Microsoft Word   4%C2%B Atrabalho%20saude[1]
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Microsoft Word 4%C2%B Atrabalho%20saude[1]

on

  • 1,102 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,102
Views on SlideShare
1,100
Embed Views
2

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

1 Embed 2

http://efabasico.blogspot.com 2

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Microsoft Word 4%C2%B Atrabalho%20saude[1] Document Transcript

  • 1. Escola secundária de Paços de Ferreira EFA-B3 Tema: A Globalização Saude doenças Trabalho realizado por: Mário Lopes nª22 Micael Santos nº8 Ano lectivo 2009/2010
  • 2. Índice Introdução……………………………………………….1 Sida……………………………………………………….2 Herpes ……………………………………………………3 Bibliografia……………………………………………….4
  • 3. Introdução Neste trabalho vamos falar de duas doenças (vírus), que com a globalização se tornaram mais fáceis de virem a ser contraídos por muitas pessoas devido a vários factores.
  • 4. SIDA A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação. O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros). Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões. A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa. Esta doença, é uma doença contagiosa. Porque com a Globalização tornou-se de mais fácil propagação, devido a movimentação das pessoas que viajam, para todos os países. Devido a muitas pessoas terem relações sexuais com diversas pessoas não utilizando preservativo. Para as pessoas que estão infectados com o vírus, e para aquelas que não estão infectados devem ter alguns cuidados para não transmitirem a doença, e para que não sejam infectados. Devem prevenir-se: USANDO SEMPRE PRESERVATIVO NAS RELAÇÕES SEXUAIS, NÃO PARTILHAR AGULHAS, SERINGAS, MATERIAL USADO NA PREPARAÇÃO DE DROGAS INJECTÁVEIS E OBJECTOS CORTANTES (AGULHAS DE ACUPUNTURA, INSTRUMENTOS PARA FAZER TATUAGENS E PIRCINGS). É NECESSARIO, PRECISO TER ATENÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE OBJECTOS, UMA VEZ QUE, SE ESTIVEREM EM CONTACTO COM SÉMEN, FLUIDOS VAGINAS E SANGUE INFECTADOS, PODEM TRANSMITIR O VÍRUS.
  • 5. Herpes Este vírus também devido a globalização com a constante entrada saída de pessoas dos vários países tornou-se ainda mais fácil o contagio a outras pessoas de diversas partes do mundo. A herpes labial, também conhecida como herpes simples é uma doença infecciosa provocada por um vírus (DNA vírus) chamado herpes simplex vírus de tipo I (=HSV1). Observamos que o vírus de tipo II (=HSV2) pode também, ocasionalmente ser responsável pelo herpes labial, apesar de ser geralmente responsável pelo herpes genital. Trata-se de uma doença infecciosa, muito contagiosa quando em contacto directo com os ferimentos de uma pessoa ou quando em contacto com secreções de saliva (sob forma de gotinhas). É preciso salientar que o vírus permanece “escondido” e pode (re)aparecer a qualquer momento.
  • 6. Bibliografia www.google.com www.wikipedia.com