Sociologia globalização
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Sociologia globalização

on

  • 1,000 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,000
Views on SlideShare
959
Embed Views
41

Actions

Likes
1
Downloads
26
Comments
0

2 Embeds 41

http://www.slideee.com 40
http://www.google.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sociologia globalização Sociologia globalização Document Transcript

  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 1 1. (Enem PPL 2012) A figura representada por Charles Chaplin critica o modelo de produção do início do século XX, nos Estados Unidos da América, que se espalhou por diversos países e setores da economia e teve como resultado a) a subordinação do trabalhador à máquina, levando o homem a desenvolver um trabalho repetitivo. b) a ampliação da capacidade criativa e da polivalência funcional para cada homem em seu posto de trabalho. c) a organização do trabalho, que possibilitou ao trabalhador o controle sobre a mecanização do processo de produção. d) o rápido declínio do absenteísmo, o grande aumento da produção conjugado com a diminuição das áreas de estoque. e) as novas técnicas de produção, que provocaram ganhos de produtividade, repassados aos trabalhadores como forma de eliminar as greves. 2. (Interbits 2013)
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 2 A figura acima faz uma sátira da relação das empresas com seus funcionários. Por essa perspectiva, o “negócio motivacional”, apresentado na charge, pode ser considerado como uma expressão ideológica? Justifique sua resposta. 3. (Interbits 2013)
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 3 A partir da charge acima e de seus conhecimentos de sociologia, responda: Por que as marcas ocupam o lugar de Deus na contemporaneidade? Justifique sua resposta. 4. (Interbits 2013) Fotógrafo registra quem está por trás dos produtos Made in China A China cada dia mais nos possibilita ter acesso a produtos de preço baixíssimo mas, para que isso aconteça, alguém tem que ser explorado. O fotógrafo Michael Wolf visitou algumas fábricas de brinquedos, bonecos e outros tipos de produtos com o selo Made in China e registrou imagens de pessoas e dos processos que estão por trás dessa indústria. Não, aquele boneco do Mickey na sua prateleira não foi feito por complexas máquinas chinesas e sim pelas mãos de operários mal pagos.
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 4 A respeito do tipo de trabalho apresentado nas fotos e do contexto em que ele se insere, assinale se as alternativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O tipo de mão de obra empregada nessas indústrias é caracterizado como sendo altamente qualificado. ( ) Essas indústrias chinesas possuem uma linha de produção semelhante ao modelo fordista-taylorista. ( ) Por ser uma indústria contemporânea, o modelo de produção chinês corresponde a uma superação do modelo toyotista. ( ) A mão de obra assalariada só é empregada (em vez das máquinas) devido ao seu baixo custo na China. ( ) Como problemas desse modelo produtivo, podemos citar os custos ambientais e sociais, resultantes do tipo de exploração empregada. 5. (Interbits 2013) Leia: Os 10 cursos mais concorridos dos vestibulares O sejabixo! realizou uma pesquisa com informações dos vestibulares 2012 de 33 faculdades de todo o Brasil para chegar aos cursos mais concorridos. Veja abaixo o resultado:
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 5 Sobre a concorrência acirrada para o acesso a carreiras profissionais, assinale se as alternativas abaixo são verdadeiras ou falsas. ( ) A concorrência dos cursos varia historicamente. Há cursos, como Relações Internacionais, que somente recentemente passaram a figurar entre os mais concorridos. ( ) Um dos aspectos importantes para a escolha do curso é o salário e o prestígio social que a profissão irá garantir. Muitas vezes, verifica-se uma intenção de ascensão social por parte do estudante. ( ) A concorrência universitária demonstra o caráter social das escolhas dos cursos. Os cursos reconhecidos como mais importantes na divisão do trabalho social tendem a ser também mais prestigiados. ( ) Percebe-se uma forte concentração nos cursos da área da saúde. Isso é reflexo da grande preocupação altruísta da sociedade contemporânea. ( ) As mudanças dos cursos mais concorridos refletem diversas mudanças sociais. 6. (Interbits 2013)
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 6 A foto acima apresenta um adesivo presente no produto iPad, tablet produzido pela multinacional Apple. A partir dos seus conhecimentos sobre o processo de globalização, explique por que um produto é projetado em um país, mas montado em outro. 7. (Interbits 2012) Em 2012, a marca Coca-Cola Zero desenvolveu a campanha “Descubra a sua Coca-Cola Zero”, criando embalagens customizadas com os nomes de seus consumidores. Ela também criou um aplicativo no Facebook, em que o usuário poderia imprimir o nome que quisesse na embalagem do refrigerante. Através desse aplicativo, criaram uma embalagem com o seguinte texto: Sobre o texto da embalagem acima, responda: a) Ele faz referência a qual conceito sociológico? Qual pensador elaborou esse conceito? b) Qual crítica está sendo feita ao relacionarem esse conceito a uma campanha publicitária da Coca-Cola? 8. (Interbits 2012)
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 7 A figura acima explicita uma diferença clara entre o empregado e o patrão. Segundo a teoria marxista, o que causa essa diferença? 9. (Interbits 2012) Observe a figura abaixo: Levando em consideração as mudanças no rótulo dos enlatados, qual das alternativas abaixo apresenta uma interpretação sociológica a respeito dessas transformações? a) As mudanças nos rótulos dizem respeito às transformações no próprio capitalismo e ao aumento da importância da publicidade para as relações de consumo. b) As mudanças nos rótulos são naturais, dado que o desenvolvimento tecnológico melhorou a qualidade tanto dos produtos, quanto das embalagens. c) As mudanças nos rótulos estão relacionadas com o desejo estético inerente ao homem. No intuito de tornar tudo mais agradável, os homens passaram a tornar, inclusive os rótulos dos produtos locais, em produção artística. d) Não se pode fazer qualquer afirmação a partir da charge apresentada. Comparar as embalagens, destituindo-as do seu contexto de uso, corresponde a um anacronismo incompatível com qualquer análise científica minimamente rigorosa. e) As imagens fazem referência à evolução da produção publicitária. Se antes não havia espaço para qualquer produção criativa sobre um produto, atualmente essa produção é altamente elaborada, complexa e artística, revelando a importância e a necessidade de se produzir cada vez rótulos mais bonitos. 10. (Interbits 2012)
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 8 A tirinha acima faz uma sátira com relação à possibilidade de se fugir do “capitalismo selvagem”. Dada a realidade contemporânea, pode-se dizer que é possível não se render ao sistema capitalista? Justifique sua resposta embasando-a com alguma teoria sociológica. 11. (Uel 2011) Observe a charge.
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 9 Com base na charge e nos conhecimentos sobre a teoria de Marx, é correto afirmar: a) A produção mercantil e a apropriação privada são justas, tendo em vista que os patrões detêm mais capital do que os trabalhadores assalariados. b) Um dos elementos constitutivos da acumulação capitalista é a mais-valia, que consiste em pagar ao trabalhador menos do que ele produziu em uma jornada de trabalho. c) A mercadoria, para poder existir, depende da existência do capitalismo e da substituição dos valores de troca pelos valores de uso. d) As relações sociais de exploração surgiram com o nascimento do capitalismo, cuja faceta negativa está em pagar salários baixos aos trabalhadores. e) Sob o capitalismo, os trabalhadores se transformaram em escravos, fato acentuado por ter se tornado impossível, com a individualização do trabalho e dos salários, a consciência de classe entre eles.
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 10 12. (Ufpa 2011) As imagens abaixo representam o trabalho infantil. A primeira retrata a Europa, mais especificamente a situação de trabalho enfrentada pelas crianças na Inglaterra, durante os primeiros tempos do desenvolvimento da grande indústria. A segunda gravura nos remete ao trabalho infantil em um centro urbano brasileiro no século XXI. A cerca desse tema, avalie as seguintes afirmações: I. No Brasil, políticas públicas desenvolvidas por vários governos não têm conseguido resolver o problema do trabalho infantil. II. O desemprego que afeta um número significativo de chefes de família acaba por fazer com que jovens sejam obrigados a se inserirem precocemente no mercado de trabalho para ajudar a família. III. Jovens brasileiros fazem questão de se inserirem no mercado de trabalho pois anseiam ter seu próprio dinheiro para consumir os bens que a propaganda lhes oferece. IV. Tal como no século anterior, na Inglaterra, hoje o Brasil, em pleno Século XXI, não conseguiu erradicar o trabalho infantil. V. O desemprego que afeta a população economicamente ativa não é um problema recente e, nas últimas décadas recrudesceu no Brasil. São corretas, as afirmações a) I e III somente. b) III e IV somente. c) I, III e V somente. d) I, II, IV e V somente. e) I, II, III, IV e V. 13. (Uel 2010) Observe a charge a seguir:
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 11 Com base na charge e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: a) As privatizações ocorridas nos anos 1990 e 2000 no Brasil tiveram por principal impacto barateamento dos serviços básicos à população, além de terem livrado o Estado de empresas desnecessárias. b) A participação popular tem sido fundamental para definir o programa de privatizações do governo brasileiro, pois o eleitor conhece quais os melhores setores que devem ser gerenciados pela iniciativa privada. c) As principais dificuldades para a administração das empresas privatizadas tornarem-se rentáveis, nos diversos países, decorrem das ações de manifestantes antiglobalização, os quais constituem braços políticos de sindicatos e partidos políticos de esquerda. d) Mesmo diante de vários protestos populares, o programa de privatizações, intensificado a partir de 1990 no Brasil e vários países do mundo, tornou patrimônio particular grande parte dos recursos naturais, materiais, culturais e de serviços sociais. e) Por serem elementos fornecidos pela natureza e não se constituírem propriedade de ninguém, é indiferente se a água e demais recursos naturais forem cuidados pelo Estado ou pela iniciativa privada. 14. (Ueg 2008)
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 12 A Filosofia e a Sociologia são disciplinas que promovem uma reflexão crítica sobre os mais variados temas, particularmente o da ideologia. Partindo de uma análise crítica e utilizando o conceito de ideologia desenvolvido por Marx e outros pensadores, é correto afirmar que o cartum a) revela que, independentemente dos indivíduos e das classes sociais, todos pertencemos ao povo brasileiro. b) mostra que, diante da televisão, todos os brasileiros são iguais nesse momento. c) sugere que há um crescimento quantitativo dos telespectadores com o passar do tempo. d) mostra que o discurso sobre “povo brasileiro” é ideológico, falso, abole as divisões e desigualdades sociais. 15. (Uel 2007) O quadro abaixo, criado pelo italiano Giuseppe Pellizza, é uma expressiva representação da emergência dos movimentos sociais no final do século XIX, ao mostrar uma multidão de trabalhadores que, determinadamente, avança para reivindicar seus direitos. Esse fenômeno de desenvolvimento das organizações
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 13 coletivas, como o movimento sindical e os partidos políticos, teve início na Europa e Estados Unidos do século XIX, espalhando-se por todo o mundo ocidental. Qual das afirmativas abaixo corresponde às condições sociais daquele período? a) A rígida estratificação social impedia que os camponeses procurassem trabalho fora dos limites feudais. b) A estagnação do setor econômico-produtivo, centralizado num mundo agrário incapaz de atender às necessidades humanas de subsistência. c) Leis trabalhistas que reconheciam os direitos dos homens, mulheres e crianças. d) As péssimas condições de vida dos mais pobres, com longas jornadas de trabalho e precárias condições de habitação. e) A expansão dos governos democráticos, abertos à participação popular e à inclusão dos mais pobres na política. 16. (Ufpr 2007) A sociedade moderna é marcada pela divisão do trabalho. A imagem a seguir mostra um trabalhador executando uma atividade fabril. Comente a imagem, considerando a divisão do trabalho nela representada e as consequências para o trabalhador. 17. (Uel 2005) Analise a figura a seguir.
  • SOCIOLOGIA TURMAS 3001/3002 – Prof.ª CLÁUDIA MARIA DOS SANTOS FALCO 14 A figura ilustra, por meio da ironia, parte da crítica que a perspectiva sociológica baseada nas reflexões teóricas de Karl Marx (1818-1883) faz ao caráter ideológico de certas noções de Estado. Sobre a relação entre Estado e sociedade segundo Karl Marx, é correto afirmar: a) A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade. b) O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes. c) O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens. d) O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social. e) Os regimes totalitários são condição essencial para que o Estado represente, igualmente, os interesses das diversas classes sociais.