão de negócios?6. Qual o processo de socialização informal que existe, e que normas de comportamento ético ou antiético são promovidos?
  • 6. Cap. 9 – Ética OrganizacionalO que é responsabilidade social? Em certo sentido, o conceito de responsabilidade social corporativa, como a ética, é fácil de entender: significa distinguir o certo do errado e fazer o certo. Significa ser um bom cidadão corporativo. A definição formal de responsabilidade social é: “A obrigação da administração de fazer escolhas e tomar ações que contribuam para o bem-estar e os interesses da sociedade tão bem como os da organização”.
  • 7. Cap. 9 – Ética OrganizacionalO que é responsabilidade social? Tão simples como esta definição parece, a responsabilidade social pode ser um conceito difícil de entender, porque pessoas diferentes têm diferentes crenças a respeito de que ações são melhores para o bem estar da sociedade. Para piorar a situação, a responsabilidade social abrange uma série de questões, muitas das quais são ambíguas com relação a certo ou errado.
  • 8. Cap. 9 – Ética OrganizacionalStakeholders organizacionais Um stakeholder é qualquer grupo dentro ou fora da organização que tem uma participação no desempenho das organizações. Cada parte interessada tem um critério diferente da capacidade de resposta, uma vez que tem um interesse diferente na organização.
  • 9. Cap. 9 – Ética Organizacional
  • 10. Cap. 9 – Ética OrganizacionalAvaliando o desempenho social das empresas. Um modelo para avaliação do desempenho social das empresas é o modelo indica que a responsabilidade corporativa social total pode ser subdividida em quatro critérios - econômico, jurídicos/legal, ético e discricionário. Responsabilidade Discricionária é a responsabilidade organizacional que é voluntária e guiada pelo desejo da organização de fazer contribuições sociais não impostas pela economia, direito ou ética. As responsabilidades são ordenadas de baixo para cima, com base em sua magnitude relativa e da frequência com que os gestores lidam com cada questão:
  • 11. Cap. 9 – Ética OrganizacionalAvaliando o desempenho social das empresas. Um modelo para avaliação do desempenho social das empresas é o modelo indica que a responsabilidade corporativa social total pode ser subdividida em quatro critérios - econômico, jurídicos/legal, ético e discricionário. Responsabilidade Discricionária é Vietnam Wall Experience a responsabilidade organizacional que é voluntária e guiada pelo desejo da Service Corporation Inernational organização de fazer contribuições sociaismaior rede de cemitérios e (SCI – não impostas pela economia, direito ou ética. funerária dos EUA) promoveu uma turnê em mais de 100 cidades com o As responsabilidades são ordenadas memorial dospara cima, com de baixo militares mortos no Vietnã. base em sua magnitude relativa e da frequência com que os gestores lidam com cada questão:
  • 12. Cap. 9 – Ética OrganizacionalResponsabilidade Social Corporativa Total
  • 13. Cap. 9 – Ética OrganizacionalAções das empresas para as demandas sociais Essas ações podem ser: obstrutiva, defensiva, aceitável, e pró- ativa. [Existem empresas que podem ter ações apenas ilustrativas]. Resposta Obstrutiva: uma resposta às demandas sociais em que a organização nega responsabilidade, afirma que a evidência de má conduta é enganosa ou distorcida, e as tentativas são de interromper a investigação. Resposta Defensiva: Uma resposta às demandas sociais em que a organização admite a alguns erros de comissão (o erro por comissão, é quando se produz o desenvolvimento de uma tarefa incorreta ) ou omissão, mas não age obstrutivamente.
  • 14. Cap. 9 – Ética OrganizacionalAções das empresas para as demandas sociais Resposta aceitável: A resposta às demandas sociais em que a organização aceita (muitas vezes sob pressão) a responsabilidade social de suas ações para cumprir com o interesse público.
  • 15. Cap. 9 – Ética OrganizacionalAções das empresas para as demandas sociais Resposta aceitável: A resposta às demandas sociais em que a organização aceita (muitas vezes sob pressão) a responsabilidade social de suas ações para cumprir com o interesse público. Resposta pró-ativa: uma resposta as demandas sociais em que a organização busca para saber o que é do interesse de seus constituintes/envolvidos (stakeholders) e responder sem pressão deles.
  • 16. Cap. 9 – Ética OrganizacionalAções das empresas para as demandas sociais Baixo Grau de Responsabilidade Social Alto