Tutorial global room-v1.2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Tutorial global room-v1.2

on

  • 509 views

Tutorial em PDF do software Global Room que acompanha o projeto Inovaeduc.

Tutorial em PDF do software Global Room que acompanha o projeto Inovaeduc.

Statistics

Views

Total Views
509
Views on SlideShare
508
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

1 Embed 1

http://www.docshut.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Tutorial global room-v1.2 Document Transcript

  • 1. Tutorial GlobalRoomAv. Do Contorno, 6321, 11º andar | Funcionários | Belo Horizonte | Minas Gerais | CEP: 30110-933 | Telefone: (31) 3326-5000 ead@educarbrasil.org.br | www.educarbrasil.org.br
  • 2. Índice Apresentação ................................................................... 01 Acessando o GlobalRoom ............................................... 02 Adicinar nova turma ......................................................... 03 Iniciar a sessão de uma turma existente .......................... 06 Barra de menus horizontal ............................................... 07 Barra de menus vertical ................................................... 12 Adicionar novos alunos ............................................. 13 Monitoramento .......................................................... 14 Enviar Arquivos ......................................................... 15 Perguntas ........ ......................................................... 16 Gestão de Aplicativos e Sites ................................... 17 Recursos individuais ........................................................ 18 Na tela do aluno ............................................................... 19 Conclusão ........................................................................ 21
  • 3. 1Apresentação Caro(a) professor(a), Este tutorial descreve de forma simples e objetiva como utilizar os recursos e funcionalidades do GlobalRoom desenvolvido empresa Clasus. O GlobalRoom é um software que permite o gerenciamento dos netbooks que são utilizados em sala de aula pelos alunos. Através dos recursos do computador, o professor pode executar diversos comandos para conduzir a sua aula e promover o aprendizado. Através deste software é possível monitorar as atividades de seus alunos, compartilhar e interagir com conteúdos. O tutorial descreve passo a passo como utilizar os recursos disponíveis. Também apresenta importantes informações contendo orientações de como e quando utilizar os recursos. ! Importante Toda vez que exibir este ícone no tutorial será apresentado informações sobre o recurso descrevendo como proceder para o seu bom funcionamento. Tenha uma ótima leitura!
  • 4. 2Acessando o GlobalRoom 1 Utilizando o mouse ou caneta da Lousa digital, clique duas vezes sobre o ícone do programa que está disponível na área de trabalho. Você pode também acessar o programa através do botão Iniciar. 2 Após clicar sobre o ícone do GlobalRoom exibirá a tela inicial do programa. Neste momento o professor deve proceder de duas formas: Û turma. Adicionar uma Û Iniciar a sessão de uma turma.
  • 5. 3Adicionar nova turmaEsta funcionalidade será executada apenas uma vez em cada turma, ou seja, aturma será criada somente pelo primeiro professor que utilizar os netbooks com osalunos. Os professores que utilizarem o equipamento posteriormente deverãoacessar a turma já criada, como será explicado no próximo tópico.1 Para criar umaturma clique nobotão Adicionar. 2 Digite o nome da turma. Depois clique no botão Confirmar que está logo abaixo.
  • 6. 4 3 Será exibido a tela com o código PIN de ligação.4 Neste momento, nos netbooks dos alunos, aparecerá uma janela para inserir ocódigo. Solicite aos alunos que digitem este mesmo código no campo. Informetambém o nome de usuário (nome e sobrenome do aluno) e logo após clique emLigar, para que os netbooks sejam conectados ao programa GlobalRoom. ! Importante Oriente os alunos a não digitarem palavras com acento ou caracteres especiais como ~,^. ´, /,@,!. Pode acontecer de alguns recursos não funcionarem. Em algumas versões do GlobalRoom, além do aluno digitar o PIN e o nome de usurário, solicita também o Registro. No Registro pode ser digitado o número Usuário: de matrícula do aluno ou o seu número de chamada. Esse campo não pode ficar em Registro: branco. Está janela será exibida na tela do netbook do aluno.
  • 7. 5 ! Importante O número do PIN varia toda vez que for criada uma nova turma ou cadastrado um novo aluno. Aluno 1 ü Quando todos os alunos 3 Aluno 2 üestiverem conectados, clique em Aluno 3 üConcluir Ligação de Alunos. Aluno 4 ü Aluno 5 ü Tela do computador do professor. A partir de agora, o professor poderá conduzir e gerenciar sua aula utilizando osrecursos do GlobalRoom. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5
  • 8. 6Iniciar a sessão de uma turma existentePara iniciar a sessão de uma turma é necessário que ela já esteja criada conforme foidemonstrando nas páginas anteriores. Esta funcionalidade será utilizada todas asvezes em que o professor desejar usar os netbooks com os alunos.Para iniciar asessão de umaturma, após abrir oprogramaGlobalRoom naárea de trabalhodo computador,selecione a turmadesejada e depoisclique emIniciar sessão.Agora você visualizará a área de trabalho de cada netbook cadastrado. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5
  • 9. 7Barra de menus horizontalA barra de menus horizontal é composta por botões que gerenciam as ações emtodos os netbooks cadastrados da turma durante a interação do professor com osalunos. 1 2 31- Menu: Exibe ou oculta a barra de menus vertical que será explicada mais adiante.12- Bloquear: Esta funcionalidade permite que o 2professor bloqueie os netbooks dos alunos,impossibilitando seu uso. Para realizar o O seu computador está bloqueadodesbloqueio, basta clicar novamente no mesmobotão. Está é a mensagem que será exibida na tela do netbook do aluno. ! Importante O professor pode usar o bloqueio para chamar a atenção dos alunos, interrompendo uma atividade no netbook sem a perda de dados. Neste momento, os alunos terão mais atenção no professor.3- Internet: O professor pode bloquear o acesso de todos os alunos à Internet.3Para desbloquear clique novamente no mesmo botão. ! ImportanteEsta funcionalidade pode ser utilizada quando os alunos insistem em navegar pela internet em momentos indevidos. Está é a mensagem que será exibida no navegador de internet no netbook do aluno. Os outros programas continuarão acessíveis.
  • 10. 8 4 51- Difundir: Permite que a tela do computador do professor seja exibida nas telas4dos netbooks de todos os alunos. Para executar esta ação o professor deve clicar nobotão Difundir. Neste momento o GlobalRoom é automaticamente minimizado, e oprofessor pode manusear normalmente para abrir programas e arquivos.Lembrando que toda ação do professor será exibida nos netbooks dos alunos. Paracancelar basta clicar no botão localizado no canto superior esquerdo Parar difusãoe automaticamente a tela do GlobalRoom é restaurada, fazendo com que a tela doaluno volte ao normal. Aréa de trabalho do professor. ! Importante Com essa ferramenta o professor pode compartilhar de sua tela uma imagem, texto, apresentação ou uma página da internet para a tela de todos os alunos.5- Sem Som: Através deste recurso o professor bloqueia o som dos netbooks de 5todos os alunos. É usado todas as vezes que os alunos acessarem sites, vídeos eaplicativos que possuem áudio e não permitir o desenvolvimento da aula.
  • 11. 9 6 71- Navegar: Permite que o professor navegue na internet no próprio GlobalRoom.6Para executar esta ação, clique no botão Navegar, depois digite o endereçodesejado e clique na seta Enviar ou na tecla Enter do teclado. ! Importante Você pode utilizar este recurso para pesquisar um site ou documento online, enquanto os alunos estão fazendo alguma atividade.1- Navegar: Através deste recurso é possível que o professor envie um endereço da 7internet aos alunos. Para realizar esta ação o professor deve clicar em Enviar URL eexibirá uma janela para indicar o caminho. O professor pode digitar ou usar osrecursos de Copiar (CTRL C) e Colar (CRTL V). Depois, basta clicar em Confirmarpara enviar o endereço a todos os alunos acessarem de seus netbooks.
  • 12. 10 8 9 101- Teclado: O GlobalRoom disponibiliza um teclado virtual que pode ser utilizado a8qualquer momento. Caso pretenda utilizá-lo clique no botão Teclado para que sejaexibido. ! Importante Use esta ferramenta para digitar palavras e textos curtos. Clique no botão Fechar para sair do teclado virtual.1- Encerrar: Este botão desliga automaticamente todos os netbooks cadastrados 9dos alunos. Esta ação deve ser executada ao finalizar a aula antes de verificar seoutro professor vai utilizar o equipamento ou se os alunos estão finalizando algumtrabalho da disciplina.1- Opções: Altera a resolução da imagem10quando for utilizado o botão Difundir. Vocêpode aumentar ou diminuir a qualidade daimagem exibida no netbook dos alunos,porém com o aumento da resolução a redefica mais lenta.Após as alterações na barra, basta clicar emGuardar.
  • 13. 11 11 1211 Conversa: Este recurso permite que o professor veja as mensagens enviadas1-pelos alunos. Para visualizar basta clicar no botão Conversas e depois no nome doaluno que fica logo abaixo. Então, exibirá uma janela na parte inferior da tela, onde oprofessor pode ver ou continuar a conversa. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5 Clique no botão Fechar para finalizar a conversa.12 Perguntas: Permite ao professor ver as perguntas enviadas pelos alunos e1-respondê-las. ! Importante As perguntas feitas pelos alunos e as respectivas respostas dos professores ficam armazenadas em um histórico. Na barra superior da tela do netbook é onde o aluno envia a sua mensagem ou pergunta para o computador do professor.
  • 14. 12Barra de menus verticalA barra de menus vertical, localizada na parte esquerda da tela, é composta porbotões que gerenciam outras ações de interação do professor com os netbooksconectados.Para exibir ou ocultar a barra basta clicar no botão Menu na barra horizontal. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5
  • 15. 13Lista de Alunos: Exibe a lista dos alunos que estão conectados ao GlobalRoom.Nesta tela é possível visualizar os alunos conectados, atualizar a lista de alunos(caso algum aluno chegue atrasado) ou adicionar novos alunos à turma. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5Atualizar Alunos: Atualiza a lista de alunos cadastrados. É usadoquando um aluno ligar o seu netbook após o ínicio do GlobalRoom.Adicionar Novos Alunos: Permite cadastrar um novo aluno. Apósclicar neste botão o aluno deverá digitar em seu notebook o número PINque será exibido, o seu nome e o número de registro (recomenda-se amatrícula ou número de chamada).
  • 16. 14Monitoramento: Através do monitoramento o professor tem a possibilidade devisualizar a tela dos netbooks dos alunos. Nesta opção é possível também alinhar avisualização das telas. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5O professor pode ajustar as telas para obter uma melhor visualização. Basta clicarno botão Tamanho para alterar. Ou se preferir, o professor pode clicar no botão aolado, Alinhar Auto, para visualizar a área de trabalho de todos os alunos na mesmatela sem precisar de ajustá-la com a barra de rolagem, mas este recurso só teráefeito quando houver um maior número de netbooks conectados.Para executar ações individuais é necessário selecionar a tela de um aluno para quesejam exibidas as opções de interação, mas isso será explicado mais adiante.
  • 17. 15Enviar Arquivo: Este recurso permite enviar arquivos do professor para o aluno. Oprocedimento é bem simples, veja passo a passo:1. Clique no botão Enviar arquivo.2. Escolha o(s) aluno(s) para o(s) qual(ais) deseja enviar o arquivo. Você selecionaclicando sobre os nomes dos alunos desejados ou no botão Selecionar todos. Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 53. Depois clique em Indicar Arquivo que abrirá uma janela para você escolher oarquivo que deseja enviar. O arquivo pode ser de uma pasta do computador ou deum pendrive. Selecione o arquivo desejado e clique em abrir.4. O programa retornará à janela anterior listando o arquivo selecionado e finalmenteclique em Enviar.Após o envio, o arquivo é aberto automaticamente no computador do aluno. Todos osdocumentos enviados são salvos automaticamente na pasta Clasus, localizadadentro da pasta Documentos.Ou então, basta clicar no íconeAbrir pasta na parte superior donetbook do aluno.
  • 18. 16 ! Importante Solicite aos alunos que criem uma nova pasta para cada disciplina. Desta forma, os arquivos poderão ser salvos de forma organizada para facilitar os seus estudos.Perguntas: Exibe o histórico das perguntas enviadas pelos alunos. O professorpode visualizar se a pergunta foi ou não respondida.Para responder basta clicar duas vezes sobre a pergunta e digitar a resposta, depoisclique em Responder.
  • 19. 17Gestão de aplicativos (bloqueio de programas): O professor pode bloquearaplicativos que julgar inconveniente para os alunos acessarem, podem serprogramas, jogos ou navegadores de internet.Gestão de Sites Web (Bloqueio de Sites): Tem a mesma funcionalidade daferramenta Gestão de aplicativos, porém, o bloqueio é realizado para sites dediversas categorias. ! Importante É fundamental que levemos o aluno a refletir sobre o uso adequado das ferramentas: Onde e quando navegar na internet? É importante reforçar que trabalho de formação de hábito realizado na escola se estende para outros ambientes frequentados pelo aluno.
  • 20. 18Recursos IndividuaisQuandoclicamos natela de um Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3dos alunos,surgemalgumasopções parainteração. Aluno 4 Aluno 5 OBSERVAR Para observar a tela de um aluno selecionado. Também permite apresentar o trabalho ou atividade do aluno para os demais usando a ferramenta Difundir. Aluno 1 BLOQUEAR Permite bloquear o ambiente de trabalho apenas do alunoPERMITIR CONTROLO selecionado.O aluno adquire total controlesobre o computador do professor.Podendo, por exemplo, abrir e CONVERSAfechar programas ou auxiliar naresolução de um exercício. Permite o diálogo entre professor e aluno. Esta ferramenta pode ser útil em situações especiais, por exemplo, quando o aluno tem diculdade de expressão oral ou de inibição.
  • 21. 19Na tela do AlunoAtravés de seu netbook, o aluno pode interagir com o professor utilizando a caixa deopções que aparece na parte superior da tela. Essa caixa exibe os recursos queestão disponíveis ou que foram bloqueados pelo professor como, por exemplo, oaudio, internet e aplicativos. Também é possível que o aluno: · uma conversa com o professor. Inicie · uma pergunta ao professor. Faça Solicite a atenção ou a vez para intervir na aula. · Acesse a pasta onde estão os arquivos enviados. · Aluno 1 Aluno 2 Quando o aluno utilizar esse recurso será exibido no GlobalRoom o ícone da mão. Para remover basta que o professor clique sobre o ícone. Aluno 4 Aluno 5
  • 22. 20É importante ficar atento nas cores indicativas da caixa de opções. Cada cor indicauma situção.Verde indica que o netbook está conectado a turma cadastrada no GlobalRoom etodos os recursos serão válidos no netbook do aluno.Vermelho indica que o netbook não está conectado. Isso acontece quando oGlobalRoom do computador do professor não foi iniciado ou quando o aluno não foicadastrado na turma.Cinza indica que a rede não está disponível ou foi desativada. Neste caso procure otécnico da escola. ! Importante Sempre que houver algum problema de funcionalidade dos softwares e equipamentos procure o técnico de sua escola para resolver o problema.
  • 23. 21ConclusãoPrezado(a) educador(a),Agora que você conhece os recursos do GlobalRoom use a sua criatividade paraplanejar as aulas intercalando com as ferramentas disponíveis no software.Perceberá que as aulas se tornarão mais dinâmicas e atrativas.Lembrando que você pode monitorar continuamente a atividade de cada aluno edirecionar a atenção para conteúdos mais concretos. Também delegar ao aluno ocontrole sobre os recursos e compartilhando conteúdos, promovendo assim aparticipação ativa para o seu aprendizado.Se houver alguma dúvida, entre em contato com a equipe de Relacionamento da EducarBrasilatravés do e-mail ead@educarbrasil.org.br ou pelo telefone (31) 3326-5000.