Your SlideShare is downloading. ×
Microsoft Word   4%C2%B Atrabalho%20saude[1]
Microsoft Word   4%C2%B Atrabalho%20saude[1]
Microsoft Word   4%C2%B Atrabalho%20saude[1]
Microsoft Word   4%C2%B Atrabalho%20saude[1]
Microsoft Word   4%C2%B Atrabalho%20saude[1]
Microsoft Word   4%C2%B Atrabalho%20saude[1]
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Microsoft Word 4%C2%B Atrabalho%20saude[1]

689

Published on

Published in: Health & Medicine, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
689
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  1. Escola secundária de Paços de Ferreira EFA-B3 Tema: A Globalização Saude doenças Trabalho realizado por: Mário Lopes nª22 Micael Santos nº8 Ano lectivo 2009/2010
  2. Índice Introdução……………………………………………….1 Sida……………………………………………………….2 Herpes ……………………………………………………3 Bibliografia……………………………………………….4
  3. Introdução Neste trabalho vamos falar de duas doenças (vírus), que com a globalização se tornaram mais fáceis de virem a ser contraídos por muitas pessoas devido a vários factores.
  4. SIDA A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação. O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros). Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões. A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa. Esta doença, é uma doença contagiosa. Porque com a Globalização tornou-se de mais fácil propagação, devido a movimentação das pessoas que viajam, para todos os países. Devido a muitas pessoas terem relações sexuais com diversas pessoas não utilizando preservativo. Para as pessoas que estão infectados com o vírus, e para aquelas que não estão infectados devem ter alguns cuidados para não transmitirem a doença, e para que não sejam infectados. Devem prevenir-se: USANDO SEMPRE PRESERVATIVO NAS RELAÇÕES SEXUAIS, NÃO PARTILHAR AGULHAS, SERINGAS, MATERIAL USADO NA PREPARAÇÃO DE DROGAS INJECTÁVEIS E OBJECTOS CORTANTES (AGULHAS DE ACUPUNTURA, INSTRUMENTOS PARA FAZER TATUAGENS E PIRCINGS). É NECESSARIO, PRECISO TER ATENÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE OBJECTOS, UMA VEZ QUE, SE ESTIVEREM EM CONTACTO COM SÉMEN, FLUIDOS VAGINAS E SANGUE INFECTADOS, PODEM TRANSMITIR O VÍRUS.
  5. Herpes Este vírus também devido a globalização com a constante entrada saída de pessoas dos vários países tornou-se ainda mais fácil o contagio a outras pessoas de diversas partes do mundo. A herpes labial, também conhecida como herpes simples é uma doença infecciosa provocada por um vírus (DNA vírus) chamado herpes simplex vírus de tipo I (=HSV1). Observamos que o vírus de tipo II (=HSV2) pode também, ocasionalmente ser responsável pelo herpes labial, apesar de ser geralmente responsável pelo herpes genital. Trata-se de uma doença infecciosa, muito contagiosa quando em contacto directo com os ferimentos de uma pessoa ou quando em contacto com secreções de saliva (sob forma de gotinhas). É preciso salientar que o vírus permanece “escondido” e pode (re)aparecer a qualquer momento.
  6. Bibliografia www.google.com www.wikipedia.com

×