Passezinho

11,576 views
11,275 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,576
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6,716
Actions
Shares
0
Downloads
143
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Passezinho

  1. 1. A Escola é a grande promotora da saúde. “A escola, é um espaço seguro e saudável, que facilita a adopção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se por isso numa posição ideal para promover e manter a saúde da comunidade educativa e da comunidade envolvente.” Fonte: Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) Diário da República n.º 110 de 7 de Junho: Despacho n.º 12.045/2006 (2.ª série)
  2. 2. APRESENTAÇÃO O QUE É? É um programa promovido pela Administração Regional da Saúde do Norte em parceria com o Ministério da Educação aplicado à alimentação saudável
  3. 3. APRESENTAÇÃO A Quem se destina? A toda a comunidade educativa de todos os níveis (Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos): Crianças Professores Famílias E à comunidade extra educativa (Centro de Saúde, Autarquia, etc)
  4. 4. APRESENTAÇÃO QUAL É A Sua Missão? Promover comportamentos alimentares saudáveis; Contribuir para um ambiente promotor de saúde Alimentar Mental Oral Física
  5. 5. APRESENTAÇÃO OBJECTIVOS INCENTIVAR: As crianças a entrar em contacto com novos sabores, texturas e “novos alimentos”, incentivando ao maior consumo de vegetais e pescado. SENSIBILIZAR / MODERAR: O consumo de guloseimas e outros doces e os alimentos de sabor salgado, promovendo o seu consumo adequado evitando desvios prejudiciais à saúde.
  6. 6. APRESENTAÇÃO Níveis Este projecto está dividido por dois níveis: NÍVEL 1- Educação para a Saúde: - 6 Actividades na área da educação alimentar; - 5 Actividades na área da saúde mental; - 1 Actividade na área da saúde oral; - 1 Actividade na área da actividade física. (Actividades semanais)
  7. 7. APRESENTAÇÃO Níveis NÍVEL 2- Alternativas Saudáveis: - 6 Actividades na área da educação alimentar; - 1 Actividades na área da saúde mental; - 1 Actividade na área da saúde oral; - 6 Actividades de alternativas saudáveis (Actividades semanais)
  8. 8. ACTIVIDADES Como SE REALIZAM: São sempre primeiro trabalhadas em grupo, e se necessário, poder-se-a intervir individualmente. Estas são lúdicas e atractivas, partindo primeiro de situações reais, bem conhecidas das crianças, pretendendo levar a criança à descoberta, reflexão, sensibilização e ao ensinamento. Os temas são apresentados às crianças através de jogos, canções e histórias, passando depois a uma parte prática onde as crianças são levadas a reflectir sobre os seus hábitos alimentares na escola e em casa, sabendo distinguir e optar pelos comportamentos mais saudáveis.
  9. 9. ACTIVIDADES Como SE CONCRETIZAM São realizadas actividades de nível 1, semanalmente na sala; A criança reflecte na actividade e dialoga o que aprendeu com a mascote da sala (personagem fictícia que foi conjuntamente construída) . A existência de uma mascote na sala permitirá à criança ir ensinando (verbalizando) aquilo que aprendeu durante a actividade, sistematizando assim os seus conhecimentos. A pouco e pouco as crianças tornam-se mais selectivas e criticas em relação ao que comem e como comem.
  10. 10. ACTIVIDADES NÌVEL 2 Como SE CONCRETIZAM Após a consciencialização da criança, poder-se-á partir para: A realização das actividades de nível 2 Atribuição do cartão Detective Passe, será preenchido pela criança com um autocolante, sempre que esta supere o nível. Este cartão tem 4 níveis de actividades propostos. A cada nível é atribuído uma cor. Quando os 4 níveis são superados à criança é atribuído um Diploma de Detective.
  11. 11. ACTIVIDADES NÌVEL 2 cartão Detective Passe APRESENTAÇÃO: Frente verso
  12. 12. ACTIVIDADES NÌVEL 2 Cartão Detective - autocolantes Cada cor corresponde a 1 nível e a uma actividade concretizada A destacar individualmente para colagem no cartão detective Passe
  13. 13. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 1 Educação para a Saúde 1- EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UltraPASSA as Gomas (dizer não aos doces) As caras e os sabores ( tomar consciência dos diversos sabores) Brincar às escondidas ( ter conhecimento da origem dos alimentos) Legumes non stop ( identificar o grupo dos legumes na roda al.) Serpenteando / Brincar às refeições … (conhecer o nome das diferentes refeições) De onde é que te conheço? (identificar os alimentos consumidos) Comboio da saúde ( descriminar os alimentos saudáveis e não …) Brincar aos mercados (conhecer a roda dos alimentos)
  14. 14. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 1 1- EDUCAÇÃO ALIMENTAR (cont.): A corrida de carro (saber quais os alimentos a consumir ao P.A) Andar de bicicleta / A Rodinha das Refeições / A águia gulosa …(saber quais os alimentos a consumir nas várias refeições) Coelhos às tocas / Viagem pelas guloseimas ( Reconhecer consumir guloseimas só nas festas) Ovos de Páscoa ( aumentar a receptividade ao consumo de outros alimentos) Queimei? ( saber estar em grupo e conhecer a roda de alimentos) Birras com alimentos (promover o gosto pela experimentação de alimentos diferentes da rotina) Comer a sopa, de faz-de-conta ( sensibilizar para o consumo regular da sopa)
  15. 15. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 1 2- SAUDE MENTAL: Jogo dos Beijinhos ( promover a expressão de afectos) Fingir que se lê ( promover o gosto pela leitura) Quem ganhar pode cantar; quem perder desata a correr ( saber perder e ganhar) Quem faz batota é a bolota (reconhecer a importância das regras) Portar mal (reflectir sobre os erros e as suas consequências) Pedir prendas ( promover a tolerância à frustração e conhecer os limites) O meu brinquedo é melhor que o teu… / Gavião (promover a expressão dos afectos e partilha) Os chorões / A chuchar não se pode falar ( promover a reflexão e auto-regulação)
  16. 16. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 1 2- SAUDE MENTAL (cont.) Ir dormir… (promover atitudes correctas face ao sono) Brincar ao faz de conta ( expressão de sentimentos e atitudes) Dói-dói ( promover atitudes correctas face à dor e expressão emocional) Ó parolo, olha o balão ( aumentar o vocabulário) Falar à bebé ( desenvolver competências sociais e maturidade) Brincar aos fantasmas ( exteriorização de sentimentos e auto-regulação) Tomar banho / Vamos ensinar a Maria a lavar as mãos? / Quem tem medo de ir à sanita (promover a autonomia pessoal)
  17. 17. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 1 3- SAÚDE ORAL: (promover comportamentos salutogénicos) Como escovar os dentes? O meu dentinho é branco? Quais os dentes mais vulneráveis A escova é minha e só minha A escova é minha amiga
  18. 18. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 1 4- ACTIVIDADE FÍSICA: Stop com desportos (sensibilizar para a actividade física) Sentados no sofá (levantamento de hábitos de prática física e reflexão) Qual o meu desporto preferido? ( aumentar o conhecimento de desportos praticados pelas crianças) Que desporto pode fazer a Maria? (sensibilizar ao conhecimento da prática desportiva adequada a cada um)
  19. 19. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 2 1- EDUCAÇÂO ALIMENTAR: As caras e os sabores II (reforçar a importância de experimentar novos sabores) Mais 5 actividades à escolha não trabalhadas no nível 1
  20. 20. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 2 2- SAUDE MENTAL: Ó parolo, olha o balão II (promover a aprendizagem das cores e também quebra-gelo / aproximação ao outro)
  21. 21. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 2 3- SAÚDE ORAL: Como escovar os dentes? (II) (promoção de comportamentos salutogénicos na área da saúde oral)
  22. 22. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 2 4- ACTIVIDADE FÍSICA: Stop com desportos (II) (aumentar consciência da importância da actividade física e promover o conhecimento sobre os desportos existentes.)
  23. 23. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 2 5 - Alternativas saudáveis Trocas e baldrocas (sensibilizar alunos para a importância de ingerirem as suas refeições com qualidade. Mapear situações erradas e tentar achar soluções para as melhorar) As máscaras do leite (sensibilizar as crianças para a forma como preparam o seu leite. Discutir possibilidades de melhorar certas situações erradas.) Os Pequenos-almoços (sensibilizar alunos para a importância de ingerirem as suas refeições com qualidade. Mapear situações erradas e tentar encontrar soluções para as melhorar. 1ª fase: conversa em contexto de roda )
  24. 24. APRESENTAÇÃO Actividades Nível 2 5 - Alternativas saudáveis (cont.): Mercado da roda dos alimentos (promoção do conhecimento da Roda dos Alimentos e da substituição de alimentos por outros pertencentes à mesma fatia da roda.) As bolas de papel (promoção do conhecimento dos alimentos pertencentes à Roda dos Alimentos. Estimular o grupo a encontrar alternativas de alimentos para os casos em que os escolhidos não pertençam à roda. Criação de alternativas saudáveis) Então e eu? Também quero publicidade! (criação de alternativas saudáveis )
  25. 25. FAMILIAS Actividades Nível 2: CARTÃO DETECTIVE PASSE 6- MISSÕES NÍVEL 1 “À Caça de alimentos” As crianças devem ir fazer as compras com a mãe/pai. No dia seguinte, em grupo, cada um descreve como foram as compras: (por ex, se tinham uma lista escrita, se compraram porque viram uma embalagem bonita e conhecida, se compraram para uma refeição específica, se seguiram uma publicidade que viram na televisão, se queriam muito um alimento e o pai não deixou comprar, se levou um carrinho de compras e ficou cheio ou quase vazio… ) Se superado – colagem do autocolante azul
  26. 26. FAMILIAS Actividades Nível 2: CARTÃO DETECTIVE PASSE 6- MISSÕES NÍVEL 2 “Preparando os alimentos” As crianças devem, sob supervisão dos seus encarregados de educação, preparar alimentos simples como salada, sandes ou preparar a merenda da manhã ou da tarde para si mesmos. Descrição do que aconteceu em roda de alunos (por ex: como abriram o pão, que pão usaram, o que puseram dentro do pão, se provaram antes, se usaram faca de “manteiga” quem partiu ou cortou os alimentos, se a sandes tinha tomate ou alface, … Na salada se usaram as mãos para partir as folhas de alface, se tinham antes lavado as mãos, se lavaram as folhas de alface antes de as partir, se usaram cenoura ralada, se usaram azeitonas, …) Se superado – colagem do autocolante amarelo
  27. 27. FAMILIAS Actividades Nível 2: CARTÃO DETECTIVE PASSE 6- MISSÕES NÍVEL 3 “Sou um Grande Chefe de Cozinha! ” As crianças devem ajudar os seus encarregados de educação nas tarefas de culinária, (por ex. temperar e ajudar a cozinhar; ajudar a preparar a sopa, partindo à mão folhas de couve, colocando os bocados de cenoura já partidos no interior da panela com água fria, temperar com azeite a sopa que foi servida no prato,…) As crianças deverão ficar mais alertas para os diferentes componentes da refeição. (O prato tem arroz que para ser cozinhado precisa de água, sal e ervas aromáticas que eles incluíram no tacho. Além da sopa e do prato, o almoço tem sobremesa, que deve ser todos os dias fruta. Nas festas além da fruta pode existir uma sobremesa doce. Como se descasca a fruta, como se parte a fruta, a que sabe a fruta,…) Partilha com o grupo nos mesmo moldes que os níveis anteriores. Se superado – colagem do autocolante verde
  28. 28. FAMILIAS Actividades Nível 2: CARTÃO DETECTIVE PASSE 6- MISSÕES NÍVEL 4 “Mergulho em novos sabores… ” Os encarregados de educação devem fazer com que a criança experimente novos sabores. saber que alimentos a criança nunca provou e disponibilizá-los para a prova. Convém pensar em alimentos das diferentes fatias da roda dos Alimentos que aquela criança nunca provou. (Por exemplo: da fatia dos lacticínios há algum queijo que nunca provou? Provou recentemente iogurte natural? Da fatia da carne, pescado e ovos, já provou sardinha, ou solha ou peixe espada? Da fatia das leguminosas já provou feijão frade, fava ou lentilhas? Da fatia dos cereais derivados e tubérculos já experimentou massa de cor e forma diferente do habitual? Já experimentou pão de mistura? Da fatia dos legumes e hortícolas já experimentou beterraba, couve roxa,) Partilha de experiências realizada da mesma forma que os níveis anteriores. Se superado – colagem do autocolante vermelho
  29. 29. FIM JI da LOMBA Janeiro 2010 Lúcia Oliveira

×