Gestão do Conflito - Formação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Gestão do Conflito - Formação

on

  • 1,425 views

Apresentação em ppt para acompanhar formação em sala. Documento de apoio.

Apresentação em ppt para acompanhar formação em sala. Documento de apoio.

Statistics

Views

Total Views
1,425
Views on SlideShare
1,425
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
78
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Gestão do Conflito - Formação Gestão do Conflito - Formação Presentation Transcript

  • Gestão do Conflito Microguarda 2006
  • Conflito é... w  Ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagónicos e colidentes que podem chocar. w  Acordo, aprovação, coordenação resolução, unidade, consentimento, consistência, harmonia, pressupõem os seus opostos, como desacordo, desaprovação, dissecção,desentendimento, incongruência, discordância, inconsistência, oposição w  O conflito é a condição geral do mundo animal”. (Konrad Lorenz, On Agression, New York, Harcourt,Brace & Word, Inc.1996)
  • Conflito significa... “Conflito significa a discordância sobre a alocação de recursos escassos, ou choques envolvendo objectivos, valores, convicções, etc.; pode ocorrer no nível interpessoal ou organizacional”. J.A. Stoner e R.E. Freeman
  • Conflito... “a oposição que surge quando existe um desacordo dentro ou entre indivíduos, equipas, departamentos ou organizações” O processo de conflito é dinâmico: “se me fizerem algo eu respondo, e eles respondem à minha reacção”.
  • Conflitos Tipos w  Objectivo w  Cognitivo w  Afectivo
  • Conflitos Tipos de Atitudes Negativas Ø Eliminar completamente o conflito Ø Usar o conflito para competição intensiva Positivas Ø Manter um conflito construtivo Ø Descobrir as razões das diferenças de opinião Equilibradas Ø Verificar quando deve existir o conflito Ø Reduzir a ambiguidade e o conflito no trabalho
  • Conflitos Tipos w do indivíduo; w entre indivíduos; w entre indivíduos e grupos; w entre indivíduos da mesma organização; w entre organizações.
  • Conflito Intergrupal Origens w  diferenças individuais; w  recursos limitados; w  diferenciação de papeis; w  clima organizacional. GRUPO S
  • Conflito Intergrupal Estratégias de minimização w  Fuga; w  Remendo; w  Confronto.
  • Conflito Intergrupal Estratégias de minimização w  Fuga w  Evitam situações de conflito, procurando outra saída ou deixam de considerar os comentários ácidos ou hostis dos outros. w  Chegam mesmo a abandonar o grupo de trabalho ou a organização para fugir ao conflito. w  Esperam que o conflito, com o tempo se torne menos intenso. w  Esta estratégia não é viável, quando o outro grupo está a tentar conseguir para si os recursos limitados, e pode até resultar em desempenho grupal ineficaz.
  • Conflito Intergrupal Estratégias de minimização w  Remendo w  tentativa de conseguir tempo, até que o conflito entre os grupos se torne menos emocional. w  Resolvem-se assim os pontos menores e deixam-se de lado os problemas maiores.
  • Conflito Intergrupal Estratégias de minimização w  Confronto w  negociação dos problemas w  determinação de metas superordenadas w  identificação de um “inimigo comum” aos grupos em conflito w  aumento de comunicação e de compreensão entre os grupos w  reunião de confronto formal
  • Conflito Consequências w  Vencedores w  Os lideres dos grupos normalmente aumentam o seu poder sobre o grupo. w  Descansam sobre a vitória, resistindo a qualquer mudança de suas maneiras de fazer as coisas.
  • Conflito Consequências w  Perdedores w  Tendem a dividir-se em facções quando os antigos lideres são desafiados pelos novos aspirantes à liderança. w  Inclinam-se mais a adoptar novas maneiras de se comportar e operar.
  • Conflito Consequências w  Os estereótipos negativos gerados pelo conflito de vitória – derrota podem tornar extremamente difícil a cooperação entre os grupos; w  Conflito menos intenso pode ter um impacto mais construtivo; w  Podem surgir lideres novos e mais eficazes; w  Os objectivos modificados podem ajudar a organização a se ajustar à mudança; w  A administração do conflito pode ficar institucionalizada, de modo que as discordâncias possam ser expressas sem prejudicar a organização.
  • Conflito Estilo de Gestão w  Estilo “evitar” w  Estilo “calmo” w  Estilo “ditador” w  Estilo “compromisso” w  Estilo “colaborativo”
  • Conflito Estilo de Gestão Estilo Evitar Calmo Ditador Compromisso Colaborativo Definição Evita a existência de conflitos, dando razão à outra parte mesmo que essa não a tenha. Não há grandes discussões e quando o conflito se torna elevado desiste da sua posição. Independentemen te da opinião dos outros envolvidos, o “ditador” tem de “vencer” sempre. Ü Permitir que exista uma compromisso entre o que pretendemos e o que os outros pretendem. Tenta-se sempre chegar a um acordo comum entre todos que minimize as perdas para todas as partes envolvidas. Vantagens assuntos pouco interessantes; falta de informação falta de poder carga emocional; harmonia; baseia-se na personalidade, não em objectivos/ meios utilizados. acção imediata; medidas pouco populares; consequências elevadas de uma derrota É preferível a existência de um acordo, Não é possível ganhar; Os pontos de vista são diferentes Consenso A solução necessita de ter muita qualidade
  • Conflito Negociação w  Envolvimento de duas ou mais entidades w  Divergências em pelo menos um aspecto w  Partilha de aspectos comuns w  É um processo sequencial w  Implica uma solução partilhada
  • Conflito... Para pensar «Conflito significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagónicos e colidentes que se podem chocar. Sempre que se fala em acordo, aprovação, coordenação, resolução, unidade, consentimento, harmonia, deve-se lembrar que essas palavras pressupõem a existência ou a iminência dos seus opostos, como desacordo, desaprovação, dissensão, desentendimento, incongruência, discordância, inconsistência, oposição – o que se significa conflito. O conflito é a condição geral do mundo animal (Konrad Lorenz, 1966). O homem sobressai-se de entre os animais pela sua capacidade de atenuar, embora nem sempre, de eliminar esta condição. A sociedade e a civilização – requisitos básicos da sua vida humana – são viáveis graças a um alto grau de congruência de objectivos entre os homens, ou pelo menos, devido a alguns mecanismos ou regras que imponham ordem a acomodação. Conflito e cooperação são elementos integrantes da vida de uma organização (..). Hoje, considera-se cooperação e conflito como dois aspectos da actividade social ou, melhor ainda, dois lados de uma mesma moeda, sendo que ambos são inseparavelmente ligados na prática.» (CHIAVENATO, Idalberto (1987), Teoria geral da Administração)
  • Conflito... Para pensar 1.  Em que medida o conflito pode contribuir para o desenvolvimento de uma organização? 2.  Como explica que, sendo o conflito inevitável e, de certo modo, importante na sociedade, esta, para evoluir, tenha necessidade de um alto grau de congruência de objectivos e harmonia? 3.  Que relação estabelece entre conflito e cooperação?
  • Conflito... Para pensar 1.  O conflito pode criar a oportunidade de várias pessoas, com saberes heterogéneos, participarem na resolução de problemas que exigem pontos de vista e soluções, diversificados. A organização poderá beneficiar do conflito, se este contribuir, para implementação de mudanças significativamente importantes para o seu desenvolvimento.
  • Conflito... Para pensar 2.  Apesar da congruência dos objectivos, é necessário admitir a vantagem da sua mudança, e ajustamento a novas realidades e exigências exteriores. As mudanças, muitas vezes, só são possíveis na sequência da resolução dos conflitos.
  • Conflito... Para pensar 3.  O conflito, apesar de significar diferença e divergência, não elimina a possibilidade de se trabalhar essa diferença, no sentido de encontrar plataformas comuns da aceitação. O homem deve estar disponível para ultrapassar conflitos e encontrar soluções inovadoras, o que só é possível através da cooperação.