Segurança no transito-L.Portuguesa

588 views
455 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
588
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Segurança no transito-L.Portuguesa

  1. 1. Segurança no Trânsito
  2. 2. Escola Municipal José de SouzaTurma: 9°A-MatutinoProfessora: MisleneAlunos: Diego N° Eduardo N°07 Juliano N°18 Natasha N°36 Nikolas N°38
  3. 3. Trânsito O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todostêm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que hajarespeito e compreensão entre todos que participam do trânsito.
  4. 4. Placas de SinalizaçãoAs placas de sinalização podem ser encontradas ao lado ou suspensassobre a pista, transmitindo mensagens mediante legendas e/ousímbolos legalmente instituídos. Sua finalidade é manter o fluxo detrânsito em ordem e segurança.A sinalização gráfica vertical é feita com dispositivos diversos, os quaissão dimensionados em função da velocidade de diretriz da via econfeccionadas com materiais refletivos para garantir visibilidadenoturna.São três tipos de placas:Regulamentação (cores: branca, vermelha e preta)Advertência (cores: amarela e preta)Indicação (cores: azul, verde, branca e preta)
  5. 5. Placas de RegulamentaçãoAs placas de regulamentação indicam as obrigações, proibições elimitações que determinam o uso das vias. Sua violação constitui infração doCódigo de Trânsito Brasileiro.Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem umatarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octogonal epossui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular.Sem a tarja vermelha indicam “obrigação” ou “limitação”Com a tarja vermelha, indicam "proibição" .As placas de regulamentação são usadas em grande escala nas vias urbanas,mas também são colocadas nas estradas.
  6. 6. Placas de AdvertênciaAs placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejamperceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação.São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suasdiagonais ficam nas posições vertical e horizontal.Podemos agrupá-las da seguinte forma:- placas referentes à curvas;- placas referentes a cruzamentos;- placas referentes ao perfil;- placas referentes a estreitamento de pista;- placas referentes ao sentido;- placas referentes a ferrovias;- placas referentes a perigo.
  7. 7. Placas de IndicaçãoAs placas de indicação têm caráter de orientação ao motorista epodem ser de quatro tipos:- Orientação e Destino;- Serviços Auxiliares;- Educativas;- Atrativos Turísticos.
  8. 8. Dicas para Carros• Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.• Pneus muito cheios diminuem a aderência. Pneus mais vazios gasta mais gasolina, mas aumenta-se a aderência e a segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de acordo com o peso da carga.• Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na última hora de nada adianta.• O uso do cinto de segurança diminui muito as probabilidades de mortes nos acidentes.
  9. 9. • O uso do cinto de segurança em veículos com Air-Bag é muito importante. O Air- Bag se infla muito rapidamente, podendo o choque do Air-Bag se inflando ser maior que o próprio choque do acidente.• O uso do banco muito próximo também é perigoso em veículos com Air-Bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O Air-Bag tem uma zona eficiência, que é uma distância especifica do volante ou painel (no caso do Air-Bag do passageiro).• Deve-se dirigir com os polegares da mão para cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco, um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.• Evite som alto enquanto tiver dirigindo, atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção e evite falar demais quando estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular nem se fala! Existem vários casos de morte por se usar o celular.• O estudo também mostrou que os usuários de celular ao volante são menos capazes de manter uma velocidade constante e uma distância adequada do veículo da frente, para evitar colisões.
  10. 10. Segurança para motociclistas• Respeitar a velocidade da via• dirigir de forma responsável e cautelosa• sempre andar com equipamentos adequados para motos
  11. 11. Segurança para bicicletasPara reforçar a cultura de mobilidade sustentável eimplantar condições mais seguras para o uso da bicicletaem áreas urbanas, as soluções propostas precisamabranger diferentes áreas de ação:• Infraestrutura• Regulamentos• Consistência e equidade• Cominação (fazer cumprir as leis)• Educação• Sensibilização e compreensão mútua

×