01 texto abre

  • 335 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
335
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Uma morada para a cidadania Desde que assumiu a Prefeitura, em 1º de janeiro de 2001, o governo da FrenteDemocrática e Popular, liderada pelo Partido dos Trabalhadores, trabalhou para promovertransformações sociais em Araraquara. O tripé Inclusão Social, Participação Popular e CidadeModerna, norteou as ações do governo nesses últimos oito anos. Nosso governo investiu, principalmente, para melhorar as condições de vida da populaçãoda periferia. Houve investimentos em todas as áreas – da Educação ao Esporte, da Saúde aoLazer, da Infra-estrutura ao Meio Ambiente; nenhum setor do governo deixou de ter atenção. No setor de infra-estrutura, pavimentamos 1.800 quarteirões em bairros que estavam hádécadas à espera do asfalto, construímos e ampliamos redes de galerias pluviais. Ampliamos arede de captação de esgoto e distribuição de água, inclusive para chácaras de recreio e, agora,executamos serviços que vão dotar nossas estações de tratamento de água e esgoto desistema de tratamento de lodo. É proteção completa para nossos rios e córregos. Na saúde, investimos na construção de novos postos de saúde. Implantamos o NIS comtrês unidades, construímos o mais moderno Pronto-Socorro do interior do Estado, ampliamos oatendimento na rede de PSF de 11 mil para 54 mil atendimentos, além de contribuirmos paraa recuperação da Santa Casa. O governo municipal também colocou em prática uma série deprogramas que privilegiam a prevenção em saúde e, com isso, reduziu o volume deinternações por conta de doenças como diabetes e hipertensão, que afetam principalmente apopulação idosa. No Desenvolvimento Urbano, trabalhamos pelo resgate do patrimônio histórico da cidadecom a recuperação de 12 espaços públicos que estavam deteriorados, entre eles o antigoconservatório do maestro Tescari e a estação Ferroviária, ambos transformados em museus.Resgatamos o potencial econômico da Rua 9 de Julho com sua transformação em bulevar edemos nova vida à Rua 5, com a criação do Bulevar dos Oitis. Dedicamos atenção especial à habitação para famílias de baixa renda. Em oito anos, maisde 4,3 mil casas foram entregues, inclusive com a garantia de moradia para famílias queganham menos de um salário mínimo e que tiveram acesso aos programas de mutirãoimplantados pela Prefeitura. O governo também se preocupou com a acessibilidade em ruas e prédios públicos. Idosose deficientes físicos ganharam rampas e vagas especiais de estacionamento, assim como umserviço de transporte público adaptado a eles. Também na área do Desenvolvimento Urbano, o nosso governo garantiu a maior e maisimportante obra pública de Araraquara das últimas décadas – a retirada dos trilhos ferroviáriose do pátio de manobras da área central. Com a saída dos trilhos, uma área de terra de 1milhão de metros quadrados será liberada e permitirá à cidade uma completa integração doCentro com a Vila Xavier. Os estudos para a melhor ocupação do espaço já foram iniciados edevem ser concluídos no ano que vem.
  • 2. No esporte, levamos lazer aos bairros com a construção de 18 áreas próprias paraatividades físicas e esportivas. Municipalizamos o estádio da Ferroviária, evitando que fosse aleilão por dívidas e, com recursos federais, estamos construindo a mais moderna arenamultiuso do país. Recuperamos o Gigantão, o ginásio da pista, o parque aquático daFerroviária e modernizamos a estrutura de lazer e esportes da praça Scalamandré Sobrinho,além de implantarmos um moderno ginásio de ginástica olímpica no Centro de EventosAraraquara. Nossas escolinhas de esportes abrigam, hoje, 5,5 mil crianças e foram inspiradoras doprojeto Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, pelo seu conceito de co-relação ensino-esporte, que estimula tanto o aprendizado no ensino fundamental e médio quanto a práticaesportiva. Também investimos na recuperação e modernização do Parque Pinheirinho, que ganhoucinco campos de futebol com vestiários e, brevemente, passará a contar com um completocircuito de rodas. Na Educação, criamos e implantamos 10 Portais do Saber, ampliamos e construímosCERs e escolas, entre elas a do Maria Luiza e do Jardim Indaiá, modernas e dotadas deequipamentos inexistentes até mesmo em escolas da rede particular. Ampliamos a rede deeducação complementar, inclusive com centros voltados à educação ambiental e criamos aEscola Municipal de Dança Iracema Nogueira, cujo novo prédio está em fase final deconstrução. Na Cultura, além da recuperação dos prédios da Casa da Cultura, Teatro Municipal,Teatro de Arena, Espaço Paulo Mascia, adquirimos o prédio do antigo Clube Araraquarensepara abrigar a própria Secretaria da Cultura. Criamos o Museu da Imagem e do Som e oParque dos Museus, que engloba o Museu Histórico Voluntários da Pátria, o Museu dePaleontologia e o Espaço Paulo Mascia, além do museu a céu aberto da Rua 5, cujo arenito dascalçadas exibe pegadas de dinossauros. O governo também estimulou o talento por meio das oficinas culturais, que abrigam maisde 3 mil crianças e jovens em atividades como dança, música, artes plásticas, teatro. Nestemomento, executa as obras de adaptação do prédio de um antigo hospital, na Vila Xavier, paraabrigar, ali, o futuro Centro de Artes e Ofícios, que vai propiciar formação técnica aos nossosjovens, como já é possível por meio do Curso Técnico Ator, desenvolvido em parceria com oSenac. Na Inclusão Social desenvolvemos uma série de programas voltados, principalmente, àgeração de trabalho e renda com foco na capacitação das pessoas em cursos de corte ecostura, panificação, estamparia, entre outros. Como resultados desses programas, foramcriadas a Acácia (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis), responsável pela coleta seletiva eque abriga 144 pessoas, a Coostuara e a Estamparia da Juventude que, juntas, abrigam 46pessoas, a maioria mulheres, em cooperativas de costura e estamparia, recentementeinauguradas.
  • 3. No Desenvolvimento Econômico investimos no apoio às micro e pequenas empresaslocais e estimulamos a vinda de empresas de outras localidades e introduzimos uma política dediversificação da base econômica do município. No caso, o foco foi o setor de Tecnologia daInformação. Hoje, quatro fábricas de software estão baseadas em Araraquara, entre elas aCast e a EDS. Além das empresas locais que ampliaram suas instalações, trouxemos outras 56 para acidade, entre elas uma distribuidora de remédios, a Refrescos Ipiranga – que havia deixado acidade nos anos 90 – e o Centro de Distribuição da Votorantim. Sem contar os investimentosjá atraídos por conta do novo contorno ferroviário, casos da Capital Reallty, da Friozem e daprópria Votorantim. Com isso, recuperamos a participação da cidade no índice de ICMS doEstado e geramos, no ano passado, mais de 5,4 mil empregos com carteira assinada, o quecolocou a cidade entre as melhores em desempenho no país. Inovamos, também, na relação com o servidor municipal. Criamos um Plano de Cargos eCarreiras que propicia recuperação salarial e promoção por mérito, além de estimular aprodutividade. Modernizamos o ambiente de trabalho com novos móveis e informatização detoda a prefeitura. Este é um resumo do que o governo da Frente Democrática e Popular realizou nesses oitoanos à frente da Prefeitura. É claro que desejávamos realizar mais e que ainda muito há porser feito, porém, estamos certos de que contribuímos de forma significativa para melhorar ascondições de vida da nossa população. E cabe registrar que a maior obra deste governo nãoestá dentro dele e sim na consciência da nossa população que, estimulada pelo OrçamentoParticipativo aprendeu a fazer valer sua voz, sua vontade. A participação popular é, semdúvida, o legado que deixamos para garantir que esta cidade, daqui para a frente, continuaráa ser, mais que a Morada do Sol, também a Morada da Cidadania. Governo da Frente Democrática e Popular Prefeito Edinho Silva