PNAIC - O trabalho com ortografia na escola
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

PNAIC - O trabalho com ortografia na escola

on

  • 184,390 views

 

Statistics

Views

Total Views
184,390
Views on SlideShare
7,803
Embed Views
176,587

Actions

Likes
1
Downloads
146
Comments
0

42 Embeds 176,587

http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.br 173540
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.pt 1336
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com 1215
http://www.google.com 110
http://webcache.googleusercontent.com 88
http://www.youtube.com 49
http://www.eunicemirandaoliveira.blogspot.com.br 30
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.de 29
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.ar 26
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.jp 20
http://pactounimontesturma3.blogspot.com.br 17
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.it 12
http://www.google.com.br 12
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ru 11
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.es 11
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ch 9
https://www.google.com.br 8
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.co.uk 8
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.fr 8
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.mx 7
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.in 5
http://2.bp.blogspot.com 5
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.nl 3
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.com.au 3
http://ge.baidu.com 3
http://img1.blogblog.com 3
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.be 2
http://3.bp.blogspot.com 2
https://www.google.com 2
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ie 1
http://eunicemirandaolivei 1
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.ca 1
http://4.bp.blogspot.com 1
https://twitter.com 1
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.co.at 1
http://dc347.4shared.com 1
http://eunicemirandaoliveira.blogspot.se 1
http://eunicemirandaoliv 1
http://www.google.pt 1
https://www.google.pt 1
http://8057418824013323032_7e1a04b9b7a535529d09e38d8e98ab35c5db2e04.blogspot.in 1
http://translate.googleusercontent.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

PNAIC - O trabalho com ortografia na escola PNAIC - O trabalho com ortografia na escola Presentation Transcript

  • O trabalhocomortografiana escola
  • - A história daortografia é recente.- A ortografia énecessária parafacilitar acomunicação entreos homens.
  • ERROXPROCESSO DECRIAÇÃO DA ESCRITAMudança da posturadocente diante daescrita dos alunos
  • FALA(dialetal)ESCRITA(ortográfica)
  • ESCRITAEnvolve produção-criação +ortografia: várias possibilidades,seleção de ideias, ordenação deideias, apresentação de ideiasReprodução.
  • O OBJETIVO DA ESCOLA ÉFORMAR ALUNOS QUEPOSSAM LER E PRODUZIRTEXTOS SIGNIFICATIVOS.PARA ISSO, ELESPRECISAM DOMINARNORMAS E REGRASORTOGRÁFICAS
  • QUAL A NATUREZA DOS ERROSORTOGRÁFICOS?REGULARIDADES IRREGULARIDADESPodem sersolucionados apartir de umaregraNão tem regras.Dependem dememorizaçãoAprender ortografia é um processo graduale complexo que não envolve apenasmemória, mas, também o aprendizado deregras ortográficas.
  • REGULARIDADESUma proposta pedagógica eficiente deveria considerar aconscientização e a compreensão da norma ortográfica,para que haja aquisição satisfatória daquele objeto deconhecimento. É preciso levar em conta, sobretudo, a qualidadedas experiências a que se vai submeter o aprendiz para que setenha, de fato, uma prática pedagógica eficaz (MELO, 2007).O professor não dá aos alunos umaregra para memorizar, mas leva-os aformular suas próprias meta-explicações e a checá-las, de modo aque venham abordar a ortografiaestrategicamente (MELO, 2007).
  • IRREGULARIDADESQuando não há regras é preciso memorizar a forma correta. Issopossibilita ao aprendiz o uso gerativo do saber ortográfico,capacitando-o a ler e a escrever palavras desconhecidas, além daeconomia mnemônica, uma vez que a ausência dos princípiosortográficos sobrecarregaria a memória, encarregada de estabeleceras conexões feitas quando a pessoa escreve (MELO, 2007).
  • OS ALUNOS PRECISAM REFLETIRSOBRE O QUE ESCREVEMAo aprender as regras e as palavrascom a necessidade e com o uso, ascrianças têm mais tempo para refletirsobre o que estão aprendendo ememorizar a grafia de cada palavra
  • O DIAGNÓSTICO COMO INSTRUMENTOPARA O PLANEJAMENTO DO ENSINODE ORTOGRAFIAArtur Gomes de MoraisREFLETINDO SOBRE A ORTOGRAFIANA SALA DE AULAKátia Leal Reis de Melo
  • “Saber aonde se deseja chegar, quer em ortografia quer emoutros domínios de conhecimento, parece-nos um princípiofundamental para a organização de qualquer processo deensino. [...] acreditamos que, no caso da norma ortográfica,para realizar um ensino eficaz, é preciso levar os alunos arefletir sobre as peculiaridades dela, planejando asatividades de sala de aula com base no que eles já sabem eno que ainda precisam saber” (MORAIS, 2007,p. 1, grifosnossos)Para ensinar é preciso ter metas e partirdos conhecimentos prévios dos alunos
  • No “[...] ensino de ortografia, os instrumentos diagnósticoscumprem três funções:1) permitem acompanhar a evolução dos alunos,2)dão subsídios para o planejamento de atividades a serdesenvolvidas em sala de aula e3) constituem objeto de estudo importante na formaçãocontinuada dos professores.Concebemos que, tal como outras questões em didática, aelaboração de instrumentos diagnósticos e seu uso paraplanejar as atividades do dia-a-dia com os alunos sãocompetências que, como docentes,desenvolvemos à medida que temosoportunidades para fazer e refletirsobre nossa atuação” (MORAIS, 2007. p. 2).
  • Alguns princípios ao diagnosticarconhecimentos ortográficos1- MapearQuando falamos em mapear, estamos pensando em umacompanhamento organizado do que os alunos aprenderam e do queainda precisam aprender sobre nossa norma“Se nosso intuito é ajustar o ensino às necessidades da classe, precisamoster um “retrato” (mapeamento) da situação de cada aluno, a fim de ver oque são conquistas ou pendências que atingem a maioria da turma, oque são necessidades de grupos e o que são de alunos específicos. Essemapeamento permitirá planejar tanto as metas coletivas (quaisquestões ortográficas serão ensinadas a todos durante o ano, osemestre, cada bimestre) como as metas para alunos ou grupos dealunos que ainda não superaram certas dificuldades e que precisam deatendimento diferenciado em relação ao conjunto da turma” (MORAIS,2007, p. 3).
  • 2- Registrar periodicamente“Um acompanhamento cuidadoso da evolução dodesempenho ortográfico dos aprendizes torna-seviável, se registramos periodicamente o que jádominaram e o que precisam ainda aprender.Embora, de início, isso pareça trabalhoso, as vantagensde um registro cuidadoso nos parecem claras: elepermite comparar, ao longo do tempo, tanto osprogressos de cada aluno, individualmente, comoos alcançados pela turmacomo um todo” (MORAIS, 2007, p. 4).
  • A coerência entre o que seestabelece como prioridades, oque se faz como atividades deensino e o que se avalia daaprendizagem dos alunos.
  • Instrumentos de diagnóstico: algumasalternativas1- Textos espontâneosAs produções espontâneas são uma fonte primordial: ao escreveremseus textos de autoria, os aprendizes demonstram, de forma muitogenuína, as representações que estão elaborando sobre a ortografia.[...] constituem uma expressão natural do como estão avançandonaquele processo. Conseqüentemente, a leitura dos textos espontâneosé um dispositivo privilegiado para vermos em que nossos alunos nãotêm mais dúvidas, em que erram de modo sistemático e em que revelamdúvidas, produzindo tanto grafias corretas como erros.[...] Mas é preciso considerar também queo uso exclusivo da análise de textosproduzidos espontaneamente tem suaslimitações para os fins de diagnóstico de queestamos tratando” (MORAIS, 2007, p. 6)
  • 2- Notação de textos ditados-Ditados de palavras que contêm todas as correspondênciasfonográficas que se quer observar no desempenho da turma.- Não se trata de usar ditados para ensinar ortografia, mas defazê-lo com um objetivo muito claro e pontual: diagnosticar, deforma mais cuidadosa, o domínio de certas correspondências som-grafia.- Instrumento que, de forma econômica e rápida, ajuda a teramplo retrato (mapeamento) dos conhecimentos ortográficos detodo um grupo-classe.-Seu emprego periódico permite ter um dadomais seguro sobre os avanços realizadospelos alunos em cada dificuldadeortográfica que nos interessa avaliar.
  • SUGESTÕES:-LEITURA CIRCULAR DA SEÇÃO“RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DEDIAGNÓSTICO E ENSINO SISTEMÁTICOS”(MORAIS, 2007).- LEITURA CIRCULAR DA DISCUSSÃO DASHIPÓTESES DE PARTIDA (Extratos deobservações 1, 2, 3, 4, 5 e 6) (MELO, 2007).
  • Uma seqüência didática para o ensino da ortografiadeve (MELO, 2007):a) Considerar as hipóteses do aluno.Ponto de vista conceitual. Estabelecer pontes entre esse conhecimento eformas mais próximas da norma ortográfica convencional(conhecimento formal).b) Desenvolver a habilidade metacognitiva.Solicitação de justificativas e explicações. A colocação de perguntaspertinentes e desafiadoras e de contra-exemplos propicia momentos dediscussão e reflexão sobre os erros e acertos, as formas de pensar e deconduzir procedimentos de resolução ante as questõesortográficas. Isto favorece a metacognição,convidando o aluno a refletir sobre:a escrita das palavras, sua própria concepção e aconcepção dos colegas, confrontando-as com aforma convencional da escrita.
  • c) Favorecer a interação.Ações cooperativas entre os alunos e entre estes e o professor naconstrução de um saber compartilhado. É importante formargrupos heterogêneos, valorizando as possibilidades de trocas enegociações. A interação durante a resolução de um problemaortográfico, promove a explicitação verbal das hipóteses, recursoessencial para a explicitação consciente das peculiaridades danorma.d) Favorecer o papel de mediador do professor nas etapas deaquisição.Exige a formação continuada do professor.
  • REFERÊNCIASMORAIS, Artur Gomes de. O diagnóstico como instrumento para o planejamentodo ensino de ortografia. In: SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes de;MELO Kátia Leal Reis de. (Orgs.). Ortografia na sala de aula. 1ed., 1. reimp.Belo Horizonte: Autêntica, 2007.MELO Kátia Leal Reis de. Refletindo sobre a ortografia na sala de aula. In:SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes de; MELO Kátia Leal Reis de.(Orgs.). Ortografia na sala de aula. 1.ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica,2007.VÍDEOS PCN’s na Escola – Língua Portuguesa - MECPrograma 13 – Por que ensinar ortografia na escolaPrograma 14 – Para que aprender ortografiaPrograma 15 – Atividades para o trabalho com ortografia